Observatório Alviverde

28/12/2017

VITOR HUGO, UM ZAGUEIRO QUE DEIXOU SAUDADES!


Quando o Palmeiras se desfez de Vitor Hugo, então o melhor zagueiro interior esquerdo do futebol brasileiro, houve palmeirense que vibrasse e aplaudisse a negociação.

Essa gente considerava o zagueiro que veio do América mineiro, o grande culpado por todos os problemas defensivos da equipe.

O fato, porém, é que conforme este blogueiro antecipou naquela época, a saída desse atleta desmontou, completamente, o sistema defensivo palmeirense que, a partir de sua saída, jamais foi o mesmo.

A partir da saída de VH a fragilidade tomou conta da defesa alviverde, principalmente do setor esquerdo, onde a ausência de um lateral eficiente comprometeu o trabalho de todo ano.

Vitor Hugo, tido, havido e considerado por muitos palmeirenses um jogador tosco, fraco e sem capacidade suficiente para vestir a camisa alviverde, foi crucificado, da mesma forma como ainda fazem com Thiago Santos e outros, simplesmente pelo fato de não jogarem bonito.

Para não ir tão longe em relação a essa mania da torcida em preterir jogadores, Márcio Araújo, sempre trabalhador e dedicado em campo, um autêntico operário da bola, tem de ser tomado como exemplo. 

Com o ônus de ter de fazer em campo, além de sua parte, também a de Marcos Assunção, ele acabou caindo em desgraça junto à torcida que nunca quis saber tomou conhecimento ou disto.

Foi assim que embora jogasse bonito e cobrasse faltas muito bem, Assunção estava envelhecido, já não corria e, sem mobilidade, ficava como estátua, parado, à espera da chegada da bola em seus pés.

Quando aquele fraquíssimo Palmeiras de Felipão ganhou a Copa do Brasil os méritos todos foram indevidamente transferidos para Assunção que só não renovou com o Verdão em decorrência do salário exagerado que exigiu e que muitos até defendiam que fosse pago.

Naquele mesmo ano, quando o Palmeiras, pela falta de paciência da diretoria em esperar que Scolari (que houvera ganho a Copa do Brasil) livrasse o time do rebaixamento contratou o "cabaçudo" e inexperiente Kleina e deu com os costados na segunda divisão, a conta todinha foi apresentada a Márcio Araújo que, no ano seguinte, foi- em média- o melhor jogador do Verdão na dura jornada de retorno à Série A, embora sempre tachado de grosso, de tosco e de incapacitado.

Na temporada seguinte Araújo, completamente sem ambiente, Araújo teve de ir embora e muitos de seus algozes até vibraram imaginando que seria o fim desse correto e esforçadíssimo atleta.

No entanto, o maranhense acabou sendo contratado pelo Flamengo onde foi titular até há poucos meses com todos os treinadores que passaram por aquele clube e mesmo quando esteve no banco foi escalado no decorrer dos jogos.

Hoje tentam fazer o mesmo com Thiago Santos, outro jogador daqueles a que se chama de operário pois joga com o time e para o time, sendo, estatisticamente, um dos jogadores palmeirenses que mais desarmam.

Voltando a Vitor Hugo, quem é que não sente saudades desse jogador? 

Quem pode esquecer o seu eficaz trabalho de cobertura do lado esquerdo da defesa palmeirense em que, com ele em campo, até o veterano Zé Roberto conseguia jogar com eficiência?

Como não lembrar sua eficiência no jogo aéreo defensivo e ofensivo e os seus inúmeros gols de cabeça nas bolas alçadas em cobranças de falta e, sobretudo, nos escanteios?

Como esquecer a pirueta que dava no ar e que fazia realçar a destreza física de sua silhueta longilínea de quase dois metros de altura e outros tantos de envergadura?

O torcedor precisa compreender que, definitivamente, é utópico esperar que os grandes times -todos eles- sejam formados, exclusivamente, por craques ou por jogadores acima da média.

Antes que alguém me acuse de estar querendo Márcio Araújo novamente no Palmeiras, quero dizer apenas que cito esse jogador e outros de seu estilo apenas e tão somente como exemplos.

Ter dois ou três jogadores destes aos quais chamamos "de força", é salutar para qualquer time de ponta e nomeada. 

Reparem que todos eles têm jogadores assim.

20 Comentários:

  • Às 28 de dezembro de 2017 às 05:54 , Anonymous Fernando disse...

    Alcides, tem torcedores de inúmeros níveis intelectuais, os em maior número são os famosos massa de manobra desta imprensa canalha e fdp, seguidos pelos torcedores de sofá que não sabem o que é o verdão e Allianz Parque.
    Vitor Hugo sempre foi excelente e determinado nas partidas, jamais deixou de respeitar nosso manto, teve várias falhas é certo, más diga quem não as teve?
    Madonna!!!
    Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 07:32 , Anonymous Cleiton disse...

    Bom dia amigos. Sobre o VH concordo. Sobre o MA, me desculpem mas ele era ruim. E continua sendo. Basta consultar algum torcedor do cheirinho. Aliás, se pesquisarem verão que ele não saiu da SEP e foi para o flamengo. Ele ficou uns 3 ou 4 meses parado até que o empresário dele conseguiu encaixá-lo lá.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 07:44 , Anonymous juliano disse...

    Concordo a respeito de Victor Hugo, tanto que o time, principalmente a zaga, nunca mais fez gol de cabeça. Foi "campeão" deste quesito em 2015, 25 gols se não me engano e em 2016, com 18, se também não me engano. Curiosamente quando ele era titular, e hoje está jogando muito bem no futebol italiano (Fiorentina né?).
    Agora discordo a respeito de M. Araújo. Nem a torcida do flamengo suporta ele. Jogou lá sabe-se lá como, assim como Egídio foi titular um bom tempo aqui sabe-se lá como também.
    Valdivia, com os seus passes, o próprio M. Assunção com os gols de falta, coisa que o Palmeiras não tem hoje é inacreditável e o Barcos com os seus gols foram os nomes daquela conquista improvável de 2012. "Nomes" que eu digo pela constância e pela consistência do futebol praticado por eles naquela competição.
    Márcio Araújo vai sair do flamengo e não vi até agora clube algum se engalfinhando por ele.
    Na série B, quem jogou mais de titular foi o tal Egurem uruguaio do que Márcio Araújo.
    Por favor não fique bravo por discordar de você. Não estou aqui pra bater de frente ou te contestando, só estou emitindo minha opinião.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 08:47 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Bom dia,
    Saudades de Vitor Hugo: da firmeza na zaga, Simplicidade nas entrevistas e arrojo no ataque. Pra que melhor? Onde encontrar?
    Um bom zagueiro é Anderson Martins,ambidestro, acertou a zaga do Vasco, com contrato com o Vasco até 2020. Talvez uma troca com o Luan.
    Importantissimo para o Palmeiras esse assunto, zagueiros, não deve ser esquecido.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 09:59 , Anonymous Eu sei. disse...

    Vitor Hugo, razoável, pecava pelo descomprometimento, não só a zaga não acertou em 2017, e sim todo o time, a marcação começa la na frente, volantes fracos, laterais pífios.
    Marcio Araujo, teve mais sorte que futebol, passou por grandes clubes, mas não agradou nenhuma das torcidas.
    Thiago Santos, marca mal, só botinada, péssimo passe, jogador de serie B.
    Em qualquer posição, gosto de jogador que sabe jogar, que tem intimidade com a pelota, brucutus e cabeças de bagres ganhando fortunas o brasil esta cheio.
    Jailson
    Marcos Rocha
    A. Carlos
    Mina
    Diogo Barbosa
    Tchê
    Moises
    L. Lima
    Dudu
    Willian
    Borja

    Persistir com Fabiano, Jean, Maike, Luan, Bruno Henrique, Guerra, Deyverson e T. Santos é perda de tempo, chover no molhado, péssimos, não vale um terço do que ganham.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:09 , Anonymous Eu Sei disse...

    Insuperável, Claudio, Moises, Élcio, Mestre, Dinho, Rosemiro, Ney, juntamente com a Ester e Sei de tudo fortalecer o blog.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:32 , Blogger Therion disse...

    VH era um baita zagueiro, odiei a saída dele.
    Márcio Caramujo era uma piada futebolística, horroroso simplesmente. A cara da DERROTA. FM está para ele assim como Sampaio está para Tinga.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:47 , Anonymous TAMBÉM SEI ALGUMA COISA disse...

    Victor Hugo era o bálsamo na defesa palmeirense em 2015-2016. Márcio Araújo? Veio pro Palmeiras a pedido de Muricy tricolor Ramalho em 2010, quando Araújo era banco do Patético Mineiro. Presentão de grego hein Muricy. Só Felixão Scolari pra gostar dele. Ficou 3-4 meses como bem lembrou o claiton, acertou com o flamengo ora joga ora não joga e a torcida dos caras não suportam ele. Assim como a nossa e a do Patético Mineiro.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:51 , Anonymous TAMBÉM SEI ALGUMA COISA disse...

    O próprio Muricy tricolor Ramalho, quando treinou o globomengo, deixou Márcio Araújo encostado e eu lembro meu irmão flamenguista (coitado) dizer: até que enfim nos livramos de Márcio Araújo.
    Muricy tricolor Ramalho quis é ferrar o Palmeiras. E conseguiu em 2009.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:55 , Anonymous TAMBÉM SEI ALGUMA COISA disse...

    Endosso a campanha para o retorno dos luminares do blog verde insuperável claudio de mg sei de tudo ester mestre ney elcio. Cláudio de MG sei que você está lendo isso e vendo alguns colegas pedindo o retorno portanto VOLTA.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 10:56 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...


    Gostei do nível do debate e das contestações.

    Quero deixar claro que não coloco, jamais coloquei, Araújo como craque mas como jogador útil.

    Há como que uma antipatia no ar contra ele que deve ter algo além de um empresário competente que consegue colocá-lo no Fla e agora deve conseguir um time de expressão um pouco menor em razão da veteranice que chega.

    Desde que ele apareceu no Atlético Mineiro foi titular com todos os técnicos que passaram pelo galo, pelo Palmeiras e pelo Fla.

    Algo diferente ele tem além de honestidade profissional, raça, empenho, espírito de luta e aplicação.

    Ninguém pode acusá-lo, jamais, de ter simulado contusões de ter sido expulso de campo de propósito, de omissão ou de ter se encostado no DM.

    Ele não é um volante completo?

    Concordo, não é. MA tem muitas limitações, decorrentes talvez de má orientação no início de carreira.

    Eu o definiria como um atleta mediano porém com excelente capacidade de desarme, apresentação constante para receber o chamado passe de desafogo, excelente no toque curto e na condução da bola, só compatível em times que disponham de meias criativos e que cheguem ao ataque.

    Mas isso ninguém lembra porquanto a imagem negativa em torno desse atleta prevaleceu às suas inegáveis qualidades.

    Ele, na fase final de sua passagem pelo Palmeiras foi, simplesmente, um para-raios da ira da torcida.

    Respeitando todas as opiniões contrárias (bobagem repetir isso porque sempre as respeitei...) é assim o que eu e dezenas de treinadores pensamos a respeito de um jogador limitado mas que joga exclusivamente para o time.

    (AD)

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 11:55 , Anonymous Cleiton disse...

    Alcides, não questiono o caráter do MA, mas em relação aos treinadores sempre escalá-lo, é bom lembrar tbm que foram times com poucas ou nenhuma conquista e sempre com defesas muito vazadas. Me desculpe mais uma vez, mas ele para proteger a zaga era fraco. Os quesitos em que ele sempre se destacou foi exatamente não tomar cartões, não se machucar e passes certos, mas sempre com passes de 2 metros e sem risco.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 12:06 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Cleiton

    Fique claro, não desejo que Márcio Araújo retorne ao Palmeiras.

    Necessitamos de gente que tenha os atributos que ele tinha mas muita coisa mais.

    Não o defendo, mas apenas e tão somente faço justiça aos exageros críticos perpetrados contra um profissional humilde, sério e correto mas limitado.

    Abs

    AD

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 13:20 , Anonymous mateus cancelliero disse...

    Mattos, e o Scarpa? Traz logo. Pra encher de jogadores medianos pra ruins isso você fez, empurrou 789 jogadores onde desses só meia dúzia de três deram certo. Agora para contratar jogador bom de bola, essa pasmaceira pra lá de intragável. Diz agora que só contratará se for "oportunidade de mercado". Scarpa e Goulart não são? Entra de sola Mattos e contrata esses dois. Agora é hora de você mostrar que é Alexandre 'Mittos, por que até agora foi só apenas Alexandre Mattos, o mineirinho. Alguém aqui do blog dê esse comentário meu pro Mattos ler por favor, não é possível isso, com a grana que tem e a estrutura não trazer esses dois jogadores, agora que é a hora de mostrar realmente a que veio, nossa eu fico é puto da vida com isso desculpe o desabafo alcides, mas esse Mattos me da nos nervos.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 13:27 , Anonymous Porkidoido disse...

    O que aconteceu com o verde insuperável, nei, sei tudo, ester, elcio, alexandre, tredesqui? Não sumam, vocês são patrimônios do blog sô . só faltava essa

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 14:45 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Porkidoido das 13:27

    Seu Fake arrombado.
    Vaza daqui paga pau.

    Porkidoido original sou eu.

    VAAAAZAAAAAA!

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 16:47 , Anonymous Elcio disse...

    Estou lendo tudo.
    Não tenho muito que acrescentar ao que já foi dito.

    MA e TS são queridos pelos treineiros porque se falar para eles meterem a cabeça na trave, eles metem sem pensar.
    O problema é quando precisam que eles joguem bola.
    Abraço a todos.

    Já estou prevendo o fechamento do blog logo logo.

    Se bobear nenhum dos dois Porks é o original.

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 19:12 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    Alcides meu amigo

    com todo o respeito

    mas Marcio Araujo não dá

    não há defesa para com ele

    pode ser boa pessoa etc e tal

    mas futebol?

    e o mais inacreditavel disso é que o mesmo tem 252 jogos com a nossa camisa, dentro do top 40 de quem mais vestiu nossa camisa

    ãhn???

    inacreditavel

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 19:14 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    Ah esqueci

    Vitor Hugo, ótimo beque

     
  • Às 28 de dezembro de 2017 às 20:35 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    a pedidos, "Ester Abea"dá seus modestos pitacos:

    a. o Thiago(nao sei o sobrenome, aquele moço que marca firme) é jogador útil ao Verdão.

    b. concordo quando dizem que Goulart e Scarpa devem vir de todo modo. Mesmo que tenha que mandar 22 jogadores ao Flu porcaria e 19 para a China.

    c. tomara os dirigentes(finalmente) estejam aprendendo algo básico: não se deve contar para a imprensinha marrom quem se quer ter no time. Eles fazem de tudo para azedar.

    d. não acho que o blog acaba. Até mesmo o Juliano mostrou ser moço que escreve bem, e sabe ponderar suas opiniões. Lembra jogadores que começaram mal, mas se recuperaram, como Roque Junior . Os mais rodados viram Beto Fuscão se recuperar e ser útil á SEP...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial