Observatório Alviverde

07/10/2024

O MITO DO POUPAR E DESCANSAR NO FUTEBOL!

Tem sido irritante essa conversa de Abel sobre "jogador e elenco cansados", inaptos para determinados jogos. É de lascar!

Desculpa, esfarrapadíssima e constante dos técnicos, eles a usam em proveito próprio para administrar seus elencos e promover as alterações que desejam procurando evitar reclamações e reivindicações.

No Palmeiras, por exemplo, toda a vez que o time vai mal, ou há demora de reposição de jogadores que saem do DM, ainda que estejam curados, Abel Ferreira vem com a tal desculpa de "jogador " sem ritmo e não os coloca em campo ainda que estejam na plenitude da forma e aptos para jogar.

Isso tem servido de pano de fundo para justificar erros cometidos pelo técnico palmeirense que nunca perdeu tanto quanto perdeu este ano.                                                                                                     OBS - Fique bem claro que não estou reivindicando a dispensa ou a saída de Abel mas apenas elaborando uma crítica construtiva para que ele perceba alguns erros crassos que até sem querer ou perceber ele vem cometendo dentro e fora das quatro linhas

Abel Ferreira, por exemplo, precisa parar com essa bobagem de que o time e os jogadores estejam cansados, por fazer dois jogos e, raras vezes, três por semana, haja vista que todos são profissionais, jovens, "tratados a pão de ló", como se diz na gíria e, pressupõe-se, com capacidade física total. 

Se estão com algum tipo de estafa é bom que Abel consulte e cobre o Depto de Fisiologia. Poucas vezes se abordou isso na história do Palmeiras, mas agora é voz corrente, um absurdo. Um jogador de futebol tem de ter preparo físico suficiente para jogar minimamente duas vezes por semana. Sempre teve!

Viram como a tal proteção à estafa não resolveu nada contra o Red Bull? O time ficou parado uma semana e, ao final de tudo, não  passou de um empate contra o time de Bragança, teoricamente inferior.

O que os mais novos desconhecem é que o time de Abel, que ganhou mui merecidamente tantos títulos, pode descansar o quanto for que é inferior, técnica, tática e individualmente, a qualquer de nossas academias de Rubens Minelli a Filpo Nunes, passando pelo lendário Osvaldo Brandão e Luxemburgo. Detalhe: as vi em ação e assisti a todas elas!

O que ninguém nunca disse nessas comparações, agora entre os treinadores é que Abel, em número de títulos sequer chega perto de Brandão, campeoníssimo que foi, também, no maior adversário, o Corinthians.

O que há de comum entre todos os técnicos palmeirenses de antanho, é que eles não reclamavam de calendário, estafa ou coisa assim e, raras vezes falavam em poupar jogadores. 

Tinham seus times titulares certos e  pré escalados  ressalvadas as contusões e as suspensões e se sabia, de cor e antecipadamente quem iria entrar em campo, sem essa "frescura" de esconder as escalações  até a hora da transmissão de TV ou da execução do hino nacional.

Quando o time ia taticamente mal e havia jogadores que não atuavam bem no primeiro tempo ou quando o jogo era desfavorável, o Palmeiras (logo no intervalo) fazia as alterações que todo mundo, até o adversário, já sabia; Entre elas estava o aproveitamento de Fedato que, não sem razão, era considerado naquela época como "o melhor reserva do mundo" acompanhado dos mesmos jogadores de sempre!

Não havia a teimosia de manter intacto o time que jogasse mal no intervalo dos jogos e trocar as peças só aos vinte minutos do segundo tempo ou ao final do jogo.

Não, não venham com essa de que o meu discurso é ultrapassado. 

Ultrapassado, sim, são os conceitos do futebol do Brasil de hoje, invadido por estrangeiros, sem personalidade e sem marca (as eliminatórias da Copa estão comprovando) que já começa a ser sobrepujado por países que jamais imaginaram pudessem, um dia, superar a magia da camisa  canarinha, outrora respeitada e tida como a melhor do mundo.

Abel Ferreira que nesta época, repito, nesta época em que vivemos, é, reconheço, um treinador de primeira linha, precisa (urgentemente) renovar alguns conceitos que o atrapalham como  aquele de parar de substituir religiosamente apenas aos 20 do segundo tempo e guardar os jogadores titulares, agudos e desequilibrantes para depois. Fica sempre mais difícil.

Pior ainda é quando os guarda para jogos posteriores, esperando demais por soluções mesmo quando o tempo urge e exige que se as tome rápidas e de insistir tanto com peças que ao final dos jogos, mais prejudicam do que auxiliam e não resolvem a situação do time dentro de campo.

COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 8 de outubro de 2024 às 11:58 , Blogger Libertad disse...

    Prezado Alcides, você esta corretíssimo, é muita frescura!!!
    Abel é sim um cara de muita sorte, chegou no Palmeiras vindo de um time de segunda divisão da Europa, pegou o clube com um super elenco e uma base extraordinária deixado pelo Galliote, uma época que todos os adversários de ponta estava destroçados, clubes brasileiros impregnados com técnicos da mesmice, do ridículo, na terra de cego ele tinha dois olhos, "era" rei, hoje a situação é diferente, temos ai excelentes profissionais portugueses, estrangeiros, sem dizer que alguns clubes investiram em bons jogadores, hoje Abel é realidade, o normal, ai ele não consegue desenvolver o mesmo quando tudo era mais fácil...
    Sua gestão de grupo, suas táticas já não funcionam mais, o chutão do Everton ficou manjado, hoje os técnicos mais estudiosos sabem anular o pobre e ultrapassado esquema do Palmeiras. que não sabe quebrar linhas, o passe ou é de lado, para trás, ou cruzamentos para se livrar da bola..
    Abel não sabe fazer o time jogar, quebrar linhas, um dois, somos totalmente dependente de um menino de 17 anos, não sabe mudar o jogo no intervalo, substituí sempre tardiamente, carrega consigo uma gratidão eterna com com os medalhões que os ajudaram a ficar rico, ele não tem coragem de tira-los do time, não tem coragem de mudar, faz isso por um ou dois jogos depois vai dando o jeitinho de retorna-los, quando sacou o Veiga o time cresceu com Mauricio, mas Veiga já esta de volta.
    Primeiro tempo contra o Braga o time estava errado, cheio de meias , os 45 minutos não foi o bastante para se ver que tinha que mudar rapidamente no intervalo, colocar jogadores rápidos pelos lados do campo, mas ele insistia na sua teimosia como sempre..
    Já fomos desclassificados em três copas do Brasil e três libertadores por sua arrogância e teimosia..
    Porque Romulo não tem oportunidades, porque o menino Vitor Reis não é o zagueiro no lugar do atrapalhado Murilo.
    Sem falar nas indicações de contratações, Atuesta, Tabata e muitos outros...
    agora o que me deixa mais indignado é sua covardia guando de jogar com times de ponta, como contra o flamengo pela copa do Brasil no Maracana, chega ate a pensar que essas eliminações das copas é premeditada para ter a semana mais livre, não é possível...
    Para mim já era tempo de mudanças, sempre a mesma desculpa, sempre ninguém pode indagar nada, não pode ser cobrado, guando ganga ele é a estrela, guando perde é o juiz, o gramado, etec..
    lembram da lambança que ele fez contra o Fortaleza no primeiro turno, junto com essa de sábado é o que pode nos tirar o campeonato...
    Nei

     
  • Às 8 de outubro de 2024 às 12:39 , Blogger ester abea disse...

    É sempre bom ter aula de tática de meu querido amigo Ney Verde.
    E, para variar, nosso querido Alcides dá aula de conheccimento futebolístico.
    Alcides tem a mais total, completa, abacial e flufenâmica razao: nao há por que poupar moços altos, fortes, musculosos e bem nutridos. Cansaço existe para o trabalhador, para o operário mal nutrido, que nunca comeu pao de ló.
    Essa estória de poupança começou na SEP com Cuca, bom técnico. Lembro-me que perdemos uma CdB contra o Desportivo Gremio Futebol e Regatas, jogo fácil, exactamente por poupar.

     
  • Às 8 de outubro de 2024 às 12:41 , Blogger ester abea disse...

    quanto ao B24, até o Globesporte, porcaria de site da Globo, fez um artigo mostrando que dependemos só de nós.
    Quando até a imprensa marrom diz isso, é porque é.

     
  • Às 8 de outubro de 2024 às 14:10 , Blogger Raphael disse...

    Na pandemia se jogava 3 vezes por semana, hoje tão jogando uma vez por semana e se bobear ainda reclama. O Jorge Jesus fez isso no flamengo, arrumou o time titular e o que sobrou sabe que é reserva e ponto final.
    Na verdade o Abel vai dizer que é "gestão de grupo", um modo bonito de dizer que se não colocar os donos do time vai ter problema.
    Não da pra negar que é um bom técnico e tem sorte, mas se a sorte acabar, fica só bom, e bom tem vários que chegaram agora no Brasil.
    A questão é que se os medalhões fazerem corpo mole, umas 3 ou 4 derrotas sua cabeça vai a prêmio e dúvido a Carminha aguentar a pressão da torcida e da imprensa. Espero que isso não aconteça.
    A percepção que o Libertad teve é a mesma, que eu tive entraram nas copas com aquela que se ganhar é bom, mas se sair é melhor ainda, por que vamos ter mais folga.
    Enfim, espero que busquem o único titulo que restou.
    E outra coisa, ta na hora do Abel ser mais humilde e educado, parar de querer ensinar as coisas e dar realmente a "cara a tapa". Se não aguenta, então me desculpe, pegue suas malas e vá para Portugal de novo, por que com o salário que ele recebe o Palmeiras não vai deixar de existir se ele se for. A maioria da população escuta 1000 vezes mais coisas e recebe infinamente menos que ele. Contudo espero que ele fique, reconheça seus erros e volte mais forte.
    E para finalizar, para mim ele não foi o maior técnico da SEP, acompanho desde os anos 90 futebol, peguei uma fase bem ruim e o time se rergueu, então ser campeão com a estrutra que o time tem, em uma época onde os pouco times que restavam estavam se ajustando é uma coisa, quero ver ser campeão com de algum campeonato(qualquer um) com o time de 2012.






     
  • Às 8 de outubro de 2024 às 18:00 , Blogger ester abea disse...

    Raphael, querido
    Falaste do time de 2012. Tia Ester torceu pelo time de 1980-3 com Sena, Darinta, T. Gato, J. Marcos e Esquerdinha. AKILO era um horrorzinho.
    Dava medo ver AKILO nas garoentas noites do Parque Antarctica. Eu saia do plantao do HC e ia sofrer na garoa para ver o time patinar contra Bangu, Americano de Campos, Ferroviária, Portuguesa Santista e TODOS os outros.
    SE alguém torceu para AKILO e continuou Palmeirense é por ke AMA o Palmeiras.

     
  • Às 9 de outubro de 2024 às 10:33 , Blogger Libertad disse...

    Grande tia Ester, eram noites que se contavam os minutos sem dormir por causa desse time ridículo!
    Passamos por períodos muitos difíceis!
    Depois de ter: Leão, Eurico, Luiz Pereira, Alfredo e Zeca.
    Dudu, Leivinha e Ademir da Guia.
    Edu, Cezar e Ney.
    Ver esse time dos anos oitenta era um pesadelo, foi mudar com a chegada da Parmalat, porque a velharada Itália só queria roubar o pouco que tinha...
    Passamos por uma fase sombria de 1977 a 1992.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial