Observatório Alviverde

14/11/2020

PALMEIRAS 2X0 FLU. DEVAGARINHO O PALMEIRAS VOLTA A BRIGAR PELOS PRIMEIROS POSTOS DO BRASILEIRÃO!

 

O 1º tempo do Palmeiras, ontem, contra o Flu foi discreto, com um ou outro momento de lucidez.

Rigorosamente, havemos de reconhecer que a defesa foi bem na medida em que aguentou o tranco e mesmo forçada, mão foi vazada.

O meio de campo esteve apagado e sem menor criatividade e esteve (como se esperava) muito lento mediante a escalação de Lucas Lima.

O ataque só existiu em alguns lances, mais pela esquerda, menos pela direita, sem apresentar nenhum poder ou contundência pelo miolo onde Willian, ao menos até agora cumpriu péssima performance e os meias nunca chegaram, só tentaram.

Do meio de campo para a frente Scarpa foi o melhor, Veron só tentou jogar sem conseguir e Marcos Rocha cumpriu boa performance dando algum sentido de profundidade ao time pelo lado direito por sua categoria e conhecimento da posição.

O placar é justo porque o Flu tem sido um time guerreiro, muito bem fechado na defesa e tendo como pontos positivos o jogo aéreo (bolas cruzadas) e os contra-ataques.

Espero que o Palmeiras melhore seu rendimento pelo meio, haja vista que, pelos lados do campo, está conseguindo criar alguns lances de maior perigo, principalmente, repito, através de Scarpa! (AD, comentário escrito no intervalo do jogo!) 

=================================

No segundo tempo o time foi outro, completamente diferente,  com mais força, com muito mais pegada e se impôs aos cariocas.  

Até Lucas Lima resolveu correr e jogar, lembrando o seu tempo de Santos FC.

Não sou daqueles que acham que acreditam que exclusivamente o dedo do treinador mude tudo em uma equipe ao final de um tempo ou durante o transcorrer de um jogo.

De qualquer forma, não vou omitir os méritos de Abel Ferreira porquanto ele não efetivou nenhuma alteração e o time, ainda assim, voltou "na ponta dos cascos",  correndo mais, marcando mais e se empenhando em campo.

Aos 3 minutos o Palmeiras chegou ao primeiro gol em uma bola enfiada no miolo para Lucas Lima (ele já corria mais, participava mais e agredia mais) em que ele emitiu um canhonaço, interceptado no meio do caminho pelo braço de Wellington Silva.

Os juízes do VAR e até o comentarista da Globo (coisa rara) concordaram com a marcação do tiro de rigor que Raphael Veiga bateu com força de maneira indefensável: Verdão 1 x 0.

O Flu tentou a chamada reação imediata e chegou por umas duas ou três vezes assustar a bem posicionada defesa palmeirense. 

Aos 14 minutos Raphael Veiga serviu Willian que acertou um arremate poderosíssimo que acabou defendido de maneira espetacular por Muriel, o ótimo goleiro do Flu. 

Na sequência do lance Scarpa cruzou e Veiga chutou rasteiro e forte, sem nenhuma chance para Muriel estabelecendo aquele que seria o placar final do jogo: Palmeiras 2 a 0 Flu.

Estabelecida a diferença o Palmeiras recuou e o Fluminense já com várias alterações partiu pra cima, chegando a criar duas ou três situações embaraçosas para a defesa palmeirense (uma delas numa bola que bateu no travessão) .

De qualquer forma, ainda que a tática de jogo fosse defender como quisesse e atacar como pudesse, o Palmeiras criou algumas poucas situações ofensivas para o arremate a gol  e deixou de fazer um gol incrível perdido por Lucas Lima, em outra jogada pelo miolo.

Lembram-se do que eu disse da necessidade do time melhorar pelo miolo com a aproximação dos meios campistas, haja vista que houvera rendido bem no chamado "jogo lateral" ou "pelas pontas" apresentado no 1º tempo e do reinício do jogo no 2º tempo até fazer o 2º gol?

Foi por aí, pelo meio, com a chegada principalmente de Lucas Lima que ele e o Palmeiras ganharam o jogo.

AS NOTAS DE CADA PALMEIRENSE.

Jailson, firme, seguro e uma defesa espetacular no 2º tempo. NOTA 7,5.

Marcos Rocha, excelente no apoio, regular na defesa. NOTA 7

Emerson Santos, ganhou todas pelo alto. Espetacular na cobertura.NOTA 7,5

Renan, firme na marcação, um único titubeio, ótimo na saída de bola NOTA 7,5

Patrick de Paula desceu do salto alto e foi bem, mais para defender. NOTA 7.

Zé Rafael jogou mais para o time do que para a torcida. NOTA 7,5.

Ramirez jogou pouco e fez apenas o trivial  NOTA 5.

Mayke entrou no fim para ajudar a segurar o resultado e cumpriu a missão. NOTA 6

Veron tem muito mais bola do que apresentou hoje, mas esteve bem NOTA 7.

Willian esteve outra vez longe do que pode render. A fase não é boa.  NOTA 6.

Breno Lopes jogou 15 minutos mas não se pode dizer que estreou. SEM NOTA.

AS PERSONAGENS DO JOGO

Lucas Lima, pelo 2º tempo espetacular que cumpriu em campo, apresentando-se pelo meio várias vezes para apoiar, tabelar, lançar e arrematar. De um arremate de LL nasceu o pênalti, e, via de consequência, o gol que abriu para o Palmeiras o caminho da vitória. NOTA 8

Outra personagem do jogo foi, novamente, Lucas Lima que, além de participar direta e indiretamente dos dois gols foi, mais uma vez, uma arma forte na defesa e muito poderosa no ataque palmeirense. NOTA 8

O CRAQUE DO JOGO

Sem qualquer dúvida, o craque do jogo Raphael Veiga, NOTA 8,5.

Critiquei esse jogador muitas vezes e até o tive como incapacitado de atuar em um time da grandeza do Palmeiras, rotulando-o como um bom jogador, no máximo, para os times menores da série A.

Só que, não, não tenho vergonha de reconhecer que, de uns tempos a esta parte, esse jogador contrariou todas as minhas expectativas pessimistas e  melhorou muito de produção.

É bem verdade que não me arrependo porquanto não sou bidu ou advinho e tenho de julgar os atletas por aquilo que eles apresentam e não por um suposto potencial que, muitas vezes, nem desbrota!

Reconheço-o, agora, como bom jogador, por tudo o que ele demonstrou, por A+B+C+E e pelo alfabeto todo, de sua competência para vestir a camisa do Verdão.

Por tudo isto obrigo-me a dizer a todos os que frequentam este blog que errei em minhas previsões acerca desse jovem atleta que o Palmeiras foi buscar no futebol paranaemse.

Trata-se do mesmo fenômeno protagonizado por Lucas Lima mas especificamente no jogo ontem que, esperamos, se repita, a fim de que esse jogador venha a render o que rendia quando defendia as cores do Santos FC e cuja contratação contou com os  nossos apoiamento e aval moral.

O Palmeiras mesmo com seu time de 98%  de reservas, deixou um recado aos demais clubes e à própria mídia, de que é candidatíssimo ao título máximo de todos os campeonatos e torneios que vem disputando.

COMENTE COMENTE COMENTE

23 Comentários:

  • Às 14 de novembro de 2020 às 21:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Já começou a palhaçada do português aí. Jogadores de bosta. Já que é pra escrachar, pq não põe o jean?
    Abner Leandro

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:03 , Anonymous Mano da Quebrada Verde disse...

    Ae corneteiro de uma figa, o técnico está com 12 desfalques seu vacilão. Se o Lucas Lima não acerta um passe de 2 metros, o técnico tem culpa?
    Lucas Lima é herança de Mattos, o parvo.
    Corneteiro vacilão.

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:03 , Anonymous Nei disse...

    Esse Marcos Rocha é o verdadeiro bola nas costas, Lucas Merda anda em campo, P. Paula acha que está no Benfica, Willian um cone é melhor.

    Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:09 , Anonymous Vizinho do justo disse...

    Lucas Lima não acerta um passe, é verdade, mas acerta no penteado novo e na próxima tatuagem.
    Isso ele sabe tudo.

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:26 , Anonymous Nei disse...

    Já que não tem reservas, tira o Lucas Merda e o Willian é coloca dois cones.

    Esse infeliz desse Lucas Merda me da nojo até dó jeito que ele anda..

    Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:35 , Anonymous Nei disse...

    Será que os viados do rio não aceita o Merda Lima, Willian, Merda Rocha na troca pelo Nenê, é uns trocos de volta..

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:42 , Anonymous Nei disse...

    Jogo para os altos salários chamar a responsa, caso de Merda Lima, mas o cara é morto, recebe a bola da um rodadinha trava o lance é passa para trás.
    Nei

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 22:58 , Anonymous Nei disse...

    Merda Lima, Merda Rocha e Willian estão disputando troféu do pior em campo..
    Credo..

     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 23:40 , Anonymous Nei disse...

    Parabéns Portuga, vc é mágico, desfalcado de doze, é ainda ganhar jogo com Merda Lima e Willian em campo, está de parabéns..
    E. Santos muito tranquilo, Renan, Scarpa, Veiga e Ze Rafael excelentes.
    Três pontos importantes.




     
  • Às 14 de novembro de 2020 às 23:51 , Anonymous Jofre disse...

    Merda Nei só fala merda.
    Si fudeu.

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 02:05 , Anonymous Aluno do Mestre disse...

    Aluno do Mestre disse...

    O Portuga comete o mesmo erro de Luxa e do Cebola. Põe Lucas Lima de titular e acaba com o time. Alguém sabe dizer porque entra técnico e sai técnico mas o LL não sai do time? Que misterio é esse?

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 07:50 , Anonymous Análise Crítica disse...

    Palmeiras ganhou e apenas 12 comentários. Se tivesse perdido, isso aqui estaria bombando de cornetagem, xingamentos e personagens

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:20 , Anonymous Marco disse...

    Rede blog virou a casa da mãe Joana. Dois cornetas babacas se acham dono do espaço. Nojo.

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:32 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Lucas Lima jogou bem ontem. Quem nunca joga bem e deveria ser imediatamente dispensado é Ramires, obra do cafajeste Alexandre Mattos.

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:35 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Hoje, em minha opinião, com o time titular ou desfalcado, o PALMEIRAS é o melhor time do Brasil. Devemos muito disso ao excepcional Abel Ferreira. Muito respeito com esse cidadão. Nada de chamá-lo de portuga. Portugueses não gostam disso. Seria o mesmo que nos chamar de brasuca. Você queria ser chamado assim ?????

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:38 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vamos melhorar o nível desse Blog. Temos aqui um excelente titular, jornalista de escol, além de vários grandes colaboradores. E somos Palmeirenses. Lugar de maloqueiros DEFINITIVAMENTE NÃO É AQUI !!!

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:42 , Anonymous Nei disse...

    Alcides com todo respeito, vc deve estar vendo algum tape de outro jogo, Lucas Lima atrapalha o time, Marcos Rocha foi um desastre, levou todas nas costas.

    Nei

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 10:46 , Blogger ester abea disse...

    Verde Insuperável querido

    tens razao. Aki é lugar de Palmeirenses com P maiúsculo

    Moços e moças que sabem que futebol nao começou no anno 2000

    que Ademir sempre acabou com o SCCP

    que Leivinha fazia gols incríveis, especialmente de cabeça

    e que quando o crime vira uma doença, há uma cura: Rambo

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 11:09 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    estamos só a 4 pontinhos do 1o colocado

    SE esse time nao tivesse entregado 4 jogos, seríamos nós o primeiro

    Mas há tempo para recuperaçao recuperativa

    O proprio Rambo já se recuperou várias vezes após ter sido defenestrado em público pelo soviético fortao, Ivan Drago. Recuperaçao parcial, já que Rambo passou a usar uma sunguinha do SPFW. Mas vá lá. Acontece.

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 13:00 , Anonymous Nei disse...

    Amiga Ester
    Com todo respeito, ainda bem que entregaram os quatro jogos, do contrário o Bruxo ainda estava aí.

    O problema também foram tantos empates contra times fracos.

    Graças a DEUS o pesadelo Luxemburgo se foi, que vá os anéis e fiquem os dedos.

    O Portuga com mais umas três semanas expurga o resto dos entulhos de num milhão por mês..

    Peço que não se empolguem com L. Lima, é um cozido enganador, fazem mais de dois anos que esse sujeito tem chances, não é agora que vai, foi assim com Luxa, Mano, Felipão isso é um intruso, num milhão por mês para tirar oportunidades dos outros, vide Scarpa..
    Nei

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 13:58 , Anonymous Gil disse...

    Viña é mais um jogador com COVID-19!

    O lateral esquerdo positivou em teste realizado pela seleção do Uruguai e está retornando para São Paulo, onde deve cumprir os protocolos de segurança e isolamento.

    Com isso, Viña deve ser desfalque nas partidas de volta contra Ceará pela Copa do Brasil, Goiás pelo Campeonato Brasileiro e possivelmente contra o Délfin pela Copa Libertadores.

    O Palmeira teme um surto de COVID-19 no elenco, principalmente agora nas fases decisivas do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 14:27 , Blogger ester abea disse...

    Nei querido

    tens razao. Os empates contra Flu, Goias, Gremio nos tiraram pontos importantes. Ainda bem que no 2o turno o jogo do Gremio é aki, e os gaúchos sao bons clientes

    quanto a Vina, será um desfaque importante, pois é um bom jogador...será que nao é o Ramires transmitindo, algo aventado pelo Nei?

     
  • Às 15 de novembro de 2020 às 14:31 , Blogger ester abea disse...

    proximos jogos

    Goias (F)

    CAP e Bahia (C)

    acho que dá no mínimo 7 pontos. Talvez 9. Se der 9 ficaremos entre os 3 primeiros. Seguramente

    E algo muito certo:

    Nas ocasioes em que o crime vira uma doença, Rambo é a cura.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial