Observatório Alviverde

09/08/2017

PRA FRENTE VERDÃO PRA FICAR COM A CLASSIFICAÇÃO!


Cuca, infantil e absurdamente, abdicou do Brasileiro pela Libertadores, quando poderia, perfeitamente, ter seguido com a mesma motivação e interesse nas duas competições.

Sou convicto de que, a esta altura, ele deve estar profundamente arrependido por sua completa falta de visão. 

Da mesma forma ele sabe, perfeitamente, que na eventualidade de uma desclassificação esta noite, deixará o Palmeiras sem rumo, sem lenço e sem documento, lutando, apenas, por objetivos obrigatórios como a classificação para a Libertadores/18.  

Não foi por falta de aviso!

Após perder a classificação na CdB para o Cruzeiro, ainda que levando a sério a competição e fazendo uso -reconheça-se-, dos melhores jogadores Cuca não poderia, jamais e em tempo algum, colocar em campo um time misto contra o Atlético Pr. 

Advertimos e avisamos reiteradamente que esse negócio moderno de poupar jogadores que atuam duas vezes por semana, era um atraso de vida e só prejudicava os clubes.

Como Cuca preferiu ignorar a nossa advertência e de tantos outros que escrevem neste espaço, não restou-lhe alternativa senão a de voltar suas vistas interesse e atenção à única perspectiva de título que ainda resta ao Palmeiras em 2017, da Copa Libertadores que, diga-se de passagem, é (menos mal) o maior entre todos.

Esta noite Cuca recoloca o melhor Verdão possível em campo contra o Barça de Guayaquil, necessitando vencer e estabelecer uma diferença de dois gols no placar, para que o Palmeiras passe para as 4ªs de final da competição. 

Se ganhar apenas por 1x0, o jogo irá para os pênaltis e qualquer empate dará a classificação ao time canário. 

Aliás, para se classificar, o Barça não precisa, sequer, marcar gols. Basta apenas que não os sofra e mantenha o zero no placar.

Se conseguir eliminar os equatorianos, o Verdão terá de enfrentar na sequência da competição um duelo doméstico contra o vencedor de  Santos e Atlético Pr, o que, convenhamos, não será uma tarefa tão fácil. 

Por tudo isso, espero que o retiro palmeirense em Atibaia possa ter sido muito útil psicologicamente no sentido de reduzir o estresse, acalmar os ânimos, unir o elenco e incrementar ainda mais o sentimento de grupo após a conturbada saída de Felipe Melo.

Espero -também- que Cuca, de posse dos vídeos das últimas atuações do adversário, possa ter elaborado um planejamento envolvendo novas táticas, jogadas ensaiadas de envolvimento e armado, enfim, uma estratégia capaz de impor  ao time equatoriano a derrota pela diferença de gols exigida pelo regulamento.

O Palmeiras vai precisar -muito- de todas essas coisas!  

Com tudo e apesar de tudo, fique claro que o Palmeiras ganhar por um placar que imponha uma diferença mínima de dois gols, não será, prevejo, missão tão fácil quanto supõem alguns, a julgarmos pelo rigor e pela dureza do primeiro jogo em Guayaquil.

É certo que, ao contrário do que vem ocorrendo nestes últimos dias, tudo, naquela oportunidade, deu errado para o Palmeiras.

Você se lembra que Guerra teve de retornar ao Brasil após um acidente de afogamento com o filho?

Guerra era (ainda é) o único armador experiente e categorizado com que contava (e ainda conta) o Palmeiras, capaz de armar e articular as ofensivas do Verdão proporcionando-lhe profundidade ofensiva e força de ataque. 

Quem desconhecia ou não sabia que com a ausência do venezuelano estaria perdida a batalha pela dominância e predominância no meio de campo?

Cuca, erroneamente, optou de novo por escalar seu amigo Zé Roberto, e (outra vez) atirou contra o próprio pé.

ZR, a lentidão personificada, só estava em campo, mas não conseguiu  em tempo algum estabelecer a ligação entre defesa, meio de campo e ataque visto que, como de costume, só tocou curto para trás e para os lados e chegou ao ataque em raríssimas oportunidades. 

Em razão disso a armação ficou toda sob a responsabilidade de Dudu que além de passar a não ser a mesma opção importante para atacar, arrematar e fazer gols, esteve muito marcado, não obstante o fato dele não ter sequer cacoete para a função.

Ao mesmo tempo, ninguém sabe porquê, Cuca deixou de escalar contra o Barça o seu melhor e mais agudo atacante, Róger Guedes.

Ele permaneceu -inexplicavelmente- no banco até os 18 minutos do 2º tempo e entrou no lugar de um exausto e exaurido Zé Roberto, quando o domínio do Barça era amplo e total a partir do domínio do meio de campo, e, ainda assim, só entrou mesmo para ajudar na defesa.

Depois disso, retirou de campo (equivocadamente) o ofensivo Dudu e colocou Michel Bastos, aos 26 do segundo tempo.

Encerrou seu festival de equívocos aos 33m quando sacou outro homem de área, Borja, fazendo entrar Keno, não para atacar, mas para marcar. 

Cuca certamente imaginava que a retranca que armara, pudesse garantir o empate. 

Só não contava com o traiçoeiro gol de Jonatan Alves nos acréscimos, em chute longo, fraco e rasteiro que desviou em Thiago Santos e enganou Prass, castigando terrivelmente a postura defensivista de Cuca, incompatível com a grandeza e a tradição do Palmeiras.

Hoje, porém, a minha esperança é enorme porquanto posso sentir que está tudo diferente em relação àquela fatídica noite de 05 de julho, pois o Palmeiras poderá contar com todo o elenco e, por acréscimo, terá Moisés e possivelmente Willian, que treinaram normalmente.

Moisés jogou o 2º tempo integral contra o Atlético Pr., mostrou que está bem e que pode ser aproveitado se Cuca vier a optar por ele, o que, acredito, possa acontecer, porquanto Cuca costuma surpreender em suas escolhas e escalações.

Por falar em surpresa, a mim não causará nenhuma espécie, se Willian for escalado, ou, no mínimo, ficar à disposição no banco para possíveis eventualidades no decorrer da partida.

Da mesma forma, Mayke, recuperado, que treinou normalmente, pode ir para o jogo.

Foram muito bem-vindas as voltas de Mina e Guerra que darão um poder de ataque muito maior ao time, enchendo-me de esperanças em relação à exequibilidade de construção do placar ideal pela diferença de dois gols.

Tenho lido na mídia tantas prováveis escalações do Palmeiras para esta noite, mas a mais provável, creio, será esta:

Jailson; Jean (Mayke), Mina, Luan e Egídio; Thiago Santos e Bruno Henrique (Tchê); Roger Guedes, Guerra e Dudu; Deyverson.

A formação é boa, mas eu, particularmente, não prescindiria da presença do experiente Edu Dracena fazendo dupla com Mina nem da de Moisés se ele puder jogar.

Um aspecto final a ser colocado é a arbitragem.

O jogo terá um trio argentino que, espero, atue com imparcialidade. 

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)


Horário do jogo: 21,45 H no Allianz

Provável time do Barça: 
Banguera; Valencia, Aimar, Arreaga e Velasco; Minda, Oyola e Díaz; Castillo, Caicedo e Álvez
Técnico: Guillermo Almada


COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TELEVISÃO

Em TV aberta a Globo transmite para São Paulo e mais nove estados; RS, SC, BA, PR, MT, MS, GO, TO e MA.
Narração de Galvão Bueno, comentários de Caio Ribeiro e Casagrande, e Arnaldo Cézar Coelho analisando a arbitragem.  

Eu, particularmente, não verei o jogo pela Globo, mas pela Fox que o exibirá com exclusividade em TV fechada com narração do palmeirense Nivaldo Prieto.

GO, TO, MT, MS, BA e MA)... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola
SP, PR, SC, RS, GO, TO, MT, MS, BA e MA),... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola
 

32 Comentários:

  • Às 9 de agosto de 2017 às 08:22 , Anonymous Sei de tudo, mas sou aberto a ouvir opiniões disse...

    É hoje.
    Que essa quarta feira seja maneira
    Muita torcida e vibração. Tudo pela nossa classificação
    Abaixo, por ora, nas incertezas
    E remar, a favor da correnteza
    E contra a imprensa.
    Mas verdade seja dita
    Tornou se obrigação
    Classificar e conquistar a Obsessão.

    Essa, e não aquela, rima define basicamente o sentimento palestrino para hoje. Pelo menos o meu.

    Hoje a noite é uniforme no peito uma gelada Miller na mão
    E a FOX na televisão
    Fuja do Galvão

    Mas Sei de Tudo avisa
    De sua autarquia
    Cuca lê lê, boleirada e diretoria
    Se perder, aguente o turbilhão
    De pressão

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 09:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Infelizmente já entramos com um a menos, Egidio, vai ser duro mas vamos ganhar.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 09:30 , Anonymous Elcio disse...

    Pelas últimas escalações do Mestre Cuca, acredito na repetição do meio de campo formado diante do Avaí.

    O meio de campo não terá Thiago Without Breaks Santos e sim Jean, Bruno Henrique e Guerra.
    Se o Myke não jogar, aí será Jean e Tche Tche se revesando na direita.

    Para mim, aquele foi o jogo teste para a partida de hoje.

    Pressão Total!

    Assim sendo, a escalação minha e do Cuca será:

    Jaílson
    Mayke
    Mina
    Luan
    Egídio
    Jean
    Guerra
    Bruno Henrique
    Guedes
    Deyverson
    Dudu

    As opções a serem utilizadas se não houver contusões e o resultado não for favorável:
    Moises / Willian / Keno / Tche-Tche / Borja

    As opções em caso de resultado favorável, para fechar a porteira:
    Thiago Without Breaks Santos / Edu Dracena / Juninho Deus me Ajude / 0Berto

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 09:34 , Anonymous Elcio disse...

    É hoje, maldita espera, um jogo por mês é dose.

    Hoje é o jogo do ano!

    Passando desse, ganhamos ingressos para mais dois jogos do ano.

    Não passando, Feliz Natal e Ano Novo para os colegas do Blog!

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 10:23 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Assistirei na Fox com o Nivaldo Prieto ótima sugestão do Alcides.
    Entrar com Bruno Henrique e Jean na cabeça de área, com Guerra, Dudu, Roger Guedes e Deyverson.
    A opção de Jean é o chute a gol, ele é um dos poucos que chutam de longe desse time.
    Aliás vamos chutar mais gol time! Vale também lá na cozinha especialmente o Egídio que tem o chute de moça.
    Joguei de zagueiro, zagueiro raiz, cada cavoucada era uma minhoca. Na época de 70 e 80 era chutar onde o nariz apontava e bola pro mato que o jogo é de campeonato.
    Hoje, parece que temos medo de dar um chutão, isso ofende os adversários, imprensa e torcida. Vão se catar.
    Zagueiro e laterais devem saber sair jogando mas num final de jogo ou num abafa do adversário tem que chutar a bola, grama e se sobrar até chuteira de adversário.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 10:58 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Vamo janta esses bolivianos hoje,
    a surra vai ser tão grande que amanhã o bairro do Bom Retiro vai tá de luto.

    Como ja dizia a MC Ludimila... "É hoje""

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 11:01 , Blogger PedroVinicius disse...

    Porkidoido, só um detalhe. O time não é Boliviano e sim Equatoriano.

    Mas valeu a intenção rsrsrsrs

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 11:08 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Equador... Bolivia... Acre... tanto faz

    da Argentina pra cima pra mim é tudo boliviano.

    Vai pro Bom Retiro pra você ver irmão, é todo a mesma cara

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 11:31 , Blogger Duende Verde disse...

    Kkkkkkkk é verdade!!!

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 12:29 , Anonymous Outro Cuca disse...

    Concordo com Alcides, deveria ter priorizado o Brasileiro e da-se a libertadores, se o Dudu, Deyverson, Guerra machuca-se no Brasileiro ainda teríamos o time que jogou contra o Atlético para colocar contra o Barcelona. Cuca é burro demais

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 13:11 , Anonymous Nei Verde disse...

    Alcides, depois de ver tantas omissões do nosso palestra no brasileirão, as vezes fico pensando, será que Cuca e demais não sabem desde o inicio que esse campeonato já está marcado, tal pensamento me fortalece quanto sinto que outros grandes clubes tb não estão dando ênfase à ele, percebo uma falta de vontade de todos, principalmente em jogos contra o time do PT, vejo muita estranhesa nesse ano, não seria o repeteco de 2005, em moldes diferentes, quando surrupiaram o inter?

    Quanto a CdB, perdemos a classificação pela omissão na escalação no jogo da ida, e na falha grotesca no gol de empate no da volta.

    Quanto a escalação para hoje, estou com o Elcio, as vezes imagino que Moises vai de cara para o jogo, sabe se lá..!! de Cuca pode esperar qq coisa.

    O barceloninha não tem time para nós, o que pode nos complicar é o descontrole emocional:
    -Entrar com toda atenção.
    -Não querer se impor a ganhar o jogo na marra.
    -Jogar dentro do esquema tático imposto, e não apavorar.
    -E jamais dar o contra ataque para eles.
    -Se não houver falhas individuais, e JOGAR, não entrar na carimba, se classifica. mo mk

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 13:57 , Anonymous Juliano disse...

    nossa nei, com todo o respeito, seu post darei nota 7. Só não ganha o 10 pela viagem na maionese no que diz respeito ao brasileiro ser igual ao de 2005 e tal. Viajou nessa meu caro.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 14:47 , Anonymous Nei Verde disse...

    Vc sabe o que aconteceu, e qual foi o desfecho do brasileiro de 2005?

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 15:12 , Anonymous MestredosMagos disse...

    NO JOGO PASSADO MOISÉS

    Moisés teve uma hora do jogo que estrebuchou, bateu na mão, cobrando o time, da mesma maneira que Felpe Melo.

    Esse é meu receio.

    Time marelento, sem vida.

    Eu levaria Felipe Melo pro banco.

    Saudações.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 15:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Juliano, maionese é o que sai do seu ânus qdo retiram o pênis, tenha respeito pela opinião dos outros, vc só aparece para ocasionar mal estar no blog, respeite o tio Ney.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 15:35 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Com todo o respeito aos amigos, penso que não devemos aliviar as cagadas de Cuca e Mattos, especialmente quando priorizaram a Libertadores. Mesmo ganhando hoje, penso que o Brasileirão jamais deveria ser abandonado. No que se refere ao curica, sinto dizer que eles estão jogando muita bola, tem técnico, time repetido e entrosamento. Tudo o que o Palmeiras não tem. Claro que a arbitragem lhes deram alguns pontos, como sempre, mas não algo que os impedisse de liderar. Repito, sinto escrever isso, mas é a mais pura verdade.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 15:37 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Quanto a transmissão, vou de Galvão. Isso se ele pender para o Palmeiras, xenófobo que é. Caso contrário, irei de Prieto, embora eu o considere muito chato. Voz chata, cara chata, jeito chato, tudo chato.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 15:39 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Estou nervoso. Estava com ingresso na mão. Resolvi não ir de última hora. Meu irmão, também fanático, foi agora há pouco, sozinho. Não aguentaria presenciar uma desclassificação in loco.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 18:21 , Blogger edu disse...

    Nem me fale insuperável.. nervoso é pouco. Cada vez que penso no jogo me dá frio na barriga, mas acho que a gente leva.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 20:07 , Blogger Duende Verde disse...

    Que papo estranho hein Verde Insuperável...melhor ter ficado em casa mesmo, ta louco.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 20:10 , Anonymous Nei Verde disse...

    Estou preocupago, parece que tem boleiro se omitindo a jogar hoje, os mesmos do resort.
    Libertadores não se permite dar mole, e aquele Franco do Prass no jogo da ida me preocupa.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 20:14 , Blogger Roberio BA disse...

    Palmeiras 2*0, jogo difícil, nervoso, com requintes de crueldade a cada contraataque do adversário, mas acredito que a tranquilidade de Jailson ajudará a defesa a ter a calma necessária para bloquea-los, não sei porque mas tou sentindo que o Borja vai decidir pra nós hoje, e se acontecer ninguém segura mais.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:02 , Blogger Roberio BA disse...

    Assistindo Grêmio e Godoy cruz, a característica do time do Grêmio é bem interessante, troca de passes constantes, dizem que é o Valdir Espinosa que treina o time, até o Barrios encaixou neste esquema, penso que há vários times com esquema de jogo definido e cada um com suas peculiaridades, no caso do Grêmio o Link dita o ritmo, é o maestro,sem ele não sei se o esquema tem sucesso, a conclusão que chego é que não são os jogadores que devem se adaptar ao esquema, e sim o esquema que deve se adaptar as características dos atletas do elenco, neste quesito deixamos a desejar, pois o esquema do Cuca é a regra, dito isso imagino que assim como o Barcelona, o original, tem o seu esquema pra todas as categorias, assim também deveríamos desenvolver o nosso, que ao meu ver ainda não temos definidos no nosso DNA, a academia hoje, acredito que não resistiria a correria do futebol praticado atualmente, creio que a montagem do elenco define o esquema a ser utilizado, e a partir desta montagem inserir na base em todas as categorias, utilizando sempre o terceiro reserva um atleta formado no clube, há de se observar que o sucesso passado e recente de muitos clubes brasileiros se deram com a repetição de elenco, treinador, esquema tático e reposição com características semelhantes, isso vale pra toda comissão e elenco, há que se formar e quando não houver possibilidade adquirir no mercado, acredito que esta seja uma das alternativas para se manter em alto nível.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:03 , Blogger Roberio BA disse...

    Link:Luan

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Nao gostei da escalacao!!!
    4 atacantes? Sem meias? Jogaremos no contra ataque?

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:15 , Anonymous Nei Verde disse...

    Saiu a escalação!

    Pergunto?
    -Porque uma pipoca igual a esse Guerra no elenco, esse infeliz ficou um mês no resort, e hj não tem condições de jogo.
    -Que estratégia de poupar é essa, pois Jean esta indo para o banco sem condições de ser escalado, porque jogou domingo?
    -Se precisamos fazer no mínimo dois gols, jogo em casa, porque o grosso T.Santos escalado?
    -Poupou, Poupou, enfiou o brasileiro na bunda e hoje ainda vem com improviso.?

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:25 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Acredito na classificação! Estou aqui pra torcer, hora de pensar positivo!!! Ânimo amigos!!!

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:27 , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo com quase tudo.
    Acho que o Thiago Santos libera as subidas dos laterais!

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:37 , Anonymous Nei Verde disse...

    Dudu não é meia, T.Santos não acerta passe de meio metro! Quem vai armar?
    Vai ser só chuveirinho..!
    Milhões gastos, e continuamos sem um armador.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:43 , Blogger Unknown disse...

    Que lindo mosaico!
    VAMOS GANHAR!!!

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:45 , Anonymous Elcio disse...

    Deus nos proteja.
    Essa escalação me assusta.

     
  • Às 9 de agosto de 2017 às 21:52 , Blogger edu disse...

    Vai que dá verdão

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial