Observatório Alviverde

17/08/2010

ABRA O OLHO, CIPULLO!

Quem leu os comentários de nossa última postagem, verificou o recado de nosso amigo Marcelo, de Santa Catarina, a propósito da viagem do presidente do Corinthians àquele estado. André Sanchez foi buscar os dois excelentes atacantes que o Avaí revelou para este brasileirão, ao menos até agora: Roberto e Vandinho.

Se Cipullo disser que já esteve lá e trouxe Rivaldo eu vou ficar muito irritado. Responderei que Rivaldo veio emergencialmente, a pedido de Felipão que tinha pressa em acertar o time na meia-cancha e valeu-se do primeiro jogador razoável que apareceu.

Rivaldo não é diferenciado e, muito menos, um craque. É um jogador, apenas e tão somente, dentro da média que pode ser útil no contexto do grupo. Não tem bola, classe presença ou inteligência  para ser protagonista, apenas coadjuvante.

Fosse Rivaldo um diferenciado ou com potencial para craque estaria até hoje no clube que o revelou, o Santos FC. Os dirigentes do Peixe entendem de futebol e sabem contratar.

Além disso, tem uma torcida que sabe manter-se em seu lugar respeitando as ações e decisões emanadas da diretoria. Por isso o Santos pode promover à vontade a garotada da base, formar equipe de jovens e contratar  atletas sem nome e sem marketing, isto é,exercer o salutar "bom e barato", inaplicável ao Palmeiras que já se acostumou ao "ruim, caro e velho".

Rivaldo está no Palmeiras em decorrência da falta total de planejamento do clube (leia-se incompetência do departamento de futebol). É outra aposta do Palmeiras feita em momento de aperto e desespero.

Como há poucos jogadores disponíveis nesta época do ano, o clube, compulsoriamente, vê-se obrigado a arcar com um preço acima do mercado para ter um meia "boca", em face da circunstância da contratação, flagrantemente intempestiva.

O "inteligente e atualizado" diretor de futebol palmeirense, nem com muito dinheiro em mãos para gastar,(nunca se gastou tanto no Palmeiras) soube contratar jogadores à altura para compor um elenco digno de nossas tradições. Rivaldo foi um custo adicional a pagar por sua incúria e total desconhecimento da matéria.

Continuamos, em pleno século XXI, trilhando pelo mesmo caminho da contratação de jogadores ditos experientes mas superados fisicamente, com data de validade profissional vencendo, já com a vida financeira consolidada, viciados... Preferencialmente os contratamos se vêm da Europa ou se custam caro aos cofres do clube. Jogador barato e promissor, como esses do Avaí, nunca servem. Fossem zagueiros ou meio campistas, teriam uma pequena chance.

O Palmeiras de Belluzzo e Cipullo não gosta de contratar atacantes. Kléber e Valdívia só vieram por extrema necessidade. Nossos diretores acreditam, piamente, que, pelo vulto dos investimentos em Kléber e Valdívia o Palmeiras resolveu todos os seus problemas ofensivos. A lição de 2009 parece que de nada lhes valeu. Eles continuam se esquecendo que ganha-se campeonatos com elencos, não, apenas, com dois craques, embora eu não considere Kléber um craque. E os cartões e as contusões?

Agora, alguém sabe explicar por que o Palmeiras só se envolve em negócios e contratações caros, acima dos preços do mercado? Por que só quer gente do exterior, sobretudo da Europa? É estranho que isso continue ocorrendo se temos uma categoria de base formidável e o Brasil é o maior mercado futebolístico do planeta e tem o melhor futebol do mundo. Seria burrice? Ou sabedoria demais? Alguém sabe e pode me responder?

Roberto, o atacante mais veloz do atual futebol brasileiro, um tipo Euler de antigamente não serve para o Palmeiras. Vandinho, arisco, driblador, finalizador, um capeta dentro da área, também não serve.

Vamos ter de colocar os nossos beques para correr atrás deles também no ano que vem.  E quem vai levar vantagem? Em Floripa, mesmo com dez em campo eles infernizaram a nossa defesa, como vêm fazendo com os demais times, e não nos restou alternativa senão a de cair de quatro. Abra o olho, Cipullo!

4 Comentários:

  • Às 17 de agosto de 2010 às 17:42 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    FLAMENGO CONTRATA DIOGO EX-PORTUGUESA

    230 MIL REAIS POR MÊS DE SALÁRIO

    EMPRÉSTIMO DE 1 ANO

    600 MIL EUROS PELO EMPRÉSTIMO COM OPÇÃO DE COMPRA

    FALTA O FAX LIBERATÓRIO DO TIME GREGO.

    ENQUANTO ISSO FICAMOS COM MAX QUE GANHA 60 MIL POR MÊS

    COMENTÁRIO: ESSE SIM, NAS MÃOS DE FELIPÃO, SERIA O TIPO DE PARCEIRO DE ATAQUE IDEAL PARA O KLÉBER.

    MAS.....

    A DUPLA SERTANEJA TADEU E LUAN, AINDA VÃO VINGAR....

    SERÁ?????

     
  • Às 17 de agosto de 2010 às 19:39 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre
    Se fosse um zagueiro ou um volante de conteção o Palmeiras teria contratado o Diogo. Não existe no Palmeiras a política da contratação de grandes atacantes. É por isso que o tempo passa e o nosso time não empolga ninguém. Perdemos mais um, mas os dois garotos do Avaí são espetaculares, principalmente o Roberto, que corre tanto quanto corria o Euler. A Traffic não gosta de jogador novo? Por que ela não investe nos dois?

     
  • Às 17 de agosto de 2010 às 21:31 , Anonymous Marcelo disse...

    Alcides,

    Obrigado pela citação,

    Qualquer novidade estamos de olho.

    Grande abraço aos Esmeraldinos!!

     
  • Às 18 de agosto de 2010 às 10:50 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    Bom dia.

    Sabe Alcides, quando o Palmeiras contratou o Rivaldo, eu fiquei curioso pra saber se o time dirigido por Antonio Lopes ia cair de produção.

    Não caiu.

    Continuou sendo o mesmo time chato e encardido, que faz sempre as mesmas partidas de forma homogênea. Motivo pelo qual é um time em que se você não jogar muito acima, vai tomar couro mesmo.

    Daí cheguei a conclusão que o Rivaldo que contratamos, não fazia a diferença pelo Avaí.

    O Rudinei, que também é volante é o porto seguro do meio campo deles.

    E o ponto forte desse time, tem sido o meio campo com Caio, Davi e Robinho, todos articuladores e que chegam muitas e muitas vezes como atacante.

    Roberto ou Vandinho jogam sozinhos na maioria das vezes e no decorrer da partida é que atuam juntos, saindo normalmente um dos 3 meias.

    Mas esse Roberto merece de fato um capítulo a parte, pois é uma grata surpresa do campeonato.

    Não sei se continuaria na mesma toada num time grande como o Palmeiras, onde a pressão é fórte demais.

    Acredito que até seria uma boa aposta, pois tem 25 anos, tem porte, enfim mostrou até agora grande potencial.

    Já Vandinho, teve sua chance num time grande que é o Flamengo, mas não vingou quando teve suas chances. E olha que ele passou até pelo São Paulo e recentemente pelo Sport e também não deu certo.

    No Avaí está indo a contento, vai entender.

    Tem uma pá de jogadores que jogam uma barbaridade em clubes de menor expressão e quando vão para um grande (não consigo aceitar, mas acontece) desaprendem, afinam, se apequenam.

    Mas o Roberto valeria apena tentar ano que vem, pois já tem mais de 7 partidas no brasileiro.

    Gosto também do futebol do Mizael do Ceará. Acho o moleque um curisco, uma praga.

    Mas nossa diretoria quando escuta a palavra ARENA, só pensa em luta ou guerra pelo jeito, por isso
    enche o time de volantes.

    E não fosse um pedido do Felipão para parar de contratar, sabe-se lá o que ainda teria chegado.

    E mais Alcides, será que ninguém dessa diretoria presta para correr os olhos aqui no futebol sulamericano.

    O Cruzeiro ganhou na loteria contranto Montillo.

    No Atlético Nacional da Colombia tinha um jogador chamado Giovanni Moreno que minha nossa, era a reedição do antigo Rivaldo. Canhoto, habilidoso, inteligente, 1,90, da seleção e quem tem um futuro imenso se bem trabalhado.

    Foi contratado por 4,4 milhões de dolares por grupo de empresários e metade pelo Racing Club da argentina.

    Casei de mandar email para o clube pedindo pra que alguem pedisse pra dar uma olhada no cara, cansei de falar pra eles perguntarem ao Munhóz, Asprilla, se o cara valia a pena.

    Eu daqui, da minha pequena e pacata cidade por internet ví, indiquei e lógico, niente.

    Eles com todo aparato "espacial" e sua "equipe" não viram.

    Esse Viatri que estão falando do Boca Jrs. é grosso.

    Aquele outro que a Trafic queria do time Uruguaio, não me lembro nome, é melhor que esse Viatri.

    Bom, falei demais.

    Mais tarde eu volto.

    Grande abraço a todos.

    ** Com a palavra Belluzzo:

    - Como diz o filósofo grego que morou na judéia, no ano de 356 antes de Cristo e que falava 37 idiomas de traz para frente, e que fazia contas de cabeça sobre a longitude e latitude do meridiano ártico do sistema solar interplanetário....

    Não entenderam??

    Nem tentem.

    "Pois no Palmeiras, tudo é mais difícil".

    Saudações.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial