Observatório Alviverde

31/03/2010

MANCHETES MAQUIAVÉLICAS CONTINUAM DESMONTANDO E DESESTABILIZANDO EMOCIONALMENTE O PALMEIRAS!

Tenho visto, lido e ouvido que o Palmeiras x Paysandu de hoje define a vida do Palmeiras neste semestre.

Não é bem assim. É "menas" verdade, como diz o nosso torcedor do interior.

A Gazeta Esportiva.Net, como de hábito, produziu maldosa manchete que sintetiza o pensamento da mídia em geral.
(SIC)
"Palmeiras pega Papão para exorcisar fantasma e salvar semestre".
******
A frase, maquiavelicamente construida, de cunhos visivelmente derrotista e terrorista, pautou e norteou os demais órgãos de imprensa, em suas publicações de hoje, com raríssimas exceções.

Até alguns órgãos da mídia palestrina foram, inadvertidamente, contaminados pelo vistoso jogo de palavras e adotaram o infame tom da ameaça para a abordagem do jogo".
******
Não está em discussão o direito da imprensa em fazer uso da frase em questão, sensacionalista, exagerada, e, nem, de repercutí-la.

Mas...

Essa manchete jamais seria adotada e publicada fosse qualquer de nossos adversários a vivenciar a atual fase e situação do verdão.

Sustento que se fossem Bambis, Gambás ou Sereias na pele do Palmeiras e o tom do discurso seria abrandado, minimizado, eufemizado.

Mas quem não sabe que o negativismo do noticiário é secular, crônico, reincidente, recorrente, quando o assunto é o Palmeiras.
******
O aspecto psicológico dessa manchete, repercutida à exaustão pela maioria absoluta da mídia, é terrível, inimaginável.

Explode sempre como uma bomba sobre as cabecinhas tumultuadas dos jogadores palmeirenses, atingindo-lhe o subconsciente, ameaçando-os terrivelmente.
******

A boleirada se assusta ao ler uma manchete dessas em destaque nos meios de comunicação.

Os atletas de menor esclarecimento pensam: "Meu Deus, então se eu perder hoje o que vai ser de mim? O que vai acontecer comigo? Como será a cobrança da torcida?

Então, entram em campo aflitos, nervosos, oprimidos, acuados, com uma atitude excessiva de zelo e de excesso de responsabilidade que os induz, invariavelmente, ao erro.

O excesso de adrenalina, os leva ao tremor das pernas, ao turvar da visão e ao embotamento da mente. Não sou eu que estou dizendo, é a medicina.

E tem mais: leva ao esgotamento físico, dores, sono ruim, irritação, é um estado de fuga/perigo permanente, sem possibilidade de controle e pode depender ou não do ambiente.

Vejam se não é tudo isso que ocorre com o time do Palmeiras, sobretudo quando as coisas começam difíceis em qualquer jogo?

A consequencia de tudo é o medo de errar e quem tem medo de errar, dificilmente acerta.

Há como que uma metamorfose geral e as cobranças mútuas, naturais entre os jogadores, passam a ocorrer com muita rispidez.

Isso tudo gera, permanentemente, brigas e confusões em campo roubando a concentração e a tranquilidade da equipe no decorrer de qualquer partida mais problemática.

Pior do que isso são as sequelas que a boleirada jura que fica no vestiário, mas que seguem vivas, onipresentes no dia-a-dia pelo recrudescimento das rixas, rivalidades, vaidades e da imposição da personalidade e influência dentro do grupo.
******
Acrescente-se a isso a terrível cobrança das torcidas uniformizadas, em tons desumanos e surreais ou a velha e incômoda exigência da facção almofadinha dos eternos descontentes que Scolari batizou como A Turma do Amendoim.

O Palmeiras, através do psicólogo contratado na semana passada, tem de trabalhar firme nessa situação de crise decorrente das repercussões do que é dito pela mídia e tem de baixar aos níveis normais a adrenalina do grupo.

Sei, perfeitamente, que os nossos problemas não se resumem, exclusivamente, a essa questão. Fosse assim, tão simples, e tudo já estaria plenamente resolvido, nos devidos lugares.

Mas que é um aspecto importante a ser abordado, estudado, considerado, atacado e ajustado, disto eu não tenho nenhuma dúvida.
******
Só nos resta, agora, trocar a manchete.

"PALMEIRAS COM VANTAGEM E COM MORAL TEM TUDO PARA VENCER O PAYSANDU NO PALESTRA E SEGUIR FORTE NA COPA DO BRASIL!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

4 Comentários:

  • Às 31 de março de 2010 às 10:10 , Anonymous Haroldo Zaniboni disse...

    É Isso aí Alcides, vamos mudar a Manchete!!

     
  • Às 31 de março de 2010 às 10:17 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Grnade Alcides. Essa da Gambazeta não é novidade pra ngm né, eles adoram fazer isso. Eu nao tenho conhecimentos para saber se a assessoria do verdao pode entrar em contato com as mídias esportivas e questionar essas manchetes, mas acho que isso só agravaria mais as manchetes maldosas e tendenciosas deles para/com o Palmeiras. O site ForaCipullo está bombando, sao qse 1600 assinaturas em menos de 2dias. O DS7 deveria pegar o mesmo aviao do Cipullo e ir pra bem longe, de preferencia pro japao. Eu se fosse o Zago colocava o Licoln e sentava o Sono,e ele ta pançudo, sem a mínima vontade de jogar, baladeiro, faz discurso que o time tem que jogar com garra desde o ano passado, mas ele é um dos poucos que fazem isso no Palmeiras, e meio campo é um setor essencial para o bom desempenho do nosso futebol. Como tudo indica ele vai sair no meio do ano, entao deixe ele esquentando um banquinho até lá, se não aguenta a pressao, nao tem dignidade pra bater no peito e dizer "eu dei meu melhor" que saia, vaza, espirra, arrêda o pé jagunço, volta pro mar oferenda! Ele joga no Palmeiras igual eu jogo futebol com os amigos, se fizer gol fez, se nao fizer nao tem problema, outro dia faz. Essa a impressão que eu tenho dele, e eu acho que toda torcida também. Vamos torcer pra essa fase passar, precisamos de um motivo pra cantar PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ. Abraços Alcides e todos palestrinos do OAV.

     
  • Às 31 de março de 2010 às 10:41 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DIA.

    Sou suspeito a falar, até porque disse a 1 ou dois meses atras (mais ou menos), que o Palmeiras só iria acordar para vida, a partir de que cruzasse com um novo Asa de Arapiraca da vida.

    Disse isso, sempre questionando os desmandos dessa diretoria, sempre antevendo o que poderia acontecer.

    Reclamava que o Palmeiras deveria ter se apresentando com o elenco pronto ou pelo menos, praticamente pronto em janeiro.

    E isso não aconteceu.

    Hoje temos jogadores que chegaram a um mês praticamente e que estavam sem jogar a muito tempo e povoam nosso departamento médico.

    Jogadores essenciais ao time, como Ewerthon e Lincoln.

    Agora companheiros, não tem choro nem vela, nem fita amarela.

    Segurar o empate com o Payssandu, PELO MENOS, nos dará tempo para essa diretoria de merda caçar alguém no Exterior até 8 de abril, prazo final da vinda de jogadores de fora.

    EU SUGIRO A EURÁSIA.

    VAI LÁ, QUE TEM NEGO DOIDO PRA VOLTAR.

    Se ganhar hoje, não faz mais que a obrigação, apesar que eu já me contentaria, pelo menos, com a classificação, porque teríamos tempo para maiores mudanças, visando não só Copa do Brasil, mas o Campeonato Brasileiro que começa já em maio e Sulamericana.

    Ontem ouvi a entrevista do Robert na Rádio Globo e ele disse em alto e bom tom: AQUI NÃO TEM NINGUÉM PASSANDO FOME.

    Falou com firmeza e desustruturou os repórteres da Globo, que já iam dizendo que estava aí o problema de não jogar bola.

    E diga-se de passagem, Robert foi peitudo e o que está em questão, não são os salários SUPER GORDOS que todo mundo recebe, mas sim os direitos de imagem, que não são verbas trabalhistas, mas sim verbas contratuais e que serão saldadas em seu devido tempo.

    SÓ QUE NO PALMEIRAS, UMA BRISA VIRA UM TUFÃO.

    Ainda mais quando tem dirigentes safados dentro do grupo que deixam vazar propositalmente uma notícia dessas, para JOGAR A CULPA nos jogadores, insinuando que são mercenários e coisa e tal e só jogam por dinheiro.

    Salário está em dia.

    E não é pouco.

    Então vamos pro jogo.

    E que a diretoria, cumpra seus acordos individuais, porque é mais que obrigação dos caras que dirigem o gigante Palmeiras.

    É isso.

    Saudações Alvi Verdes.

     
  • Às 31 de março de 2010 às 12:42 , Anonymous Alceu Gutierreza disse...

    Com manchete ou sem manchete com onda ou sem onda o Palmeiras vai se classificar em cima do time do Paissandu. isto é nome de time ou é o nome de um pai de santo. Hoje vai ser Palmeiras 3 x 0 em cima desses gambá do Pará. Um abraço a todos.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial