Observatório Alviverde

02/08/2018

FELIPÃO JÁ ESTÁ SABENDO QUE TERÁ UM ENORME TRABALHO PARA TRANSFORMAR O PALMEIRAS EM UM TIME DE FUTEBOL!



Que a forma de atuar do Palmeiras seja alterada se compreende e, até, se espera. 

O que não pode é o time deixar de contar com seus melhores jogadores em decorrência de um novo esquema de jogo.

Foi imperdoável a ausência de Scarpa e até a demora para que ele entrasse em campo após constatada a ineficácia de Moisés e até a falta de condições físicas de Felipe Melo.

Não, não se trata de críticas pelo mero prazer de criticas, mas constatações de aspectos que têm de ser corrigidos pelo novo treinador.

De qualquer forma há de se reconhecer a melhora do time em motivação, vontade e disposição deixando de ser aquele corpo sem alma do tempo de Róger Machado.

Há, também, de ser considerado que embora sem jogar a mais fina essência da bola (muito longe disto) o Palmeiras esteve muito mais próximo da vitória do que os donos da casa, dando-se ao luxo de perder dois gols feitos e até um pênalti (muito mal batido) através de Bruno Henrique.

Um aspecto que me intrigou negativamente em relação ao jogo é que a condição física do time palmeirense que eu imaginava boa, não é das melhores e agrava-se quando se trata de jogadores como Felipe Melo e Moisés, o primeiro por antiguidade e o outro por não ter (ainda) recuperado a forma física após a cirurgia que o tirou da ativa por vários meses.

Em relação ao novo goleiro, não tenho mais a menor dúvida que, a exemplo de Jailson, é um mediano de excelente estatura, eficiente nas jogadas aéreas e na saída de bola, mas sem a categoria do único craque com que conta o Palmeiras na posição, o velho, e eficiente Prass que, em meu entendimento brevemente retornará à titularidade.

Se houve um setor no time do qual gostei foi a defesa conquanto sobrecarregada em face da postura fraca do meio de campo palmeirense. Todos estiveram bem de Weverton (nota 7), passando por Marcos Rocha (nota 7), Dracena (sério e determinado, Nota 7), e Barbosa (altos e baixos, atacando pouco por exigência do esquema, Nota 7) e o Craque do Jogo: Antonio Carlos (Nota 8,5).

No meio de campo todos começaram muito bem, porém decrescendo de produção à media em que o tempo passou. 
Felipe Melo - Lutador ao início ao final do jogo, mas deveria ter sido substituído mais cedo. Nota 6 Bruno Henrique (sem o brilho de outros jogos.Nota 6. 
Moisés esteve muito abraço de sua capacidade e comprometeu. Demorou demais para sair. Nota 5. 
(Scarpa) - entrou tardiamente no lugar de Moisés e não esteve bem. Nota 5.
Dudu - Apesar do gol perdido empenhou-se e foi o melhor do meio de campo. Nota 6.
(Tiago Santos) - Deveria ter entrado no lugar de Felipe Melo. Sem Dudu o Palmeiras perdeu o contra-ataque. (Sem tempo para nada, Nota 6 pelo empenho).
Willian - Com Deyverson não teve com quem jogar e apareceu pouco. Nota 5.
Artur - Tentou jogar, mas pela pequena estatura perdeu a maioria dos lances. Será preciso um esquema especial para que possa jogar e render satisfatoriamente. Nota 5.
Deyverson - Jogando como preconiza Felipão, não foi mal, mas para se encaixar no time, além de muito treinamento terá de ser melhor que Borja e isso ele não é. Foi patética a sua expulsão, própria de jogadores violentos ou desprovidos de equilíbrio emocional.
Técnico: Paulo Turra. Como analisar um interino recebendo ordens de fora? Sem Nota.

Público: 27.296 pessoas (27.014 pagantes) Renda: R$ 748.678,5

Como eu imaginava e supunha, o VAR funcionou pela primeira vez contra o Palmeiras.

A expulsão de Tiago, jogador do Bahia que fez falta visível no momento em que Artur iria fazer o gol, do ponto de vista legal teria de ser punida com o pênalti e a expulsão.

Após Daronco (como o Palmeiras pôde aceitar passivamente essa escala?) cumprir a regra, os árbitros da Var, certamente Vuaden, convenceram-no, não se saber porquê, a cancelar o cartão vermelho e abrandá-lo com o amarelo.

Após um vasto tempo de espera em que ninguém sabia se o pênalti seria ou não assinalado, eis que o lance foi apontado e Bruno Henrique, sob forte pressão emocional perdeu o pênalti.Só quem passa por esse tipo de estresse bate um pênalti da forma como ele bateu e perdeu.  

Quero ver, agora, como Felipão armará o ataque do Palmeiras domingo que vem em BH contra o América sem a presença de um camisa nove de ofício. 

Será que o Papagaio da base finalmente, vai cantar?

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Por problemas familiares, do blogueiro, este OAVcontinua sendo produzido precariamente.  Desculpem-me, todos!

21 Comentários:

  • Às 2 de agosto de 2018 às 23:49 , Blogger Jeferson Xavier disse...

    Olá a todos! Faz tempo que não posto, mas vamos lá:

    Caro Alcides, na verdade o var funcionou corretamente, a decisão dos árbitros foi acertada. A FIFA já determinou há mais de ano que pênalti não deve ser seguido de cartão vermelho, exceto em caso de violência ou falta fora da jogada, tivemos exemplo disso até na copa do mundo, segue link com a fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/05/deportes/1457194386_397583.html


    No entanto ao meu ver, o cartão para Deyverson (ainda que nos ajudando pois será um jogo garantido que ele não vai jogar), foi muito pesado, para mim não houve intenção.

    BH infelizmente parece ter deixado a empolgação subir à cabeça. Se bem que não sei de nenhum outro batedor der pênalti bom no time. O que me leva a outra preocupação, nas duas copas, se formos ter que decidir nos pênaltis, minha confiança está baixa, pois faltam batedores firmes e o Prass só tem estado no banco :/

    Sou fã do Felipão, mas é difícil aturar Deyverson, Felipe sem fôlego Melo e Diogo Barbosa. Tenho esperança que o bigode acerte o time.

    Abraço!

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 00:27 , Anonymous Ed disse...

    Vamos ser honestos aqui no blog: alguém aqui tem plena confiança, confiança total e irrestrita mesmo que esse time vai dar liga ou beliscar alguma coisa? Não vale o dever de ofício, ou seja, ou nosso palmeirismo de torcer pelo time. No íntimo mesmo, lá dentro dos átrios e ventrílocos coronários, alguém aqui acha que vai virar alguma coisa? Digo isso pelo estado de coisas que o Palmeiras se transformou ou transformaram (leia-se diretoria e presidência). Sim, essa grei que se alojou no clube tirou nosso direito de confiar no time. Torcer não, isso é impossível, mas de confiar plenamente no time, essa laia conseguiu.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 07:25 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    Melhoras, Alcides.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 07:52 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 08:37 , Anonymous Marco disse...


    A esperança de que o VAR trouxesse uma mudança positiva para o futebol brasileiro foi destruída já na primeira vez em que o recurso foi utilizado.

    Independentemente da discussão sobre o lance, o que marcou a sua utilização foi a clara interferência da equipe de esportes do Sportv por meio de seu ilustre comentarista Maurício Noriega, sob a orientação do verdadeiro árbitro de vídeo na partida de ontem, Leonardo Gaciba.

    Ficou evidente pela transmissão que a ordem para anular a expulsão do zagueiro do Bahia partiu da equipe da emissora de TV e não da equipe do VAR, acionada pela interferência no ar do "Seo" Noriega.

    As piadas a respeito do final de favorecimento ao rival perderam o sentido e no lugar fica o receio maior de que a situação vai piorar. Agora teremos os Miltons Leites da vida, assessorados pelos puxa-sacos de plantão, cobrando a marcação de penalidade para os times da RGT e do Sportv a cada dividida de bola dentro da área.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 09:38 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Marco tem razão.
    Ficou até constrangedor (para quem tem constrangimento, claro) o curica Milton Leite e o bajulador Noriega influenciarem, como influenciaram, a "decisão" do árbitro.
    Certamente, a "voz" da RGT, bem como de seu moleque do apito Gaciba, chegaram aos ouvidos do tal vueden e do tal daronco.
    Que decidiram pela NÃO EXPULSÃO !
    Mas isso foi ato de menor importância.
    A grande e IMPLÍCITA SACANAGEM, foram aqueles minutos intermináveis, com Bruno Henrique se esfriando, e, ao mesmo tempo, se estressando, sem saber se iria ou não ter o pênalti !!!!!
    Nem o mais gélido jogador bateria em sua normalidade.
    O VAR É MUITO BOM, MAS O VAR BRASILEIRO/MALOQUEIRO/URUBU, PARA VARIAR DEFORMADO PELOS BANDIDOS DAQUI, VAI CONTINUAR BENEFICIANDO OS APADRINHADOS DA CORJA RGT/CBF/FPF !
    PAÍS PODRE !

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 09:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Temos grandes jogadores no elenco.
    Ficar à mercê de um caneludo chamado deyverson, é "prá cabá".
    Saudades do Betinho ?
    Queria ver Cuca ser macho e pedir sua contratação para o Santos.
    Por isso queria Luxemburgo !
    Mas creio que Felipão é muiiiito inteligente, e, se não der certo com Borja, vai finalmente escalar e fazer jogar os camarões do time, alterando o seu esquema "casquinha", quais sejam, Lucas Lima, Scarpa e Dudu.
    O resto ? Tudo bom jogador, APENAS ISSO, com a exceção de FM, um grande jogador, mas no ocaso.
    Quanto à Arthur, não tem nem tamanho de homem, quanto mais de um atleta do ludopédio. É para rir, com o devido respeito.
    E penso que a aberração deyverson poderá jogar contra o américa, pois a competição é outra.
    Já Moisés, acabou, não consegue entrar em forma, mesmo com todo o aparato da academia. Se fosse se tratar no SUS, estaria morto.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 10:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 11:55 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    Escrevi aqui e vou repetir: se felipão quiser ter sucesso digamos que rápido, promove o técnico do sub -20 na comissão técnica. Será que a tchurma lá só enxerga contratações, contratações, eleições, eleições caramba.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 12:44 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    a. nao vi o jogo. Mas como imaginava o var é inaugurado CONTRA o Palmeiras

    b. como eu imaginava: será a Sportv, ou RGT ou outro da imprensa marrom, que promove os campeonatos, que dará o relatório do var

    c. e aí: Gaciba e outros notórios gambás é que dirao o relatorio, sempre a favor dos queridos da imprensa marrom. Triste. Chamemos de var á brasileira. Triste isso...

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 12:45 , Blogger ester abea disse...

    aliás, me chateia que os campeonatos sejam decididos pela imprensa do cocô. Isso é um nojo

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 12:46 , Blogger ester abea disse...

    e é triste que o Esporte, uma das mais bonitas manifestaçoes da Humanidade, seja manipulado...triste mesmo

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 14:24 , Blogger De Rossi disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 14:30 , Blogger Libertad disse...

    Amigos..!

    -Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça, mas não vamos procurar pelo em ovo.
    -O VAR gabundo estreio ontem, primeiro dia, segundo os entendidos os surrupiadores que lá ficam não tem contato nenhum externo, nem com aparelhos de celulares entram no cubico.

    Quanto ao time, se o Senhor Scolare, vier com essa de montar time de gladiadores, pernas de pau, abrir mão de talentos, o que é bem seu feitio, estamos fu..., lembram das ruindades de ozeias e galeano?
    O primeiro teste, vai ser com F.Mello, (Morto, fora de forma, perdido), cada jogo um cartão, entra em campo preocupado em intimidar o adversário na virilidade.
    Confesso, que vendo essa escalação de ontem fiquei preocupado com o futuro, acho que Felipão foi contrato mais pensando na politica do que no time, conforme disse o amigo ED,não da para confiar, com certeza mais um ano perdido.
    A gambazada liquidou o elenco por duas vezes, e já estão se organizando novamente, e nós, nós estamos regredindo, o amadorismo fortissimo fora de campo, bancado pela dona do dinheiro, que nada mais quer do que poder, custando o que custar, Palmeiras hoje é um amontoado de coisas erradas, contratações de jogadores, reformas de contratos, contratações de técnicos e profissionais sem critérios, tudo feito pensando então somente no "por fora" e no poder.
    Taticamente, ate uma criança sabe que F. Mello, B. Henrique juntos é sinônimo de perda do meio campo, podendo se intensificar se Moises estiver junto.
    Nossa maior necessidade hoje, é a contratação de um bom volante, leve e que saiba jogar, estamos pessimamente servidos nessa posição.
    Agora, quanto a esse motoneta deyverson, o gordinho tinha que entrar na justiça, ele foi enganado, nunca vi tamanha ruindade num boleiro só.
    Enquanto vai acontecendo todo esse descaso, a tia vai falando basteira para imprensa, e o Nobre cada vez mais longe..!
    Quer saber, estamos é fu...
    Nei.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 17:12 , Anonymous Boleiro disse...

    Voltando depois de um bom tempo!

    Claramente apesar de serem bons jogadores , Felipe, Bruno e Moisés NÃO possuem mais velocidade e resistência física para uma partida, no que concordo com o Nei acima, pois vimos isso claramente quando perdemos o meio campo contra o flumerdense e Bahia.
    Ou, o Mattos e Galliote contrata não 1 mas 2 volantes leves com qualidade, ou veremos os três campeonatos que disputamos serem vencidos pela concorrência.
    Esse VAR será manipulado com certeza pela rede esgoto.
    Absurdo o Darronco ter levado 6 minutos para confirmar o pênalti e ter anulado o cartão vermelho do lance que o Arthur ia finalizar ao gol.





     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 18:29 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Concordo com quase tudo que o Alcides escreveu, exceto as notas dos nossos laterais.
    Para mim os pontos fracos da nossa equipe. Quando Felipe Melo cansa, piora muito e sobrecarrega os zagueiros e o goleiro. Por isso tomamos tantos empates.
    Precisamos encontrar no elenco ou na base um jogador que faça o que o Militão fez pela defesa dos bambis!
    Não sei se é o Pedrão ou o Jean a solução, mas não enxergo em Mickie e Vitor Luis as características defensivas necessárias para resolver o problema.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 19:59 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Doente verdão, e vou além. O Palmeiras até hoje não resolveu por completo as suas laterais. Sob a administração mattos o time teve trocentos laterais (figura de linguagem). Exceto marcos rocha e Zé Roberto dentro de suas possibilidades físicas. Jean não vale por que é improvisado.
    Lateral puro sangue eu tô falando.
    Lucas Egídio mayke vitor luis diogo Barbosa João Pedro, juninho improvisado, até luan foi improvisado...nenhum resolveu a parada. E o Freire, vai jogar onde nesse time? E quando? Mattos pensa que engana quem.

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 19:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Mas Jeferson, se é uma determinação da FIFA, porque foi necessário olhar tanto tempo no vídeo para decidir ?

     
  • Às 3 de agosto de 2018 às 20:21 , Blogger Libertad disse...

    Gente,
    Presta atenção, os problemas não são tantos os laterais e nem os zagueiros, os problemas são os volantes pesados, lentos sem
    revuperação.
    F.Mello não da, lembrando q Cuca falava?
    Acorda. ......!!!
    Nei.

     
  • Às 4 de agosto de 2018 às 21:17 , Blogger Boca dura disse...

    Acho que os participantes deste espaço está meio desanimado os abutres acabam de perder para as gauchetes não está tão ruim assim para o verdão chegar na ponta

     
  • Às 4 de agosto de 2018 às 21:57 , Anonymous Nem verde disse...

    Sugiro Ney Verde para substituir Felipão.
    Aí sim.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial