Observatório Alviverde

09/08/2010

FELIPÃO, KLÉBER E VALDÍVIA: OU VAI OU RACHA!

Minha ausência larga desta lide, levou-me, nesse interregno, a muitas reflexões e algumas constatações a propósito da S.E. Palmeiras.

Uma delas é a de que o clube não é tão pobre quanto proclamava Mustafá, nem tão rico quanto possamos imaginar, assistindo, impávidos e perplexos, ao exercício de perdularismo explícito de Belluzzo, Cipullo & companhia.

Essa trupe está conduzindo o clube ao perigosíssimo vermelho do endividamento e do aperto, com o fito exclusivo de encobrir os próprios erros, salvaguardar a própria imagem e resgatar o amor-próprio ferido, pois é consciente de que cometeu erros grosseiros à frente da administração do futebol da S.E. Palmeiras.

Mais popularmente falando, promove a festa e solta os rojões, mas deixa para os futuros mandatários a conta da festa, dos fogos e da dura missão de correr atrás das varetas. A quem caberá pagar essa irracionalíssima conta?

De qualquer forma, hão de dizer, a diretoria investiu. Mas investiu com o fito exclusivo de reverter e resgatar os próprios erros e encontrar uma saída honrosa para aquela que vai se caracterizando em uma das mais desastradas administrações na história da SE Palmeiras.

Outra conclusão a que chego, diz respeito à nossa torcida, principalmente à torcida paulistana, isto é àquela que, efetivamente, gravita em torno do clube, organizada ou não, que influencia diretamente na vida do Palmeiras e que tanto tem prejudicado a vida do clube através de exigências irracionais, sobretudo a contratação de jogadores de grife e a rejeição aos garotos da base.

Qualquer jogador sem fama e sem marketing é hostilizado e rejeitado antes mesmo de juntar-se ao elenco. Já está acontecendo com Tadeu e o processo talvez se instale já quando dos primeiros jogos de Rivaldo pois o Rivaldo que a torcida quer é aquele que já está com quase 40 anos. Quando é que vai acabar isso?

De qualquer forma, ainda acredito que a equipe possa pegar no breu pois se com Felipão, Kléber e Valdívia a equipe não decolar, Beluzzo, Cipullo e trupe não terão alternativa senão a de entregarem os cargos.

Mas, nessa hipótese, que não saiam sem antes receber o diploma por ineficácia e incompetência de gestão.

 

UM ABRAÇO A TODOS E A PARTIR DE HOJE O BLOG VOLTA À NORMALIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO!

14 Comentários:

  • Às 9 de agosto de 2010 às 22:48 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES,

    BOA NOITE MEU AMIGO, enfim, vc voltou! E aliás, chegou "chegando" hein! rssss

    Nem o Céu, nem a Terra.

    Concordo plenamente com vc quando diz que a maioria da torcida próxima (eu estou incluso) pediu a contratação nomes "famosos", ou ainda desses ídolos recentes do nosso Palestra.

    Cansamos de ver várias experiências com times formados com jogadores medianos ( o tal de "bom e barato"), não nos levarem a lugar algum. Só por isso, já se explica a pressão por contratações (não vou nem entrar no mérito de quanto tempo aguardamos um título de expressão).

    Entretanto, houve um clamor enorme para que os jovens da Copa SP fossem integrados ao elenco, ou não?
    Gilsinho, Ramos, Bruno Turco, Gabriel Silva, Luiz Felipe - todos eles, treinam com o time de cima.

    Com a vinda desses nomes mais "famosos", acredito que se Felipão tiver ousadia (e isso não lhe falta), logo poderemos ter grandes novidades.

    O que era promessa, pode se tornar realidade. A experiência mesclada com a juventude.

    Apesar dos últimos empates, sigo confiante em bons resultados em curto espaço de tempo. Finalmente há gente capacitada dentro e fora de campo.

    POR FIM, sobre os valores gastos com essas contratações, leve em consideração que houveram inúmeras parcerias para sua realização, as cotas de TV, patrocínios diversos, placas de publicidade,etc, aumentaram de forma assustadora - isso é interessante tb dizer.

    Claro que o Sr. Belluzzo pretende se despedir da Presidência, querendo ser "bem lembrado", mas qualquer economista que se preze sabe dos "fatores de risco". Sem investimento, não se chega a lugar algum. Categoria de base é investimento, mas jogadores e técnicos seletos também o são.

    Belluzo "jogou". O tempo dirá se ele está certo ou não.

    Grande ABRAÇO.

    E todos nós esperamos que suas ausências sejam "menos prolongadas" de agora em diante... rsss

    ATÉ BREVE...
    .

     
  • Às 10 de agosto de 2010 às 01:26 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Grande Sérgio
    Que bom tê-lo de volta ao blog com as suas ponderações oportunas e de grande valia. O espírito do que quero transmitir é que deixaram primeiro a porta arrombar para depois colocarem a tranca. O Belluzzo teria sido um excepcional presidente não fosse o seu desastrado e incompetente diretor de futebol. Foi preciso o Palmeiras sangrar para que se buscasse as soluções. Mas não sou pessimista,não, Sérgio. Acredito em nossa recuperação desde que o estúpido homem do futebol não dispense o Felipão da mesma forma que o fez com Muricy. Um abração.

     
  • Às 10 de agosto de 2010 às 08:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro amigo,

    Bem vindo ao batente!!!

    Sua análise, como sempre, perfeita.
    Os investimentos estão sendo feitos! O técnico e os jogadores que chegaram são àqueles que a torcida clamava a muito tempo. Os sonhos viraram realidade! Resta saber como o time se comportará. O Palmeiras precisa de tempo e paciência para crescer. Mesmo sem nenhuma vitória, a equipe tem mostrado um futebol competitivo, como foi contra os gambás. Porém, tudo na vida tem um preço, e confesso que temo muito pelo preço que o Palmeiras pagará no futuro. Se os títulos vierem, ficará mais fácil. Caso contrário......

    Bom retorno!!!

    Enzo Martinelli

     
  • Às 10 de agosto de 2010 às 11:03 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Prezadíssimo Enzo
    E você afirma que a minha análise é perfeita... A nossa análise é pereita assim como a de tantos palmeirenses que, apesar das crises, ainda não perderam o equilíbrio e o bom senso. Que ótimo que você voltou.
    Quanto a mim, estou que só jogador quando chega a um novo clube. Fora de forma, mas lutando para entrar em forma. Ia dizer que igualzinho ao Valdívia mas não ousei porque não passo de um mediano. Craque, assim como ele, é você.Um abraço.

     
  • Às 10 de agosto de 2010 às 18:27 , Anonymous Anônimo disse...

    Parabéns pelos comentários.
    Poucas pessoas têm a coragem para tocar nesses pontos.
    A maioria fica com medo de apontar esses erros da diretoria para não ser confundido com oposição ou de colocar o dedo na ferida em relação à parte da torcida do Palmeiras.

     
  • Às 10 de agosto de 2010 às 21:35 , Anonymous Marcelo disse...

    Alcides,que bom que voce voltou.

    Espero que agora o time se entrose logo.

    Mas ainda acho que estamos com problemas, a lateral esquerda está fraca, vide excesso de faltas no jogo do Goias sempre chegando atrasado, o Armero, foi muito mal.Tomara que o Rivaldo tome conta da posição.

    No ataque dois jogadores baixos também não dá. Kleber e Ewerton só bola rasteira. O Luan pode ser o jogador alto do ataque. Podemos lembrar do Evair, Oseias, Jardel do tempo do Gremio.

    Estou confiante, mas o Cipullo poderia ficar com dor de barriga e pedir pra sair.

    Abraços,

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 11:24 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Oi capitão, bom que voltou.

    Estou embasbacado com a seleção.

    Robinho é um cracaço ou seria cracasso?

    Tenho plena convicção que o Sanbtos jamais será o Santos de hoje sem Robinho(se ele sair e tomara que saia).

    Assim como tenho plena convicção que o Palmeiras de hoje não será o mesmo quando Valdívia estiver em ritmo de jogo.

    Craques são craques, não adianta remar contra a maré.

    Craques estimulam, incentivam, são o combustível para os demais jogadores.

    Tranformam jogadores até outrora considerados comuns em pseudo-grandes jopadores, pela confiança que passam.

    Craques mostram que o futebol apesar de complicado pode ser simples quando se tem confiança.

    Robinho hoje é escudo no Santos e na seleção.

    Valdívia com toda certeza será nosso escudo, apesar ainda da limitação de elenco.

    E sobre as dívidas, costumo pensar assim, até pela minha profissão:

    Você pode ser um pequeno produtor de ovo, que fatura uma certa quantia e que paga tudo em dia. Mas sempre será um pequeno produtor se se conformar com isso.

    Isso se aplica os times de futebol.

    Se você se apequena pra manter a casa em dia, sempre será pequeno e a tendência ao longo do tempo é ficar cada vez mais pequeno, visto a concorrência dos que pensam igual.

    Mas você pode ser grande, buscando recursos, sejam eles, financeiros ou de investidores, DESDE QUE, você imbuta no custo, tenha planejamento e honre suas obrigações.

    Sendo assim, o pequeno produtor de ovo, financia uma grande incubadora, que o permite ser 10 vezes maior do que é e ao mesmo passo, passe a dever 10 vezes mais do que seria normal.

    Mas poderá crescer sustentado por 10 vezes mais receita e assim será sustentado pela produtividade e ganhará mais.

    E se quebrar a incubadora?

    O PLANJEMANTO TEM COBRIR.

    Seja pelo seguro, seja por qual meio que seja, dentro da área do produtor.

    E SE NADA DER CERTO?

    Vendo a incubadora e começo de novo, mas muito maior do que fui quando apenas produzia ovos com meia dúzia de galinhas.

    Mas uma coisa é essencial, seja no futebol, ou qualquer função: VOCE PRECISA DE PESSOAS DO RAMO.

    Grande abraço a todos.

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 17:06 , Anonymous Edson disse...

    Parabéns Alcides pela volta.
    Estávamos ansiosos.

    No mais, achei felicíssima a participação do Mestre dos Magos.
    Não dava para ficar na mesmice que estávamos. Na década mustafenta perdemos importância e torcida, o que significou prestígio e dinheiro. Quanto mais ficarmos sem títulos, menos dinheiro teremos.
    Por outro lado, permita-me discordar da avaliação feita em relação à gestão Beluzzo. Só não foi vitoriosa por fatores extra-campo. É só lembrarmos dos fatores Paulo César, Símon, procurador Bambi e etc... Acho que há muito não tínhamos um presidente torcedor, e ele chegou. Fez tudo certo, contratou bons jogadores, bons técnicos, mas não conquistou os títulos necessários pelas razões já apresentadas.
    Saudações!!!!
    A esperança voltou, e só conseguiremos revelar jogadores novos se o time for uma mescla de jovens e experientes.

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 18:49 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Edson, valeu.

    Pessoal, péssima notícia, fiquei sabendo que o Porto está quase fechado com nosso zagueiro Danilo.

    Fazer o que?

    Precisamos de grana e acho que não é pouca coisa não.

    E o Breccia está querendo o Armeiro.

    PELO MENOS UMA BOA, rsrsrs.

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 19:59 , Anonymous Edson disse...

    Má notícia compensada por uma ótima notícia.

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 20:45 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES...

    AGUEEEENNNTTTAAAA CORAÇÃO...

    JÁ JÁ NOSSO VERDÃO ESTARÁ EM CAMPO...

    GRANDE ABRAÇO!!!

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 08:22 , Anonymous Anônimo disse...

    Putz,
    Perder do Vitória, dirigido pelo Toninho Cecilio e com o Deola sendo o melhor jogador em campo!?!?!
    Achei que estava tendo um pesadelo acordado, mas foi a mais pura realidade!!!

    Enzo Martinelli

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 10:13 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Além de tudo, vem o idiota do diretor Savério dizer que de fato o Palmeiras está com salários atrasados.

    Que coincidência não?

    O dinheiro sumiu, o futebol também.

    Como dizia o filósofo Vampeta quando jogava no Flamengo:

    - ELES FINGEM QUE PAGAM, A GENTE FINGE QUE JOGA.

    Em resumo, o remédio para gripe suína é o TAMIFLU;

    Ao passo que o remédio para dor do palmeiras é o TAMOFÚ.

    Abraços.

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 14:34 , Anonymous Ney Verde disse...

    Não adianta trazer Valdivia, Cleber e Felipão, se no mesmo elenco tem jogadores do nivel de um Armaro, Tadeu, Max......

    E Por falar em ruindadde, a tempo venho falando tal Pierre, jogador faltoso, chega atrazado em todos os lançes, e não acerta um passe de meio metro, contribuiu e muito nos ultimos resultados, vai ser mantido ate qdo?????

    Enquanto ter a filosofia de cabeça de bagre continuar no elenco, pode-se trazer 10 Valdivias......, como disse o Neto, tem muitos jogadores ai que não tem qualidade nenhuma para vestir a camisa do palmeiras...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial