Observatório Alviverde

07/12/2023

DODECA CAMPEÃO

O termo é impróprio, posto que, no futebol brasileiro e a rigor, só temos, no máximo, dois únicos deca-campeões. Clube de futebol algum conseguiu a proeza de ganhar mais de dez titulos seguidamente, em qualquer campeonato do país. Só dois chegaram, no máximo, ao deca-campeonato e, ainda assim, apenas em termos estaduais e "nos tempos do onça": o América Mineiro e o ABC de Natal. Mas como a imprensa esportiva brasileira tem pouca seriedade, é e sempre foi floclórica e carnavalesca, muitos cronistas começaram a cravar pentas, êneas, deca e dodecas de conquistas alternativas simplemente para fazer média com times e, principalmente com a Seleção Brasileira que nunca foi penta, mas,no máximo, bi-campeã mundial de futebol. Em razão de tudo isso, quero confessar-lhes que já não me importo ou me incomodo em dizer que o Palmeiras é "dodeca campeão". O Verdão, a rigor, sequer é tri, só chegando a bi posto que ganhou o Brasileiro DOZE vezes mas não foram sequentes e seguidas. Isso, porém, não mais me importa e, neste ensejo, quero resumir em dois ou três parágrafos todo o mérito e grandeza do time palmeirense que levantou outro título brasileiro, novamente com sobejo e propriedade. Dando verdadeiros shows de bola, recamados por lindos gols assinalados em momentos certos, com um preparo físico "de porco premiado", incrível, defesa sólida, meio de campo altamente criativo, ataque realizador que não se concentrou apenas em um único goleador,e, sobretudo, virando jogos perdidos e empreendendo outra arrancada histórica, o Verdão impôs aos adversários verdadeiros bailes táticos em que o grande maestro sempre foi o português Abel Ferreira, um ténico vencedor que, ao lado de seus assistentes e equipe de trabalho, conduziu o Palmeiras aos píncaros da glória, malgrado a primariedade da presidenta e de sua falta de visão nos momentos em que ficou bem claro a necessidade premente de contratações e ela não ignorou e não agiu. Que ótimo que fomos campeões! Acompanho o Palmeiras de maneira consciente desde a década de 50. Agora, já no ocaso de minha vida, vocês não sabem, sequer podem aferir ou calcular, minha infinita alegria, meu imenso regozijo e meu formidável bem estar espiritual, a partir do título brasileiro de ontem. Espero, sinceramente, que Deus me dê vida e saúde para que eu acompanhe ainda outras sequencias de vitória do Palmeiras, das quais sou testemunha auditiva e visual, pois acompanho o Verdão -de perto- há mais de 70 anos, sempre o maior e melhor time desta galáxia... PARABÉNS, VERDÃO, EU TAMBÉM (SIM) O CONSIDERO "DODECA CAMPEÃO"!!! COMENTE COMENTE COMENTE

4 Comentários:

  • Às 7 de dezembro de 2023 às 20:50 , Blogger Marcelo Jose disse...

    Grande Alcides!
    Camaradas, como diziam na URSS, estou muito feliz com a terceira academia, exaltada por Ademir da Guia.
    Só com Abel foram nove conquistas! Em três anos. Ele além de ser um grande técnico é um enorme ser humano. Li o livro dele e é de arrepiar.
    O Abel consegue melhorar os jogadores, vide Breno Lopes e Rony. Que lhes deem umas férias até o final do Paulista, ele merece.
    E a tia Leila que dê os seus pulinhos, contrate jogador e um diretor de imprensa para dar responder à altura certas perguntas.

     
  • Às 8 de dezembro de 2023 às 09:10 , Blogger ester abea disse...

    Alcides e Marcelo queridos

    a. Alcides matou a pau: a imprensa brazileira carece de seriedade. Brilhante!

    b. e Marcelo, meu inteligente sobrinho disse e aphirmou: temos a 3a Academia, referendada pelo grande Ademir da Guia. Com isso, ganhamos campeonato após campeonato, regidos por Abel, o grande.
    b.1 concordo: a maior qualidade de Abel o grande é fazer jogadores irem as alturas. Trabalho psicologico, claro. E Abel ama o Palmeiras, dá para notar.
    b.2 todos sabemos: a mandatária, simpática em seu vestidinho verde, é fraka, frakissima. Mas Abel, o grande, corrige tudo.

    c. NINGUÉM no futebol brazileiro tem, possui 2 (DUAS) ARRANCADAS HERÓICAS. Só nós, em 1942 e 2023

    d. bronca Esterística: SE tivessemos perdido, teríamos 50, 60 corneteiros aki. Como fomos CAMPEOES brilhantemente, o pessoal some.

     
  • Às 8 de dezembro de 2023 às 10:53 , Blogger Raphael disse...

    Grande Alcides!

    Como é bom ver suas postagens, estávamos todos com saudades. Com certeza vai ver sim muitas alegrias.

     
  • Às 8 de dezembro de 2023 às 21:05 , Blogger Vg disse...

    Gosto de números, estatísticas e comparativos.

    O Palmeiras chegou ao seu 12°título brasileiro. Só, eu disse SÓ, os 12 brasileirões do Alviverde suplanta TODOS os títulos NACIONAIS do Curintia somados (11), incluindo Copa do Brasil, Brasileiro e Supercopa do Brasil.
    Os 12 títulos brasileiros do Alviverde é o dobro dos bambis (12x6).
    O Palmeiras tem 12 brasileiros, isso significa que iguala a soma dos títulos brasileiros do Santos (8), Internacional (3) e Coritiba (1) JUNTOS.

    Em se tratando de TODOS OS TÍTULOS DE GRANDEZA NACIONAL, incluindo Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Copa dos Campeões, o Palmeiras pula pra 18 TÍTULOS, sendo:

    O dobro do Grêmio (8, sendo 2 Brasileiros, 5 Copa do Brasil e 1 Supercopa do Brasil) mais os 2 do Botafogo (Taça Brasil de 1968 e Brasileiro de 1995).

    Soma os 14 do Cheirinho (4 Copa do Brasil, 2 Supercopa do Brasil, 1 Copa dos Campeões, 7 Brasileiro) mais os 4 do Internacional (1 Copa do Brasil e 3 Brasileiros)

    Pode juntar o Vasco ( 4 Brasileiro e 1 Copa do Brasil) o Fluminense (4 Brasileiro e 1 Copa do Brasil) o Atlético MG (3 Brasileiro, 1 Supercopa do Brasil e 2 Copa do Brasil) e o Botafogo (2 Brasileiro).

    E pra finalizar, SÓ OS TÍTULOS NACIONAIS DO PALMEIRAS (18) é igual a TODOS OS TÍTULOS OFICIAIS DE PRIMEIRA GRANDEZA DO SANTOS, incluindo os nacionais (9) e internacionais (8).

    Palmeiras, o maior do Brasil.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial