Observatório Alviverde

17/03/2025

O PALMEIRAS FOI MELHOR MAS NÃO GANHOU. ABEL TEVE ALGUMAS FALHAS CONTRA O CORINTHIANS!

Findo o "derby" e embora não pareça, foi cumprido à risca tudo o que desejavam a FPF e a mídia parcial e desleal. Melhoraram demais o humor, a disposição e o entusiasmo dos locutores nas TVs, após o gol corintiano.

O árbitro Rafael Clauss efetuou o com tal eficiência o seu costumeiro trabalho de ajuda ao Corinthians, que até os palmeirenses mais fanáticos não se deram conta disso e excluem a arbitragem da derrota deste domingo.

Clauss errou (sou convicto de que propositadamente) na medida em que fragmentou o jogo, mesmo sabendo que esse tipo de atuação ajudava o Corinthians que mostrou ter ido ao Allianz em busca de um empate ou de uma vitória magra. Conseguiu.

Em duas oportunidades paralizou o jogo quando o Palmeiras ia para o gol com perspectivas  favoráveis, sem considerar a chamada "lei da vantagem".

Em ambas as vezes Clauss prejudicou o Verdão embora parecesse que ajudava, porque as faltas foram assinaladas pró Palmeiras, quando, na realidade, ele deveria ter esperado, primeiro, o desfecho dos dois lances. 

Cadê os cartões amarelos para os jogadores corintianos que praticaram o anti-jogo muito mais do que os palmeirenses? Cadê os cartões por cera, principalmente para o goleiro corintiano?

CRÍTICAS A ABEL FERREIRA

1) Mesmo jogando em casa Abel optou, taticamente, pelo defensivismo, também conhecido como retranca. Ontem não chegou a se configurar isso, mas, quase... Jogar atrás, na intermediária e  arriscar pouco a penetração,com medo de contra-ataques, foi uma desastrosa decisão! Já chega de tanta cautela no Palmeiras! O time tem de ser mais ousado e decisivo!

2) Atrás no marcador, 0 x 1 a partir de 12 minutos do segundo tempo, demorou muito para  realizar as alterações necessárias perdendo tempo excessivo para mudar o jeito de jogar do time em busca da reação.

3) Recuou demais o colombiano Richard Rios que, de melhor "volante atacante" em atividade no Brasil , virou um "volante de contenção" sem tanta utilidade e brilho. Rios foi o responsável pelo gol do adversário, também pelo fato de estar em posição na qual ele não rende e não está tão acostumado a trabalhar, cobrindo e revezando com o lateral direito.

4) Escalou, de cara, Marcos Rocha com sintomas de contusão, haja vista o apetrecho na coxa que o jogador retirou assim que saiu, ignorando Maike e perdendo, logo aos 12 minutos, uma alteração que acabou, depois,  impedindo o time de efetuar outra. Reconheço que entre Maike e Rocha, Rocha é melhor, mas na circunstância de ontem, o Palmeiras deveria ter começado com Maike.

5) Mesmo com as imensas dificuldades do jogo e de penetrar na área para chegar ao gol adversário, o time de Abel Ferreira fez mal uso dos escanteios e das bolas paradas, cruzando pouco e levantando poucas vezes a bola para a área do adversário, optando pelo jogo curto e tocado de perto, sempre obstruído pelos truculentos defensores corintianos. Nem quando entrou Flaco Lopez o time tentou jogar pelo alto, perdendo constantemente e mui facilmente a posse de bola, correndo inutilmente e facilitando o trabalho da defesa corintiana. Cadê que Abel combateu isso?

6) Há de se dizer, também, que o  Palmeiras bateu 50% ou mais dos inúmeros escanteios que criou, da mesma forma como bateu  a maioria das faltas, isto é, em toques curtos e improdutivos que sempre redundaram em nada. Mas Abel apostou apenas no toque de bola se esquecendo da bola comprida, arma só utilizada pelo adversário.

7) "Será o Benedito" que Abel não consiga criar um esquema que libere um pouco mais o craque Estevão das marcações mais ríspidas? Por que ele fica o tempo todo na ponta-direita sem qualquer outra alternativa de jogo?

CONCLUSÃO MINHA, RESPEITANDO TODAS AS OUTRAS DESTE OAV

Eu não disse que o desprezo por  Gustavo Scarpa (tentou, humildemente, voltar e não deixaram)) e a não contratação de Hulk (palmeirense, estava louco pra vir), seriam tiros nos pés em face de tantos contratados a peso de ouro que até agora renderam pouco?Tomara que Paulinho (contratado contundido) ajude a solucionar o mais crônico dos problemas palmeirense:s a ineficiência ofensiva!

ANTES QUE EU ESQUEÇA

Não estou, definitivamente, pedindo a cabeça de Abel, mas apenas dirigindo-lhe críticas construtivas. Fique claro que, com tudo e apesar de tudo, sou convicto de que o Palmeiras tem muito mais time do que o Corinthians. O que ocorreu ontem decorreu por descuido e falta de visão tática. Apenas isso!

Para que todos constatem o que estamos afirmando, basta que estabeleçam o número de vezes que cada time chutou em gol: Palmeiras 22 vezes e Corinthians 3 vezes!

COMENTE COMENTE COMENTE 

 

14 Comentários:

  • Às 17 de março de 2025 às 07:43 , Blogger Vg disse...

    Alcides, com todo o respeito, vamos dar nome aos bois, vacas, bodes e cabritos.
    O Scarpa enfiou na cabeça que queria uma carreira na Europa. Legítimo.
    A diretoria fez uma "proposta de ouro" para que ele, "ambientadíssimo" no clube, campeão, líder em assistências no Brasil e Bola de Ouro, continuasse.
    Ele não quis. Direito dele.
    Scarpa simplesmente foi escanteado na Inglaterra, o Palmeiras tentou viabilizar com o clube inglês um empréstimo. Os caras só queriam por venda, nada de empréstimo.
    Leila tirou o time de campo.
    Scarpa fracassou na Inglaterra, pior ainda na Grécia e tomou um golpe em criptomoedas até hoje obscura e que envolve o seu outrora "amigo do peito" William Bigode.
    Scarpa não quis vir "humildemente" para o Palmeiras, o Palmeiras tentou um empréstimo, os ingleses só queriam vender e a diretoria não topou. Direito dela, diretoria.
    Mas essa diretoria, verdade seja dita, fez tripas o coração para Scarpa continuar no clube. Ele fez bico e as malas para Londres ou sei lá que cidade fica o Nottingham Forest.
    Quanto ao Hulk, aí sim.........pau nesses calhordas da diretoria, dentre outras cagadas que fizeram.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 08:37 , Blogger Raphael disse...

    Alcides,
    Hulk e Scarpa são passado e quanta a arbitragem e a cera do time rival infelizmente é algo normal e o Palmeiras já fez isso também inúmeras vezes.
    A culpa de hoje é praticamente toda do Abel. Pra que um atacante de quase 2 metros de altura para jogar de ponta? Na verdade este time só tem. ponta parece. Pra que fixa Estevão na lateral? pra marcar lateral do outro time? Estevão é o melhor jogador, ele tem que flutuar pelo campo ou jogar no lugar do Veiga ou junto com ele. Pra que deixar esse menino na esquerda? pra puxa pro meio e chutar? é só bicão pra frente pro guri resolver. Ta muito fácil anular essas jogadinhas do Estevão. Facundo joga do outro lado do campo, já não é dos melhores, por que não coloca ele na sua posição? Weverton é um bracinho de jacaré também. Bola defensável.
    o Abel vem me falar em eficácia, e a eficácia dele a quanto tempo não esta rendendo? Jogar a culpa nos jogadores, reclamar de arbitragem, reclamar de qualidade de campo, da torcida ele sabe, da diretoria, que não tem jogador e bla-bla-bla de sempre, será que sabe montar um esquema tático respeitando o que tem de melhor cada jogador ou os jogadores tem que se adaptar ao seu modelo tático ?
    Abel me parece aquel funcionário quando pede demissão e está nos ultimos 30 dias, só fica cumprindo o prazo para pegar a "saída" e ir pra outro lugar.
    Se ta ruim agora, imagina quando Estevão sair, o que será deste time sem criatividade nenhuma? por que não temo triagulações, ataque em blocos, marcação pressão, o verdadeiro jogo em equipe onde entra sai um entra outro lugar e o time continua sabendo o que fazer.
    Pode até ganhar dos gambás, o time deles é horrível também. E se isso acontecer vai mascarar muita coisa que já acontece a tempos. Ta na hora de tirar um "coelho da cartola" seu Abel que esta bem na sua frente. É só fazer o básico. Respeite as caractericas e posicões de seus jogadores, tire quem for do time que não esteja rendendo e finalmente faça este time atacar de forma ordenada.
    Contudo, Abel obrigado, mas se você não render pode ir embora, por que achoe que é isso que você realmente quer.











     
  • Às 17 de março de 2025 às 09:49 , Blogger Vg disse...

    Mania dos técnicos daqui do Brasil em botar o pessoal da "linha atacante de raça" pra marcar lateral de time adversário.
    Vejam o Felipe Luis. Tá bom, campeonato carioca não é parâmetro pra nada, mas vejam a final contra o Fluminense do retranqueiro-maior dos técnicos em atividade no Brasil hoje. Meteu 2 no primeiro jogo e ontem, pasmem, fez o Flamengo jogar na retranca e mesmo assim o retranqueiro CAGÃO técnico adversário preferiu por seus atacantes para marcarem os laterais rubro-negros. Resumo: o mingau perdeu 2 gols feitos, mesmo jogando na retranca à lá Mano, Felipão e ao que parece, infelizmente, Abel Ferreira.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 09:52 , Blogger Vg disse...

    Isso por que o FlorminenC tem um fazedor de gols de qualidade, coisa que nós não temos.
    É de dar raiva. A incompetência da diretoria e do técnico. Abel não pode fugir da responsabilidade.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 10:28 , Blogger Alcides Drummond disse...

    Li todos os comentários dos amigos do OAV. Rendo-me aos argumentos daqueles que estão mais bem informados do que eu.Não sou o dono da verdade. O fato é que a mídia mineira divulgou várias vezes o interesse de Scarpa em voltar ao Palmeiras e de ter sido rejeitado.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 11:10 , Blogger ester abea disse...

    Como sempre, Tia Ester estava na roça. Nada assisti. Sei que, para a SEP, falta jogador. De facto, Rulque (que sempre foi verde) e Escarpa seriam soluçoes magnificentes. Mas, por motivos que nao sabemos, a mandatária prefere o moço machucado.
    Perder classico é algo natural. Akontece. Mas perder phinal em kasa contra o SCCP abala até o bumbum. Que cobrem da diretoria.
    Felizmente, tem mais um jogo.
    Quanto a Santa Klaus, sempre foi um Papai Noel para os adversários do Palmeiras.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 13:29 , Blogger Aleijadinho, 28cm de pênis disse...

    PARDAL já está em clima de fim de feira. Como ele sabe que será um novo fiasco no mundial, ele já está preparando o terreno para quando levar o pé na bunda em julho. A diretoria tem que já começar os preparativos para a saída do PARDAL. Efetivar o Cebola como o novo técnico e quem sabe colocar o Profexô Luxa como supervisor técnico. Esse sim sabe montar um elenco.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 15:17 , Blogger Libertad disse...

    É simples....o Abel é um ótimo gestor de grupo, antenado e inteligente , seria um ótimo supervisor de elenco etc....mas à beira do campo, quando a bola rola, tem dificuldades pra saber " ler" o jogo nas 4 linhas...deixa se prender por táticas básicas do adversário, escala mal e substitui pior ainda !!! Simples assim.
    Mais ou menos isso!
    Crédito net
    Nei

     
  • Às 17 de março de 2025 às 15:40 , Blogger Libertad disse...

    Eu acho, sinceramente, já tivemos eliminações mais que suficientes , já temos provas que o Abel não é o que a gente achou que era.
    Faz dois anos que ele não consegue dar um padrão de jogo para o time, vivíamos da correria do Rony, da bola do Scarpa, e da bola aérea do Gomes, habilidade do Endrick e agora Estevão.
    Não consegue jogar bem, ou melhor se impor contra os grandes.
    Nas entrevistas, nunca é o culpado, agora a crítica é para o Veiga e Estevão.
    Quando esse sujeito for embora muito lixo vai sair debaixo do tapete.
    Bem fez o Arthur que pediu para ir embora, o pai dele me disse, um dia vão saber que é esse Abel.
    Vcs lembram né, que na surdina ele assinou com os Árabes?
    Asqueroso, mal educado, se acha, nunca está errado..
    Indica mal, queima jogadores...
    Eu já preparava a demissão, contratava o Pofexo Wanderley para supervisor e colocaria o Cebola de técnico.
    Nei.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 17:18 , Blogger Vg disse...

    O pior de tudo isso é colocar FRACO Lopez no segundo tempo e no desespero.
    Palmeirense minimamente razoável das ideias sabe, ou sabia, porque o jogo foi ontem, que a vaca iria pro brejo e lá se atolar.
    Pior que isso, é o FRACO Lopez estar no campo e os cruzamentos na área alcançarem o nível do umbigo dos defensores itaqueranos.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 18:39 , Blogger ester abea disse...

    Ney querido
    Pior ke é
    Abel e sua turma sao os únicos lusos inteligentes desde Eça de Queiroz.
    CONTUDO
    Enquanto o grande escritor manteve seu trabalho imortal, Abel teve datas. Está se apequenando, infelizmente. Um de seus erros é achar que a mandatária é o máximo, enquanto a moça muito promete e pouko traz. Dos ke me lembro, recordo, só Aníbal deu certo rapidamente. Maurício tem o benefício da dúvida, enquanto os outros seguem Flaco Lopez.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 18:44 , Blogger ester abea disse...

    E a mandatária?
    Se acha modela...tira foto de todo jeito e maneira (mas sempre de modo honesto). Mas se eskeçe, olvida do clube.

     
  • Às 17 de março de 2025 às 23:49 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Meu caro Blogueiro Mayor:
    Racismo é um crime incontornável, incontestável, absurdo, podre.
    Tão podre como o Futebol, e, em consequência maior, tão podre como a CONMEBOL.
    Infelizmente, só um tolo não percebe, para ganhar a libertadores é preciso estar conectado com a máfia da Conmebol.
    Isso, parece, que o Palmeiras não quer.
    Nada contra, pois como disse, o racismo é um crime sem qualquer defesa.
    Mas tenho a certeza, depois dessa, com ausência da Leila, e tudo que eu Buosi falou depois do sorteio, podem esquecer o Palmeiras finalista da libertadores.
    A conmebol não vai perdoar..

     
  • Às 18 de março de 2025 às 01:06 , Blogger Alcides Drummond disse...

    Concordo com sua tese. A presidenta perdeu tempo e vulnerabilizou seu time com declarações desnecessárias.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial