O CHELSEA FEZ POR MERECER O MUNDIAL QUE GANHOU, MAS...
Tudo o que vier a ser dito ou for colocado de forma diferente é mero fanatismo e pura fantasia, que nada têm a ver com a verdade dos fatos.
Ressalvas, porém, houve, há e sempre haverá. Eu mesmo as farei!
Para começar, faço questão de dizer que vivo o Palmeiras desde quando o time se tornou (quer a mídia e as torcidas de alguns clubes brasileiros queiram ou não admitir) o "Primeiro Campeão Mundial Interclubes", na longínqua década de 50, do século passado e sinto-me credenciado a apontar fatores endógenos e exógenos, que levaram a equipe à derrota na importantíssima decisão do Qtar.
=====================================
Começo dizendo que quando vi o time entrando em campo vestido de noiva, isto é, de uniforme branco, como se fosse o Curica, vi que algo estava errado.
Na mesma hora, desanimei e me perguntei. "A não ser que tenha sido por exigência da FIFA, quem terá sido a inteligência rara que transformou o Verdão em Brancão? Esse uniforme branco raramente dá sorte". Meu mau-agouro transformou-se em realidade, e mais uma vez, não deu!
Claro que não quero fazer sectários com minha tese, pessoalíssima, mas forçoso é dizer que "deixar de mostrar ao mundo que a cor predominante de nosso clube e de nosso uniforme é a verde foi uma péssima ação de marketing. Entre todos os clubes que usam camisas verdes em todo o planeta não há nenhum maior que o Palmeiras. Perdemos a chance de mostrar ao mundo todo a incontestável condição.
======================================
Muito longe de me apresentar como "profeta do acontecido", quero realçar a falta que fez Felipe Melo, desprezado e colocado de lado pelos dirigentes, pelo técnico e também pela torcida, por estar numa faixa etária mais provecta. Como fez falta o Felipe Melo!
A importância da liderança absoluta desse atleta sobre o grupo foi subavaliada pelo treinador (ele não é Deus) que, definitivamente, não se empenhou na renovação contratual do carioca, talvez por medo da concorrência da personalidade forte e envolvente de Felipe. Essa vaidade custou-nos caro, muito caro!
Fica a lição àqueles que vivem dizendo que o time tem de ser formado exclusivamente por jovens, verdade mentirosa posto que qualquer time predominentemente jovem, tem de ter o "balanço e o reforço" de alguns jogadores mais velhos para que possa ter maturidade.
Maturidade, malícia, autoconfiança e, enfim, um comando dentro de campo para o time do Palmeiras neste mundial, tudo isso ficou faltando com a ausência de Felipe Melo, tanto e quanto sobraram medos, fobias, receios, falta de confiança e iniciativa.
=======================================
Nada disso está sendo dito com o objetivo de dispensar Abel do Palmeiras. Por tudo o que ele fez até agora, eu não dispensaria, mas tal não me impede de ressaltar que, especificamente no jogo de sábado, esteve péssimo, como poucas vezes esteve no comando do Verdão.
Além de não ter ensaiado uma variante tática para reagir se estivesse perdendo o jogo, efetuou tarde demais as alterações, retirou quem jogava bem e colocou em campo Rafael Navarro, praticamente um estreante, que esteve perdido em campo, e sem o menor poder de criatividade e reação.
Em suma, o português optou por jogar em contra-ataques sem, em primeiro lugar, ter peças para tal, nem os atacantes que voltavam para ajudar a defender e não tinham força e capacidade para atacar, mas, acima de tudo pela falta de um lançados emérito e inteligente.
========================================
Cadê o centroavante alto e de bom físico para o jogo aéreo? O Palmeiras não tinha?
Claro que tinha!
Mas cadê que ele colocou Deyverson com tempo suficiente para que esse atleta pudesse fazer algo?
Nem o gol decisivo contra o Fla salvou esse jogador que parece não ser bem visto pelo treinador.
Deiverson, pelo pique, pela vontade, pela disposição, pelo empenho, pela estatura e pela continua correria e marcação aos beques, ele é que deveria ter entradado, nunca um estreante, tão logo o Palmeiras levou o segundo gol.
Mas isto ninguém irá dizer porque no Brasil é assim: o profissioal chega, sofre toda a sorte de críticas ainda que não erre, mas se sobreviver à tentativa de linchamento poderá errar à vontade e ninguém se manifestará ou o criticará exacerbadamente. Abel Ferreira vive essa fase.
Quem vai para um jogo decisivo sem a alternativa para o caso de um revés no decorrer do jogo, tem de ser, sim, criticado, embora, repito, a crítica que faço a Abel seja construtiva e não implique "em corte de cabeça" ou dispensa do português.
Quem mexe mal na equipe efetuando tardiamente as trocas e coloca em campo jogadores recém-chegados ao clube e ainda sem aquelas integraçao e interação com o elenco, tem de ser criticado.
======================================
São essas as principas restrições que faço ao time na derrota para o Chelsea, mas faço questão de lembrar a má atuação do árbitro australiano que prejudicou bastante o Palmeiras.
Não me refiro aos penais que, sem qualquer dúvida, existiram,
Entretanto, no penal do Chelsea marcado pelo VAR o toque de Thiago Silva foi intencional e ele não aplicou o cartão amarelo ao zagueiro do Chelsea.
No pênalti conra o Palmeiras o toque de Luan, involuntário, foi de costas para a bola, mas seguindo o protocolo da Fifa ele assinalou a penalidade e amarelou o Brasileiro. Dois pesos e duas medidas!
Refiro-me, sim, a dois fatos.
Primeiro: Ele marcou dezenas de faltas favoráveis ao time inglês (qualquer encontrão era falta contra o Palmeiras) e deixou de marcar um rosário de faltas pro Verdão, nas mesmas condições.
Segundo: O Chelsea fez uso sistemático do rodízio de faltas o jogo inteiro e sempre que o Palmeiras tentava armar um contra-ataque, seus jogadores sofriam uma falta malandra e marota pra que o time inglês se reorganizasse defensivamente. Ele sequer cogitou de amarelar os britânicos em qualqer tempo.
Concluindo: não houve, em 90 minutos de faltas e trasnsgressões em rodízio pelos ingleses a punição de um único atleta do Chelsea, com a devida aplicação do cartão amarelo.
A péssima intenção do árbitro ficou bem clara e configurada quando ele aplicou os acréscimos ao final de um jogo que, na prorrogação, além das alterações, foi esfriado, parado e contido sucessivamente ene vezes pelo time inglês.
Em vez de acrescentar, no mínimo, 5 minutos, aumentou apenas 3 mnutos, durante os quais os jogadores do Chelsea simularam contusões e não deixaram a bola correr em prejuízo da SE Palmeiras.
E você, agora de cabeça mais fria e já pronto para a próxima decisão contra o Athlético PR (time grande é assim), o que acrescentaria a nossa lista de ressalvas?
COMENTE COMENTE COMENTE
17 Comentários:
Às 14 de fevereiro de 2022 às 09:06 , ester abea disse...
Alcides, querido
Antes que mentecaptos que querem acabar com o OAV digam que este pertence(pertenece, belongs to) Tia Ester, quero fazer minhas as tuas (sábias) palavras. Mas concordo consigo de modo parcial, parcialmente e em parte.
a. de facto, TAMBÉM achei que SE tivessemos um centroavante (um 9, 9 ou NOVE, NOVE) poderíamos ter melhor sorte no jogo.
Exemplo: com Mirandinha(corredor), Evair(mais parado, mas excelente) ou César no comando de ataque o jogo seria o mesmo????
Claro que os que conhecem futebol desde o Anno Domni 2000, com Tupanzinho e outras excrescências nada entenderao do que fallo acima.
Me atrevo a fallar mais: F. Mello fez falta como liderança dentro de campo. Nem tanto quanto ao futebol, que começa a envelhecer com o físico, como tudo...
Mas o grande Abel nem ker saber de lideranças que nao sejam a sua. Por isso mesmo dizem que refutou, recusou Hulk, artilheiro e palmeirense assumido.
Nada posso dizer contra Abel. Fika, junto com Felipao , o Profexô e o grande Brandao como um dos mais brilhantes tecnicos que vi na SEP.
Finalmente:
por sorte, muita sorte, mesmo a imprensa mais imunda comprou a idéia de que a SEP fez o possível e o impossível, contra um time imensamente superior.
Digo que lutamos muito contra um time superior. Mas faltou o ataque, a bola para o 9(NOVE).
Nesse ponto, falha feia de Tia Leila e Anderson Barros, que tiveram 40(QUARENTA) dias para achar um moço. E frakassaram miseravelmente.
Dudu e Veiga cansaram, de tanto voltar para marcar. ESSE nao é o jogo deles, ora bolas!
Discordo de você quanto ao penalty. O juizao foi bem, fez cumprir a Regra. A Regra sim que é estúpida. Bateu na mao: penalty, mesmo que o jogador esteja de costas, sem a menor intençao de prejudicar o adversário. Isso era differente a 20-30 annos atrás, mas a evoluçao evolui, nem sempre evoluindo de modo sensato.
Mas, chega. Em breve chegarao os críticos , os que nao falharam em um penalty, mas na vida e hoje se encharkam de pinga. Nao entendem 3 linhas, e por isso criticam.
Nao escrevo para esses. Escrevo a você, querido Alcides. Só escrevo para Palmeirenses e inteligentes.
Às 14 de fevereiro de 2022 às 09:21 , Allysson disse...
Vtnc velhote imbecil.Já fazia tempo que eu não lia na mídia palestrina tal bobagem. Ridículo!!!
Às 14 de fevereiro de 2022 às 11:09 , ester abea disse...
Alcides
Entendo que tens razao em ambos os tópicos
a. de facto, um amarelinho para o moço do Chelsea iria bem
b. as ratazanas gostam do lixo. Nao adianta querer mudar: pertencem ao lixo. Vem aki por que querem fazer do OAV um lixo. Mas nao conseguirao!
Às 14 de fevereiro de 2022 às 11:18 , Alcides Drummond disse...
Alcides Drummond, o editor disse...
"Os filhos costumam refletir os pais e a família de que precedem, no seio da sociedade. Falando em cheirinho, uns procedem de perfumes outros de esgoto.
Como tem gente nascendo de monturo, podridão e esgoto, não é mesmo? (AD)
Ester
Não censurei a marcação dos penais mas a falta de critério do juizão na aplicação dos cartões decorrentes dos penais. O pênalti do Chelsea, toque proposital, tinha de ser punido, com muito mas rigor do que o cometido pelo Palmeiras, com a aplicação imediata do cartão. O jogador do Palmeiras, também, mas essa é uma estupidez de quem fez a regra que pune de forma protocolar algo que independe da vontade de quem comete a infração. O palmeirense não viu e nem percebeu que cometeu o toque. Conclusão: dois pesos e duas medidas. Se o cartão, como manda a lei, houvesse sido aplicado àquela altura, Thiago Silva teria atuado sob pressão e facilitaria um pouco a vida dos atacantes palmeirenses.
14 de fevereiro de 2022 10:17 Excluir
Às 14 de fevereiro de 2022 às 11:48 , VERDE INSUPERÁVEL disse...
Não jogamos nada. Time covarde e sem repertório. Fora Abel.
Às 14 de fevereiro de 2022 às 12:41 , Alcides Drummond, o editor disse...
ô Verde, que bom tê-lo de volta. Soube que Vc estava aborrecido comigo, mas se houvesse passado pelo que passei nem cogitaria disso. Em relação ao seu comentário, vc teve coragem e disse tudo. Só não concordo com o fora Abel. Apesar da retranca que muitos chamam de "tática" e que tira a força ofensiva do time,havemos de compreender que ele chegou na cabeceira de todos os torneios disputados e foi várias vezes campeão. O que não pode é o cara ser promovido a Deus e acharem que ele é o maioral e dono da palavra jurisprudencial. Foram graves os erros decorrentes da dispensa de Felipe Melo e da não contratação de Hulk pelo pecado de serem jogadores um pouco mais velhos e ameaçarem a liderança do português. Em relação a Hulk comento apenas a falta de sensibilidade para o aproveitamento de uma boa oportunidade de adquirir um atleta reconhecidamente de ótimo caráter, torcedor do clube e que promoveria muitíssimo a marca do clube. Com Melo à frente da zaga palmeirense vcs acham mesmo que o Chelsea passearia à vontade como passeou e que o time do Palmeiras teria sido tão submisso quanto foi? O homem para DAR CONFIANÇA AOS NOVOS, para comandar o time em campo e lançar à longa distância teria sido ele. O resto é conversa fiada! Abs(AD)
Às 14 de fevereiro de 2022 às 13:13 , Green disse...
Vtnc, gordão. Vc vivia lambendo os ovos do português e agora pede a demissão? Some gambá de merda!!!!
Às 14 de fevereiro de 2022 às 15:17 , ester abea disse...
querido Alcides
Casagrande, corinthiano que trata a SEP com ENORME respeito (e até algum carinho) disse o que eu vi:
Com um 9,9 (NOVE,NOVE) a koisa poderia ser diferente, diversa.
Os. ingleses tiveram um 9,9 (NOVE, NOVE) que na ÚNICA bola que sobrou fez o gol.
Nós nao.
Tia Leila kis economizar economikamente e nao gastar o precioso $$$. Foi um erro erradíssimo. Poderíamos ter feito outro jogo.
Alcides, amigo querido: daki a pouko os sampaulinos, derrotados em tudo, virao aki me xingar, com xingamentos que xingam. Posso apostar.
Às 14 de fevereiro de 2022 às 15:18 , ester abea disse...
P.S. os xingamentos xingam, mas nao doem. Os frakassados fazem tudo para aparecer.
Às 14 de fevereiro de 2022 às 17:22 , MestredosMagos disse...
INCOMPETÊNCIA DA LEILA E DO ABEL POR SER OMISSO E NÃO "EXIGIR" CONTRATAÇÕES.
Muito fácil entender o resultado da partida.
O Chelsea saía um titular e entrava outro até melhor que o titular.
Se não machuca o Mount no primeiro tempo ainda, talvez não tivéssemos chegado até o fim da prorrogação.
O Palmeiras precisa qualificar o time urgente, com jogadores mais altos, exatamente como o time do Chelsea. O Jailson foi uma grande contratação e entrou muito bem na partida.
A linha de zaga do Chelsea era de 1,90 em média.
A nossa e´Luan 1.89, Gomes 1,85 e Pequerez 1,82.
Temos que procurar mais um grande zagueiro. Murilo será reposição apenas.
Precisamos mais um volante alto de reposição.
Precisamos urgente de um atacante e mais um meia camisa 10 pra não ficar sem Rafael Veiga.
Felipe Melo fez falta, assim como até o Luiz Adriano pela sua experiência.
Saudações.
Às 14 de fevereiro de 2022 às 18:34 , ester abea disse...
Nao disse, querido Alcides?
Pelo menos nao xingaram...
E
concordo com o M. Magos original quanto a Jailson: me parece bom jogador e será útil. Temos 38 jogos no B22, uma dureza
já para o M. de M, mais falso que uisque paraguayo ou que a tal COMEBOL, digo:
Votarei Consciente!
Nada de Ciro dos Anjos. Pode até poetar bem, mas é Koronelistico.
Votarei no Marechal Hermes! O cabra é arretado!
Às 15 de fevereiro de 2022 às 12:13 , Raphael Mariano disse...
Grande Arnaldo Jabor. Crítica ácida, culta, libertária, humanista, além do seu tempo. Despertava ódio nas mentes retrógradas, monopolizada pelo pensamento único da conveniência ou das paixões partidárias, especialmente os que adotam corruptos para chamar de seu e perdem a cognição com a realidade. Grande perda para nossa cultura e pensamento evoluído.
Às 15 de fevereiro de 2022 às 13:06 , Palmeirense Verdadeiro disse...
Pois é, caro amigo. Os bons se vão e vão ficando os trastes, como essa figura escrota, a tal de Ester. Vida que segue
Às 15 de fevereiro de 2022 às 13:12 , Raphael disse...
O comentário sobre o Arnaldo Jabor não é meu.
Às 15 de fevereiro de 2022 às 13:17 , ester abea disse...
Mariano, querido ( e Alcides, amigo)
De facto, Jabor foi um moço inteligente. Só discordo do "pensamento evoluido da republika bananeira". O Brazil é o que é por ser atrasado. Atrasadissimo.
No Brazil sempre tao cheio de moços sem kultura, é lastimável uma perda dessas.
Mas Tia Ester conheceu outros moços inteligentes. De longe, claro, pela TV, já que sou desimportante:
Ruy Barbosa- em terra de cego, etc. Nada fez de concreto, mas vá lá
Rio Branco, Carlos Chagas e Osvaldo Cruz:
estes sim. Nao fikaram só no bla-bla-bla e fizeram koisas importantes
Abel Ferreira- poderia ter colocado o time com mais atake. Mas também, koitado, Tia Leila nao trouxe o artilheiro. Só Navarro e Deyvinho.
Mas chegou a 8 Finais, com Victorias Importantissimas.
Diferente da média, é um luso invulgar.
A média é o oposto.
Você ex da Anhanguera- saiu aki por erro gráfico. Na realidade, és burro, burríssimo. Xucro e tacanho. Desculpa aí...
Daki a pouko xingarás ou falaras pornographia
Às 15 de fevereiro de 2022 às 13:55 , Allysson disse...
Percebi. Vc deve gostar de Anitta, Pablo Vittar e outras excrescências...
Às 15 de fevereiro de 2022 às 14:32 , ester abea disse...
Raphael, querido
o pior q o comentario do Jabor foi bom, tirante a parte politica
Alcides querido
Nao falei?
Palmeiras- jogadores, comissao tecnica e torcida apoiam Luan. Na minha modesta opiniao, fazem bem. O moço teve azar
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial