Observatório Alviverde

01/08/2017

A EXTREMA IMPORTÂNCIA DE UMA VITÓRIA SOBRE O BOTA!



Desde que perdeu para o Curica dia 12/07, há quatro jogos o Palmeiras não é derrotado:

Confiram:

Sport ............. 0x2 Palmeiras.
Flamengo........ 2x2 Palmeiras.
Palmeiras ....... 4X2 Vitória.
Palmeiras ....... 2x0 Avaí.
Foram 4 jogos, 10 pontos, 10 gols pró, 4 contra, saldo de 6.


Amanhã o Palmeiras enfrenta o Botafogo no Engenhão, às 21,45 H,  pelo Brasileiro e segundo apurei, terá força máxima, ressalvadas as baixas por contusão.

Contra o Atlético Pr, dia 06/08, domingo próximo, na Allianz Arena, ao que tudo indica, o Palmeiras terá apenas um time misto em campo, com o que eu não concordo.

Lamentável essa blindagem ao time principal, haja vista a reação da equipe no Brasileiro, tendo sido a única entre os candidatos ao título (Curica, Santos, Grêmio, Fla) que ganhou dois pontos em relação a todos os adversários mais diretos, na última rodada.

Mais remotamente o Sport e o próprio Botafogo lutam para chegar os primeiros lugares e em razão disso eu acho pouco provável que Jair Ventura imite o Palmeiras e coloque em campo um time misto domingo em BH contra o Cruzeiro. 

Ele sabe, perfeitamente, que chegar entre os primeiros neste brasileiro significa a garantia de uma vaga na Libertadores em 2.018. 

Depois disso o Verdão espera pelo Barcelona de Guayaquil na Allianz Arena, 4ª Feira que vem, dia 09/08, necessitando de uma vitória simples, mas sem o recurso do empate que favorece os equatorianos.

Sou sempre favorável a que se poupe jogadores contundidos e até os desgastados, mesmo os importantes...

Em razão disso não posso censurar Cuca que não escala amanhã Mina, com dores nos glúteos e Guerra, no músculo adutor. Dracena e Rafael Veiga os substituem. 

As ausências certas de Mina e Guerra, como se nota, têm um motivo plausível, mas, ainda assim, o Palmeiras, ao menos amanhã, terá um time que se aproxima daquilo a que chamamos de força máxima. 

Aliás, se formos considerar o noticiário midiático desta 2ª feira, as informações dão conta de que Cuca vai usar o jogo desta quarta contra o Bota como uma espécie de ensaio visando a entrosar o time para o jogo da outra quarta-feira, 09/08, contra o Barça.

O que não dá para entender é esse desprezo ao Brasileirão, absolutamente intolerável e incompreensível. Senão, vejam: 

Imaginaram se o Palmeiras vencer o Bota, o Curica perder ou empatar com o Galo em BH (é bem possível), o Grêmio perder para o Atlético GO em Goiânia e o Santos empatar ou perder para o Fla? 

São resultados perfeitamente possíveis e factíveis no campo da lógica não se tratando de nenhum exagero ou sonho de uma noite de verão!

Se ocorressem, as primeiras posições ficariam assim:
1º Curica com 41 ou 42 pontos.
2º Grêmio com 33 ou 34 pontos
3º Palmeiras com 32 pontos
4º Santos se empatar vai para 32 e se perder fica nos 31.
Perde para o Verdão nos critérios de desempate. 

A única exigência é que o Palmeiras derrote o Bota amanhã, no Rio!  

Independentemente da coincidência de todos os resultados, uma vitória sobre o Bota vai colocar o Palmeiras na obrigação de repensar essa bobagem de enfrentar o Atlético Pr com um misto.

Nessa hipótese de por em campo o time reserva (ao menos para mim, burra) que as coisas sejam ao menos minimizadas com a convocação dos principais titulares para a composição de um banco de reservas a fim de que sejam usados em caso de necessidade, assim como fazia Luxa quando dirigia o Verdão.

Como você acha deveria jogar o Palmeiras esses dois jogos? 

Com todos os titulares nos dois jogos?

Com os reservas nos dois jogos?

Ou com o time principal contra o Bota e um mistão contra o Atlético Pr?

COMENTE COMENTE COMENTE 

PS
A grande notícia da semana diz respeito  ao retorno de Moisés após mais de seis meses de ausência em razão de uma grave lesão articular. Que ele seja muito bem-vindo ao time que tanto sentiu a falta desse imenso jogador.

Moisés treinou ontem sem nada sentir, tanto quanto o zagueiro Juninho, recuperado de um problema no tornozelo e Zé Roberto, com um problema na sola do pé. 

Será que eles jogam hoje? (AD)

22 Comentários:

  • Às 1 de agosto de 2017 às 03:03 , Blogger Unknown disse...

    Caríssimo Alcides,

    Como coloquei em comentário anterior, na minha modesta opinião o Palmeiras tem obrigação de passar pelo Barcelona de Guaiaquil.
    Pela tradição, pela história, pela honra de nossa camisa.
    Uma eliminação para este time será uma catástrofe, que afetará o moral do time pelo resto do ano.

    Dito isto, entendo como correta a decisão de jogar com força máxima contra o Botafogo (quase um jogo de 6 pontos) e com time misto contra o vacilante Atlético Paranaense.
    O motivo é simples: assim haverá tempo para treinar o time principal.
    E nosso mistão tem condições de vencer, sim.

    Participar de vários campeonatos concomitantes implica gerenciar riscos, e o risco atual é evitar uma desclassificação absolutamente vexaminosa.

    Teremos o xará em todo o segundo turno e na Libertadores, e com ele o time será certamente outro.
    Vamos tirar a diferença, um passo de cada vez.
    Eu acredito!

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 09:09 , Anonymous Sei de tudo, mas sou aberto a ouvir opiniões disse...

    Sei de Tudo vê, e antevê, que o Botafogo não colocará mesmo time misto, alternativo, reserva e coisa que o valha contra o Cru, não a carne, mas o Zeiro de Minas.
    Não colocará por que Jair, não o nosso finado e amado Rodrigues, mas o Ventura, sabe que o seu time é limitadíssimo em termos de elenco, sendo assim, não há condições e possibilidades para colocar time misto ou reserva.
    Jair, o filho do Furacão, inteligentemente parte para o tudo, não o Sei de Tudo, e o nada nas competições que a disputa. O seu Glorioso está na Libertadores até hoje por que NÃO POUPOU jogadores. O seu Glorioso disputou o Cariocão palmo a palmo por que não POUPOU jogadores. O seu Glorioso está na semifinal da Copa do Brasil por que não POUPOU jogadores. O seu Glorioso está muito bem no Brasileiro por que não POUPA jogadores.
    Ou seja, Jairzinho Jr. parte para o tudo ou nada com um elenco enxugadassimo.
    Já o nosso Palestra, farto de jogadores e FARTO de alguns, adota, não um cãozinho na feira pet, mas essa postura irritante de poupar jogadores para determinadas Obsessões, que já nos custou um Paulistão, uma Copa do Brasil e o Brasileiro poderíamos estar MUITO melhor. Que esse Bambinismo Céfalo-Caudal Agudo não custe o Brasileiro de vez e o salmão grelhado com aspargos, a tal Libertadores Obsessão.
    Cuca lê lê, põe todo mundo pra jogar, a hora é agora.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 10:31 , Blogger edu disse...

    Concordo com você Alcides... Não podemos descartar o brasileiro, pois temos várias coisas a nossa favor: 1- entre os 5 primeiros, o palmeiras é o que tem a melhor fase; 2- a tabela nos favorece no 2º turno; 3- com a saída do Felipe Melo o ambiente do time irá melhorar; 4- temos o melhor elenco entre os 5; 5- O corinthians está desacelerando e não tem time para aguentar até o final do campeonato.

    Além disso, nosso adversário na liberta é fraquíssimo e não precisamos de um resultado astronômico para se classificar. Não pode cair na conversa do mídia.

    Portanto, temos que entrar com força total nesses dois últimos jogos para terminar o primeiro turno com possibilidades de reverter o quadro.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 10:46 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Cuca,

    Mestre, ídolo, já falei e repito. Deixaria deixaria você engravidar todas as mulheres da minha família.

    To contigo e não abro!


     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 11:04 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    NAO VAMOS SÓ CRITICAR FELIPE MELLO. VEJAM O "OUTRO LADO" DESSE GRANDE JOGADOR: http://click.uol.com.br/?rf=homec-widget-futebol-item1&pos=mod-5;esporte&u=https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/08/01/sommelier-e-escudeiro-dos-gringos-como-e-felipe-melo-fora-de-campo.htm

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 11:16 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Em verdade vos digo: Estou entediado com essa frescuragem explícita de constantemente poupar jogadores. Já provou, como disse o seu de tudo, que não adianta Nada ! Mas os ares cervideos tornaram essa conduta uma regra IMBECIL. QUERO O TIME TITULAR QUARTA E DOMINGO. PARA CHEGAR ENTROSADO E UNIDO CONTRA O BARCELONA FAKE, UM TIME FRACO, QUE NAO DEVERIA PÔR MEDO EM NINGUÉM. Ao menos Cuca ouviu o meu conselho, dito aqui na semana passada, e vai levar o time para Atibaia somente na quinta. Menos mal...Não estamos precisando de resort, mas, SIM, DE MUITA VERGONHA NA CARA !

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 12:07 , Anonymous Jofre Paz e Amor disse...

    verdi insuperáve, ce é o cara. véi na boua, eu brinco tudo mas sou seu fan

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 12:27 , Anonymous Sei de tudo, mas sou aberto a ouvir opiniões disse...

    Complementando o raciocínio de Sei de Tudo e as pinceladas à lá Van Gogh de Verde Insuperável, se poupar fosse bom, aliás, um suco de polpa essas hora cairia muito bem. Bom, voltando ao assunto, se poupar fosse bom, o Palmeiras não teria sido rebaixado em 2012. Claro, tão claro quanto a magnitude do Sol visto de Vênus, que fomos roubados e sequestrados pela arbitragem naquele ano, mas Sr. Felipão poupou o time até a metade do 1°turno, não das eleições, mas do Brasileiro-12, o que nos custou muito caro depois. É a mesma coisa que acontece com o Alvinegro de Marechal Severiano. Mas Jair, o técnico, aproveita os parcos limões que tem e faz sua limonada. No Palestra tem uma quitanda, um varejão só de limões, mas parece que Cuca lê lê prefere cortar o limão e apenas espirrá-lo num suculento peixe, principalmente se for um tambaqui. Humm, deu fome. Forte abraço à todos.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 12:30 , Anonymous Sei de tudo, mas sou aberto a ouvir opiniões disse...

    Sei de Tudo deu uma de Andres Sanchez e comeu um "s". Onde se lê "essas hora", leia-se "essas horas"

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 12:45 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Verdade, Sei de Tudo ! Tambaqui é muito bom, especialmente grelhado. Já uma traíra, recém pescada e frita, com uma (s) boa (s) cerveja (s), é petisco dos deuses. Garanto que melhor que o champagne "novoriquiano" do Felipe Melo. No que concerne ao amigo do Lulla, comer o "s", é uma das poucas atitudes toleráveis que o "cara de areia mijada" faz.
    De outra parte, agradeço a deferência, bloguista Jofre Paz e Amor.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 12:57 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    Ester Abea tem que falar:

    Poupar moços fortes e bem alimentados é viadagem. Pederastia. Boiolismo. Gayzice.

    Mas não me estendo sobre o tema viadagem...temo as broncas do querido Alcides

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 13:16 , Anonymous observador disse...

    Madona!!!
    Além da soberbice de verde insuperável, temos agora que tolerar a enfadonhice desse sabe de tudo. É dose pra mamute isso.
    Madona mia!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 13:23 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Sobre o áudio do Felipe Mela:

    NÃO SE FAZEM MAIS JOGADOR FELA DA PUTA IGUAL ANTES PELO MENOS O VALDIVIA BEBIA CERVEJA.
    NINGUEM FICA BEBADO DE CHAMPANHE ABIGUINHOS.

    Gloria a Deus que quase comprei uma camisa desse FDP só não comprei porque na loja não asseita VR.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:08 , Blogger edu disse...

    Sei que não acompanho o blog a tanto tempo como muitos aqui, mas gostaria de deixar minha opinião acerca dessas rixinhas que vem acontecendo. Poxa, totalmente desnecessário né, somos todos adultos e palmeirenses, não somos inimigos. O nosso nobre Alcides se desdobra para nos proporcionar este espaço de noticias e discussão sobre o verdao, temos que ter mais respeito com o mesmo e com os colegas. Portanto, como já falado por ele, vamos se limitar a comentar assuntos do Palmeiras, respeitando a opinião de todos, sem ofender ninguém. Caso alguém o faca, ignore-o.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:14 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    O Cuca foi desrespeitado,ficou calado, inventou uma desculpa de"tática e esquema"e o Felipe Melo morreu pela boca.
    Palmeiras segue.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:15 , Anonymous Anônimo disse...

    SE LIGUEM:

    KLEBER
    FELIPE MENEZES
    BRUNO CÉSAR
    FELLYPE GABRIEL
    ALAN PATRICK
    RÉGIS
    FELIPE MELO

    APOSENTEM A CAMISA 30 PELAMOR DE JEOVÁ

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:18 , Anonymous Adalto disse...

    Felipe Melo no Palmeiras:

    25 jogos
    2 gols
    13 cartões amarelos
    1 soco em uruguaio
    Muitas entrevistas "polêmicas"
    Nenhum título.

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:23 , Blogger Duende Verde disse...

    Quer dizer que o Joesley Batista gravou o presidente da república e o áudio ficou uma porcaria e o Felipe Melo foi gravado por um "amigo traira" e o áudio ficou com ótima qualidade e vazou sabe-se lá de qual maneira??? Não sei não, ta parecendo que o FM quiz dar uma de esperto nessa história, bêbado de champanhe??? Tbém não me convenceu...vida que segue...Palmeiras acima de todos!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 14:36 , Blogger Duende Verde disse...

    Kkkkkkkk.....é verdade!!!

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 15:38 , Blogger edu disse...

    Abrindo um pouco mais o leque de jogos, o palmeiras nos últimos 10 jogos teve 7v, 4e e 2d, somando 22 pontos. O Corinthians teve 6v e 4e, também somando 22 pontos. Se contássemos somente esses 10 jogos, seríamos líder. Portanto, nosso desempenho está cada vez melhor. Não podemos jogar a toalha

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 19:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    Ester Abea agora só fala de coisa importante

    Nosso Eduardo mostrou que recentemente fizemos os mesmos 22 pontos do fraquíssimo SCCP

    SE não tivessemos "poupado" no comecinho do Brasileirão estaríamos bem melhor.
    Faltou o tal "planejamento", palavra inventada, ao menos no futebol, pelo Luxemburgo.
    Um pouquinho menos de viadagem "poupatória" teria nos trazido alegrias...

    O que dá planejar usando $$$ como motivo principal...
    O que dá usar viadagem e poupar moços fortes...

     
  • Às 1 de agosto de 2017 às 20:22 , Blogger Unknown disse...

    Permitam-me discordar.

    A questão não é poupar jogadores.
    A questão é que o lazarento, energúmeno, inepto etc. Eduardo Batista destruiu todo o trabalho do Cuca feito no ano passado.
    Desmontou o time em todos os aspectos.
    (Nelsinho deve ter ficado orgulhoso!)

    Quando voltou, certamente o Cuca achou que tinha meio caminho andado, e descobriu da pior maneira que não.
    Isso com dois jogos por semana e três campeonatos em disputa.

    Não tem como treinar um time de futebol com cuspe e giz.
    Tem que ter tempo pra botar os caras em campo, treinar como marcar, treinar jogadas ensaiadas.
    A única forma de arranjar tempo é deixando um time misto jogar enquanto o principal treina.

    Considero como investimento de tempo.
    Perde-se pouco agora para ganhar mais lá na frente.
    Temos ainda todo o segundo turno, o mundo não acabou não, pessoal...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial