Observatório Alviverde

03/01/2017

A POSTAGEM DO PALMEIRENSE EMANUEL CAMPANA!




No ano passado convidei o amigo Emanuel Campana para que fizesse a postagem principal deste OAV.

Ontem, finalmente, recebi uma interessantíssima matéria da lavra dele que coloco para a observação e análise de todos os componentes do blog.

A POSTAGEM DO CAMPANA
1)  A   compra do Parque Antártica
 Em 1920 quando a SE PALMEIRAS decidiu fazer a "loucura" de comprar o terreno do Parque Antártica, que pertencia a uma empresa fabricante de cerveja, três fatos ocorridos exigem destaque.

O primeiro, a "lealdade padrão" da Societá Palestra Italia que precisava da anuência do América FC, clube que tinha contrato de aluguel com a empresa dona do terreno e, como tal, assim procedeu.

O segundo foi a forma como foram pagas as duas parcelas iniciais, com a juda das Indústrias Reunidas Matarazzo e de alguns apaixonados pelo clube que queriam ver o crescimento rápido do Palestra. 

O terceiro é a venda de parte do terreno para o grande palestrino Francisco Matarazzo que pagou por ele 187 contos de réis.

Como se percebe, está no DNA do Palestrino / Palmeirense, “ajudar” o clube de coração.

2) A arrancada heroica
Graças a diversos torcedores / dirigentes da época e à criatividade de Mário Minervino, o Palestra  mudou de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras à uma hora da manhã do dia 15 de setembro de 1942. 

 Este caso é bem emblemático, pois mostra o quanto os dirigentes se preocupavam com a continuidade do Palestra, mesmo que mudasse de nome à fórceps, por conta de pressão política e interesse escuso de inimigos. 

 Um fato curioso é que os jogadores (longe dessa guerra) ficaram instalados, treinando no sítio do então Presidente Ítalo Adami, na cidade de Poá, fato parecido com o jatinho de Paulo Nobre, utilizado para o trânsito de jogadores na volta da seleção
 Essa decisão (mudar o nome) fez com que o PALMEIRAS, tenha hoje a melhor Arena Multiuso do Brasil. Não fosse essa atitude os bambis teriam todo este patrimônio, sem o menor esforço, principalmente de sua torcida.


   3)   Fundação da Mancha Verde

      Em relação a este assunto polêmico sei que muitos vão me criticar, mas a fundação desta torcida também ajudou a mudar o rumo da SE PALMEIRAS. 
p
p    Pra quem gostava de ir aos estádios antes de 1983 sabe o quanto a torcida palmeirense sofria quando saia do estádio do Palestra para assistir aos jogos no Pacaembu ou no Morumbi, por exemplo.  

      Após a fundação desta torcida o Palmeirense pôde sim ir à estádios, uma vez que o alvo dos confrontos passou a ser a Mancha, bem como, esta torcida passou a inovar em cantos e festas na arquibancada, o que, convenhamos, também foi e (mesmo que mínimo) ainda é, motivo de atração para o torcedor ir aos jogos. 

     A Mancha Verde também teve uma grande influência na adoção do porco como um mascote de estimação, criou  novos coros, e incentivou o marketing do clube para a criação e venda de novos produtos.

      Da mesma forma, acabou com a “zoeira” de rivais que usavam o porco para nos diminuir, esse mesmo porco que em 1993 tornou-se motivo para provocação do rival e dessa provocação surgiu o incentivo para o jogo decisivo, do qual sabemos o desfecho. 

     4)    A acolhida do time na série B 2003
     No dia seguinte à confirmação do rebaixamento de 2002 todo o palmeirense era só desânimo. Parecia que seu ente mais querido havia morrido. 

 O ano de 2003 começou com mais decepções, como o vice na Copa SP, quando um jogador que  nem merece ter o nome publicado imitou o porco e enlouqueceu negativamente a torcida palmeirense. 

  Depois disso  veio o 2 x 7 para o Vitória e mais decepção na semifinal contra os gambás!

  Porém, assim que começou a série B foi uma loucura!

 A torcida mostrou novamente a sua face palestrina defendendo o seu patrimônio de forma diferente, porém com o mesmo engajamento de seus ancestrais, sendo ela a responsável direta por levar àquele time ao retorno à série A, sendo o primeiro clube brasileiro (juntamente com Botafogo) a retornar de forma legitima dentro de campo, como já falado antes “o Padrão da Lealdade”. 

      5 )      A criação da mídia palestrina
      A partir de 2001 foram criados alguns sites sobre a SE PALMEIRAS, como, por exemplo, o PTD  (Palmeiras Todo Dia), mas a partir de 2006/2007 começou uma avalanche nas mídias sociais transformando a forma de o palmeirense pesquisar sobre o Palmeiras.

       Essas mídias (as verdadeiras mídias) foram e continuam sendo o principal canal de comunicação das notícias da SE PALMEIRAS com a torcida.

      Aliás,  cresce cada vez mais a influência desse que é o principal canal de comunicação do clube o que leva o palmeirense e até os jogadores a frequentar a Mídia Palestrina, diariamente.

      6) O engajamento atual: produtos oficiais/bilheteria/sócio torcedor                                    Confesse! Em janeiro de 2015 você tomou um susto, né? Foi justamente quando você soube que o Palmeiras contratou Dudu com o dinheiro do Avanti!                                                                                                                                                                                                                                        
      O número de sócios torcedores do AVANTI em 30/12014 girava em torno de 64 mil (incluindo eu) e em 19/01/2015 totalizava 76 mil  verificando-se um aumento de 19% após o anúncio da contratação de Dudu. 

      Com essa atitude o Palmeirense concluiu que pode contar com o plano e acreditar nele porque se o negócio é investir  "tamo junto"!  

        
       Outro assunto importante é participação da torcida cobrando postura de jornalistas “parceiros” do Verdão, como no caso da Adidas em exaltar o framengo e “esquecer” do PALMEIRAS.

      Por conta deste tratamento o Palmeirense  faz campanha para que em 2017 o fornecedor de material esportivo seja a Puma.

      Abaixo seguem alguns tópicos que mostram com a maior clareza o engajamento Palestrino.
                - Compra de produtos oficiais;
                - Maior bilheteria e renda;
                - Sócio torcedor mais rentável ;
                - Campanhas para conquista de campeonatos, como na Copa do Brasil 2015; 

      Maior “arquibancada externa” do mundo que foi proibida pelo Ministério Público;

- Criação do “Tsunami Verde” todo dia 26 de agosto para comemorar o aniversário do Palmeiras.


      Mediante os fundamentos acima, afirmo que o principal fator para o Palmeiras chegar onde chegou somos nós PALESTRINOS / PALMEIREINSES / PARMERISTAS.


    Agradeço aos ancestrais e aos recém-nascidos, aos fanáticos apoiadores e fanáticos cornetas, aos de sofá e aos de arquibancada, enfim a todos que fizeram, fazem e vão fazer o Palmeiras esse gigante cada vez mais gigante do futebol mundial!


  COMENTE COMENTE COMENTE

   ATENÇÃO

     Qualquer componente do Blog que se interesse em escrever eventualmente a postagem principal basta enviar-me um e-mail neste endereço:

     alcidesdrummond@yahoo.com.br

     Abs a todos e um 2017 de muitas glórias e realizações a todos, principalmente ao Palmeiras!
(    (AD)



13 Comentários:

  • Às 3 de janeiro de 2017 às 09:51 , Blogger Unknown disse...

    Alcides, bom dia.

    Muito obrigado pela oportunidade.

    Lembro que na época pedi, que se possível, fosse feito alguma postagem sobre a influência da torcida Palmeirense nos rumos da SE PALMEIRAS, pois na época vi no Twitter um movimento da torcida cobrando postura profissional dá Adidas e publicando possível modelos com a Puma. Vejo que falamos na Mídia Palestrina sempre dos craques, dirigentes, patrocínio, mas as vezes esquecemos de falar que não fossemos nós torcedores o Palmeiras talvez nem existisse.

    Mais uma vez obrigado pela oportunidade, só o fato de postar comentários emitindo minha opinião de forma democrática, respeitada e respeitosa, já é excelente.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 10:30 , Blogger ester abea disse...

    Belíssimo!!!

    O nosso Campana deu um "show"

    Mostrou partes da gloriosa história da SE PALMEIRAS, com grande brilho e inteligência!

    Parabéns Campana !!!

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 11:34 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Nossa torcida é engajada mesmo!

    Bela postagem Campana, continue sempre nos brindando com sua inspiração.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 16:35 , Anonymous Anônimo disse...

    Obrigado pelo texto. É muito bom saber detalhes do início de nossa extensa história.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 17:22 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Parabéns, Campana !
    Só um Palmeirense de verdade é capaz de se debruçar sobre temas dessa natureza.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 18:28 , Anonymous Elcio disse...

    Legal Campana.
    Parabéns pela coragem também.

    Alguem quer comentar sobre o verdinho ontem?

    Alguém notou que o adversário não tinha nem um massagista para atender os garoto?

    Como eh possível sofrer para ganhar um time desse nível?

    Abs

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 18:31 , Anonymous Elcio disse...

    * garotos
    * de um time

    Escrever do celular eh sempre essa coisa ��

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 18:41 , Anonymous Edson disse...

    Parabéns Campana.
    Importante lembrar a história.

    Achei o time do Paranoá muito bom.
    Toque de bola e boa técnica.
    Jogou sem medo e fez dois gols fortuitos (O segundo gol desviou no pé do zagueiro).
    Nosso lateral E, que fez o gol contra, me pareceu bastante limitado.
    No mais, achei o nosso time muito bom e com bons valores.
    Os jogadores que me chamaram a atenção: Juninho, Fernando (número 11) e Léo Passos.
    Veremos a sequência.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 19:19 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Gostei muito dos nossos na Copa São Paulo. Um meio campo e ataque rápido e entrosado. Arrisco dizer que melhor que o time do ano passado. Teve muitas chances. Mas faltou, efetivamente, sorte. Como disse Edson, veremos a sequência. Com apenas um jogo, impossível qualquer avaliação no Ludopedio.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 21:23 , Blogger Unknown disse...

    Agradeço aos amigos, mas permitam-me dizer que todos nós somos merecedores de agradecimento, pois nós que influenciamos diretamente nos rumos da SE PALMEIRAS.

    Quanto ao jogo da Copinha ontem, gostei de alguns jogadores

    Alan Guimarães, bom meia, de apenas 16 anos, precisa só ser mais fominha as vezes na hora de finalizar. Alan, deixou os bambis aos 13 anos, recusando proposta do inter e gambás para acertar com o Palmeiras, mesmo sendo proposta menor.

    Fernando, me pareceu ser jogador de personalidade, habilidoso e que tem tudo para subir se provar essa habilidade, poder de conclusão e personalidade. Guardada as devidas proporções, lembra o jeito de Gabriel Jesus.

    Kauê, boa promessa, vai pra cima com personalidade, jogador de força, velocidade e habilidade, virou reserva estranhamente, depois da chegada de João Burse.

    Ponto negativo: João Burse, o time não é bem compactado, assim como na outra copinha. demonstra nervosismo e individualismo, a intenção realmente não é ser campeão, mas sim revelar a maior quantidade de garotos, mas não deve ensiná-los a ser individualistas, por enquanto não sou gosto do trabalho do Burse, que já não é revelar o jogador, mas peneirar os melhores para o profissional.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 21:35 , Anonymous Edson disse...

    A imprensa está de luto.
    No canal El Maxx, quatro jornalistas elogiando o futebol do F Mello e detonando o comportamento dele.
    Disseram que o Fla não quis a sua contratação por causa do "pacote F Melo".
    Chegaram a passar alguns lances em que ele foi expulso.
    Não passaram um lance de gol, de jogadas etc. Só amarelos.
    Se vier, já percebeu como vai ser.

     
  • Às 3 de janeiro de 2017 às 22:20 , Blogger Alexandre disse...

    Hayron

    Raphael Veiga

    Keno

    Alejandro Guerra

    Michel Bastos

    Felipe Melo

    Miguel Borja ?


    Palmeiras 2017, vai botar medo no resto.

     
  • Às 4 de janeiro de 2017 às 11:50 , Blogger Unknown disse...

    Parabéns pela matéria, Campana!

    Nossa torcida é tão importante que nosso hino a consagra como uma das três partes do time:

    DEFESA que ninguém passa
    LINHA ATACANTE de raça
    TORCIDA que canta e vibra

    Aliás nosso hino é de uma beleza ímpar!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial