Observatório Alviverde

06/06/2022

ABEL FERREIRA CUMPRIU ONTEM CONTRA O GALO, UMA DE SUAS PERFORMANCES MAIS FRACAS DESDE QIE ASSUMU O PALMEIRAS!

 

O Palmeiras, apesar do empate com o Galo Mineiro, deixou bem claro que tem mais time do que esse adversário com quem a mídia o compara, desfavoravelmente, dia e noite, noite e dia.

Ao falar sobre o clássico de ontem, quero ser franco, objetivo e econômico fazendo questão de citar apenas os aspectos que, em meu entendimento, impediram o Verdão de obter a vitória que o colocaria em primeiro lugar na classificação geral, e que acabou guindando o Corinthans para a ponta da tabela.

É óbvio que a cessão de cinco atletas para a Seleção Brasileira e outras Seleções que irão à Copa, alterou,  de forma radical o jeito de jogar da equipe e enfraqueceu bastante o time palmeirense.

O segundo aspecto foi a conduta facciosa e deletéria do árbitro Wilton Pereira Sampaio -de Goiás e da Fifa-, cuja atuação, outra vez, foi francamente favorável ao adversário palmeirense.

Prestem atenção nisto: 

"os times já descobriram que o Palmeiras é muito mais letal quando atua em contra-ataques"!

 Para contê-lo, o Atlético cometeu um número absurdo de faltas táticas em seu campo de ataque para impedir que o Verdão, na retomada da bola, contra-atacasse...

O que se viu, então, foi, praticamente, uma falta atrás da outra nos dois tempos do jogo,com o objetivo claro de impedir que o Palmeiras contra-atacasse e para permitir que a defesa atleticana se recompusesse, assim como já havia ocorrido no jogo contra o SPFC

Para que todos tenham uma ideia do quanto o time mineiro fez uso do expediente impunemente, basta dizer que o único cartão amarelo aplicado aos atleticanos (caberiam três ou quatro) só foi apresentado a Mariano por volta dos 35 minutos do segundo tempo, após N situações em que o time mineiro fez uso da tática da falta para eliminar as jogadas ofensivas do Verdão.

Para que eu não divague tanto na análise do confronto,  vou colocar meu último argumento, embora reconhecendo que ainda existam outros  providos de importância na construção do resultado, os quais prefiro não abordar.

Refiro-me à interferência direta negativa de Abel Ferreira no destino do jogo. 

Após a infelicidade da perda de Raphael Veiga, que deixou o campo contundido, Abel colocou em campo o fraquíssimo Rafael Navarro que vem provando (esperarei mais um pouco para emitir uma opinião final) não ter capacidade técnica para vestir a camisa mais importante e mais pesada do futebol brasileiro.

Naquele instante eu assistia ao jogo ao lado de meu irmão e quando Abel, equivocadamente, colocou Navarro no time eu disse a meu irmão "que o time palmeirense perdia muitíssimo (com a saída de Veiga) e não se recompunha (com a colocação de Navarro) por sua incapacidade total na feitura de gols, 

Pouco tempo após o Sr. Navarro, ao vivo, mostrou claramente porque não pode atuar no Palmeiras, perdendo um gol que, como se dizia em meu tempo, "até minha avó, sentada na cadeira de balanço, não perderia."

Mas cadê a coragem suficiente de Abel para tirar Navarro? Ele optou por jogar com dez em vez do início ao fim a ter de substituir o pior jogador em campo.

NOTAS:

Excelentes em campo estiveram: Lomba (8) Murilo (8)  Piquerez (8) e, surpreendentemente, até Gabriel Menino que vinha jogando mal (8).

Razoáveis estiveram Zé Rafael e Scarpa. A ambos, nota 7.

Discretos estiveram Dudu, Rôny, Veron e todos os que entraram cedo ou tarde, que ganham nota 6.

Abel Ferreira a quem não atribuo excelente nota, apenas 6,  ficou em baixa não só pela bobagem de escalar Navarro, abdicando completamente das jogadas de área e dos gols, mas, principalmente, de mantê-lo até o final do confronto... 

Foi aquilo que sempre se diz em situações análogas: "um tiro no pé"!

Muito fraco, bem abaixo da linha crítica, Navarro leva um pois precisa melhorar muito para jogar mal, quanto mais para jogar bem!  

O craque do Palmeiras e do jogo foi, inquestionavelmente, Marcos Rocha que leva nota 9 e a personagem, Luan!

Após tanto tempo de ausência por contusão, Luan, finalmente, retornou ao time para vigiar, marcar e acabar com aquele que vinha sendo considerado o melhor atacante do Brasileirão até então, Hulk.

Por falar em Hulk, a única coisa que fez, ontem, "apitar o jogo", como ficou claro de suas reclamações intermináveis durante todo transcorrer da partida. Nota 8,5 para Luan!

COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 6 de junho de 2022 às 09:10 , Blogger Vg disse...

    Mas Alcides, quem Abel colocaria no lugar de Navarro?
    Breno Lopes talvez?
    Ou faria uma mudança tática?
    Fato é que o tal Navarro, artilheiro contra Petroleros e Táchiras da vida, não poderia perder aquele gol. Repare que os homens de frente do Palmeiras, tirante Navarro, todos baixotes contra uma linha de defesa atleticana alta e sobretudo forte fisicamente.
    E depois Abel, colocou Veron e o próprio Breno Lopes, outros dois baixotes que não resolveriam, e não resolveram, nada no jogo.
    Carece ao Palmeiras um camisa 9 alto, forte e artilheiro.
    Diego Costa, nos seus bons tempos, seria a referência.
    Cavani é outro, mas a diretoria anda com escorpião e outros aracnídeos no bolso, com medo de não sei o quê. Tiveram medo de contratar Hulk e olha no que deu.
    Aliás, hulk não jogou mal ontem, é que Murilo, um baita de um zagueiro, anulou-o completamente.
    Do meio para trás estamos bem, o problema é a falta do cara que é referência na frente.

     
  • Às 6 de junho de 2022 às 10:41 , Blogger Libertad disse...

    Tive a mesma leitura do jogo, no lugar do ridículo Marconi tinha quebtet entrado o Veron, ontem dava para ganhar mas quando é jogo grande Abel se caga.

    Excelente partida de toda a zaga, Piquerez um gigante, Marcos Rocha, ótimo.

    Destaque para Dudu, que a tempo não joga nada, se esconde do lado do campo, tudo que tenta da errado, bundudo cozido levou um baile do menino do galo parece descontente com um salário de 2 3 milhões , nunca foi protagonista a altura do que ganha ta na hora de mandar adiante...

    Navarro, mais uma contratação bizarra de quem não entende nada e compra gato por lebre jogador de série D agora vai ficar cinco anos perambulando e recebendo salário e acho que rachando com o presunto..

    Agora a envestida é em centroavante, precisamos de meias, Zé Rafael e grosso, G. Menino mascarado Danilo e Scarpa vão embora...
    Nei

     
  • Às 6 de junho de 2022 às 14:03 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    Independente de Navarro e cia sebo, algo me assusta:

    SE os times perceberem que jogamos melhor no contra-atake, E fizerem faltas no nosso campo, DEPENDEREMOS TOTALMENTE de uma arbitragem correta.
    E ISSO é DIFÍCIL, muito difícil. A juizada venal não é moleza

    Também não é moleza a imprensa do cocô. Hoje publicaram que nossos "brilhantes" ekonomistas acham que a inflação cairá para 4% no ano que vem. Isso se chama pensamento mágico, já que tudo aponta para mais inflação no mundo todo, devido a alta impressão de moeda durante a Covid.
    SE Tia Ester cuidasse de seus pacientes lá nos USA com ESSE tipo de pensamento, teria sido expulsa do país.

    Meu Santantonio...
    Minha Santamargaridamaria
    Meu Santistebam
    Minha Santanadoagreste

     
  • Às 6 de junho de 2022 às 14:45 , Blogger ester abea disse...

    Me permita discordar do Vg, moço que desponta como ótimo comentarista

    Futebol não é altura. Não é força. Não é muskulatura impressionante.
    É jeito.

    Poderia fazer um artigo sobre isso.
    Mas meu argumento é que Tostão e mesmo o magnífico Pelé, não eram altos. Mas tinham jeito.
    Além disso, se fosse muskulatura, teríamos Rambo e o machão como atake da Seleção Brasileira de 1970.
    Rambo, com akele físico bombado pela CIA, nos decepcionou e passou a andar de maozinha dada com Drago. Este , como todo soviético, era malvado, cínico e almoçava criancinhas
    Espero que o mesmo nunka se dê com o machao, que foi sempre um modelo de macheza em estado bruto

     
  • Às 6 de junho de 2022 às 16:15 , Blogger Vg disse...

    Ester, mas Tostão e Pelé eram fora-de-série. Baixotes como eles, Messi, Maradona, Romário e etc na história do futebol são extra-classe e sobressaíram na técnica e habilidade. Não vamos misturar esses craques com os perna de pau do futebol brasileiro.

     
  • Às 6 de junho de 2022 às 18:14 , Blogger ester abea disse...

    Vg querido

    Concordo que Tostao, Pelé, Romário, Maradona e mais alguns foram excepcionais

    Mas o mundo dá voltas:
    lá por 1960-70 a imprensa criticava os europeus exatamente por serem musculosos demais. Tinham, segundo a mesma, a cintura dura e por isso eram humilhados pelos brasileiros
    Claro que a cintura dura vinha de uma musculatura rígida, hipertrofiada.
    E diziam: nao é força, é jeito

    De outro lado, altura nao significa força física ou saúde. Quantos medianos ou mesmo mignons tem uma saúde de ferro, sem terem músculos de aço

    Hoje o jogador fortissimo é elogiado.
    Mas ainda penso que a altura pouco influencia...

    Claro que para o zagueiro ou goleiro, ser alto ajuda na bola alta. Mas a impulsao pode ser o factor chave. Valdir de Moraes, o grande goleiro, tinha menos de 1,70 e pegava tudo

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial