Observatório Alviverde

08/04/2024

PALMEIRAS LÍDIMO CAMPEÃO PAULISTA DE 2024, MAS ABEL FERREIRA QUASE PÕE TUDO A PERDER!.

Quem estava certa é Tia Ester quando disse que a sua grande preocupação para a decisão Palmeiras x Santos, residia na arbitragem, com a escalação de Clauss.

De minha parte não ouso dizer que ele tenha influenciado diretamente no resultado do confronto decisivo, mas, outra vez, conteve demais o time do Palmeiras.

Não fosse o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo do Amaral e o Verdão, outra vez, mais uma vez, teria sido injustiçado com a não marcação de um pênalti e teria tido muito mais dificuldades a enfrentar para disputar o título. 

O VAR, mais uma vez salvou o Verdão!

Que o Palmeiras foi superior ao Santos é inegável, mas que teve a vitória ameaçada o tempo todo também é algo relevante a se destacar.

As ameaças de vitória santistas, além daquelas normais de jogo, passaram a ocorrer quando Abel fez bobagem e retirou Endrick precocemente do jogo.

Essa atitude errônea(a não ser que Endrick estivesse contundido) deixou o Verdão sem um puxador de contra-ataque a altura das necessidades do jogo.

Abel, não obstante o erro que houvera cometido no jogo de ida, voltou a cometê-lo, deixando o Santos livre e solto para atacar e tentar o gol. 

Isso só não aconteceu em face da defesa palmeirens ter se desdobrado e da esplêndida atuação do goleiro Weverton, sem qualquer dúvida um dos melhores em campo.

De qualquer forma, sei que muitos dirão que hoje é dia de festejar não de criticar, mas, se faço críticas é porque espero que o Palmeiras "arrebente a boca do balão" nos outros confrontos e nos outros campeonatos que disputará.

O garoto Endrick, pelo pênalti sofrido e por sua contundência ofensiva, foi o melhor palmeirense em campo, seguido por Weverton, Anibal Moreno e Rafael Veiga, mas este último só pelo que fez no 2º tempo pois seu primeiro tempo esteve fraco.

Para encerrar, parabéns aos torcedores palmeirenses, sobretudo os mais jovens que leem este blog. 

Vocês fazem parte de uma geração vitoriosa que, muito mais, está vendo o Palmeiras vencer do que perder e isso é bom demaaais.

Parabéns, também, aos mais velhos que, como eu, tiveram o privilégio de ouvir pelo rádio (num tempo em que os locutores eram isentos), o titulo mundial de 1951 e a quintupla coroa.

Da mesma forma assistimos à nossa derrocada dos demais anos da década de 50, até a ressurreição (de 59), tanto e quanto os rebaixamentos de 2002 e 2012 e a passagem para os vitoriosos anos 60s. 

Em resumo, quem viu, viu e foi imensamente feliz, as três academias (anos 60s, 70s e 90s). Neste momento está vendo a quarta.

Que venham, a partir de agora, os desafios decorrentes deste desafiante ano de 2024 em que ( já antecipando a minha opinião) eu ouso afirmar, antecipadamente, que se o Palmeiras não contratar dois ou três reforços, mormente um homem de área diferenciado, sofrerá demais para poder obter a condição de expoente dos diversos torneios e campeonatos que vai disputar este ano.

COMENTE COMENTE COMENTE 

4 Comentários:

  • Às 8 de abril de 2024 às 17:27 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido, por partes:

    a. de facto se um juizinho estivar mal-intencionado basta dar 6 faltas invertidas, errar 5 laterais e inventar 3 impedimentos, como você habitualmente explica. Nesse caso, o time prejudicado para de jogar, mas a imprensa marrom se deleita com a situaçao

    b. o pouko ke assisti mostra Endrick jogando muito. 300, 500 mi, 1 bi por esse moço, palmeirense e bom caráter, é uma venda ruim. Joga muito e tem uma cabeça (kbç) boa
    b.1 as jogadas ke vi de Weverton sao sensacionais. Tao boas quanto as do grande Leao, ou de Marcos.

    c. de facto, falaste com brilho: tivemos a sorte de ver a 1a, 2a e 3a Academia. Eu tive (talqual você) a sorte de ver o grande Ademir da Guia, além de Dudu, o fenomenal Luis Pereira, Leao, Leivinha e outros gênios da bola

     
  • Às 8 de abril de 2024 às 17:37 , Blogger ester abea disse...

    mais um comentário:

    a. procuro aproveitar, aos 106 anos, essa maravilha que o grande Abel prepara com genialidade.
    É facto: kem conhece futebol sabe que sao fases. No kaso, nossa fase dura apesar dos equivocados ekivocos, como vender Endrick.

    b. e sejamos correctas: o Palmeirense de verdade aproveita as boas fases e APOIA sempre.
    Tia Ester, já velhinha, saia do HC nas noites garoentas de S.Paulo para apoiar a SEP lá no frio Parque Antarctica.
    MESMO quando o time tinha Jaime Boni, Tony Gato ou Darinta(bom caráter e palmeirense). Lembro que cheguei a ver Romeu cambalhota e Sylvio (PD), perebas horrorosos.
    Pois é.
    O Palmeirense de verdade apoia nos bons e maus tempos. Eu apoiei mesmo em 1980-4 com o incompetente Hugo Palaia trazendo perebas horrorosos. Tivemos os piores times que já vestiram a gloriosa camisa verde. Mas pelo Palmeiras, apoio sempre.

     
  • Às 9 de abril de 2024 às 20:10 , Blogger ester abea disse...

    acho ke poukos prceberam, mas a seleçao do Paulistao foi majoritariamente do SFC.
    O SFC, diferente de seu rival SPFW, é time correcto, com grandes feitos e uma capacidade incrível de revelar bons jogadores. O SPFW é o oposto: tem passado frako, presente amarelao e futuro de clube ke pouko faz.

    Mas onde eu keria chegar:
    a seleçao é majoritariamente do SFC porquê a eleiçao é ANTES da Finalíssima Final.
    Após o 0 a 1 lá na VIla, a imprensa já dava o SFC como campeao. Torciam abraçados, garradinhos.
    Deu no ke deu

    (boi do Piauí)
    PALMEIRAS CAMPEAO!!!
    (que se dane o Guarani)
    como diz a música da Mancha, que Tia Ester cantava lá ni Parque Antarctica na década de 1980
    PALMEIRAS CAMPEAO!!!

     
  • Às 9 de abril de 2024 às 20:18 , Blogger ester abea disse...

    Hoje, voltando da roça para a cinzenta Sumpaulu, lembrei que meu pHD (Harvard, em 1922) lembra alguns craques de nosso time

    Antes de Tia Ester todos achavam que o ácido flufenâmico era um anti-inflamatorio bobo, usado na cólica menstrual
    Depois de Tia Ester, descobriu-se, comprovou-se que o ácido era...flufenâmico. Capaz de limpar centenas de ratazanas imundas, dada sua força descomunal.
    O mesmo aconteceu com Rony, R. Veiga e Flaco Lopes. Todos os viam como jogadores bobos, sem capacidade...
    mas, talqual Tia Ester e de modo flufenâmico, Abel revelou excelentes jogadores. Flaco nao é nada fraco, é um artilheiro que quando tem sanche sabe servir os companheiros. Veiga e Rony já estao com nome na Historia da 3a (ou 4a) Academia. Meu amigo Chances da Silva mandou um pombo correio confirmando a capacidade (kpcdd) desses moços.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial