Observatório Alviverde

01/12/2013

MUDA, PALMEIRAS!



 
Parece um estigma.

É só o Palmeiras aparecer em circuito nacional pela tv aberta  e o time perde o jogo.

Essa constante na vida do Verdão tem de ser encarada como propaganda negativa, com seriíssimas repercussões na vida e no futuro do clube.

Ontem, em Chapecó, ocorreu novamente.

Infelizmente o Palmeiras, mais uma vez,  apresentou-se representado por um time misto.

A consequência foi a perda de um jogo que, em condições normais, o Palmeiras não perderia.

O pior, foi a forma através da qual fomos derrotados, jogando um futebol feio, primário e ineficiente.

Como a Chapecoense usava camisa amarela, parecia que a Chape era o Palmeiras e o Palmeiras, a Chape.

É evidente que não posso criticar a postura de Kleina, que já colocou na alça de mira a temporada de 2014, ano de nosso centenário.

Na avaliação de Kleina, dando férias antecipadas à maioria dos jogadores, o Palmeiras tem condições de sair na frente de todos os adversários no que tange à preparação física.

Uma semana antecipada aos concorrentes , nas circunstâncias colocadas pelos especialistas em preparação física, pode, de início, fazer uma grande diferença.

De minha parte, não creio que seja exatamente assim, pois não atribuo o mais mínimo valor a essa tendência de preparação que visa, sem qualquer dúvida, a copiar novamente o modelo europeu.

Os clubes gastam verdadeiras fortunas com hotéis de luxo, nos quais são realizadas as concentrações que tanto irritam os jogadores, sobretudo os casados, que ficam muitos dias longe da família..

Mas, ai do clube que não se render a essa exigência.

A imprensa atribuirá, sempre, à falta da pré-temporada, qualquer tropeço ou qualquer fracasso em quaisquer competições.

É óbvio que não sou louco e que descarto uma pré temporada bem feita, de preferência, perfeita.

O que descarto é o exagero da hospedagem em hotéis de alto luxo, e, principalmente, o confinamento desnecessários dos atletas por quase um mês quando todos ficam, inultilmente, longe de casa, apartados de suas famílias.

Aí,  muitos almofadinhas da mídia, que não manjam nada de preparação, colocam-se à frente das câmeras e microfones e fazem pose para dizer que "os times  têm de ficar concentrados, longe das famílias, a fim de que os atletas não se preocupem com os problemas de casa ou do dia-a-dia, que não partam para a "gandaia" e se recuperem mais rapidamente".

Embora em um ou outro caso isolado de jogadores solteiros possa funcionar, no que se refere à maioria, os casados, é sempre contraproducente e não funciona. 

Quem não sabe que qualquer recuperação se acelera quando se tem o carinho e a presença da família?

Então, o ideal seria esse trabalho ser realizado de forma um pouco mais amena, nos centros de treinamento das equipes, preferentemente, em regime que antigamente se chamava de semi-internato. 

Se acham que os solteiros vão se perder na noite -duvido muito em razão da pesadíssima carga de treinamento- que estes, sim, fiquem concentrados.

Além de não sofrer nenhum processo desgastante na pré-temporada, os clubes gastariam muito menos e não começariam o ano no vermelho.

Em relação ao Palmeiras, antes da pré-temporada, o clube precisa fazer uma devassa total no elenco.

Kleina e a diretoria precisam dispensar, desde que de forma profissional e inteligente, a maior parte desse elenco, sobretudo no que se refere aos reservas, os chamados jogadores para compor o elenco..

O jogo de ontem em Chapecó provou o que se sabia. isto é, deixou claro que temos -muito mais- jogadores de segunda categoria do que atletas capazes de entrar no time à altura das necessidades do Palmeiras.

O meu temor é que Kleina, influenciado pela campanha dos jogadores para que ele ficasse, não trabalhe de uma forma profissional na hora da remodelação do plantel.

É preciso que ele considere que o Palmeiras, em 2014, estará de volta à divisão da qual ele nunca deveria ter saído, fazendo parte, novamente, da elite do futebol brasileiro.

Além disso, comemoraremos o centenário, uma data grata e importante para todos os verdadeiros palestrinos, aqueles vibram com o time, têm sede de títulos e que assistem a todas as competições das quais o time participa. Daqueles que, se possível fosse, assistiriam, até, à lavagem das camisas! 

Assim, é preciso que seja elaborado um trabalho profissionalíssimo no clube, a partir da escolha daqueles que vão compor o elenco em 2014.

A diretoria, por seu turno, tem de se aviar rapidamente e tratar de começar a trabalhar nos bastidores, junto à mídia, federações, tribunais esportivos e CBF, a fim de resolver os nossos problemas extra-campo, fatores esses que tem sido determinantes em nossos fracassos.

Mais do que isso, tem de cuidar, também, da imagem do clube e não permitir, como ontem, em jogos televisados para todo o país em circuito aberto, que, sob qualquer hipótese, o Palmeiras entre em campo representado por equipes mistas.

Quem não sabe que isso é contraproducente para a imagem do clube, desmotivando e desanimando as novas gerações de torcedores, que passam a admirar outras camisas e torcer para outros clubes!

Muda, Palmeiras! (AD)

4 Comentários:

  • Às 1 de dezembro de 2013 às 12:57 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Uma grande verdade, Alcides!!

    Isso vem acontecendo a alguns anos!

    De cada 10 jogos transmitidos do Palmeiras na TV aberta, perdemos 06, empatamos 02 e vencemos apenas 02! Um numero preocupante!!

    Amo demais o Palmeiras!! Não quero ser pessimista!

    Mas tenho muito medo do que pode acontecer em 2014!

    Todos os problemas que brilhantemente o Alcides comenta e os amigos debatem neste blog a anos, parecem ainda sem solução!

    Não sei se isso acontece com vocês, mas ultimamente, a cada ano que iniciamos um campeonato brasileiro da séria A, o fantasma do rebaixamento me assombra!

    Será que em 2014 será diferente?

    Temos problemas espirituais gravíssimos( muitos não acreditam), auto-estima baixa, erros administrativos, falta de comando e pulso,nenhuma força nos bastidores do poder como a CBF e mídia, diretorias fracas, covardes e completamente inaptas, imprensa querendo nos destruir, torcidas organizadas( torcedores comuns também) que trabalham contra, jornalistas ditos palmeirenses que ficam em cima do muro ou são contra o próprio clube,velhos malditos,nojentos, encarquilhados, múmias abjetas e podres que insistem em continuar com seus previlegíos e poder por pura vaidade em detrimento ao bem do clube, e que são adeptos ferrenhos do "quanto pior, melhor", negociatas envolvendo muitos $$$$$$$$$ com a conivência do clube , envolvendo diretores e conselheiros, e a nefasta e letal figura( extremamente atuante) do pior inimigo do Palmeiras( que ainda manda e estabelece regras e condutas) vulgo Dom Mumu!

    Mas amo demais este clube,e não vou desistir nunca!

    Quem é palmeirense de verdade tem o dever de lutar contra todas as coisas que sempre comentamos e debatemos neste maravilhoso espaço que é o blog do Alcides!

    Se Kleina é o técnico( para mim, uma péssima escolha para o centenário) temos que apoiá-lo, e exigir que a diretoria contrate bons jogadores( não precisamos de medalhões) que possam chegar e vestir o pesado manto alviverde, para resolver!

    O Kleina já está cobrando os reforços, e tem toda razão! Ele sabe que com este time, lutaremos de novo contra o rebaixamento, e ele será um dos crucificados!!

    A bola da vez e toda a responsabilidade está nas mãos dos Srs. Nobre e Brunoro, que para mim são péssimos, fracos, inaptos e totalmente despreparados para pilotar um boeing como o Palmeiras, e estão no mesmo nível de seus antecessores!

    QUE DEUS PROTEJA O PALMEIRAS!

     
  • Às 1 de dezembro de 2013 às 14:11 , Anonymous Carlão-Santos/SP disse...

    2014: Dispensas sem pestanejar.
    Bruno, André Luiz, Fernandinho, Marcelo Oliveira, Léo Gago, Charles, Felipe Menezes, Ananias, Rony, Caio, Wendel. Não reaproveitar nenhum jogador que venha de emprestimo que não seja da base: Ayrton, Luan, Mazinho entre outros, os que vieram da base mais os que vão subir aproveitar o PAULISTÃO para fazer uma boa peneira. Pesquisar n o mercado jogadores que vistam nosso manto e não tremam, é trabalhoso mas os poucos que surgir tem que contratar se outros clubes acham pq não achamos, EU não me iludo com nomes muitos falam de Sobis, Bruno Cesar, Elano, etc. são "mangas chupadas" pouco acrescentariam. Este brasileiro mostrou poucas novodades e estas poucas ficaram supervalorizadas.

     
  • Às 1 de dezembro de 2013 às 14:36 , Anonymous Marcelo Palestra disse...


    Um dos grandes problemas do Palmeiras, que entra ano e sai ano, e nunca é resolvido, e a eliminação das benesses aos velhos encarquilhados e podres, que só desejam sugar e se aproveitar do clube em sua negociatas, e usá-lo como fonte de poder e alimentar a sua vaidade!( Io sono conseglieri do Palestra)

    As "FAMIGLIAS" não querem largar o osso, e não estão nem ai se o Palmeiras está na serie A ou B, se ganha títulos, se perde força nos bastidores, etc!

    Só querem a manutenção de seus previlegios!

    Amanhã, será realizada a eleição para "conselheiros vitalícios".

    É desanimador!! Ninguem consegue eliminar esta grande doença do Palmeiras!

    Mais velhos e "chefes de famiglias" eleitos para vampirizar o clube, como fazem desde 1976!!

    E quem tem a coragem de "dar um golpe branco" e acabar com esta mamata?

    Temos 02 soluções:

    Separar o futebol do social, e deixar a velharada cuidar da bocha da sauna e das piscinas, ou fazer nova parceria nos moldes da Parmalat!

    Pensei que Beluzzo fosse fazer isso, mas ele encarnou demais o lado torcedor, o poder também lhe subiu a cabeça, e deu poder a quem não devia( Cipullo).

    Não acredito que Nobre tenha colhões para peitar a "cosa nostra" de Palestra Itália!

     
  • Às 1 de dezembro de 2013 às 18:45 , Anonymous Marco disse...

    Nunca se esqueçam:
    A baixa auto estima que contamina o Palmeiras e os palmeirenses é imposta pela imprensa, mas a imprensa jamais teria êxito nessa sua tarefa se a torcida do Palmeiras não fosse a principal aliada desse trabalho. Criamos dentro da nossa torcida uma facção de ignorantes e derrotistas.
    Ao invés de remarmos todos para o mesmo lado, para mudar esse quadro, não falta a atuação destrutiva de uma legião de idiotas. Basta ver como a internet está lotada de otários que se julgam equilibrados e realistas.
    Nesta reta final do brasileiro, algumas equipes buscaram forças de onde não tinham para escapar do rebaixamento. No lugar de qualquer uma delas, o Palmeiras teria fracassado, mesmo que tivesse elenco melhor.
    A implantação dessa mentalidade perdedora não se verifica apenas quando o time está em situação ruim na tabela de alguma competição. Quando o Palmeiras ficou na liderança do Brasileiro 2009 por mais de um turno, todos os domingos um conhecido jornalista corneteiro fazia sua campanha negativa com o “chavão” ao final de cada rodada: O Palmeiras AINDA é líder. Fez isso até se realizar seu desejo do Palmeiras perder o título. (E se ganhar a competição, ganhou porque o nível era fraco e não merecia).
    A mudança necessária ao Palmeiras não é só do elenco, da direção e da forma de administrar, passa principalmente pelo combate à mentalidade idiota de parte da torcida, parte que lamentavelmente ocupou espaço de formadora de opinião pela internet. Quando todos passarem a torcer e trabalhar pelo sucesso do time e não pelo fracasso para poder escrever ou dizer que tinham razão, começaremos a mudar nossa vida. Quanto à diretoria, precisaria acordar para essa condição emocional que nos envolve e trabalhar para formar uma nova mentalidade.
    Dar mais atenção à imagem projetada pelos jogos em TV aberta já seria um bom início.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial