Observatório Alviverde

30/05/2022

DEFESA PALMEIRENSE GARANTIU A VITÓRIA, ONTEM, NO CLÁSSICO CONTRA O SANTOS E PLENA VILA BELMIRO!

 

O fato de Abel Ferreira ter colocado em campo a melhor formação possível, dava-me a certeza de que o Palmeiras bateria o Santos em plena Vila Belmiro. 

E o Palmeiras, bateu! Com dificuldades, mas bateu!

E bateu malgrado o árbitro escalado, Luiz Flávio de Oliveira, sempre ajudando os adversários do Palmeiras na maior parte das circunstâncias.

Ontem, para que não se perca o costume das arbitragens de Luiz Flávio prejudiciais ao Verdão, há que se destacar que, após um festival de erros e inversões de jogadas, não fosse o VAR, e o Palmeiras mesmo jogando melhor, perderia o jogo para o time praiano. 

Os lances do gol santista anulado (houve falta no palmeirense) e do pênalti assinalado, empurrão em Marcos Rocha dentro da área, claro e visível, foram inquestionáveis mas Luiz Flávio não os marcou de primeira. 

Só mediante a ação do VAR que Luiz Flávio acabou fazendo justiça ao melhor time em campo, o Verdão. Eram dois lances muito visíveis, claríssimos...

Confesso-lhes, temi pela não marcação desses dois lances capitais, mas, ao menos nesse aspecto o árbitro esteve correto e não foi teimoso, sem se render à vaidade que sempre interfere nas difíceis decisões arbitrais.

Em relação ao jogo, há que se destacar a boa atuação do time santista que entrou em campo pilhado e determinado a vencer o Palmeiras. 

Todos os jogos do Verdão têm sido assim mas o Palmeiras parece estar preparado para jogar sob pressão, ainda que atue com ausências ou desfalques.

Vejam que, ontem, o Palmeiras, não tinha Abel Ferreira (faz muita falta) no banco, embora João Martins, seu imediato, tenha se comportado com equilíbrio e acerto.

Da mesma forma o Verdão jogou desfalcado do goleiro Weverton (substituído à altura por Lomba) e de Danilo, a quem Gabriel Menino tentou substituir à altura sem conseguir, ambos na Seleção. 

Pequerez, outra vez de fora, continua fazendo muita falta na lateral esquerda, já que Jorge não tem correspondido.

Para que não me alongue demais nestas considerações quero dizer que os melhores jogadores do Palmeiras no clássico de ontem, estiveram, coincidentemente, do meio de campo para trás.

No ataque todos lutaram, se esforçaram e deram tudo de si, mas sem conseguir o destaque de outros jogos.

Dou nota 6 a Dudu, Zé Rafael e a Rafael Veiga.

Reconhecendo o resultado importante, a título de estímulo incluo Rôni, Zé Rafael e Scarpa (não jogaram bem) na relação nota 6, realçando que ao menos não faltou disposição ou espírito de luta a nenhum deles.  

Não há como atribuir notas efetivas a Atuesta, Breno Lopes e Fabinho que ficaram pouco tempo em campo, e, em razão disso, atribuo-lhes a nota média de 6.

Entre todos os meio-campistas que atuaram muito ou pouco, faço críticas a Gabriel Menino (nota 5) que, apesar de ter se esforçado e corrido e ajudado na marcação, deu segmento lento às trocas de passe e abusou das firulas e dos lances individuais.

Do meio de campo para trás, noves fora, repito, Jorge, o time do Palmeiras teve, ontem, os seus melhores jogadores.

A começar por Marcos Rocha, em fase esplendorosa que recebe uma nota 8 pela lúcida atuação, nota com que reconheço, também, a grande atuação de Murilo, que parece ter encontrado o seu parceiro ideal em Gustavo Gomez.

Ao contrário do que muitos podem pensar, não darei a minha nota máxima do jogo exclusivamente a Gustavo Gomez, hoje, seguramente, o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro. 

Além de tudo o que jogou, foi o responsável pelo gol com que o Palmeiras venceu o jogo, e, em razão de tudo isso eu o coloco como a personagem, a personalidade do clássico aplicando-lhe nota 9.

O craque do Santos x Palmeras de ontem, sem qualquer favor, foi o goleiro Marcelo Lomba, com uma atuação notável, espetacular e umas quatro defesas extraordinárias.

Além de tudo comandou e orientou o setor defensivo o tempo todos e exerceu formidável liderança em relação à defesa, aspectos esses que garantiram a dificílima vitória palmeirense sobre o Santos em plena Vila Belmiro!

Só espero que Abel repita no Palmeiras o que o seu conterrâneo Jorge Jesus instalou no Flamengo com sucesso absoluto, isto é, escalar o melhor time possível em todos os jogos.

Reparem que são dois jogos por semana, costume em vigor no Brasil desde a década de 40 quando os campos de futebol começaram a ser iluminados artificialmente. 

Dois jogos semanais são insuficientes para essa bobagem de "poupar" jogadores com que a mídia, sem assuntos palpitantes, fica teorizando, alegando e advertindo que os times estão cansados ou estafados, como forma de preencher os horários dos programas esportivos. 

COMENTE COMENTE COMENTE


6 Comentários:

  • Às 30 de maio de 2022 às 12:10 , Blogger ester abea disse...

    E Tia Ester repara, observa, pay attention:

    a. o juizinho é useiro e vezeiro em f...com a SEP.
    a.1 mesmo com ESSE soprador de latinha, ganhamos

    b. o SCCP e o CAM estao com os mesmos 15 pontos. Mas porém inferiorizados nos outros critérios criteriosos. Somos o PRIMEIRO

    c. proximo jogo TAMBEM é de 6 pontos: CAM em casa. Depois tem Coritiba (C), Avaí (C), America MG do meu amigo Claudio MG (F) e CAP (freguesao). Nao me parece impossível, embora tem de ser visto com a devida seriedade.

    d. nao sei porquê, mas me lembrei da efeméride, da festa assistida por bilhoes que será a posse dakela linda loiraça (ke poderia ser modela e manequim). Uma atleta. Lindissima. Monumental.
    O mundo aguarda a indumentária da moça: será um tailleurzinho? ou um vestido com fenda? ou um tomara que kaia?
    Tia Ester já pagou o boleto. Vou ver tudinho!

     
  • Às 30 de maio de 2022 às 12:13 , Blogger Vg disse...

    Por incrível que pareça, é põe incrível nisso, Luis Flávio de Oliveira, irmão do famigerado PCO, tem um bom retrospectiva apitando jogos do Palmeiras. Por incrível que pareça, o Palmeiras mais saiu vencedor do que perdedor e mais incrível ainda que pareça, Luís Flávio de Oliveira não é tão persecutor ao time quanto foi o seu irmão e Vuaden, por exemplo.
    O que pesa quando o Luís Flávio de Oliveira apita nossos jogos é o seu parentesco com o boquirroto PCO, que tantas vezes nos perseguiu.
    Entre Vuaden e LFO, prefiro o segundo.

     
  • Às 30 de maio de 2022 às 12:15 , Blogger Vg disse...

    *retrospecto

     
  • Às 30 de maio de 2022 às 14:44 , Blogger ester abea disse...

    Vg querido

    Você falou no Vuaden. Posso lembrar daquele fortão, que nos persegue sempre
    Se fossemos comentar da juizada venal, seria uma lista de uns 500 nomes para mais

    Mas a pior e mais nojenta perseguição é a da imprensa marrom. Para eles, NADA do que ganhamos está bom. Quando ganhamos tudo, há um jeito eskisito nas entrelinhas das crônicas esportivas. Tudo para menoscabar a gloria que temos
    Mas quem sai menoscabado (com um belo cabo) são eles

     
  • Às 30 de maio de 2022 às 15:21 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Minha opinião, ontem, sobre os protagonistas de nossa Grande Vitória:

    Marcos Rocha, Lomba, Murilo e Gomes, perfeitos.
    Gabriel Menino, horrível. Tite o estragou. Que não faça o mesmo com Danilo.
    Jorge, sempre fraco, um Lucas Lima redivivo. Novo habitante do resort. Tem 1 metro de bunda. Travado.
    Scarpa, bom, mas para ser ÓTIMO, precisa parar de ser "chuta chuta". Futebol não é pelada.
    Zé Rafael, sentiu a falta do Danilo ( como todo o time )
    Dudu...discreto, para quem ganha 2000 picanhas por mês, está devendo Muito.
    Veiga, melhor que o Dudu, mas sentiu a pós Covid. Prefiro acreditar nisso.
    Rony, o de sempre, corre, corre, mas tecnicamente ruim, se não fizesse gols importantes, teria de ser reserva. Deixa tudo no campo. Mas para deixar, é preciso ter.
    Atuesta, sempre mal. Daqueles jogadores que daqui a 2 anos, se sair do Palmeiras, ninguém mais vai se lembrar. Se fosse comida, seria um PF com filé de frango e ovo.
    Navarro, mais ou menos. Parece ter potencial. Em sendo assim, confio que Abel poderá transformá-lo em um jogador interessante. Confio. Mas não aposto.
    Breno, nosso talismã, junto com Deyverson. Estes, nunca mais falarei mal. Respeito eterno. Mas o Palmeiras merece mais. Jogadores para Times do meio e fim da Tabela.

     
  • Às 31 de maio de 2022 às 20:08 , Blogger ester abea disse...

    Hoje (hj) a imprensa marrom informou algo fundamental para os destinos da Humanidade:
    O cantor Oto (famosíssimo, por sinal) foi ao novo apartamento de sua namorada (moça belissima, conhecida e amada no mundo todo)

    Ora bolas: QUEM se interessa pelo cantor Oto ????
    E QUEM ker saber de sua namorada???
    E o que nos interessa o novo apto. da moça????

    Baboseiras em cima de baboseiras.

    Mas, tao ridícula e irrelevante quanto a informaçao acima é ver o modo NOJENTO como protegem o SCCP, CRF e SPFW.
    Nao fallam que o SCCP anda numa draga que faz gosto.
    Nem dizem que o SPFW foi defenestrado e 25 (VINTE E CINCO) jogos decisivos.

    A imprensinha enche linguiça com baboseiras tao imbecis quanto a do mundialmente famoso cantor Oto.

    E o Palmeiras? é sempre ridicularizado pelos manés

    Já a imprensa palmeirense informa que o 9 (NOVE) do Lanus, El Flaco, poderá chegar. Diz-se que é bom kabeceador.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial