Observatório Alviverde

25/05/2022

PALMEIRAS BATE RECORDES NA LIBERTADORES E AGORA JOGARÁ TODOS OS SEUS JOGOS DECISIVOS NO ALLIANZ PARQUE!

O Palmeiras selou sua classificação para a sequência da Libertadores, goleando o Táchira por 4 x 1. 

Invicto e com inúmeros recordes batidos, o Verdão, para o desespero da mídia inimiga, vai decidir todos jogos, a partir das oitavas de final da Libertadores em pleno Allianz Parque.

Muita gente não atribui valor ao fato de o jogo decisivo ser em casa, alegando que quem tem time ganha em qualquer lugar. Não é bem assim!

Sei, perfeitamente, que as decisões em casa podem, algumas vezes, levar o time mandante à derrota, mas, verdade seja dita, na esmagadora maioria dos jogos, quem joga em casa fica mais perto da vitória e passa o "handicap" para o adversário.

O Palmeiras, ontem, contra o Táchira, entrou em campo aceso e prevenido com a escalação do melhor time possível por parte da comissão técnica comandada por Abel Ferreira.

Técnico e jogadores queriam quebrar todos os recordes sul-americanos da Libertadores, e, ao mesmo tempo, guardar forças para o clássico de domingo na Vila Belmiro contra o Santos.

Talvez por isto que o time jogou apenas 60% do que sabe e pode, sem aplicação total, sem a desenvoltura costumeira e sem a gana de demolir o rival e sem o desembaraço e a alegria com que está acostumado a atuar.

Ainda assim, o Palmeiras aniquilou completamente o adversário fazendo 2 x 0 em apenas 20 minutos, através de um gol de falta e outro de pênalti, ambos cobrados por Scarpa, sendo que a falta foi convertida em razão da falha do goleiro venezuelano que tomou um frangaço deixando que a bola passasse bem no meio de suas pernas.

De qualquer forma, na volta para o 2º tempo, o Táchira deu um susto no Palmeiras quando Gutierrez fez 1 x 2, mas o Verdão recuperou-se a tempo e voltou a marcar aos 11 minutos (de pênalti) com Scarpa e se tranquilizou, continuando a tocar a bola o máximo tempo possível e obedecendo a lei do menor esforço.

As cifras finais do marcador foram escritas aos 22 do 2º tempo em outro pênalti cometido sobre Breno Lopes que acabara de entrar, convertido outra vez por Scarpa de maneira categórica.

Ao fim de tudo, um coisa tem de ser dita: A vitória palmeirense foi justa, mas o placar elástico, a goleada, não! 

O Palmeiras, repito, mereceu vencer, mas nunca por 4 x 1. 2 x 0 refletiria melhor a verdade do jogo.

Weverton, em meu entendimento, foi, a um só tempo, o melhor em campo e o craque do jogo, realizando três ou quatro intervenções dificílimas em que salvou o Palmeiras e garantiu o resultado.

Perceberam porque eu disse que 4 x 1 foi um placar demasiadamente elástico e injusto para o time visitante? 

Quero enfatizar novamente para que fique bem claro.A injustiça a que me refiro, não diz respeito à condição de o Palmeiras ter sido o vencedor, porque o Verdão, esteve melhor, foi melhor e mereceu vencer.

Diz respeito às dificuldades encontradas pelo time de Abel Ferreira, sobretudo em função do que os times apresentaram no 2º tempo.

Da mesma forma, discordo dos que alegam que Scarpa foi o melhor em campo e craque do jogo. 

Essas alegações estão ligadas não a uma estupenda atuação desse excelente jogador, mas apenas ao fato dele  ter feito três gols, todos eles, coincidentemente, nos chamados lances originários de bola parada.

Se me disserem, porém, que Scarpa foi a personagem principal e o homem que decidiu o confronto, aí, sim, eu vou concordar em gênero, número, grau e sobretudo, futebol!

Jogaram m-u-i-t-o bem, ontem, além de Weverton e Scarpa: Rafael Navarro, Murilo e Jorge.

Jogaram bem: Marcos Rocha, Zé Rafael, Gustavo Gòmes, Dudu, Rôny e Vanderlan.

Jogaram razoavelmente: Gabriel Menino, Fabinho e Breno Lopes.

Não tiveram tempo para aparecer: Jhonatan e Wesley.

Abel Ferreira entrou com o melhor time possível e pareceu-me feliz e descontraído nas entrevistas, com a fisionomia de quem tinha a certeza do dever cumprido,

Agora, com uma série incontável de desfalques, o Palmeiras se prepara para descer a serra e enfrentar o Santos no Brasileirão.

COMENTE COMENTE COMENTE

3 Comentários:

  • Às 25 de maio de 2022 às 09:26 , Blogger Libertad disse...

    Comentario com otima análise, sobre os melhores discordo apenas do Murilo, joga bem mas todo jogo de um lance de bobeira, no gol que tomamos ontem foi um exemplo, cortou mal e colocou Gomes em cheque, na minha opinião Kuscevic tem que ser titular.
    Na volta de Veiga, Abel tem que se virar e arrumar um lugar para ele, Scarpa tem que ser mantido na meia, consegue fazer o time jogar com mais intensidade, visão excelentes, passes e viradas de jogo com muita precisão desperdício os dois não jogarem juntos..
    Jorge precisa de confiança, vai se firmar, quem sabe não esquece..
    Apesar de limitado, Rony é importantíssimo, lutador, guerreiro, veste a camisa. Navarro vem aproveitando as oportunidades foi muito bem ontem, saiu da área, buscou o jogo. Como podemos ver, mesmo com elenco curto Abel tem muitas opções...
    O negócio agora é renovar com o Scarpa.
    Pergunto???
    Porque o excelente Geovani nunca entra?
    Nei.

     
  • Às 25 de maio de 2022 às 18:29 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    Depois de muitos anos, alguns Pitacos Esterísticos

    a. Que bom ler um comentário do grande Ney

    b. Vi os melhores momentos da peleja. O 1o gol foi uma falha clamorosa do goleiro, que me lembrou o pereba Martorelli, moço gordo, balofo, sem kapacidade atlética para ser goleiro da SEP

    c. Scarpa deve permanecer, tem que ser colocado, mesmo que como zagueiro. Precisamos que elle fike!

    d. Tomara Navarro, questionadissimo, consiga se firmar no clube. Mas que seria bom um 9,9 (NOVE, NOVE) seria

    e. que bom ver o espaço limpo, purificado e higienizado. Alcides limpou os perebas daki com papel higiênico!

     
  • Às 26 de maio de 2022 às 11:10 , Blogger ester abea disse...

    O Instituto Esteristico de Estudos Palmeirenses, think tank com 18 sedes em todo o mundo, fez um breve estudo dos proximos possíveis adversários na Libertadores:

    Garantidos no Pote 2:

    ​Emelec-EQU
    Vélez Sarsfield-ARG
    Deportes Tolima-COL
    Fortaleza
    Cerro Porteño-PAR
    Talleres-ARG

    Parece, aos olhos sempre atentos do Instituto, que nao sao clubes de grande tradiçao.
    Mas há riscos: faltam 2 clubes, entre eles o SCCP(sempre favorecido pela juizada venal).
    E o sorteio paraguayo inclui as manjadas bolinhas geladas, o que pode determinar previamente e de modo ilícito os jogos

    O estudo saiu em 29 línguas, incluindo Latim, Zumbalelê afrikano e Chinês tradicional. Nao saiu em Espanhol, dada a irrelevância desta língua e ao fato da tal COMEBOL fazer tudo em Espanhol, o que é um desprezo ao Brazil.

    O porta voz do Instituto leu o breve estudo na sede de Edimburgo diante de mais de 1000 jornalistas de todo o mundo.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial