Observatório Alviverde

13/06/2016

PALMEIRAS GANHA COM MÉRITO E BRAVURA. GOL DO CURICA MUITO BEM ANULADO!


Digam todos o que disserem, mas, acima de tudo, como diziam os antigos locutores de rádio -por acaso sou um deles- foi emocionante, arrepiante e adrenalizante a incontestável vitória do Palmeiras sobre os gambás.

A magreza do resultado -1 x 0- não condisse com o domínio esmagador exercido pelo Palmeiras, muito mais time, muito mais sangue, muito mais raça, muito mais empenho, muito mais alma, muito mais tudo.

A vitória veio, essencialmente, pela imposição palmeirense em campo, tanto e quanto por seu maior empenho e melhor desempenho 

O Palmeiras, o tempo todo, deu verdadeiras aulas de entrega, de pegada, de eficiência, tanto e quanto de gana, fibra, estoicismo e, se isto existe em futebol profissional, até de amor à camisa.  

Mais, muito mais do que transformar a lealdade em padrão diante de um time botineiro e violento, o Palmeiras, de Cuca e de todos nós, deu um vareio de bola no adversário e fez do jogo um autêntico linha contra a defesa.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
PERSONAGEM DO JOGO, ZÉ ROBERTO! 
Resultado de imagem para zé roberto palmeiras

Atuação individual espetacular do veterano jogador. Ele conseguiu, finalmente, jogar o tempo todo sem perder sua consistência física, o que é, muito mais do que apenas importante, imprescindível. 

Além disso, ZR exerceu com perfeição o seu papel de liderança e foi o porta-voz de Cuca no gramado, junto aos companheiros. 

Cumpriu fidedignamente o papel tático que lhe foi confiado, malgrado algumas falhas -naturais- de marcação sem que por isso mereça qualquer retaliação. 

O único reparo a fazer é que a constante preocupação e a consequente mobilização do time inteiro,  -o tempo todo- a fim de cobrir um jogador sempre sujeito a ser batido com facilidade, o que limita muito a fluidez do time, a rapidez na saída de bola e a velocidade do jogo.

Como a chamada atuação perfeita em futebol é raríssima, mesmo em se tratando de jogadores acima da média ou de craques, malgrado compreensíveis pequenas falhas Zé Roberto esteve um portento no clássico de ontem!

A grande indagação é se ZR tem e terá condições de manter -de maneira contínua- a força física e o ritmo de jogo exibidos ontem, pois condição técnica -quem não sabe?-, ele a tem e de sobra.

Pergunta pertinente: teria sido a sua esplêndida atuação contra o Curica uma espécie de "canto do cisne"?  
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

O CRAQUE DO JOGO 
Vai ser difícil apontar e nominar, tantos foram os jogadores do Verdão que se apresentaram magnificamente bem e tiveram atuações irrepreensíveis muito acima da média esperada.

Qualquer nome entre Jean, Thiago Santos, Moisés e Tchê-Tchê é de bom tamanho e encarna a figura do melhor em campo.

Como cada qual elege o seu favorito eu, particularmente, concedo a honraria a Tchê-Tche, não sem antes ressaltar o fantástico trabalho de Jean -jogadoraço- completo na defesa, no apoio e no fôlego. 

Jean atuou limitado em sua ação defensiva de marcação e combate por um cartão injusto que lhe foi aplicado aos 37 do primeiro tempo em falta absolutamente banal em seu setor, na orla do gramado.

Até Tite, insistente por posar sempre de bom moço disse bem alto, conforme captaram os microfones do PFC: "Essa também não é para cartão".

Ele queria registrar supostas injustiças do árbitro nos cartões aplicados: 
1) a Cristian por falta duríssima em Gabriel Jesus.
2) a Felipe por falta desclassificante em Gabriel de Jesus que partia em direção à área 
3) a Giovanni Augusto que deu uma acintosa cotovelada em Dudu numa disputa de bola no lado esquerdo da defesa palmeirense. Se fosse vermelho seria de melhor tamanho. É muita desfaçatez!

Thiago Santos confirmou novamente tudo o que eu disse dele num momento em que grande parte da torcida crucificava com críticas contundentes e injustas esse jogador raçudo, brigador e muito responsável dentro e fora de campo.

Moisés foi importantíssimo porque correu e se empenhou em grau maior que qualquer outro jogador em campo. 

Incendiou o jogo e o time durante os noventa minutos e pareceu-me, entre todos, o jogador que menos queria perder o clássico, a julgar por seu esforço sobre-humano, colossal, descomunal. A raça, ontem, teve nome e atendia pelo nome de Moisés.

Foi o artífice do gol definidor do placar do "derby", em penetração inteligente, demolidora e devastadora por trás da linha de zaga curicana que culminou com um petardo de esquerda -nem é sua perna boa- rebatido pelo goleiro curicano e aproveitado por Cleiton Xavier, de cabeça, assinalando o gol solitário suficiente para dar a vitória ao Verdão.

O MELHOR DE TODOS, TCHÊ-TCHÊ                                                                                            Resultado de imagem para tche tche palmeiras
Tche-Tchê. Um jogador moderno, versátil e em nível de Seleção

Atuação espetacular -outra-, do garoto que veio do Audax.

Excepcional presença para atacar, para defender, para armar, para cobrir, para correr, para criar, para lançar, arrematar e fazer, enfim, tudo!

Anarquizou o sistema defensivo curicano jogando mais como meio-campista ofensivo, sem voltar tanto para ajudar Jean quanto nos outros jogos, mas para conter os avanços da linha de médios do Curica.

É um jogador talentosíssimo e que faz a diferença.

Indicação de quem? De Cuca!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
MENÇÃO HONROSA, EDU DRACENA
Resultado de imagem para edu dracena no palmeiras 
Atuação firme, sempre com seriedade e empenho!

Sobraram-lhe personalidade e liderança.

Foi o dono do jogo aéreo em seu setor.

Faltou-lhe, apenas e tão somente, ritmo de jogo.

Mas só pega ritmo quem joga!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
O MELHOR EM CAMPO PARA CUCA, DUDU
Resultado de imagem para dudu do palmeiras








Cuca não declarou o que publicamos, mas ficou subentendido quando ele retirou Dudu quase que ao final do jogo. 

Quando o técnico age assim, retirando uma estrela, é, na maioria das vezes, para que esse jogador seja aplaudido pelo público presente ao estádio. A massa palmeirense, outra vez mais, ovacionou Dudu personagem marcante em todos os clássicos!

Do ponto de vista individual, reconheço, Dudu poderia ter rendido muito mais.

Há que se ressaltar porém que, tática e coletivamente, ele esteve muito bem e isso representa um enorme progresso para um jogador que pecava pelo exagero do individualismo .

Dudu, outra vez, foi alvo certo das botinas pesadas da defesa curicana embora o alvo preferido da escória tenha sido o menino Gabriel Jesus.

A diferença foi que, pelo menos desta, vez o juiz esteve justo e apontou as infrações em cima de Dudu. Desde o episódio Ceretta que os árbitros se recusavam a marcar as faltas sobre Dudu.

E ainda há torcedores que têm Tite na condição de um anjo e imaginam que ele pede aos seus atletas para que não batam nos adversários. HAHAHAHAHAHAHAHA!

As pancadas em Jesus e Dudu, seletivas, pareceram-me sob encomenda!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
CONCLUSÃO
Foi um jogo, enfim, em que o time todo jogou bem e com motivação, do começo ao fim. Até rimou!

Prass
Foi pouco exigido.

Thiago Martins 
Melhora a cada jogo na medida em que vai amadurecendo e "criando casca".

Mateus Sales 
Entrou quase no fim do jogo e cumpriu bem o seu papel.

Roger Guedes 
Foi substituído no intervalo mesmo realizando uma partida taticamente perfeita, voltando para ajudar a marcar e tudo mais. Eu sacaria Gabriel Jesus!

Gabriel Jesus 
Por sua grande mobilidade, velocidade e poder de improviso, deu trabalho à defesa curicana mas perdeu gols incríveis. 

Jogador de um potencial imenso, precisa, porém, amadurecer. 

Parece sentir demais a "responsa" quando disputa os clássicos, jogos nos quais ainda não conseguiu fazer nenhum gol! 

Tem de entrar menos pilhado nesse tipo de jogo e, cada vez mais, procurar ser mais frio nos jogos de maior exigência e importância.

Rafael Marques
Os palmeirenses que o desprezam -infelizmente são muitos- um dia, certamente, vão dar a devida importância ao trabalho desse araraquarense que ama o Palmeiras e que dá tudo de si pelo time em campo. 

Atacante, RM ainda assim se sacrifica exercendo funções que não seriam dele como marcação, cobertura, recomposição e outras.

Cleiton Xavier
Apesar do gol decisivo assinalado com uma cabeçada consciente, digna de quem sabia para onde direcionar o toque, CX10, exclusivamente por falta de ritmo, foi presa fácil para a marcação dos curicas. 

Ele precisa condicionar-se melhor para poder ajudar como pode e sabe o time do Palmeiras.

Fique claro, porém e isso é muito importante, que, independentemente dele, o Palmeiras precisa de um armador clássico com capacidade pessoal de dar um toque de classe, maturidade e objetividade ofensiva ao time.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
O MELHOR TÉCNICO 
 Resultado de imagem para cuca palmeiras
Cuca, mais uma vez, deu um banho em Tite.

Foi o melhor técnico do "derby" pois mudou a tônica do jogo no intervalo.


Digamos -todos- entretanto e a plenos pulmões, que o melhor técnico foi o demagogo curicano.

Com a inapelável queda de Dunga do comando da Seleção, querem apostar que a CBF vem com tudo para substituí-lo por Cuca?

Aposto que a mídia vai apoiar!

Será muito estranho porque há bem poucos dias noventa e nove por cento dos jornalistas afirmavam que Tite deveria ser o técnico da Seleção! 
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
A POLÊMICA DA ARBITRAGEM

Num primeiro momento fiquei com a impressão de que o Curica houvesse sido operado pela arbitragem e até me espantei com o ocorrido.

Mas se houvesse sido, eu não ia ligar e nem "dar bola", tantos são os repetidos e reiterados favorecimentos que esse time recebe -reiterados em jogos, jogos e mais jogos, de forma acintosa e desavergonhada, conforme ficou nítido no Brasileiro do ano passado conquistado no apito e, já tantas vezes, no Brasileirão deste ano.

Ademais, dentro do próprio "derby", houve um pênalti escandaloso de Felipe em Gabriel Jesus, abraçado por trás em autêntica gravata de m.m.a., e um atropelamento em Dudu dentro da área que se fosse em favor deles, (a julgarmos pelo que acontece em cada jogo), decretaria outro tiro-de-rigor contra o Palmeiras.  

O primeiro lance de toque dentro da área reclamado pela torcida palmeirense em meu entendimento não caracterizou pênalti pois foi um toque de mão involuntário tipo bola na mão e não mão na bola.

Reconheço, entretanto, que se fosse contra o Palmeiras a tchurma da TV teria interpretado assim: "em minha avaliação não foi nada e se eu fosse o juiz, nada marcaria. Mas como têm sido marcados de maneira recorrente pênaltis em lances assim contra outros times, por uma questão de isonomia quero dizer que o pênalti tem de ser assinalado e sua marcação foi correta"! 

Lembram-se de quando o Noriega soltou essa pérola em um penal desse jaez contra o Palmeiras parece-me que em um Flamengo x Palmeiras?

Eu não desfrutaria da vitória com alegria completa e pleno entusiasmo, se o Palmeiras vencesse o clássico com o auxílio da arbitragem

Detesto quando isso, às vezes, acontece e o Verdão leva vantagem em algum jogo mediante erros de arbitragem.

Eu, ao final do jogo, estava um pouco triste sem a euforia natural condizente com a vitória no "derby" até que falei com meu irmão que chamou-me a atenção para o fato de Bruno Henrique ter cabeceado o braço de Prass. 

Fui conferir na reprise! Então pude ver, constatar e conferir que, de fato, ele estava certo. Aliás, em tomada de câmera por trás do lance deu para verificar que cabeçada nas mãos de Prass ocorreu exatamente no momento em que ele estava iniciando o processo de segurar a bola o que caracterizou, perfeitamente, a infração do curicano.

Outro detalhe importante foi que o apito do árbitro no momento em que Prass foi chargeado, anulava qualquer lance posterior tanto e quanto fez com que o jogador palmeirense parasse por um átimo, permitindo a antecipação do jogador curicano que tocou para a rede.

Mas quem definiu tudo e acrescentou um aspecto até então imperceptível de erro da arbitragem foi o comentarista de arbitragem da ESPN, o ex-árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho

Além de reconhecer a falta como clara e cristalina ele provou que houve impedimento curicano no lance anterior à falta sobre Prass. 

Até na RGT o antipalmeirense Gaciba constatou a irregularidade.

Fui ver as imagens. Houve tudo o que apontamos!

Digam-me, então, de que eles reclamam? 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
NA TV 

Odiney Ribeiro não vai receber desta vez uma boa nota porque não mostrou suficiente imparcialidade narrativa. 

Ele caiu, como sempre, na vala comum do discurso de favorecimento ao Cu-ríntia, o que se constitui em mais do que simples doença, em verdadeira praga midiática. 

No caso de Odiney, talvez ele tenha procurado fazer média e alinhar-se com a política da empresa em que trabalha, a RGT !

Nada que o torcedor comum perceba, mas que eu sei que rola porque já fui narrador de TV. 

Vilaron esteve muito bem e não serei incongruente crucificando-o pela opinião de que não houve irregularidade no lance do gol curintiano porque, num primeiro momento, também tive a mesma impressão.

Uma câmera por trás do gol e a reprise do lance várias vezes fizeram-me mudar de opinião!
(AD)

50 Comentários:

  • Às 13 de junho de 2016 às 06:00 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Amigos palmeirenses, vamos ser honestos e transparentes em nossos comentários, por favor!! O lance reclamado pelos cornorintiânus foi irregular em três pontos:
    1) Impedimento do zagueiro, não apontado.
    2) O zagueiro cabeceia o braço do goleiro Prass é falta sim.
    3) Na conclusão do lance ao gol, o atacante vai de sola em jogador CX qdo a arbitragem já havia interrompido e nossos jogadores se abdicaram da sequencia da jogada.
    Por gentileza, nós somos melhores e temos elenco superior ao deles, não vamos cair na mediocridade do Tite que levou mais uma vez nó tático do Sr. Cuca. A vitória foi indiscutível e merecida, que fiquem felizes por hora por não terem apanhado de goleada.
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 06:08 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos e Jean; Roger Guedes (Claiton Xavier), Moisés (Matheus Sales) e Dudu (Rafael Marques); Gabriel Jesus
    Técnico: Cuca

    Corinthians: Walter; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian (Maycon), Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Guilherme (Danilo) e Marquinhos Gabriel; Luciano (André)
    Técnico: Tite

    Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
    Data: 12/06/2016, domingo
    Horário: 16h (de Brasília)
    Árbitro: Raphael Claus (SP)
    Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
    Público: 39.935 pagantes
    Renda: R$ 2.763.659,36
    Cartões amarelos: Giovanni Augusto, Cristian, Felipe e Fagner (COR); Jean, Zé Roberto, Edu Dracena e Moisés (PAL)
    Gol: Cleiton Xavier, aos 2 minutos do segundo tempo

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 06:17 , Anonymous João disse...

    Caraca. Invadiram a casa do gambá que tava controlando e o Drone e foram buscar lá dentro kkkkkkkkkkkk. Vão brincando de novo.

    "Já nos primeiros minutos, o drone passou por cima do gol Sul do estádio palmeirense, mas não se aproximou do gramado. Ele saiu da arena e caiu em um estacionamento localizado na rua Caiowaá. Torcedores organizados do Palmeiras seguiram a trajetória do objeto, que era controlado por um morador de um prédio, na mesma rua.

    Para pegar o equipamento, os palmeirenses apedrejaram o portão do estacionamento. O segurança do local, Everton Ferreira, deu autorização para um torcedor entrar e procurar o drone. Minutos depois, ele foi achado.

    "Tinham uns 200 caras, achei que fosse apanhar. Chegaram com o rosto coberto. Por sorte, nenhuma pedra atingiu os carros", disse Everton, que ainda viu a polícia chegar cinco minutos depois do ataque."

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 06:26 , Blogger Rhuan disse...

    Temos que agradecer também à diretoria Palmeirense que atuou na hora certa em questionar os erros crassos e recorrentes nos jogos anteriores. Me pareceu até premeditado esperar o momento certo de o fazer! Enfim, parabéns a todos nós que estamos voltando a descobrir a receita do bom futebol: conjunto + torcida fantástica!

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 08:37 , Anonymous victor tredenski disse...

    TIAGO SANTOS

    MOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOONSTRO

    MONSTRAÇO

    ANULOU, ''MORDEU'', CHEGOU JUNTOS EM TODAS

    SÓ FALTA MELHORAR UM POUCO A QUALIDADE DE SAIR JOGANDO COM A BOLA

    CASO RESOLVA ESSE SEU PEQUENO PROBLEMA

    TITULARÍSSIMO INCONTESTE

    ####

    ALGUÉM AQUI VIU O PÓS JOGO NA FOX SPORTS

    NO PROGRAMA RODADA FOX, SEI LA O QUE

    O APRESENTADOR QUIS REALMENTE BRIGAR COM A IMAGEM

    BRIGOU BRIGOU BRIGOU

    E NÃO SE DEU POR VENCIDO

    SE O APRESENTADOR SE LIMITASSE APENAS EM DISCORDAR ''OLHA NAO ACHEI FALTA'', ''LANCE NORMAL''

    TUDO BEM, OPINIÃO É OPINIÃO

    MAS O CARA TEIMOU

    E O PIOR

    FICOU INCONFORMADO, DESNORTEADO

    NEM A ESPN CONSEGUIU SER ASSIM ONTEM

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 08:40 , Anonymous victor tredenski disse...

    A PROPORÇÃO É A SEGUINTE:

    QUANTOS JOGOS OS FEDORENTOS FORAM AJUDADOS

    E QUANTOS JOGOS NÓS FOMOS PREJUDICADOS?

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 09:12 , Blogger Unknown disse...

    O hipócrita do tite perdeu grande oportunidade de se fazer mais uma vez de bom moço e falar a verdade, dizendo... " o PALMEIRAS, foi melhor a maior parte do jogo, estamos satisfeitos por ser somente 1 a zero e nossa torcida devia ver como se torce DD
    de verdade vendo os jogos do PALMEIRAS ".

    tite está desviando o foco, ok, sem problemas, vamos ver nas próximas rodadas e, pela personalidade desse técnico não duvido nada que vá para seleção agora já que aparentemente os gambás vão perder jogadores importantes. Pulando fora na hora que o bicho pega.

    Muito bom vencer o derby, bem diferente do que qq jogo.

    Agora é pontuar contra os times de baixi da tabela algo que nos atrapalhou muito ano passado.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 09:32 , Anonymous Elcio disse...

    Olá a todos!
    Primerio de tudo, notei que os posts seguiram a todo vapor no final de semana, obrigado Alcides!
    Para acordar contente nessa segunda-feira com 5 graus, só sendo Palmeirense e Peruano :).

    Gostaria de mencionar o quanto está me surpreendendo o Zé Roberto, e me parece que provando que se escalado alternadamente com qualquer outro lateral, sempre que ele atuar, o fará em bom nível.
    No final do jogo ainda deu passe, não foi cruzamento, para o inoperante G Jesuis perder mais um gol.

    Outra grata surpresa, Dracena, eu estava realmente preocupado com o nosso setor esquerdo ansião, e os dois foram muito bem, imagino pelo esquema como um todo auxiliando os dois, mas o fato é que quando exigidos, se sairam bem em quase todas as oportunidades.

    Quanto a G Jesuis, ele me faz lembrar uma propaganda das antigas de um produto para os desprovidos de dentes, DENOREX, G Jesuis é um DENOREX, parece mas não é.
    Você olha ele correndo com a bola, parece que é daqueles do estilo Neymar e Robinho, mas na hora de comprovar, meu Deuuusss.
    Não vou falar muito dele porque o dia é de alegria, eu só gostaria que alguém exibisse as estatisticas desse garoto em cada partida, toda a farsa que ele é caíria por terra.
    Uma boa semana a todos!

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 09:41 , Anonymous Elcio disse...

    Notei que o Vitor comentou da FOX ontem, eu fiquei zapeando FOX e ESPN, e foi hilário.
    A FOX entrevistou o Prass e ele falou, fui tocado no braço e nas costas, foi falta, terminada a entrevista o apresentador vem e me fala, "O Prass disse que a falta foi no Thiago Martins, voces viram algo?".
    O cara é louco, quem ele acha que estava enganado?
    :)))

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 10:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Uma coisa é certa, Verdão acho que foi o único a jogar com times só de cima da tabela,
    agora pegando times de baixo e fazendo a lição de casa vai começar a abrir vantagem.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 10:42 , Anonymous Verde insuperável disse...

    A jogada foi totalmente irregular. Começou com um impedimento de 50 centímetros. Inquestionável. Deveria o jogo ter parado ali. E quando o traste curicano colocou a bola no gol, o árbitro já havia apitado. Ou seja, nem existiu gol anulado. O gambá deveria ter levado um cartão por desrespeitar a arbitragem. Mandamos no jogo. Essa foi a opinião de 90% da Mídia. O Palmeiras foi incontestável. Meu medo é a corrupta CBF nos tirar o Cuca. Nem dormi à noite só de pensar.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 10:44 , Anonymous Edson disse...

    Meio que na contramão, acho o Gabriel Jesus um jogador estupendo.
    Perdeu um gol, é fato, mas demoliu e carregou de amarelos a defesa curicana.
    É um jogador fora de série. Guerreiro, tem velocidade, arranque, técnica e incomoda muito a defesa adversária.
    Como diz o Alcides, carece de amadurecimento, o que vai acontecer com o tempo.
    O julgamento, precipitado ao meu ver, apenas porque perdeu um gol, é demasiado, uma vez que há que se considerar também, a boa chegada do zagueiro Felipe.
    Observando-se a jogada do gol, pode-se ver que quem ganhou a bola dividida com os zagueiros e tocou para o Dudu, que passou magistralmente para o Moisés, foi GJ.
    Ganha todas, por cima e por baixo.
    Jogador que já é realidade e vai progredir ainda mais.
    Triste é ver parte da torcida, que tanto exige o lançamento de jogadores novos, não ter a divida paciência para que eles se firmem.
    Dudu é outro. É monstro nos clássicos. Não se intimida é sempre joga bem esses grandes jogos.
    Ontem o time todo esteve bem.
    Para mim, o cara do jogo foi Moisés.
    Esteve em todos os lados do campo, cruzou, chutou e defendeu.
    Moisés pulmão de aço. Grande aquisição, grande reforço, assim como Tchê Tchê.
    ZR muito bem. Dracena idem. CX carece de velocidade, mas é bom jogador.
    Tiago Martins veio para a titularidade inconteste.
    Prevejo um bom campeonato para nós.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 10:51 , Anonymous Edson disse...

    A arbitragem foi perfeita, embora a mídia, não toda dessa vez, procure pelo em ovo para defender a curicada.
    Na ESPN, Mauro Cézar, chegou a dizer que o Tite caiu na vala comum das reclamações ridículas, em contraponto ao que dizia no ano passado, que não comentava arbitragens. "enquanto as polêmicas favoreciam ao corinthians, não se envolvia" emendou.
    Até o Godoy ficou com o Palmeiras dessa vez.
    Sinal que foi muito na cara.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 11:01 , Anonymous Edson disse...

    Assisti o jogo da Colômbia e Costa Rica.
    Nele estava o nosso novo zagueiro Mina. Não vi nada de excepcional, nem de bom e nem de ruim.
    Toda a Colômbia esteve mal.
    Estou tocando nesse assunto, fora do tema do Post, para citar o quanto os jornalistas do sportv ridicularizaram o zagueiro.
    Daniel Pereira(acho que era isso), que transmitia o jogo, não parava de falar que a zaga colombiana gostava de emoções e que Mina era muito alto e desengonçado.
    Falou mal do jogador repetidamente.
    Não foi apenas uma citação.
    Em um dos gols da Costa Rica, o comentarista chegou a dizer que o gol preocupava a Colômbia e a torcida do Palmeiras. Em tempo: não houve culpa alguma do jogador palmeirense.
    A conclusão é que Mina já está pagando o pato por vir jogar no Palmeiras.
    Triste e verdadeira constatação.
    É enojante.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 11:43 , Anonymous Elcio disse...

    Oi Edson,
    Prometo que será a última vez que falo do garoto essa semana, é porque não me contive ao ver que escreveu "O julgamento, precipitado ao meu ver, apenas porque perdeu um gol, é demasiado".
    Só para abrir os seus olhos, somente ontem foram três gols perdidos, e ele vem perdendo gols fáceis desde que começou.
    E nem é pelos gols que ele me deixa chateado, é pelas bolas perdidas, pelos dribles que não consegue dar, pelos passes errados, pela carinha de choro, pelas disputas de bola que perde todas.
    Comece a abservar.
    Por isso queria a estatística dele.
    Dribles, certos e errados.
    Passes, certos e errados.
    Finalizações, certas e erradas.
    Disputas de bola, perdeu e ganhou.
    Parece meio rídiculo ficar falando disso depois da vitória de ontem, mas eu já estou vendo a hora que vamos depender daquele golzinho que ele perdeu.
    Abraço.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 11:59 , Blogger Unknown disse...

    Penso igual ao Élcio G. Jesus tem que começar a ser decisivo, não fez ainda goks em clássicos, não porque não teve oportunidade e sim porque é um pipoqueiro, espero que ele me cale e destrua nos próximos clássicos e jogos decisivos, pois basta comparar aos goks perdidos contra as sereias (final Copa do Brasil e semi paulistas) ontem contra os gambás x os gols contra flamengo e atlético PR, lances parecidos, porem quando não é decisivo ele se mostra frio, ou seja, qualidade tem só não tem personalidade.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 12:21 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em verdade vos digo: Gabriel Jesus precisa de um psicólogo. E de um protetor. É muita pressão sobre o menino. A família parece estruturada, mas são pessoas humildes, difícil terem o conhecimento desse sórdido "outro lado" do Futebol. O pai de Neymar, nesse ponto, foi muito competente. Muitos "empresários" querendo sugar o jogador, em busca do dinheiro fácil. A começar do canalha daquele homossexual enrustido, o Ronaldo Gordo, o ídolo dos marginais de itaquera. As pernas, assim, não funcionam direito. Ele sabe chutar, não é um "pé murcho", tem todos os fundamentos. Mas a cabeça não está ajudando. Essa é a questão.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 12:57 , Blogger Unknown disse...

    Boa tarde, palmeirenses.

    Alcides, fico feliz que você está bem, firme e forte.
    E com a escrita a todo vapor, hehehe.

    Ontem o Palmeiras foi amplamente superior, mereceu a vitória sem a menor dúvida.
    Mas... de novo senti falta de objetividade.

    Temos que ser mais incisivos, procurar fazer ataques sem tocar 100 vezes na bola.
    Aproveitar o momento ruim do adversário para fazer gols, ter uma vitória mais tranquila e FAZER SALDO DE GOLS.

    Ontem, principalmente no segundo tempo, foi ataque contra defesa.
    Um gol é suficiente, foi ótimo ganhar, mas podemos mais!

    Em tempo:
    Contra FluC, SPFW, Gaymio, Flabosta e Curica, ganhamos 4 e perdemos 1 por erro do juiz.
    Estamos no caminho certo!
    Agora é não deixar pontos fáceis para trás nas próximas 3 rodadas, contra Coxa, Santinha e Coelho.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 13:08 , Anonymous Elcio disse...

    Sinal dos tempos!
    Jogos do meio de semana.
    Coritiba x Palmeiras
    Florminense x Curica
    Advinhem qual será quarta e passará na TV aberta e qual será na quinta?
    ...
    A RGT estaria abrindo as pernas?

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 14:42 , Blogger Unknown disse...

    Apenas um complemento:

    Acabei de olhar a tabela do Brasileirão.
    O Palmeiras já tem o maior saldo de gols (7).
    Desses 7, 4 são da primeira rodada, o 4x0 contra o Atl-PR.
    Ou seja, em 6 rodadas só fizemos mais 3 de saldo.

    Por isso insisto que o time tem que aproveitar mais as chances quando o jogo estiver favorável.
    Contra o Flalido então, ficamos um tempão com 1 a mais e só seguramos o resultado.

    Mais pra frente no campeonato, o saldo de gols passa a ser muito importante como critério de desempate.
    Fora a moral que dá...
    Time goleador já bota medo antes de o jogo começar.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 15:32 , Anonymous Marco disse...

    Recordista em cara de pau. Demagogo, hipócrita e falso moralista, Tite.
    Três irregularidades no mesmo lance e ainda o picareta que diz não gostar de comentar arbitragem tenta fazer papel de vítima.

    - Impedimento na origem da jogada. Fácil de marcar, era lance de bola parada;
    - Cabeceio no braço do goleiro, impedindo-o de completar a defesa;
    - Solada na conclusão para o gol, quando a jogada já estava parada e os jogadores do Palmeiras pararam com o apito. Não houve gol, a bola foi solada para as redes com o jogo parado.

    Tem que ser muito sem vergonha para reclamar de um lance desse tipo.
    Alguém precisa explicar para essa figura que o goleiro quando sobe para segurar a bola e não para socar, não tem a proteção dos braços, ao contrário de jogador de outra posição. Por isso, o toque no braço (a cabeçada) é falta.

    Interessante é como a posição de impedimento foi omitida e só veio a público depois de ser divulgada por redes sociais.

    Quanto à penalidade sobre o GJ nenhum desses justiceiros de plantão notaram nada.
    Um jogo que serviu para mostrar com muita didática o comportamento em relação a eles e em relação ao Palmeiras.

    Tite, vá para a seleção, lá é o lugar adequado ao seu comportamento, como é no gambá. Estará bem acompanhado.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 15:36 , Anonymous Marco disse...

    Parabéns ao blog pelos elogios ao Zé Roberto. Mostra coerência. Quando joga bem deve ser elogiado.
    Tive receio antes do jogo com a escalação dele e do Dracena devido à idade do dois, que poderia comprometer a marcação pelo lado esquerdo.
    Os dois foram muito bem nesse jogo.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 15:42 , Anonymous Jorge disse...

    Jornal: Barcelona entra na disputa pela contratação de Gabriel Jesus
    Clube acredita que atleta tem "o perfil e a qualidade" para atuar no time, diz "Sport"
    Por GloboEsporte.com
    Barcelona, Espanha
    FACEBOOK
    TWITTER
    Gabriel com Neymar? Jornal espanhol revela interesse no atacante (Foto: Reprodução)
    Gabriel com Neymar? Jornal espanhol revela interesse no atacante (Foto: Reprodução)
    Não é só o vexame da seleção brasileira que chama a atenção do futebol europeu e da mídia internacional. O talento de Gabriel Jesus desponta no Palmeiras e promete nova concorrência de gigantes por revelação brasileira. A principal notícia desta segunda-feira do jornal espanhol "Sport" é o jogador palmeirense. A reportagem do periódico informa que o clube catalão entrou na concorrência pelo atleta por achar que ele se encaixa do perfil do time.
    Chamado de "última promessa de ataque" do futebol brasileiro, Gabriel Jesus tem sido alvo constante de sondagens e reportagens sobre eventual transferência. Recentemente, o italiano Giovanni Branchini, um dos principais agentes do mercado do futebol, passou a representar empresários de Gabriel para apresentar o jogador no cenário internacional. O jornal espanhol, aliás, trata o italiano como possível barreira na transferência para o clube de Neymar. Diz um trecho da reportagem: "As negociações não são fáceis, porque quem o representa na Europa é o super agente italiano Giovanni Branchini, com o qual o Barça não mantém a melhor sintonia".
    O Palmeiras avisa que só venderá o atacante pelo valor da multa rescisória, que é de 40 milhões de euros (R$ 159,3 milhões). No entanto, há cláusula no contrato do jogador que determina “desconto” a cinco clubes: Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, PSG e Real Madrid podem contratar Jesus por 24 milhões de euros (R$ 95,6 milhões). O clube bávaro enviou até mesmo o diretor esportivo Michael Reschke ao Brasil para acompanhar os jogos do palmeirense contra Grêmio e Flamengo - ele marcou um gol em cada confronto, nas vitórias do Palmeiras, vice-líder do Brasileiro.
    De acordo com a reportagem, o Barcelona identificou em Gabriel Jesus "o perfil e a qualidade" para vestir a camisa "blaugrana". Gabriel, "a estrela indiscutível do renascido Palmeiras", é descrito com futebol fino, técnico e com capacidade de jogar pelos lados do campo. Gabriel faz parte de nova estratégia do Barcelona, que consiste na busca de jovens revelações do futebol sul-americano. O "Sport" cita o zagueiro colombiano Davinson Sánchez, de 20 anos, um dos destaques do Nacional de Medellín e que está a caminho do time catalão.

    Correção: Diferentemente do informado, Michael Reschke é diretor esportivo do Bayern de Munique e não do Barcelona. O clube espanhol tem interesse no atleta palmeirense, mas não enviou Reschke para assistir aos jogos. A equipe alemã foi quem o fez. A notícia foi publicada às 4h15 e corrigida às 11h47.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 17:45 , Anonymous Edson disse...

    Elcio, sem querer polemizar, continuo achando que a cobrança em cima do garoto é demasiada.
    Nossa torcida prima por isso.
    Difícil esquecer de Rodrigo Taddei, que aqui foi hostilizado em demasia e posteriormente jogou inúmeras temporadas no time da Roma, onde foi titular e multi campeão.
    Não sei nenhum daqueles números que vc arguiu, porém sei que GJ é o artilheiro do Palmeiras na temporada, com 13 gols, e tem 04 gols no brasileirão desse ano.
    Muitos também, são os gols, nos quais participa de forma indireta, brigando com os zagueiros, fazendo passes, sofrendo pênaltis e cruzamentos.
    Ontem mesmo, o gol não sairia se não tivesse brigado e dividido com os zagueiros. Além disso, sofreu um pênalti do Felipe que não foi marcado pelo juiz.
    Não me recordo dos três gols que ele perdeu. Teve aquele que o Felipe chegou bem, e aquele cruzamento do ZR que ele tocou de cabeça, que eu não considerei um gol fácil de fazer.
    Dizem que não marca em clássicos e em times grandes.
    Poderemos então, afirmar que Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e outros, foram rebaixados a times pequenos? Logo marcará nos grandes de SP. É questão de tempo.
    Não preciso abrir os meus olhos, assim como Tite, que o elogiou ontem, Vampeta que o elogiou muito hoje na JP, e os olheiros dos times europeus, que como eu, o acham um grande talento.
    Necessita amadurecer e crescer, e isso, só o tempo e a rodagem lhe darão.
    Acho, assim como outras pessoas, inclusive profissionais do futebol, um talento.
    Espero que ele fique, pelo menos até o fim da temporada. Foi o que o Nobre prometeu ao Cuca.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 19:38 , Anonymous Anônimo disse...

    Curica é cara de pau mesmo, estão chorando pelo hábito de conseguir as coisas roubando. É um clube que vive de ajudinha, empurrãozinho. É o eterno timinho, age como tal. Pra mudar isso, teria que devolver os títulos roubados da era Lula.

    Fiquei muito feliz de rever nostra casa. É um palco digno do Palmeiras centenário, sem parar no tempo, sem espírito de mendicância.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 19:48 , Anonymous Nei Verde disse...


    Não mudo minha opinião com Zé Dinossauro, ontem esteve mais ou menos, ao contrario dos outros jogos não deu somente passes para traz e do lado, mas levou varias bolas nas costas, sorte que tite não explorou, ate porque achava que ele não iria jogar, mas em outro jogo o técnico adversário sabendo que ele esta escalado,Cuca vai arrumar para cabeça se o manter no time, desde que chegou ondem foi o primeiro jogo que jogou mais ou menos, o time com ele fica apreensivo e limitado.
    Nesse texto abaixo Alcides foi muito feliz:

    O único reparo a fazer é que a constante preocupação e a consequente mobilização do time inteiro, -o tempo todo- a fim de cobrir um jogador sempre sujeito a ser batido com facilidade, o que limita muito a fluidez do time, a rapidez na saída de bola e a velocidade do jogo.

    Futebol hoje é dinâmico, time grande que quer ser campeão não pode depender de um jogador titular nesse novel, não me engana, se persistir escalando, já ele entrega o ouro, ai eu quero var a choradeira aqui, Zé Dinossauro, é bananeira que já deu cacho.

    Dracena, queimou minha linguá, jogou muito, como disse um blogueiro, foi umas das melhores partidas de um zagueiro do Palmeiras nos últimos tempos, o manteria contra o Coritiba junto com Tiago Martins.

    O Time inteiro esteve bem, em especial DUDU, THIAGO SILVA, TCHE TCHE e MOISES.

    Gabriel Jesus foi a parte negativa, pelos gols que vem perdendo, e pelo individualismo, teve um lance que DUDU sozinho, esbravejou com ele, por não passar a bola, tiraria ele e não Roger Guedes.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 21:45 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse tal de Belani, da Fox é bambi, não gosta do Palmeiras e puxa saco do curintia, não percam tempo de assistir essas merdas.

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 22:21 , Anonymous Anônimo disse...

    Punição ao Palmeiras pelo incidente em Brasília: 1 jogo, com portões fechados.


    CBF STJD RGT são lixos

    ALEMANHA 7 x 1 Corrupção.

    Olimpíadas pra Quem? NENEM!

     
  • Às 13 de junho de 2016 às 22:23 , Blogger Unknown disse...

    Começaram as punições no circo. Temos 31 jogos para o nono título e não será um caminho fácil.

    No Brasil quem se propõe a ser honesto e jogar com as regras sofre. Bastidores são tenebrosos e depois vem jornaleiro discutir o que está acontecendo com o futebol brasileiro.

    É uma vergonha que não consigo descrever. Mas nossa conquista será épica mais uma vez.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 00:25 , Anonymous Anônimo disse...

    O foda é que o Nobrão da massa fez de tudo pra se desvincular desses marginais. É péssimo pra qualquer instituição séria ter sua imagem associada a marginais sentados no chão de cabeça baixa. Essa foto lembrou o filme Carandiru.

    Somos o clube laboratório, somos malhados mais que Judas. Como pode um clube ser punido se não é responsável pelo evento. Rasguem o estatuto do torcedor. 7x1 é pouco.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:31 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Punido pelo STJD, Palmeiras jogará com portões fechados

    Em julgamento realizado na noite de segunda-feira, no Rio de Janeiro, o STJD puniu Palmeiras e Flamengo pelos episódios ocorridos na partida realizada no último dia 05/06, em Brasília, pela sexta rodada do Brasileirão.

    Apesar de ter sido visitante, o Verdão foi considerado o principal responsável e acabou recebendo a maior pena: terá de atuar uma vez com portões fechados - em São Paulo mesmo (contra Santa Cruz ou América - a CBF ainda vai determinar) e ainda pagará uma multa de R$ 80 mil.

    O Flamengo perdeu um mando de campo - terá de atuar a 100km de Brasília, mas com o apoio da sua torcida. A multa aplicada também foi menor, R$ 50 mil.

    O departamento jurídico do Palmeiras ainda não informou se pretende recorrer.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:40 , Anonymous Daniel Palestra disse...

    Que punição foi esta ao Palmeiras? Ainda como visitantes foi considerado culpado? As imagens mostram flamerdas irem aos canalhas da mancha...lamentável.
    Que estes fdp e bandidos paguem pelo prejuízo a que o clube terá com os portões fechados, temos que ignorar e pedir a não presença destes marginais em jogos do nosso Verdão.
    Mancha Canalhas Verdes, vão a pqp seus fdp!!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:42 , Anonymous Matheus São José do Rio Preto-SP disse...

    Pi@da! A maior parte da torcida dividiu o mesmo espaço com a torcida do rival, sem incidentes. No fim só o Palmeiras punido, por um jogo em que sequer era o responsável. Isso é um roubo de uns 2 milhões do cofre do clube. Já para o Flalido, mais um jogo para jogar no norte/nordeste, como já fazem normalmente (inclusive nesse mesmo jogo), ou seja, punição zero. Vergonha esse STJD!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:43 , Anonymous Alexandre disse...

    STJD apresentará denúncia contra o Palmeiras por copo atirado no campo
    Raphael Claus relata na súmule que objeto foi arremessado durante comemoração do gol de Cleiton Xavier; quarto árbitro foi barrado no vestiário do time da casa

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:47 , Anonymous George disse...

    Punido foi só o Palmeiras, porque o Flamengo não.É uma piada os cariocas sempre jogam fora, eles não tem estádio. Mais uma do STJD, puniu o Palmeiras com mais de 1 milhão, pessoal sem noção, sem contar que o mandante era o Flamengo, agora quando o Palmeiras for jogar fora tem que oficializar a PM e os escambal......

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:49 , Anonymous Ailton Viana disse...

    Mais uma vez este tribunal podre demonstrou os privilégios aos clubes do Rio. Vergonha. Na verdade a culpa é da organização do jogo que subestimou a torcida do Palmeira e achou que a torcida do FlaM seria a grande maioria do estádio. Enquanto este STJD e CBF continuarem na província Rio de Janeiro, o futebol brasileiro continuará esta lastima.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:54 , Anonymous FELIPE disse...

    Uma pergunta: O mandante não é o responsável pela segurança do evento? Madona!!!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:56 , Anonymous Valdecir Santos disse...

    Que o prejuízo que certamente virá, portões fechados e Allianz Parque novamente viria a estar repleto como foi domingo que a fatura seja cobrada destes MANCHA CANALHAS VERDES.
    Lamentável estes fdp ainda se fazerem presentes em nossos jogos...vão a pqp seus fdp!!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:57 , Anonymous Willian disse...

    Nem discuto a punição em si. Vai sempre sobrar pro clube. Mas ter uma pena maior que a do clube mandante... É de embrulhar o estômago! E essa punição ao Framengo... Perde mando em Brasília (??), multa menor e portões abertos (o que já vai bastar pra pagar a multa e sobrar troco!). Piada de mal gosto!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 06:58 , Anonymous Sandro Sangue Verde disse...

    Culpa da mancha que mais atrapalha do que ajuda.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:00 , Anonymous Junior disse...

    Fora Mancha CANALHAS Verde!!! Vocês não nos representam e jamais o farão, seus fdp!!

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:02 , Anonymous Vitor disse...

    Que o clube entre na justiça contra esta caterva, cobrando pela renda perdida, pela multa a ser paga, por danos morais e pela depreciação da imagem.
    Avanti Palestra!!
    Contra tudo e todos...para variar.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:14 , Anonymous Miguel disse...

    STJD FICAM ONDE MESMO ???
    RIO DE JANEIRO UE.!!!

    RGT, FICA ONDE ?
    RIO DE JANEIRO.!!!

    CBF FICA ONDE MESMO ?

    RIO DE JANEIRO.!!

    QUAL O ÚNICO TIME DO BRASIL QUE NÃO TEVE COTAS DE TV ANTECIPADA E POR ISSO A DONA RGT ESTA DOIDA DE RAIVA..

    VOCÊS SABEM,??

    TODO MUNDO SABE,!!

    PALMEIRAS..!!

    QUAL O TIME QUE DISPUTA O BRASILEIRO 2016 NAO ADERIU

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:20 , Anonymous Cleiton disse...

    Me desculpem os que acham que a culpa disso é da Mancha. Eles são errados, mas o tal tribunal de JUSTIÇA, não fez nenhuma justiça. O visitante receber uma pena menor do que o organizador do evento ?

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:32 , Anonymous TARCÍSIO disse...

    Nunca punem quem deve ser punido.

    Se brigam com bandeiras, tiram as bandeiras.
    Se brigam com instrumentos da bateria, tiram as baterias.

    É a cultura de um país podre. É o princípio do desarmamento. Punem objetos e locais mas não punem os bandidos.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:37 , Blogger Unknown disse...

    A culpa é da Mancha??????

    A culpa é dos cariocas??????

    A culpa é da cbf.????

    Na minha opinião a culpa é do flamidia, porque não soube se preparar para um evento dessa magnitude, além de menosprezar a terceira (ou a segunda se for considerar que a maioria dos framenguistas o tem como segundo time) maior torcida do Brasil.

    Também é culpa da PM local, incompetente, que deixou a "torcida" do fra invadir o espaço misto para agredir Palmeirenses crianças, mulheres e pais de família, o vídeo completo mostra isso é que a Mancha Verde reagiu à agressão dos framenguistas.

    A culpa também é da torcida do framengo, nem preciso falar porque.

    A culpa é da Rgt e imprensinha em geral, cuna defendem bandidos e os fazem santos perante as câmeras e condenam copo de água, que se esquecem ano passado no final do jogo em Itaquera, cujo o Verdão venceu por 2 x 0, foram arremessados objetos contra o Fernando Prass, pilhas, chinelo e até...... uma lata de cerveja que o então o repórter (a repórter se não me engano), disse em tom de ironia que era sem álcool, como se só p álcool matasse pu ferisse, o gambá foi punido ?????????

    É mais fácil pintar a Mancha Verde como assassina, mas ouvi relatos de quem foi aí jogo (não organizado,) de que se não fosse a Mancha, palmeirenses comuns estariam no hospital ou pior, não estou dizendo que está certo, mas não é de hoje torcidas organizadas quererem agredir torcedores comuns.

    Sou contra violência mas, na minha opinião, a Mancha é quem menos tem culpa.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:40 , Blogger Unknown disse...

    Cuna - cuja
    Pu - ou
    Foi aí jogo - foi ao jogo

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:47 , Blogger Unknown disse...

    Boa Miguel só PALMEIRAS e ixpo que não aderiram ao Profut, portanto étem que mexer no bolso.

    Enquanto vemos a Eurocopa con grande cobertura e organização e grandes jogos, vemos aqui no Brasil tentarem impedir o futebol e tudo que não é da corja desse país crescer. Aqui no Brasil o futebol só ainda me interessa por "culpa" da S.E. PALMEIRAS.

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 07:47 , Blogger Unknown disse...

    Etem - tem

     
  • Às 14 de junho de 2016 às 08:09 , Anonymous Verde insuperável disse...

    A Mancha é a que tem menos culpa ? Parei.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial