Observatório Alviverde

11/10/2010

O ESQUEMA DE FELIPÃO ESTÁ ACABANDO COM VALDÍVIA ( E COM KLÉBER)

Discordo de certas atitudes de Valdívia, sobretudo a rebeldia quando é substituído.
Entretanto, forçoso é admitir-se que Felipão está prejudicando demais o desenvolvimento do chileno em sua nova fase brasileira com a camisa do Palmeiras.  

Senão, vejamos.

Como é que o técnico pode exagerar tanto na exigência de que Valdívia (e Kléber) marque a saída de bola do adversário e ainda ajude constantemente o combate no meio de campo, se o Palmeiras já tem, devidamente plantados, quatro volantes-de-contenção, "experts" nesse mister?

Uma coisa é pedir para que Valdívia (e Kléber) procure, uma vez ou outra, cercar o adversário. Outra coisa é exigir que Valdívia (e Kléber) corra atrás de zagueiros, inutilmente, infrutiferamente, na saída de bola do adversário.

Em determinados jogos, como aquele decisivo contra o Vitória, no próximo em Sucre, justifica-se a exigência,  pela  razão  lógica da necessidade premente de vitória. e da necessidade absoluta de ganhar para sobreviver em uma competição.  È questão de vida ou morte!

Sei, perfeitamente, que todos os jogos são importantes, mas a cobrança de marcação total a Valdívia (e Kléber) em todos os jogos dos quais participam, é estúpida, cruel, desumana e irracional, pois exaure os dois melhores atacantes da equipe, retira a força ofensiva do time e esteriliza o nosso ataque.                                                                                                                                                                                                                     Cobrar e exigir que Valdívia (e Kléber) chegue ao extremo da exaustão e do próprio limite físico, em jogos do Campeonato Brasileiro, é uma tolice tática a ser evitada, principalmente em campeonatos de pontos corridos em que as vitórias valem três pontos e os empates não se constituem em bons resultados. Será que Felipão nunca ouviu falar nos sistemas de marcação por zona ou, até, meia pressão?.                                  

O Brasileirão é o campeonato mais difícil do planeta, na medida exata do equilíbrio de tantas equipes de grande qualidade, da ineficiência de um calendário exótico, burro, político que interessa só à CBF.

Ademais, segue monitorado e dirigido externamente por outra entidade perversa, que pouco se importa com as necessidades dos clubes, simplesmente porque paga a conta. É  a CBTV, (TV Globo, com a força de uma confederação) que manipula datas e horários ao bel-prazer de sua grade de programação e de seus interesses de audiência e IBOPE.

Tudo isso foi dito para sublinhar que o desgaste da boleirada num campeonato dessa magnitude é enorme e que não é aconselhavel, no turbilhão dessa disputa, queimar-se um jogador do custo e da qualidade de Valdívia (e de Kléber).                                                                                                                                                                                                                                                                Some-se a isso a seqüencia de jogos desgastantes, as viagens de dimensões continentais e o espaço de tempo por demais exíguo para a recuperação dos jogadores.

Indiferente a tudo isso, Felipão vai sugando até o último hausto da energia de Valdívia (e de Kléber), um jogador franzino, de pouco físico, de baixo peso e de menor resistência e tolerância ao jogo de atrito.

Isso, sem contarmos que o chileno (e Kléber) sofre caçada implacável neste brasileirão. Há muito zagueiro botinudo e invejoso,  louco para encerrar precocemente a carreira de Valdívia (e a de Kléber, naturalmente),ou tirá-lo(s) por um largo período dos gramados.                                                                                                                                                                                                                                              
A imprensa, a maior parte dela, em vez de condenar tudo o que vêm ocorrendo, inventa uma série de atributos negativos a partir de atitudes de somenos importância do chileno, chamando-o de "cai-cai", de manhoso, de reclamão, de ator, tudo com o fito exclusivo de desmerecer o jogador, minimizando-lhe a importância e a condição de craque.

Estou escrevendo sobre Valdívia mas notem que sempre coloco, entre parêntesis,  Kléber, cujo caso é análogo ao do chileno, com pequenas diferenças.                                    

Kléber também apanha o jogo inteiro. Os beques descem-lhe a borduna o tempo todo, mas os oportunistas e incompetentes Neto(s), Arnaldo(s) César(s) Coelho(s) e a cronistada toda que torce contra o Palmeiras, nada falam na TV.                                                                                                                                                                                                                   
Ficam ardilosamente à espreita, na expectativa de que Valdívia reclame com o árbitro ou que Kléber  reaja com um tapa ou cotovelada contra os zagueiros truculentos que o marcam.

Aí entram em ação e começam a preparar os jogadores para mais um simulacro de julgamendo no faccioso tribunaleco de exceção carioca, também conhecido como STJD. Domingo, contra o Botafogo, foi assim.                                              
E depois dizem que a imprensa não marca gols e não apita os jogos... Faz muito pior, ajuda a decidir não apenas os jogos, mas os próprios campeonatos.

Voltemos a Felipão:
Nosso treinador precisa, urgentemente, refletir sobre a sua forma de jogar e reciclá-la.

Os que lêem este espaço com habitualidade, sabem, perfeitamente que, diante das limitações flagrantes de nosso elenco, eu nunca me insurgi contra esse esboço de time com quatro volantes, mais defensivo do que ofensivo.

Entretanto, sou contra, sim, o isolacionismo a que estão sujeitos Valdívia e Kléber, presos à camisa-de-força da imposição por marcar, função que eles não conhecem e nem podem exercer.

Nas raras vezes em que a bola chega a esses dois jogadores eles estão, invariavelmente, cansados e sem a menor condição ou disposição física de atacar e de tentar a feitura de gols.

É preciso, urgentemente, que fiquem livre dessa obrigação e que possam estar descansados quando partirem em direção ao gol adversário.  
  
No atual esquema de Scolari, nem os laterais, talhados e treinados para a dupla função fundista-velocista, se cansam mais do que nossos atacantes. Valdívia e Kléber correm continuamente e sem descanso para cercar o adversário o tempo todo e em 90% das vezes para missões de desarme que, além de impossíveis, não têm a menor importância no contexto dos jogos .

Enquanto isso o nosso ataque não realiza o suficiente para que possamos, ao menos,  fazer os gols de que precisamos para alcançarmos as vitórias.
Até quando Valdívia (e Kléber) vai (vão) ficar preso(s) a essa absurda e estapafúrdia exigência?

Quando é que vamos ter um ataque demolidor, à altura de nossas maiores e melhores tradições?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

14 Comentários:

  • Às 11 de outubro de 2010 às 21:05 , Anonymous Marcelo disse...

    Bueno, Salve Alcides.

    O time de felipão jogava diferente do que hoje, lembrem-se de Paulo Nunes, atacante velocista e Ozeas cabeceador nato.

    Talvez sejam os jogadores que ele dispõe ou ele mudou?

    Como voce bem disse os laterais quase não atacam e há quatro volantes, time muito defensivo.

    O Valdivia deveria vir de trás com a bola dominada e não dominado pelos zagueiros.

    Aí que entra o que você, eu e quase toda a torcida Palmeirense pede, um centroavante que atue junto com o Kleber, o Borges do gremio o Liedson, Eder Luiz ou algum outro bom atacante.

    Abraços,

     
  • Às 11 de outubro de 2010 às 21:53 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES...

    A praia estava "boa" (para o seres aquáticos). Chuva, vento e frio. Vida de paulistano em feriado é dura...

    Bem, agradeço a vc por ter incluído aquele link da Petrobrás - a qualidade do vídeo e da matéria são indiscutíveis.

    Sobre o time / esquema FELIPÃO estou de acordo contigo. Creio que em nossos domínios ele deva mudar algo, lembrando que os dois (Kléber/Mago) só voltam contra os gambás.

    Na quinta, parada difícil nas nuvens. Mas pela correta adaptação antes do jogo, se voltarmos com a vitória não será surpresa.

    Por fim, ainda sobre o Brasileirão, acabou de sair uma Nota, sobre o G3 x G4 :


    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/10/recurso-na-conmebol-pode-garantir-quarta-vaga-brasileira-na-libertadores.html

    Portanto, convém o Palmeiras continuar se esforçando (ganhar do CEARÁ é obrigação!), pois poderemos ter novidades em breve.

    Grande abraço.
    .

     
  • Às 11 de outubro de 2010 às 21:54 , Anonymous Edson disse...

    O Felipão tem que tirar um volante, recuar o Valdívia e colocar um centroavante fixo, que pode ser o Tadeu.
    Nesse esquema, e com a passagem dos laterais, o jogo do Valdívia iria fluir melhor.
    O deslocamento pelas laterais do ataque seria feito pelo Cléber, o que também colaboraria com o futebol do chileno.

    Está faltando ao Felipão vontade de ganhar.

     
  • Às 11 de outubro de 2010 às 22:24 , Anonymous Notícia disse...

    Blog do Ciccone

    Palmeiras de olho em dupla do Furacão

    Arquivado em: Palmeiras — ciccone @ 11/10/2010 16:51


    Notícia quente que vem de Curitiba:

    A antiga diretoria do Palmeiras, comandada por Gilberto Cipullo, e afastada por Salvador Hugo Palaia, estava negociando a contratação de dois jogadores do Atlético PR para 2011.

    O atacante Maikon Leite e o volante Chico.

    O primeiro ainda tem contrato com o Santos e tem ligação com um grupo de empresários. É considerada uma transação complicada, mas já estava em andamento.

    Com Chico é mais fácil e a conversa também já estava acontecendo.

    Resta saber se a atual diretoria irá seguir com a negociação, já que os nomes foram aprovados por Felipão.

    O que acham?

    © Blog do Ciccone

     
  • Às 11 de outubro de 2010 às 23:33 , Anonymous Alvaro Martins - Salvador - Bahia disse...

    Maikon Leite, sim. Chico eu não sei.
    Precisa ver se os dois entram no esquema de Felipão. Alcides concordo com vc sobre Valdívia e Kléber. Mas nesse jogo em Sucre o time tem que se agrupar se não leva ferro. Alvaro Martins - Salvador - Bahia

     
  • Às 11 de outubro de 2010 às 23:57 , Anonymous Jorge Araçatuba disse...

    Chega de volante.
    Maicon Leite é bom.
    Falta um centroavante.

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 00:03 , Anonymous Higino disse...

    O tipo de jogo do BiG Fill é defesa forte, contra ataque rápido e bola cruzada.
    Tá faltando só o Maicon Leite e o novo "Jardel".
    O novo "Arcie" já está no time.

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 00:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Oi Alcides,
    o seu blog é massa.
    Viva o nosso verdão.

    Tico - Pederneiras

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 00:33 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    MARCELO
    vc falou em Éder Luis. Amigos dele aqui em BH me disseram hoje que o Palmeiras sondou o jogador. Tudo se parece com Euler. Os dois são rápidos, artilheiros, começaram no Galo, foram para os Bambis, de lá para o Vasco e do Vasco pra o Verdão. Tomara que dê certo.
    SERGIO
    Obgdo pelas informações. Com a 4ª vaga na Libertadores, aumentam as nossas chances.
    EDSON
    o Felipão está é com medo de perder Por isso joga com excesso de cautela, no erro do inimigo. Se o inimigo não errar, estamos ferrados.
    NOTÍCIA
    o Avallonne ontem na TV deu as suas notícias e disse que Alex Cabeção está chegando, assim como Ronaldinho Gaúcho.
    Não dei as notícias aqui no blog porque prejudicam o time na reta de chegada do Brasileirão e da Sul Americana.
    JORGE ARAÇATUBA. Vc tem razão, falta alguém como Maikon Leite, sobram volantes.
    HIGINO
    Valeu pela cornetada. Volte logo.
    TICO
    Como está a nossa terrinha? Há quantos anos não temos time na cidade?
    Evitemos as especulações de contratações. Repito, isso pode prejudicar o nosso time

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 09:35 , Anonymous Anônimo disse...

    ESPN BRASIL e SPORTV estão fazendo um trabalho continuo e dissimulado contra Kléber e Valdívia.
    Esse trabalho já começa a causar interferências em campo, afetando as decisões das arbitragens contra os dois jogadores.
    Alvos da violência dos marcadores estão se transformando em vilões.

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 12:43 , Anonymous Enzo Palestra disse...

    Quem trabalha mais contra o Kléber contra o Valdívia e contra o Palmeiras é a ESPN. Lá só tem gambá e bambis nojentos. Aquele Mauro César odeia o Palmeiras. O tal de Arnaldo bambizão também, para que não se fale do Juca, que é o inimigo número um do Palmeiras. Os únicos palmeirenses que tem lá, o Antero Greco e PVC não defendem o time e de vez em quando até atacam. No Sportv só o povo do Rio que esculhamba o Kléber e o Valdívia. O Renato Maurício Prado é o chefe dos que já acostumaram desmoralizar o Verdão.Em São Paulo é mais calmo. Só o Vilaron e o Lino falam uma ou outra coisinha contra mas não fazem campanha contra o Valdívia e o Kléber. Mas tem um carioca que é comentarista da radio Globo e que vai de vez em quando no Arena que gosta de esculhambar o Palmeiras e faz questão de colocar Kléber e Valdívia como bandidos. Ele gosta tambem de mudar logo o assunto quando o prgrama fala do time.

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 13:35 , Anonymous Edson disse...

    Eu não assisto mais a ESPN. Aliás, devovi o pacote da NET que tinha esse nefasto canal.

    No sportv a coisa é ruim também.
    Eu até acredito que os cronistas, mormente os do Rio, comentem os jogos sem que os tenham assistido, tamanho são os disparates que falam. Isso mesmo, os "profissionais da imprensa esportiva" não assistem os jogos que comentam, e consequentemente fazem comentários inteiramente amadores e irresponsáveis.
    É muita cara de pau!!!
    O sportv só se mantém porque é monopólio.

     
  • Às 12 de outubro de 2010 às 13:39 , Anonymous Anônimo disse...

    A terrinha vai bem, o futebol daqui não.

    Ver o verdão com possibilidade na sudamérica é bom.

    No brasileiro temos chances porque o nível tá baixo.
    Curintia e florminense em queda livre.
    Pelo menos libertadores, acho que dá.

    Tico-Pederneiras.

     
  • Às 13 de outubro de 2010 às 09:31 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    EU VINHA DIZENDO.....

    TAVA VENDO LONGE.....

    Rivaldo só faz mau ao time do Palmeiras.

    O Kléber logo vai estourar o músculo, pois é impossível jogar com tanta intensidade sozinho no ataque, marcando e atacando.

    Felipão está fazendo cagada.

    Contratou o Dinei pra que?

    Pra ficar no banco e matar Kléber de correr, em favorecimento dessa aberração chamada Rivaldo???

    Ou mesmo o Lincoln ser banco desse estrume chamado Rivaldo???

    Felipão tá ficando é louco.

    Perdeu uma partida ganha com facildiade, até porque o "Menino Fralda Neimar" não estava a fim de jogo.

    Estou com o saco cheio.

    Éramos pra estar com 7 pontos do terceiro colocado.

    Quando Tinga voltar, não será novidade se Felipão inventar de tirar o Valdívia ou o Kléber, porque pelo visto, o RUIMVALDO ELE NÃO TIRA.

    Saudações.
    4 de outubro de 2010 09:51

    ====

    Sobre o Felipão achar que Linconl não pode jogar junto com Valdívia é bom que ele reveja os conceitos, senão ele corre o risco de tomar um “cala boca do Palaia”.

    Pô, Rivaldo pode jogar ???

    Linconl não ???

    Nem que for meio tempo não dá ???

    Tão de brincadeira.

    Eu não vejo futebol de momento.

    Estou vendo a frente. Estou vendo na Sulamericana que é a única coisa que interessa ao Palmeiras.

    No brasileiro, o que vier é lucro.

    Se Felipão não começar a formatar o time com o que tem de melhor, pode acabar afundando quando precisar tomar essa atitude.

    Daí pode ser tarde demais.

    Linconl e Dinei tem que ir pro jogo logo.

    O Palmeiras já é consistente defensivamente. Está na hora de pegar gosto por gols.

    E com Rivaldo no time e o Kleber sozinho na frente, não tem jeito.

    Lembre-se estou vendo longe, lá na sulamericana.

    Não é coisa de imediatista ou fanático alucinado.

    Saudações.
    4 de outubro de 2010 12:18

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial