Observatório Alviverde

06/08/2018

VOCÊ CONTINUA ACREDITANDO EM FELIPÃO?



Gente existe neste planeta, via de regra desprovida de opinião própria, mas sempre disposta a criticar a opinião alheia.

Essa gente fica, dissimuladamente, à espreita para (exemplifico), criticar quem defendeu a profilática saída de Róger Machado (não tinha nível, sequer, para ser contratado) e que, ao menos, concordou com o retorno de Felipão. 

Ficam (eles) dizendo que ninguém que pediu a saida de Róger pode criticar Scolari a partir de seus erros. Discordo r-a-d-i-c-a-l-m-e-n-t-e!

Felipão, em meu entendimento, "defecou na retranca" (literalmente) ao entrar com um time misto contra o América Mineiro e não seria em função dele estar estreando que o pouparia das críticas que mereceu.

Ainda mais em se tratando de um treinador daqueles a que denominamos cascudo, experiente, rodado mundialmente, campeão mundial e que, pela terceira vez, dirige o Verdão.

As críticas, reconheço, foram fortes mas aquém do sacrilégio imperdoável decorrente da repetição sistemática do velho vício que tanto tem infelicitado o Palmeiras quando acumula participações concomitantes em várias competições: a poupança do time titular.

Para que não se retroceda tanto no tempo, basta que se volte ao ano passado quando Cuca poupou os titulares e como consequência da estupidez cometida, conseguiu perder todas as competições que disputou à frente do Palmeiras.

Fique claro, porém, que as nossas críticas não representam qualquer oposição a Felipão, mas reservamo-nos o direito de criticá-lo sempre que, em nosso conceito, ele vier a errar. Azar o dele que o erro de domingo foi palmar ainda que em seu jogo de estreia.

Em síntese e para que não se vá tão longe no tempo, critiquei fortemente Cuca e Róger Machado pelo mesmo absurdo. Por que, então, deixaria de criticar Felipão em uma situação que contraria a minha convicção?

Quero deixar claro que Felipão, definitivamente, não seria a minha escolha número um para técnico do Palmeiras, mas, com certeza não estava entre as últimas.

Gostei da contratação de Felipão e estou convicto desde a saída de Cuca que Róger Machado não tinha o menor gabarito para dirigir o Palmeiras. Deu no que deu e não seria diferente por tudo o que se sabia do ex-volante gremista.

Sei, perfeitamente, de todos os méritos e defeitos de Felipão, tanto e quando de suas manias, esquisitices e filosofias quando dirige um time de futebol.

Sei, por exemplo, que ele prefere jogadores menos técnicos se aplicados e dispostos a marcar, tanto e quanto montar times limitados desde que formados por jogadores dessas características.

No entanto, forçoso é reconhecer, foi quase sempre assim que Felipão obteve muitas vitórias e conquistou tantos títulos. No Palmeiras e, na maioria das vezes, com times  menos técnicos ele ganhou a Copa do Brasil de 1998 e, no mesmo ano, a Mercosul.

Em 2012, com um time considerado fraquíssimo, um dos piores da história do Palmeiras e da própria competição, levou o Verdão a sua segunda conquista da Copa do Brasil, de forma invicta.

Bruno, Artur, Maurício Ramos, Tiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho.
Henrique, Marcos Assunção (João Vitor), Márcio Araújo (Daniel Carvalho).
Luan, Mazinho e Betinho.

Exceção feita a Valdívia único craque desse elenco, que, aliás, não jogou a final em Curitiba, era um time limitadíssimo mas que chegou ao título de forma invicta sob Felipão.

Aliás, estava no auge a campanha maldosa, insidiosa, descarada e covarde da mídia paulistana contra o chileno, que, suspenso, ficou fora da decisão, embora viajando com a delegação para o jogo final em Curitiba.

A viagem de Valdívia (status de estrela) que viajou apenas para dar moral aos companheiros no jogo decisivo da final, após arrebentar no primeiro confronto em Sampa e ser suspenso, evidencia o gráu de companheirismo, amizade, igualdade e união que Scolari conseguiu impor àquele grupo, não sem razão, o campeão daquela Copa.

É exatamente isso que, espero, Felipão possa transmitir ao atual grupo palmeirense, muito mais técnico, embora menos aguerrido do que aquele. 

Você acredita que Felipão possa chegar lá? 

COMENTE COMENTE COMENTE

23 Comentários:

  • Às 6 de agosto de 2018 às 21:59 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    Exatamente Alcides, ninguém aqui do blog pediu FORA FELIPÃO, porém ele será criticado quando merecer e elogiado quando também. E ontem mereceu críticas sim. Time alternativo para jogar contra um America-MG sendo que o jogo contra o Cerro é quinta feira?Encheu de volantes o time, demorou e substituiu mal o time. Então quer dizer que só por que Felipão ""chegou agora"" está imune aos encantos das críticas? Gosto desse blog por que não é chapa branca, critica mesmo, não passa pano pra ninguém, diferente de uns blogs palestrinos por aí que parece o Palmeiras um céu de brigadeiro. Se de 2017 pra cá não houvessem essas palhaçadas que o pessoal de dentro do Palmeiras fizeram e ainda fazem, talvez hoje, 06/08/2018 estivéssemos mais tolerantes.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:01 , Anonymous Martelo de Nietzsche disse...

    Palmeiras é isso.
    Céu e abismo.
    Orgasmo e broxada.
    Abundância e secura.
    8 ou 80.
    Tudo isso num piscar de olhos,
    ou numa jogo após o outro.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:02 , Anonymous Martelo de Nietzsche disse...

    *num

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:26 , Anonymous VAldomiro RP disse...

    Hahahahahaha concordo com o Anônimo, FORA FELIPAO.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:40 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão era a minha segunda opção. Luxemburgo em primeiro.
    Mas, vindo Felipão, ele se tornou minha primeira opção.
    A opção (sempre) para o bem do PALMEIRAS !
    Confio e acredito.
    Enquanto muitos estão plantando o milho, e indo com a farinha, Felipão já está voltando com a polenta.
    Ou seja, ele enxerga longe, mais longe do que a esmagadora maioria dos olhos consegue ver.
    Por isso ele é FELIPÃO.
    Penso que o fato dele ter poupado domingo, TAMBÉM FOI PARA PUNIR OS CARAS QUE SE CONSIDERAM IMEXÍVEIS TITULARES.
    Será que ninguém percebeu que Felipão SEMPRE escreve certo por linhas tortas ?
    Ou os amigos ainda acham que ele só queria POUPAR os medalhões ?
    Tenho algumas décadas de Palmeirismo.
    Conheço o Verdão pela frente, verso e do avesso.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:41 , Anonymous Estupefato com o mattos disse...

    E esse caso Scarpa?
    Dizem que a juizeca cobrou 200 mi do Palmeiras e Scarpa no geral. E aí?
    Com a palavra o antes Alexandre "Mittos", que até comercial publicitário de TV no horário nobre já fez mostrando suas "mitagens".
    Puro engodo.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 10:46 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Esse Mattos é um bosta !
    Não há outra palavra para defini-lo, desculpem.
    Aliás, há sim, mas se eu proferi-la, vou levar um processo !

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 11:20 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    a. para variar, também acho que Big Phil puniu os moços que se acham titulares, deixando-os esquentar banco. Verde Insuperável, meu amigo de opinioes fortes, tem razao. Aliás, estou sentindo falta de Verde Insuperável chamar Q Fure de "genio da mídia".

    b. os amigos daqui estao ironizando...fora Felipao KKKKK

    c. o amigo Martelo de Nietsche para variar mostra inteligência...nao há só preto ou branco, no meio tem o cinza. Nao podemos ser tao passionais, mas em se falando de SEP isso é uma característica

    d. que bonito nosso Roberio ser conhecido como "o palmeirense" lá na simpática Bahia. Mostra o amor e carinho que tem pela SEP

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 11:24 , Blogger ester abea disse...

    ah, foi mal

    Nao falei que concordo 100% com nosso Alcides. Poupar moços fortes, tratados a pao de ló, alguns com físico de halterofilista é um absurdo...

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 12:20 , Anonymous Fernando disse...

    Na minha singela opinião deveria ter vendido Dudu e segurado Keno, literalmente.
    Abelão era o nome, agora segura a onda!!!
    Quero ver Felipão fazer o Dudu jogar, ele está desmotivado pela não venda, simples assim, Lucas Lima e Scarpa até o momento são decepções. Sinceramente gostaria de ver um palestra jogando na época de Luxemburgo que não necessita de técnico pois só havia craques e atletas compromissados pelo nome do Palmeiras, coisa que hoje inexiste.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 12:49 , Blogger Libertad disse...

    Também acho que tamanha a mediocridade da escalação contra o America, tenha sido para dar um aviso aos hospedes vagabundos do resort, tipo!!! já sei que tem neguinho de corpo mole, se cuidem..!É ate viável, mas tem hospede que não esta nem ai, tipo cagando e andando se é titular ou não, acho que ate preferem ser reservas, menos responsabilidades e mais mordomias...!

    Ontem reportagem sobre Scarpa , 200 milhões, hoje sobre a D Leila com os conselheiros. O Palmeiras esta como cachorro magro, todo mundo chuta.
    É revoltante a maneira que esse paspalho do Cara de Ovo se diz presidente, o sujeito não acertou e não acerta nada, todas suas decisões são erradas e dignas de piada, esta nos afundando ao ridículo.
    Nei.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 13:07 , Blogger PorkiDoido disse...

    Sabe quem voltou?

    EEEEEEEEU mexmo abextado!!!!!

    PorkiDoido come back!

    Um salve geral a todos e especialmente ao Deus da literatura palestrina, o mestre Adilsol!!!!

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 13:14 , Blogger PorkiDoido disse...

    Sobre Felipão:

    Se confio nele?

    FELIPAO VOCE PODE COMER TODAS AS MULHERES DA MINHA FAMILIA EU TE AMO SOU SEU MAIOR FÃ.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 13:19 , Blogger PorkiDoido disse...

    No passado, Felipão passou por:

    Gremio;
    Um time no japão;
    e depois foi campeão da Liberta com agente em 99.

    Atualmente ele treinou o Gremio;
    Japão e China, é tudo a mesma coisa;
    E agora vem pro Palmeiras pra que????


    A LIBERTADORES JA É REALIDADE, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER!!!

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 13:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Vai começar novamente o mau humor nas entrevistas, o bla bla bla de sempre, a culpa das arbitragens, o velho discurso de quem não quis e não quer aprender e se modernizar.
    Lamentável.

    joão neto

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 15:25 , Anonymous Marco disse...

    Acho importante discutir e avaliar a escalação de um time “reserva” contra o América, mas conforme escrevi ontem aqui neste blog, considero que em primeiro lugar é preciso debater o comportamento dos jogadores do Palmeiras, sejam eles titulares ou reservas.
    A importância do debate sobre a escalação de um time titular, misto ou reserva não pode estar à frente da cobrança ao elenco a respeito de profissionalismo, da vontade de vencer e da necessária ambição pelo título.

    Nesse aspecto, hoje no Palmeiras, titulares e reservas se igualam. Todos parecem muito conformados e acomodados com o alto padrão de estrutura que o clube possui, acomodados com os altos salários que recebem e nenhum um pouco preocupados, se o time vai ser campeão ou não, classificar para Libertadores, ou se vão ganhar perder ou empatar as partidas.

    A falta de compromisso do elenco é o ponto fundamental a ser discutido e cobrado, por mais que seja importante discutir a escalação.
    Todos os jogadores que foram escalados no último domingo pelo Palmeiras seriam titulares absolutos nesse time do América.

    Vamos ver na Libertadores se essa acomodação é apenas no campeonato brasileiro ou se continuarão na mordomia e na zona de conforto que parece representar para eles o Palmeiras.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 16:51 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    a. grande Porkidoido, o moço inteligente e engraçado: welcome back!!!

    b. Marco vc tem razao. Pode ser até o infantil, mas tem que ter vontade ao usar a camisa da SEP

    c. é por isso que alguns jogadores mais-ou-menos, mas com vontade sao aplaudidos e até amados. Veja o Felipe Melo.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 19:04 , Anonymous Ed disse...

    Como esse fluminense é ordinário hein.

     
  • Às 7 de agosto de 2018 às 19:35 , Anonymous STM disse...

    Se o Lula tivesse o jurídico do Fluminense, não seria preso...

    Não, não estou defendendo o Lula... So dizendo que este jurídico do Flu consegue o que quer.

    Impressiona.

    Quanto ao Felipão, acho que pode dar certo sim...

    Não sei se ele ainda é aquele paizão enérgico ou se transformou em um vovozinho fofo... vamos ver!

     
  • Às 8 de agosto de 2018 às 08:20 , Blogger João disse...

    O Felipao não quis passar recado escalando os reservas, ele simplesmente precisa conhecer o elenco e usou um jogo do Brasileiro contra o América para isso. Se o Jean bate aquele penal como deve a estratégia seria perfeita, mas deu "milho", fazer o que? O bigode precisa saber com quem pode contar no banco de reservas...
    Coisas de quem troca treinador às vésperas de decisão. Coisas do Palmeiras! Três anos seguidos trocando de treinador no meio da Libertadores! Líder invicto dessa vez! Inacreditável!

     
  • Às 8 de agosto de 2018 às 13:22 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    Pitacos Esterísticos

    FOI MAL!!!!

    a. nao há só o VERDE ou branco, no meio tem o verde claro, aquele dos Campeonatos de 1993-4.
    Fica corrigido o post acima

    b. o Flu conseguiu uma vitoria impressionante no tribunal. Isso realmente mostra a capacidade incrível de seus causídicos, como falou o amigo STF. É que neste país os juizes e cia. sao incorruptíveis. Autênticos Catoes...

    c. se os mesmos causídicos tivessem defendido Lula, este ainda teria conseguido Danos Morais
    (nao que eu goste do moço, mas com os advogados certos se chega longe)

    d. por falar em coisas duvidosas, amanha tem Libertadores. Se Ubaldo Aquino nao apitar teremos chance.
    Mas, entre nós, que torneio vagabundo. Made in Paraguay, tao duvidoso quanto o tal Romero

     
  • Às 8 de agosto de 2018 às 14:40 , Anonymous birdman disse...

    Não acho a libertadores vagabunda e o filipão deveria apostar todas as fichas nela e Copa do brasil.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial