Observatório Alviverde

01/09/2010

PALMEIRAS X FLU UM JOGO IMPORTANTE QUE SERÁ MOSTRADO EM TRÊS CANAIS, EM REDE NACIONAL. O OAV MOSTRA COMO SERÁ A TRANSMISSÃO DO SPORTV/PFC

Uma das grandes asneiras da crônica esportiva é atribuir um exagerado valor às estatísticas históricas, sobretudo quando envolvem dois clubes de primeira grandeza do futebol brasileiro.

A turma do Sportv/PFC é mestre nisso.  Adora teorizar sobre retrospectos e números de jogos antigos, como se os resultados verificados em  anos remotos pudessem influenciar sobre o resultado de cada novo evento que se realiza nos dias de hoje.

Não existe transmissão de jogos de futebol no Sportv e Canais  Globosat sem que o chatíssimo tema seja abordado à exaustão, incomodando profundamente os telespectadores, haja vista que esses dados são sempre divulgados enquanto a bola rola, em detrimento da transmissão.

Vejam, a propósito, como, certamente,  será o Fluminense e Palmeiras desta noite no Sportv/PFC:

Com poucos minutos após a bola começar a rolar o narrador suspendará o relato do jogo para dizer  que Palmeiras e Fluminense jogaram 90 vezes, com 50 vitórias do Palmeiras, 25 do Fluminense, registrando-se 15 empates, com 163 gols marcados pelo Verdão contra  130 do Flusão, nas confrontações diretas entre os dois clubes em toda a história.

É isso mesmo! Está absolutamente certo! Mas por que não anunciam  na abertura da jornada?

Decorridos poucos minutos, o narrador vai  interromper de novo a transmissão das jogadas para anunciar uma nova "bomba": em jogos do  Campeonato Brasileiro, Palmeiras x Flu jogaram 34 vezes, com 20 vitórias do Palmeiras 7 do Flu e registraram-se 7 empates, o que, também, é verdade.

Mas qual é a importância disso, ao alcance de todos em jornais, revistas e sites da Internet? Por que parar o relato do jogo e a identificação dos jogadores para anunciar o que quase todos já sabem porque leram no site oficial ?

Pouco tempo o locutor vai dizer que,  no Brasileirão, o Palmeiras marcou 58 gols contra 41 do Fluminense computadas todas as edições do campeonato.E vai dizê-lo, de preferência, quando o Palmeiras estiver atacando e houver a iminência de um lance de gol.

Passará mais um pouco e  voltará a ser interrompida, novamente, a transmissão. O locutor  desperdiçara, ainda, muito mais tempo para dizer que,  como visitante, o Palmeiras também está em vantagem sobre o Fluminense no retrospecto geral: em 43 jogos, são 18 vitórias [60GP], 8 empates e 17 derrotas [63GC].

Em seguida, suspenderá, novamente, a narração do jogo para dizer que o primeiro jogo da história entre os dois clubes ocorreu em 30/05/1926: Palestra Itália 3x2 Fluminense, no Palestra Itália. Gols: Amílcar, Melle e Ebraico/contra (P); Nilo e Coelho (F).

Decorrido mais um tempinho e novamente a narração será seccionada para contarem que o primeiro jogo da história de Palmeiras x Flu no estádio do Maracanã aconteceu em 02 de março de 1952 e os times empataram em 2x2 . Gols de Rodrigues Tatu (2) para o Palmeiras e Simões e Orlando para o Fluminense.

O Palmeiras terá a bola e atacará com perigo, mas o narrador do Sportv /PFC fará um enorme hiato na transmissão para mencionar que o primeiro jogo da história entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro ocorreu em 04/09/71 e o Palmeiras venceu por 1 x 0, gol de Eurico.

O jogo estará corrido e pegado, repleto de lances de área, o Verdão atacará perigosamente mas o locutor não se importará com isso e dirá: como visitante, o Palmeiras também está em vantagem sobre o Fluminense no retrospecto geral: em 43 jogos, são 18 vitórias [60GP], 8 empates e 17 derrotas [63GC].

Mesmo sabendo que os gols podem sair a qualquer momento, o narrador do Sportv "bosteará" novamente: no Campeonato Brasileiro de 2009, tivemos uma vitória para cada lado.

E arrematará:  nos dois jogos, o Palmeiras foi comandado por Muricy Ramalho, atual treinador do Fluminense. No 1o.turno, no Palestra, vitória palmeirense por 1x0, gol de Diego Souza. No 2o.turno o Flu venceu por 1x0, gol de Fred.

Certamente que, nessa hora, todos, narrador, comentarista e repórter, se omitirão e não vão, sequer, mencionar que, nesse jogo,  o Palmeiras foi esbulhado, furtado, roubado, violentado, estuprado e retirado da luta pelo título, após um gol legítimo de Obina, anulado inexplicavelmente, pelo incompetente árbitro gaúcho, o finório Carlos Eugênio Simon.

O primeiro tempo já terá terminado, o intervalo decorrido e o segundo tempo começado, mas o narrador do Sportv/PFC continuará torturando a torcida do Palmeiras bradando: As maiores goleadas desse jogo são estas: Palmeiras  5 a 1 no Brasileiro de 1996 [no PR], e 6 a 2 no Torneio Rio-SP de 2000 [em SP]. Já o Flu venceu o Palmeiras por 5 a 1 no Torneio Rio-SP de 1967 [no RJ], e por 6 a 2 no Brasileiro de 2001 [em SP].

Você pensa que acabou? Estaremos na metade do segundo tempo de Palmeiras x Flu e a turma do Sportv/ ainda não terá esgotado  o famigerado e desinteressante e dispensável estoque do assunto estatística histórica. 

Vão falar, então,  de"curiosidades", deste jeito: o placar de 1x0 é o mais comum entre os dois times: aconteceu em 14 dos 90 jogos, seguido pelo placar de 2x0, que ocorreu 10 vezes. Já o resultado por três gols ou mais de diferença aconteceu 20 vezes.

Depois de tudo o que ouviu, você, incrédulo com o tamanho do assunto,  irá se perguntar se eles ainda têm algo mais a acrescentar em matéria de estatística. Mal você pergunta e o locutor do Sportv/PFC, com inflexão professoral irá logo dizendo, a propósito do histórico de Palmeiras x Flu
Últimas partidas pelo C. Brasileiro:
08/11/09 - Fluminense 1 x 0 Palmeiras
29/07/09 - Palmeiras 1 x 0 Fluminense
25/10/08 - Fluminense 3 x 0 Palmeiras
16/07/08 - Palmeiras 3 x 1 Fluminense
14/11/07 - Palmeiras 1 x 0 Fluminense
05/08/07 - Fluminense 0 x 1 Palmeiras

Nervoso, incomodado por não poder assistir ao jogo com tranquilidade, já cansado de tanta conversa inútil, você, então, vsi mudar de canal..Excepcionalmente hoje, além do Sportv/PFC, você poderá ver o jogo pela Band e pela Globo.

Só que na Band você encontrará Trairão e  Neto, porta-vozes corintianos.
]
Na Globo você cruzará com Kléber, Casagrande e Arnaldo.

Palmeirense  que se preza, não ouve essa trinca.

Então você apelará para o velho radinho de pilha, mas o jogo no rádio, hoje em dia, não é mais jogo, e, sim, apenas, um festival de histeria e de gritos. Eles narram tiro de meta e gol com as mesmas ênfase e tonalidade.

Você constatará, então, perplexo, que já não existem mais locutores-esportivos, só "gritadores-esportivos".

Desanimado, desiludido, não lhe restará alternativa senão voltar a assistir ao jogo pelo Sportv/PFC e você volta.

Já são 30 minutos do segundo tempo e você imagina que as estatísticas já terminaram. Ledo engano!
Agora eles estão falando quantos erros de passe ocorreram na partida. Daqui a pouco vão falar sobre quantas vezes Valdívia caiu em campo e terão um imenso prazer em chamá-lo de "cai-cai".

E será assim até que que o árbitro apite o final do jogo.

POR QUE ESSA GENTE NÃO SAI DA TV E VAI TRABALHAR NO IBGE FAZENDO AS ESTATÍSTICAS DO CENSO?

ESTATÍSTICAS EXAGERADAS, CONVERSA FIADA E  ASSUNTOS ALEATÓRIOS CONSTANTES EM UMA TRANSMISSÃO DE FUTEBOL PELA TV,  É FALTA DE RESPEITO AO PÚBLICO E ABSOLUTA FALTA ABSOLUTA DE SENSO!

MEU PROGNÓSTICO PARA O PALMEIRAS X FLUMINENSE DESTA NOITE: 2 X 0 PARA O VERDÃO!

DEIXE AQUI O SEU PALPITE E O SEU COMENTÁRIO SOBRE O JOGO…

3 Comentários:

  • Às 1 de setembro de 2010 às 10:22 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    KKKKKKKKKK

    S e n s a c i o n a l.

    rsrsrsrsrsrsr

    Parece que eu ia lendo e vendo o jogo, kkkkkk.

    Alcides, essa foi demais, rsrsrrs.

    E o pior que é isso mesmo.

    Espero que até os 2x0 para a gente, rsrsrsrs.

    Saudações Palestrinas.

     
  • Às 2 de setembro de 2010 às 08:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro editor,

    Você tem condição de enviar esse seu excelente comentário para todo mundo do Sportv, especialmente para os chefes de redação?
    Caso consiga, faria para todos nós um favor muito grande.

     
  • Às 3 de setembro de 2010 às 11:02 , Anonymous Anônimo disse...

    GENTE DO CEEEEEEEEEEEEEEEU............
    NAO AGUENTO MAIS ASSISTIR PROGRAMAS ESPORTIVOS.....(BAND, REDE TV, E AS VEZES ATE A GAZETA).
    SO FALAM DE CORINTIANS........(NETO, DR OSMAR, RONALDAO, CHICO LANG......).
    VAMOS FAZER UM MOVIMENTO E BOICOTAR ESSES PROGRAMAS.
    QUERO VER SE SO AS GALINHADAS ASSISTIREM, ELES TERAO O MESMO IBOPE.
    PEÇO PRA TODOS QUE FAÇAM MOVIMENTOS EM BLOGS, TWITTER, ETC.

    VAMOS BOICOTAR ESSES PROGRAMAS....
    VAMOS MOSTRAR QUE TEMOS MAIS FORÇA QUE ESSAS GALINHADAS.....
    VAMOS NOS UNIR

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial