Observatório Alviverde

16/09/2010

PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO FOI UMA VITÓRIA ÚTIL E ANIMADORA, MAS O GRANDE TESTE SERÁ DOMINGO CONTRA OS BAMBIS!

SOBRE O RESULTADO
1) Os analistas de resultado vão cantar, decantar e exaltar, em prosa e verso, a vitória do Palmeiras em Porto Alegre que eu definiria, apenas, como útil..

2) Alguns, exagerados, dirão que foi uma epopéia, uma odisséia e farão adjetivações gongóricas que definem sempre os resultados, não o conteúdo do jogo.

3) Quem conhece futebol sabe que a vitória verde foi merecida, mas que não  nos traz a certeza ou a garantia de que os nossos problemas estão equacionados ou solucionados. Na melhor hipótese estão, eu diria, encaminhados...

4) Credite-se a vitória palmeirense sobre o Grêmio a dois fatores: primeiro: a felicidade de Marcos Assunção na cobrança de uma  falta aos 14 do 1º tempo, concedendo-nos o importante gol de abertura. Foi uma cobrança de perito, de especialista, linda, perfeita. Ponto.

5) O segundo diz respeito a doação, a aplicação  e a atitude belicista da equipe que, mais do que lutou, guerreou o tempo todo para manter o resultado favorável alcançando, plenamente, os seus objetivos.

6) Tirante isso, foi um jogo de um ataque inoperante, o do Gremio, contra uma defesa sólida, consciente e consistente, a do Palmeiras, respaldada sempre pelo recuo de todos os componentes da equipe, exceto Kléber.

7) O jogo de ontem consagrou a teoria deste OAV que o Palmeiras de Scolari tem de buscar um caminho tático através daquilo que tem de melhor no elenco, os volantes.

8) Sei, perfeitamente,  que o esquema de volantes adotado, provisório e emergencial, não é uma panacéia para as gravíssimas moléstias dos empates e dos maus resultados que infectaram o time.

9) Tampouco é a solução final para um clube que almeja a prática de um futebol eficiente que o conduza aos resultados positivos e às grandes conquistas.

10) Sei que estamos jogando como time pequeno, mas não me incomodo e não me envergonho nem um pouco por isso.

11) O importante, neste momento de uma transição que parece interminável, é respirar, tomar fôlego  e esperar que, com o passar do tempo, com os ajustes no time, com novas contratações ou promoções de garotos da base,  possamos dar a volta por cima e,ufa, finalmente, conseguir montar uma equipe à altura de nossas melhores tradições

SOBRE O JOGO   
1)  O Palmeiras foi um time macho, sacudido  e decidido, ontem, contra o Gremio. Entrou focado exclusivamente no jogo não se desconcentrou em nenhum momento.

2) Enfrentou um Grêmio motivado pela vitória em pleno Pacaembu sobre os Gambás, aguerrido, determinado a vencer pois, assim como o Palmeiras, necessitava,  também, prementemente, do resultado.    

3) Mais do que isso o tricolor gaúcho era apoiado por quase 40 mil fanáticos de uma torcida partícipe e vibrante. Mas o Verdão não se impressionou e nem tomou conhecimento de nada disso. Jogou como deveria jogar sempre, com personalidade, autoridade,  sem medos, receios, sem traumas e sem complexos, do início ao final do espetáculo.                                                                                                                            

4) No início o Grêmio parecia dominar o jogo, mas era ilusão de ótica. O Palmeiras tinha uma linha de quatro bem recuada e muito bem posicionada com Vitor, Ramos, Danilo e Rivaldo que quase encostavam em Deola

5) Logo à frente, Felipão posicionou outra linha, agora de cinco, na intermediária, com  Araújo, Edinho, Assunção, Tinga e até Ewerthon que recuou para colaborar na marcação.O Palmeiras só tinha Kléber isolado como atacante e jogou assim até o final.

6) Não vou creditar, exclusivamente, ao gol precoce de Marcos Assunção, o razoável, ou, melhor, vá lá,  bom  rendimento do time de Felipão porque o Palmeiras transcendeu esse limite.

7) Quando o gol surgiu aos 14 minutos do 1º tempo, era fruto da melhor organização tática de nosso time, que atuava conscientemente, obediente a um desenho tático marcantemente defensivo, é verdade, mas com muita inteligência e presença. nos contra-ataques.

8) Antes do gol o Palmeiras já havia incomodado o Grêmio em uma bicicleta mal direcionada de Tinga, na entrada da pequena área, aos 4 minutos e em um arremate de Marcio Araújo de dentro da área, que cobriu o gol de Vitor.

9) O Grêmio a essa altura, tinha a bola e a ilusão de que controlava o jogo. Impossibilitados de tabelar e de arrematar,  seus atacantes, por mais de uma vez simularam penaltis que, ainda bem, não foram assinalados pelo árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca, que teve ótima atuação.

10) O Palmeiras armou vários contrataques durante todo o primeiro tempo, e o mais perigoso ocorreu em uma pontada de Ewerthon pelo lado esquerdo, aos 25 minutos quando Vitor fez grande defesa e salvou a pátria gremista..

11) O Grêmio desfrutou de algumas situações relativas para a feitura de gols com Douglas e Gabriel ao final do 1º tempo, mas o Palmeiras conseguiu manter a vantagem para a virada dos tempos.

12) Quando o Palmeiras pontuou pela segunda vez, logo aos quatro minutos da segunda etapa, após lançamento milimétrico de Assunção para a fulminante cabeçada de Ewerthon,  ficava claro que o Palmeiras abdicaria de atacar e tentaria exclusivamente segurar o resultado.

13) Nem a entrada de Valdívia aos 20 minutos alterou o panorama tático do jogo, porque o Chileno recebeu ordens explícitas para, primeiro, marcar e tocar a bola visando a administrar o jogo e fazer passar o tempo. Se houvesse o encaixe de uma bola ou um lance de contrataque ...aí sim ele tinha ordens de ir em frente.

14) Foi exatamente assim que funcionou o Palmeiras no segundo tempo, acuado, recuado, empurrado contra o gol e a linha de fundo, mas que não contestou, ousou ou abusou, em momento algum, das ordens expressas de Scolari para guarnecer a defesa e garantir o resultado.

15) Foram escassos os nossos ataques na segunda fase porque o  Palmeiras entrincheirou-se na defesa e lutou com unhas e dentes visando, exclusivamente, à conquista  do resultado.

16) Nem o sufoco territorial pelo qual passou na segunda fase, nem a bola trave demoveram Felipão e a equipe em perserverar no jogo defensivo que deu o presente da vitória ao Palmeiras, no dia em que o aniversariante era o Gremio.

17) Deola jogou demais e Felipão deve estar pensando: "volto com Marcos, ou mantenho o garoto no clássico contra os bambis? Como é boa a nossa escola de goleiros!

18) Vitor melhorou de rendimento, mas está longe do ideal. Não disse que essa nossa dupla de zagueiros (Ramos e Dnilo) é ótima? Rivaldo começou nervoso, mal, disperso, mas conmseguiu se equilibrar. Ainda prefiro Fabrício!

19) Araújo e Edinho vêm sendo os dois jogadores mais regulares de nosso meio de campo. Na comparação entre os dois, Edinho foi melhor contra o Vasco, Araújo foi melhor contra o Gremio, mas Assunção os superou pois foi o fator decisivo na vitória de ontem. Como ele fez falta diante do Vasco. Tinga ficou restrito à esfera do empenho e da doação, não passando de um esforçado. Do mesmo modo que o seu substituto, Pierre,  que marcou, lutou e correu e que pouco apareceu.

20) Fico feliz em poder, finalmente,  elogiar Ewerthon, um investimento altíssimo que não vinha correspondendo. Hoje ele jogou bem e mostrou uma surpreendente condição física como não havia mostrado em partidas anteriores. Será que a partir de agora ele vai pegar no breu? Tomara...

21) Foi substituido por Valdívia que cumpriu apenas uma missão tática e não luziu. Kléber, mais uma vez, isolado à frentre, não passou de um gladiador. Só lutou, pouco produziu.

22) A conquista de vitórias fora de casa, prova, comprova e ratifica o que nós e tantos outros analistas deste blog tem afirmado. O time, neste momento, precisa muito mais de afagos do que de críticas ou reparos. Felipão sabe disso e hoje teve outra linha de conduta no comando do time.

23) Uma pena que ele tenha declarado na coletiva após o jogo que o Palmeiras não está brigando pelo título, restrito, segundo Felipão a Fluminense, Gambás, Cruzeiro, Inter e Santos que, segundo ele, tem elencos mais numerosos e mais qualificados.

Será que ele pensa realmente assim? Ou está querendo, apenas, desviar o foco visando a uma volta por cima?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

9 Comentários:

  • Às 16 de setembro de 2010 às 11:57 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DIA

    Ontem, bem antes do jogo, recebi uma menssagem no celular em que Márcio Araújo disse que o Palmeiras pagou 1 dos 2 meses de salário e direitos que estavam atrasados.

    Pra quem não sabe, o Palmeiras chegou a ficar 4 meses atrasado.

    Hoje só tem 1 e esse 1 é prefeitamente aceitável em se tratando de futebol.

    Podemos dizer que "estamos em dia" com nosso elenco.

    Eu vinha dizendo a dias que o maior problema de Felipão, ou melhor, do Palmeiras de maneira geral, eram os salários.

    Sem salário em dia, não tem Felipão, não tem Leão, não tem Muricy, não tem ninguém que possa dar jeito e cobrar alguma coisa do time.

    Só se pode cobrar do time quando a sua parte é cumprida.

    Felipão, desviou o foco de todas as formas, chegando até bater no elenco, o intitulando de "varzeano".

    Mas veiáco como sabemos que ele é, por debaixo dos panos com certeza estava dando porrada na diretoria e até no presidente, porque não?

    A presença de Belluzzo, no último treino, antes do jogo contra o Grêmio, me deixou a clara impressão do desafio que estava sendo lançado.

    Tipo: Eu presidente Belluzzo, paguei, agora quero ver vocês jogarem.

    O Palmeiras jogou a contento, num estádio onde o Grêmio é praticamente imbatível.

    Vejam que ano passado o Grêmio foi o único time que conseguiu vencer TODAS as suas partidas em casa.

    Esse ano, estava voltando a normalidade, depois da chegada de Renato Gaúcho e talvez por isso, tenha subestimado o poder do Palmeiras, até pela situação irregular a que ainda nos encontramos.

    Mas jogando como ontem, com salário em dia, o Palmerias mostrou a serenidade e tranquilidade que faltou em diversos momentos de "vacas magras".

    Ruim foi perder Kléber, fazer o que? Bola pra frente.

    O jogo contra o São Paulo poderia ser de arrancada, senão fosse um clássico e com o time completo.

    Mas clássico é clássico, não tem dono.

    Mas acredito que a frieza mostrada pelo Palmeiras pode fazer a diferença.

    SOBRE COR DE CAMISA

    Gente, pela TV ela é meio esquisita, mas vocês já viram ela pessoalmente?

    É uma bela camisa, diferente, insinuante, moderna, muito bacana e QUE REALMENTE NÃO DÁ AZAR, rsrsrsr.

    Em tempos em que cansamos da mesmice dos caras que se instalam no poder dentro do Palmeiras, NÃO ter uma opção de camisa moderna, diferente, de um merchandising impactante e atrativo até para os investidores, é o mesmo que querer que aqueles calhórdas fiquem por lá eternamente. Não muda, fica do jeito que tá.

    Nossa camisa é verde.

    As opções são outras, apenas isso.

    Eu acho sensacional.

    Muito melhor que aquela azul calcinha. Essa sim era feia.

    Grande abraço a todos.

     
  • Às 16 de setembro de 2010 às 12:59 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre
    Em minha opinião o fator salário atrasado é importante mas não é determinante como vc coloca. Se não tem salário em dia,a rapaziada corre atrás do bicho que vira o fator de sobrevivência até o recebimento dos salários. Aliás, estamos falando impropriamente de salários porque o que está atrasado é aquela parte que a rapaziada recebe como empresa, os direitos de imagem. Acho difícil os salários propriamente ditos estarem atrasados porque o MTE fiscaliza forte e não dá moleza, cobrando violentas multas de quem os atrasa. Você é especialista no assunto e sabe disso. Pelo menos aqui em BH é assim. Sobre Felipão, o meu comentário de ontem disse tudo. Pelo próprio temperamento e pela aparência sofrida que mostrava. ele estava, sim, falando sério e pisou na bola ao criticar o time com viruência e contundência. Isso não se faz em público. A crítica pode ter o tamanhio que tiver se for intra-muros. Sobre a vitória de ontem eu a valorizo e festejo, mas os nossos problemas estao bem longe de ser solucionados e nem os salários em dia vão resolve-los,
    por uma simples e singela razão: Não temos ataque suficientemente forte para empreender uma reação em cadeia. Os nossos "tios" só contratam volantes e zagueiros. No máximo um "meiazinha" enfeitador. A cultura do clube, há muitos anos é a de não contratar centro-avantes altox, fortes, goleadores-matadores. Washington deu sopa N vezes e o Palmeiras nunca tomou conhecimento. Há quanto tempo falamos isso? Quando contratam é só grossos ou baixotes: Gioíno, Washinton Genérico, Alex Mineiro, Vagner Love e agora Kléber. Domingo a becada dos bambis vai ter dificuldade pois vai marcar Tadeu, um jogador do tamanho deles. Aliás, por falar em Kléber ele procurou o cartão amarelo a partir do começo do jogo de ontem e eu disse para o meu filho. "Ele está procurando o cartão e não quer jogar o clássico contra o SP porque ainda está despreparado fisicamente e não quer se queimr com a torcida. Não deu outra. Porém, se e o Tadeu entrar com moral e confiança pode render mais do que Kléber fazendo o trabalho do centro-avante de ofício, isto é segurar os beques e fazer a parede para quem vem de tráa e dar uma outra opção que com Kléber nós não temos, a do jogo aéreo. Kléber é melhor para jogar por baixo, mas Tadeu mostrou que, embora um pouco lento para o meu gosto, também sabe e pode jogar assim.
    Um abraço (AD)

     
  • Às 16 de setembro de 2010 às 14:41 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    Ababei de ouvir uma entrevista do Marcos Assunção, em que ele disse que o atraso de salário não interferia em nada e que sempre entram em campo tentando fazer o melhor, pois são pessoas dignas.

    Disse que sabem o quanto a diretoria se esforça para colocar os atrasdos em dia.

    OPA !

    Se esforça para pagar em dia ???

    É mais ou menos a história do Vampeta quando jogava no Flamengo.

    Eles fingem que pagam e a gente finge que joga.

    O salário esteve sim com atraso de 4 meses.

    Se uma parte é da carteira e a outra de direitos de imagem, em nada muda a situação pois foi combinado e o cara tem que receber.

    Senão eu contrato o Ettô por 50 paus e os outros 1.450.000,00 pago em direitos de imagem ATRASADOS, rsrsrsrs.

    E também sei que alguns jogadores sentem isso e outros não. O que acaba criando "panelinhas".

    Sobre o M.Trabalho, o não depósito de FGTS por 3 meses dá direito ao trabalhador de pedir a rescisão por justa causa, pois a prova é o extrato da conta vinculada que ele pode pedir na CAIXA FEDERAL.

    Já de salários, assim como existe advertência ao empregado que comete uma falta grave, também existe advertência por atraso de salário à empresa, que pode inclusive ser feita aos moldes do nosso amigão Linconl, que embora não seja salário, faz parte do contrato que celebraram entre eles.

    Mas a maniera pode ser a mesma, ou seja, extra judicial, ou por carta protocalada, tanto faz.

    Em resumo se o emrpegado recebe uma advertência por escrito por falta grave, o mesmo vale para a empresa.

    É necessário que fique bem caracterizado, pois cada juiz pode entender de uma maneira e como a justiça é do trabalho, natural que favoreça o trabalhador.

    JÁ SOBRE DOUGLAS.

    Gol de canela vale ???

    KKKKKKK.

    Sinceramente é a única coisa que espero dele.

    Calar minha boca também não seria uma má idéia, rsrsrs.

    ** Sei que está ou não em dia pode até não acrescentar nada ao time, mas a meu ver isso é fundamental, pois é natural que alguns fiquem com cimeira de quem veio ganhando um bolão de luvas.

    Abraço capitão.

     
  • Às 16 de setembro de 2010 às 16:08 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Putz, eu disse Douglas ???

    Kkkkkkk.

    TADEU.

    Rsrsrsrsr.

    Vai ver que confundi o negão com aquele outro era zagueiro, kkkkk.


    Mas tá valendo.

     
  • Às 16 de setembro de 2010 às 20:21 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES,

    Boa noite a vc e aos demais Palestrinos...

    LEMBRA DESSE "doidão" abaixo?

    Sei lá...

    VAI QUE DÁ CERTO...


    Abraço...

    Atlético-PR anuncia empréstimo de atacante ao Palmeiras

    16 de setembro de 2010 • 19h48 • atualizado às 20h16 Comentários


    Notícia

    O Atlético-PR anunciou em seu site oficial nesta quinta-feira o empréstimo do atacante Dinei para o Palmeiras, até o final do ano. O jogador viaja para São Paulo nesta sexta para realização de exames médicos e, se tudo der certo, assina contrato com o clube paulista para a sequência do Campeonato Brasileiro.

    Telmário de Araújo Sacramento, conhecido como Dinei por conta da semelhança física com o ex-atacante do Corinthians nos anos 90, tem 26 anos e ganhou destaque atuando por empréstimo pelo Guaratinguetá no Campeonato Paulista de 2008. O jogador pertence ao Atlético-PR desde 2006.

    Depois de chegar às semifinais do Estadual com o clube do interior de São Paulo, Dinei foi emprestado ao Vitória para a disputa do Brasileiro de 2008. Nas últimas duas temporadas, o atacante atuou no futebol espanhol, defendendo Celta de Vigo e Tenerife.

    Os valores da negociação só serão divulgados quando o contrato estiver assinado, provavelmente nesta sexta-feira. A chegada de Dinei ao Palmeiras acontece no mesmo dia em que a diretoria alviverde anuncia a saída de outro atacante: Max, emprestado ao Náutico para a disputa da Série B.

     
  • Às 17 de setembro de 2010 às 01:16 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Sérgio

    Não temos camisas 9 em nossa base, porque não é cultura no Palmeiras ter ou formar centro-avantes. Os idiotas que nos dirigiram através dos anos querem só beques volantes e meias, estes de preferência baixotes e enfeitadores. A maior parte da torcida também pensa assim. Repare que o Palmeiras nunca tem o artilheiro de qualquer competição Jogadores como o Obina, por exemplo, quando eles contratam não preservam, porque parece que não gostam de artilheiros, só de enfeitadores e "ensebadores".
    Aquele timaço que disputou a Copa São Paulo não ganhou a competição porque não tinha umcentro-avante a altura do elenco. Qualquer jogador que chegue, nem que seja uma aposta é bem-vindo porque é uma esperança.Tomara que Dinei resolva o nosso problema.Precisamos, porém de, n mínimo, dois meias agudos e criativos,de um homem de ataque de muita velocidade tipo o Thiago Ribeiro do Cruzeiro. Sem jogadores assim os investimentos em Kléber e Valdívia terão sido em vão. (AD)

     
  • Às 17 de setembro de 2010 às 01:27 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Sérgio

    Esqueci de dizer que a nossa prioridade sempre foi a de formar goleiros (para os outros). Os goleiros são sempre longevos nas equipes e uma escola de goleiros serve para reforçar as equipes adversárias porque se você já tem um titular como o Marcos, os goleiros que você forma durante todos esses anos não serão aproveitados pelo Palmeiras mas irão servir de reforço para outras equipes. O investimento em goleiros não é lucrativos porque é muito difícil vender goleiros.Por que o Palmeiras não cria uma "escola" para atacantes em sua base e forma times ofensivos prioibindo os treinadores de atuar com os times fechados e recuados?
    Cada atacante que se forma, são milhares de euros ou dólares para os cofres do clube. Um bom atacante vale por cinco ou mais ótimos goleiros no contexto do mercado. Basta que se venda um atacante ao exterior para que se tire um clube do vermelho, mas os burros que dirigiram o Palmeiras parecem não compreender esta verdade. Se duvidam perguntem à diretoria do Santos. (AD)

     
  • Às 17 de setembro de 2010 às 09:57 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Bom dia.

    Eu gostei muito dessa contratação.

    É rápido, experiente, rodado, não tem medo de fazer gol.

    Todas essas credenciais pertencem ao folgado Dinei que jogou muito bem no Guaratinguetá e Vitória.

    Vai cair como luva no ataque, apesar de não ser badalado.

    Já consigo vislumbrar isso.

    É sério pessoal, não to brincando não.

    Mas meu medo é ele chegar e já entrar no Estaleiro Médico do Palmeiras e não sair nunca mais.

    Como jogador, acho que acertamos, se esse for aquele que jogou em 2008, ainda mais nos moldes que foi a negociação. Empréstimo com direito de compra, como a maioria das vezes deveria ser.

    Se for a cópia do badaleiro corintiano, aí TAMO FÚ.

    ** E pra variar é mais um dos atacantes que fizeram gols no Palmeiras. Parece que isso sempre é uma credencial, rsrsrs.

    http://www.youtube.com/watch?v=rwpYQ0bVjYY

    Saudações Palestrinas.

     
  • Às 17 de setembro de 2010 às 23:01 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES.

    Discutir futebol c/ vc, há anos, continua sendo muito bacana.

    Obrigado pelo retorno, e saiba que estarei Domingo no "Palestra" (Paulo Machado de Carvalho).

    Grande abraço, boa noite.
    .

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial