Observatório Alviverde

28/03/2025

ALGUMAS RAZÕES DETERMINANTES DA DERROTA DO PALMEIRAS

Começo pela arbitragem. A semana inteira eu adverti que Candançan apitaria contra o Verdão, embora de uma forma bem sutil. Na medida das possibilidades, impediria o Palmeiras de andar  em campo. Impediu!

Cadê Dona Leila e diretoria que não protestaram nem reclamaram junto à FPF antes do jogo por todo o dano que a arbitragem de Clauss houvera feito no primeiro jogo, fazendo crer que tudo estava sob controle? Não estava! 

O pênalti marcado pró Verdão não serve como parâmetro, porque, simultaneamente, a lei exigia a expulsão do zagueiro Félix Torres, mas Candançan não teve coragem para tal. Está provado que ele não tinha condições para apitar o "derby".

E os cartões para Mateuzinho, Menphis e outros que usaram e abusaram das faltas ou até da violência para conter os jogadores palmeirenses? 

Os poucos cartões aplicados ocorreram apenas ao final de jogo, apenas quando o Corintians resolveu 'fazer cera', gastar o tempo e impedir que a bola rolasse. O que fez Candançan? Nada! 

Confesso que o prejuízo da arbitragem ao Palmeiras, não ocorreu na proporção das  minhas expectativas, mas, ainda assim foi grande.

Para encerrar. 

Durante todo o jogo não houve nunca uma única falta contra o Corintians, mesmo as mais elementares e visíveis, que não provocasse a formação de um "petit comité" em volta de Candançan, vocês  notaram? 

Essa marcação ao árbitro tinha dupla função: pressionar Candançã e ganhar tempo, mas ele fechava os olhos e fingia que nada estava acontecendo. 

De qualquer forma se Candançan e sua turma atuassem como atuaram ontem seria um fator superável desde que o Palmeiras não jogasse tão mal e limitadamente quanto jogou. Parecia time pequeno.

Aí eu acrescento: Abel foi o maior culpado.

Quem tem um jogador como Richard Rios à disposição, para escalar num jogo decisivo como o de ontem, teria de entrar com ele, logo de cara, independentemente de qualquer problema que pudesse ter ocorrido na viagem que ele fez da Colômbia ao Brasil. 

Digo isto porque já testemunhei dezenas de casos de atletas em que os técnicos foram buscar na zona de meretrício, horas antes do jogo (manhã ou à tarde) que voltavam para a concentração bêbados, dormiam algumas horas, entravam em campo e arrebentavam com o jogo. Quem joga meio tempo, como jogou Rios, pode jogar o jogo inteiro. Se ele não tinha condições de jogo deveria ter ficado em casa pois tomou o lugar de alguém no banco em melhores condições do que ele.

Outra coisa: um time sem meio campistas de chegada (só tivemos defensores), sem chutadores de larga e média distância (O Palmeiras está assim), não pode dar-se ao luxo de tirar de campo o seu melhor  atacante e artilheiro, Raphael Veiga, que, embora em má fase, poderia decidir o jogo.  

Agora, uma pergunta: por que Abel dificilmente altera o time no intervalo, perdendo sempre entre dez e vinte minutos para estabelecer novas estratégias? Em razão de que essa espera inútil pra mexer no time,com tanta perda de tempo, que, em jogos como o de ontem , acaba fazendo falta no final?

O "Derby" decisivo de ontem deixou algumas lições e comprovou algumas de minhas teses como as que deixo registradas aqui:

1) O time do Palmeiras, exceção feita a Estevão (esteve muito mal ontem), não tem atacantes de nível, respeito e estatura. Times sem atacantes competentes podem ganhar jogos, mas não ganham campeonatos. Paulinho, sozinho, irá resolver?

2) O Palmeiras precisa acabar com com a mania de contratar jogadores de baixa estatura. Assim como no basquete os brevilínios, com as raras exceções dos foras de série, têm poucas chances no futebol de hoje.

3) Abel Ferreira não me parece motivado a continuar dirigindo o Palmeiras, pois parece viver uma completa nostalgia, com saudades de seu país, de seus amigos e do futebol português. A reduzida entrevista que concedeu ontem após o jogo confirma plenamente a nossa opinião. É preciso um papo sério com ele para que ele esclareça as suas reais intenções, Ou ele só está esperando o término do Mundial de Clubes? 

ENCERRANDO

O que é aquilo? Uma horda armada com fogo e com fógos fazendo futebol como se fosse uma batalha campal em plena guerra e interferindo diretamente no jogo ante o olhar estupefato de um árbitro que não sabia o que fazer e nem como agir?

Imaginaram o que a mídia paulistana, a pior e a mais parcial do mundo, estaria falando se esses eventos ocorressem no estádio do Palmeiras? 

Algum cronista paulistano abordou o assunto ou pediu que o Corintians seja punido?

COMENTE COMENTE COMENTE

 

 

 


6 Comentários:

  • Às 28 de março de 2025 às 12:30 , Blogger Vg disse...

    Abel está com o saco cheio é dessa diretoria de merda, que mal sabem quando fecha a janela internacional de contratações e por pouco ficamos sem VR.
    Está com o saco cheio de contratações de jogadores baixotes.
    Na final do mundial contra o Chelsea, parecia o time inglês com jogadores com porte de físico de boxeador peso-peso, no máximo meio-pesado enquanto os nossos era peso galo e médio. Era nítido na TV.
    Mas Abel tem responsabilidade também nessa basófia toda.
    Porra, se ele indica pra contratar Fulano bom de bola e Beltrano craque, mas essa merda de Leila e Anderson Barros (ESTOU COM O SACO NA GARGANTA DESSE BARRIGUDO INCOMPETENTE) trazem João Pé de Couve e Joaquim da Padaria, venha ao microfone e diz que não pediu a porra desses jogadores, ou então venha com antecedência e já manda a real: " Escuta aqui, eu quero esse, esse e aquele jogador. Preciso deles. Se não forem contratados, teremos problemas e blá-blá-blá e joga a porra da responsabilidade nessa diretoria de merda, por que fica subentendido que foi Abel que indicou Joãozinho da esquina e o Enzo do Shopping.
    E Abel também tem que largar mão de jogar com medo porra. Todo jogo joga com o c* na mão caralho!!!!
    Puta que pariu. A curicada o tem com medo de jogar e o cara não aproveita, não arrisca, não faz porra nenhuma. Tem que esperar acontecer um pênalti para ter uma chance e nem isso aproveitamos.
    Vão a merda.
    Abel ganha 2,5 milhões por mês. Esta com o saco cheio?

     
  • Às 28 de março de 2025 às 12:31 , Blogger Vg disse...

    *peso pesado

     
  • Às 28 de março de 2025 às 12:39 , Blogger Vg disse...

    Felipão em 2012 deu uma entrevista certa vez dizendo que queria jogador "camarão" lembram disso? Disse que fez a lista dos jogadores que queria mas que se a diretoria contratasse o zezinho e o bentinho, que (a diretoria) aparecesse e assumisse que não iriam contratar, que não tem dinheiro, pra depois a torcida não viessem encher o saco dele (Felipão).

    Essa entrevista tem no YouTube. Foi 2012. É só procurar porra.

     
  • Às 28 de março de 2025 às 12:39 , Blogger Vg disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 28 de março de 2025 às 16:40 , Blogger Libertad disse...

    Alcides, a regra mudou, aquele tipo de pênalti não tem mais expulsão, a FIFA definiu que não é mais, se a falta fosse fora da área , ai sim vermelho, achavam que é muita punição, pênalti e expulsão.

    Na minha opinião, o culpado é um só Abel Ferreira, faz dois anos que o Palmeiras não joga nada, a muito tempo não ganhamos e fazemos um bom jogo contra time grande, temos um bom elenco, da para tirar muito mais futebol deles.
    Ontem entramos com dois volantes de contenção (proibidos de passar do meio campo), e o Piquerez de terceiro zagueiro, para completar o Veiga perdido, com o Piquerez de terceiro zagueiro Fagundo virou lateral esquerdo, com essa burrice do Português o meio campo do cu rintia tomou conta do jogo. Estevão sendo marcado por três e Vitor Rok sozinho como que esse time iria chegar.
    Esse português é um burro covarde, vocês lembram do jogo de ida da copa do Brasil contra o Flamengo? a vergonha que foi...
    Para completar o idiota, mais uma vez procurou a expulsão e deixou o time órfão.
    E não vem falar de contratação não, foi contratado muita gente, e duvido que seja contra a vontade dele, acontece que ele não sabe indicar...
    Arrogante, mal educado, soberbo, abandonou a entrevista, deveria ser multado...
    O Palmeiras tem um time murcho, os caras não tem culhões, tremerem, em casa e tremeram lá, sem falar na torcida dos caras, que é foda, vão para empurrar o time, quanto a nossa vai para tirar foto, fazer turismo...
    O palmeiras é o clube que perde para ele mesmo.
    vcs achavam que o cú rintia iria deixar de ganhar esse titulo lá dentro da casa deles???? quem perde titulo dentro de casa é só o palmeiras...
    Imediatamente, imediatamente, mandar essa comissão técnica, presunto diretor de futebol embora, promover o Cebola, trazer aquele gerente de futebol, acho que Cicero o nome dele, depois que ele saiu a coisa descambou...
    Precisamos de um lateral direito, chega desses dinossauros, e um meia que arme.
    Fora Abel, fora presunto, fora Dinossauro Rocha, fora Veiga..
    Nei

     
  • Às 28 de março de 2025 às 21:57 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    Dou um mínimo de pitacos sobre a doída perda do título

    1) meu cabelereiro informou ke o povo do SCCP nao permitiu o jogo continuar, com fumaça e tudo o mais. Falei para ele: SE fosse a SEP a imprensa falaria por anos. Como é o SCCP(podia ser qualquer outro) o assunto nem é aventado, ventilado

    2) Lembro-me que você, Alcides deu a dica do problema palmeirense: vendeu os craques e trouxe medianos. Endrick, Estevam e mesmo Dudu sairam para a chegada de uns medianos a subida de outros. KEM fez isso? A mandatária blogueira e o gordinho. CLARO ke o luso português sabia de tudo e lutou...pelo seu salário...

    3) Juizada: é doentia e incorrigível. Mas cabe á SEP ter força como nos tempos de P. Nobre. Reclamar e muito, antes do jogo.

    4) assim como meu amigo Nei alerta, tudo indica um ano magro. Justamente no ano do Mundial...falta de planejamento

    5) pior é a vaidade da mandatária ke tem um blog ke parece a antiga revista Desfile. Vestidos, habilees, jeans, tops, blusinhas. Todas de marca. Todas verdes.
    Mas keremos uma mandatária modela?

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial