Observatório Alviverde

03/01/2009

AS NOTAS PARA A TURMA DA IMPRENSA

Odinei Ribeiro transmitiu pelo Sportv Palmeiras X Cuiabá. Eu o avalio como mais um locutor com voz de repórter, tipo Cléber Machado, a quem Odinei, visivelmente, imita. Na hora do gol, sobretudo, ele encarna o guru com aquele chavão "Zezinho DO Mogi-Mirim", quando poderia criar uma expressão personalizada. Falou dezenas de vezes que o "Palmeiras, entre os clubes de São Paulo, foi o único que nunca ganhou a Copinha, fato que o Brasil inteiro está careca de saber. Em outras palavras, ele continua chovendo no molhado. Mas, a bem da verdade, que não se diga que Odinei, um mediano locutor, seja antipático ou que extrapole os limites da paciência do telespectador. Pelo contrário. É simpático, agradável e procura ser imparcial, na medida do possível, ao contrário de tantos figurões midiáticos sempre dispostos a uma média com Bambis, Gambás e Urubus. De minha parte dou 7 ao Odinei.
O comentarista Luiz Ademar deve ser de Araraquara, contratado como tampão para a cobertura da Copa. Nota 8 para ele, muito equilibrado, seguro e bem informado. O repórter Edgar Alencar também trabalhou bem apesar do vacilo inicial quando disse que o Rio Branco perdeu para o Rio Branco. Noves fora o nervosismo falou demais interrompendo muito o relato do jogo.Nota 7.
Luis Antonio Garmendia merece uma nota melhor, 8, por duas razões. Mais afeito e vivido do que o companheiro de reportagem, foi pertinente, não interrompeu demais a narração e foi categórico ao responder aos companheiros, após reiteiradas alusões à falta de títulos do Palmeiras na Copinha reestabelecendo a verdade sempre convenientemente omitida e escondida pela imprensinha gambambi: O Palmeiras ganhou não a Copa São Paulo, mas, muito mais do que isso, a Supercopa dos Campeões da Copa São Paulo em 1995.
E EU completo a informação: Convidado, o Palmeiras não respeitou os anfitriões e levantou o título mais importante da competição em todos os tempos!
PS - Alguma emissora de rádio cobriu o jogo do Palmeiras ? Eu não ouvi mas aposto que devem
ter transmitido apenas o jogo dos gambás ! Eu perderia dinheiro nessa aposta ?

10 Comentários:

  • Às 4 de janeiro de 2009 às 11:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Odinei Ribeiro,
    Não narra o jogo, no estilo Sportv. Fica o tempo todo repetindo as mesmas coisas.
    Disse dezenas de vezes a "informação" que o Palmeiras nunca venceu uma edição da Copinha, mas se "esqueceu" de informar a conquista da Super-Copa SP, lembrada pelo comentarista apenas uma vez.
    Chegou a falar que os jogos do grupo 0 eram mandados em "Ferroviária" e não em Araraquara.
    Nota 5.

    Luiz Adhemar é setorista do Palmeiras para o Globoesporte.com. Conhecido pelo lançamento de matérias sempre com algo negativo sobre o Palmeiras. No comentário sobre o jogo também manteve o padrão mediano do Sportv. Não citou uma vez a péssima condição do gramado e cobrava toque de bola do Palmeiras. Nota padrão Sportv 5.

    Repórteres - iniciantes - Nota padrão 5.

    Destaque negativo - auxiliar de linha com o ridículo impedimento marcado no primeiro tempo. Até na Copinha???

     
  • Às 4 de janeiro de 2009 às 20:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Marco
    A sua análise sobre o Odinei e a turma do Sportv, feita com racionalidade e realismo foi mais sensata do que a minha. Confesso-lhe que o 7 foi atribuido ao narrador em questão pelo fato de ele não ter desmerecido o time, nem o colocado para baixo e nem narrado contra, conforme estamos acostuados a ver nesse canal. Mas que ele, muito mais um narrador de rádio do que de TV, é fraco, tenho de concordar.
    Sobre o tal bandeirinha, tem nome de italiano mas, certamente, deve ser gambambi. Antes daquele impedimento impropriamente assinalado, já havia advertido de forma áspera e sem qualquer motivo um de nossos jovens jogadores. O nome dele é Leonardo Lourenço Marchiore. Quero solicitar-lhe desculpas mas estou apanhando um pouco para manter o blog. Com o tempo havemos de melhorar. Esmeraldino

     
  • Às 4 de janeiro de 2009 às 21:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Também não suporto mais ouvir falar que o Palmeiras jamais venceu a copinha. Como se fosse um título de suma importância, não é, sequer, uma competição profissional. Todo ese estardalhaço se dá, ao meu ver, por ser o Palmeiras, um time muito antipático á maioria da imprensa.Quando a S.E Palmeiras conquistá-lo(o título) certamente descobrirão outro torneio do qual ainda não vencemos,talvez algum campeonato de botão de uma localidade qualquer, para assim continuarem com esse deserviço á imagem da nossa gloriosa entidade.

    Cristiano Lopes, Guarulhos - SP

     
  • Às 4 de janeiro de 2009 às 22:27 , Anonymous Anônimo disse...

    Vi o jogo da copinha pelo sportv e achei que a turma que transmitiu o jogo foi bem. A citação de bordões pertinentes à época, como "o único grande que nunca ganhou..." foram sempre acompanhados da citação do troféu da supercopa da categoria.
    Quanto ao jogo, péssimo gramado e alguns bons jogadores, apesar da análise de apenas uma partida poder aumentar as chances de êrro. Gostei do lateral direito, dono de um bom cruzamento e batedor de faltas, além dos números 8,9 e 10. Espero que o sr. Vanderlei Irati observe e suba alguns jogadores, principalmente pelo fato da difuldade de se contratar jogadores nos dias de hoje, devido aos grandes valores financeiros exigidos.
    Com relação à subida de jogadores e a nossa torcida, é necessário que esta de tempo ao tempo para que os jogadores se firmem e não fiquem que rapidamente eles se tornem ademires, rivaldos ou evaíres. Com calma e paciência, tenho certeza que muito jogadores poderão dar bons frutos. Lembro de alguns nomes hostilizados pela nossa torcida e que foram grandes jogadores: Taddei, titular da Roma e o Galeano, que de tão criticado, teve que ir jogar no Grêmio e voltar depois, para ser titular por muitos anos, dentre outros.
    Aproveito para parabenizar o Esmeraldino pelos excelentes Posts. Tenho certeza que o Observatório Verde terá padrão de qualidade semelhante ao Observatório Verde, cujo término todos lamentamos.
    Em Tempo: Estou tendo dificuldades para postar devido ao fato do "selecionar perfil" e postei, então, como anônimo.
    Edson.

     
  • Às 4 de janeiro de 2009 às 22:32 , Anonymous Anônimo disse...

    Edson.
    Correção:com relação à subida de jogadores e a nossa torcida....não fiquem QUERENDO que rapidamente....
    Edson.

     
  • Às 4 de janeiro de 2009 às 22:44 , Anonymous Anônimo disse...

    Escreveu Edson.
    Volto novamente para citar algo que ouvi hoje, na edição do programa do MN, gol o grande momento do futebol. Quando da apresentação das revelações da copinha, ao longo da história, o descarado do repórter citou que Rivaldo, antes de ter boas passagens pelo Mogi Mirim, Corinthians e ganhar o mundo, jogou a copa S.Paulo. Ignorância ou dôlo? O que voces acham?
    Outro fato, não citaram o Wagner Love, ao meu ver a última grande revelação da copa S. Paulo. Será que é por que teriam que dar uma nota favorável ao Palmeiras? Ignorância ou dôlo? Aos grandes debatedores Esmeraldino e Marco Verdão, o que vocês acham?
    Edson.

     
  • Às 5 de janeiro de 2009 às 00:47 , Anonymous Anônimo disse...

    O banderinha do jogo do verdão na copinha é patético, um pateta, um brincalhão. Marcar um impedimento daquele só pode ser coisa de gente mal intencionada.Ele promete ser mais um inimigo na vida do nosso verdão. Já anotei o nome dele na minha caderneta. Que cara sacana o tal do Leonardo Marchiori.
    Alceu do Gutierrez

     
  • Às 5 de janeiro de 2009 às 01:09 , Blogger Alcides Drummond disse...

    RECADO A TODOS OS QUE QUEREM PARTICIPAR

    Recebi alguns e-mails de pessoas que quiseram postar mas não conseguiram, em razão do ítem logo abaixo. Como todos sabem, estou aprendendo a mexer com o blog e hoje à noite receberei em casa a visita de um amigo que prometeu ensinar-me os segredos do blog.
    Até que eu possa alterar a configuração, se é que é possível, quem quiser participar deve escrever o comentário, clicar na FLEXA abaíxo e clicar novamente na palavra ANÕNIMO. Só então disparar o POSTAR COMENTÁRIO.
    A palavra chave para postar é clicar a palavra ANÕNIMO até que eu solucione o problema.
    ps - Não esquecer de assinar embaixo, por favor.
    ESMERALDINO

    Se alguém tiver a solução, ajude-me mandando um e-mail de orientação para: www.alcidesdrummond@yahoo.com.br

     
  • Às 5 de janeiro de 2009 às 15:53 , Anonymous Anônimo disse...

    A citação da Conquista da Super Copa foi feita apenas uma vez. Quem citou foi o comentarista Luiz Adhemar.
    Já o narrador repetiu inúmeras vezes que o Palmeiras nunca vendeu a Copinha e não fez comentários sobre a Super Copa.
    A citação da Super Copa foi sempre omitida e somente divulgada em poucas ocasiões, após muitas cobranças de torcedores.

    Mantenho a opinião sobre a insistência dos jornalista em "informar" milhares de vezes a mesma coisa. Qual a razão para isso, não sabem dizer outra coisa? Não tem mais informações sobre a divisão de base do clube?
    Neste jogo de sábado, fiquei sabendo pela primeira vez que Grêmio e Botafogo também não venceram uma edição da Copinha.
    Quanto ao Palmeiras, até os cachorros sabem, de tanto ouvir a imprensa repetir em todas as matérias e transmissões.

    Repito a pergunta feita em alguns blogs: A Super Copa de 1995 seria considerada pela imprensa uma edição da Copinha, caso tivesse sido conquistada pelos Leonores, nosso adversário daquela final?

    O Palmeiras também é conhecido por sua torcida como Campeão do Século XX, devido a três "rankings" de imprensa (escondidos pelos próprios autores). Em transmissões de jogos do Palmeiras, algum jornalista já se referiu ao clube como "Campeão do Século"? Não seria uma "informação" também, como "O Palmeiras nunca venceu uma edição da Copa SP"?

     
  • Às 5 de janeiro de 2009 às 15:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Correção: Nunca venceu e não nunca vendeu.

    Para quem puder conferir:

    Assistam amanhã o segundo jogo do Palmeiras e observem quantas vezes a "informação" sobre a não conquista da competição será repetida e quantas vezes vão mencionar a conquista da Super Copa de 1995.
    Em termos de informação, observem se alguém vai mencionar que o Palmeiras tem diversos títulos na categoria incluindo o Bi-campeonato da Taça BH e quatro campeonatos paulistas sub-20 (disputados a partir de 1992).

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial