Observatório Alviverde

26/08/2010

PALMEIRAS; QUASE 700 MINUTOS SEM LEVAR GOL! AGORA, VAI! PARABÉNS AO VERDÃO, QUE FAZ 96 ANOS HOJE!

1) O Palmeiras pode alcançar esta noite a excelente marca de700 minutos sem tomar gols. Não é nada excepcional, mas pode chegar a isso se o time, notadamente o compartimento defensivo,  mantiver o empenho, a garra,  a atenção e a boa qualidade do futebol apresentado até agora.

2) Foram múltiplos os fatores que levaram a essa mobilização defensiva. Felipão sabia que quando um time está mal, o ajuste tem de começar, sempre, necessariamente, pela porta da cozinha. E foi por aí que ele iniciou o processo de reforma que visa a criar um novo Palmeiras, maduro e competitivo.

3) A adoção do esquema de três zagueiros foi uma ótima medida para o acerto de um time com excesso de volantes de contenção e nenhum lateral marcador de qualidade que desse tranquilidade ao treinador, ao menos em um dos setores do compartimento defensivo

4) As improvisações pelas laterais, censuradas por muitos, vieram em razão visão, da experiência,  e da engenhosidade de Felipão. Mas, diga-se, também, en-passant, que foram adotadas, principalmente, pela própria necessidade decorrente de um elenco muito mal balanceado, com excesso de jogadores para algumas posições e escassez em outras.

5) Àqueles que criticam as improvisações eu pergunto: O Palmeiras tem alguém melhor do que Araújo pelo lado direito? Tem alguém melhor do que Rivaldo fazendo agora aquele revesamento inteligente com o espetacular Fabrício?  Vitor só deve voltar se rezar pela cartilha de Felipão, mas Rivaldo vai, com certeza, continuar sendo titular.

6) Apesar de meu amigo Mestre-dos-Magos discordar, como o Palmeiras melhorou pelo flanco esquerdo com a entrada de Rivaldo,,, Mas eu acho que quando Felipão conseguir domar " Chucro Armero" e ensiná-lo a cruzar e arrematar ele volta a ser o lateral principal.

7) Poucos  dos times brasileiros têm, hoje, um ala de tanta qualidade quanto Araújo. Mas o torcedor, infelizmente, prefere seguir o pensamento de muitos cronistas do óbvio que, insensatamente,  proclamam aos microfones que a improvisação dele atrapalha o time. Pelo contrário, nos proporciona um up-grade pelo lado direito do campo.

8) Para quem entende de futebol, Araújo como ala é, iniludivelmente, um dos melhores do país, quer os cronistas queiram ou não. Para que mencionemos apenas o último jogo mais importante, ele foi  um dos fatores decisivos da classificação para a Copa Sul-Americana. De seus pés surgiram as melhores jogadas da goleada do Palmeiras sobre o Vitória.

9) É uma pena que com Araújo de ala Felipão veste um santo e despe outro. Ele faz falta no meio de campo por sua categoria, lucidez, passe e saída de bola. Reconheçam-lhe o real valor polivalente e digam que,  como lateral, há,  hoje, poucos no país que podem equiparar-se a ele. Araújo é uma das raríssimas coisas boas do irregularíssimo elenco formado por Cipullo e companhia..




10) A improvisação de Márcio foi fundamental para o acerto defensivo de um time que não tinha marcadores em número e em qualidade para a função,  mas que necessitava de um homem que exercesse a dupla tarefa de marcar e atacar pelo setor. Vítor só cumpria a função ofensiva. Saiu do Goiás por isso. Por isso perdeu o lugar no Palmeiras. É evidente que, bom jogador que o é,  pode pode retornar a qualquer momento desde que atue como deseja Scolari. 

11) Paralelamente, Felipão dispunha no elenco de um  excesso de bons volantes de contenção.A utilização deles em largo número e a adaptação dos mesmos à múltiplas  emergências táticas, como tem ocorrido, não significam  que ele esteja tentando retrancar o time, mas aproveitar as melhores peças de que o elenco dispõe. Que ele gosta de jogar mais fechado e contragolpear, não é novidade para ninguém.

12) Dito tudo isso, eu também diria que o fator fundamental da ascensão da defesa palmeirense não foi outro senão o retorno de Maurício Ramos. Ele houvera sido o nosso melhor zagueiro no Brasileirão do ano passado mas uma pomba-gira,  digo uma pumbalgia o tirou precocemente da competição.


13) O trocadilho tem a sua razão de ser. Os supersticiosos, e eu sou um deles em certa medida, acreditam que só magia-negra e daquelas brabas poderia arrebatar-nos o caneco e a classificação para a Libertadores. 
A onda de contusões e de problemas que tomou conta do Palmeiras na reta final daquela competição foi avassaladora.  A saída de Ramos, na plenitude do entrosamento com Danilo,  aniquilou, completamente,  a força defensiva palmeirense.


14) Hoje vamos enfrentar o Atlético goianiense, de memória recente pouco grata à nossa torcida. Mas  vamos enfrentá-lo em outras circunstâncias, com um time confiante, consciente, conquanto limitado, mas respaldado por uma ótima defesa, protegida e resguardada por ótimos volantes de contenção.

15) Falta saber como se comportará o nosso ataque. Não teremos Lincoln, mas poderemos ter Valdívia o que, convenhamos,é muito melhor, ainda que o chileno não esteja cem por cento em forma. Não teremos Kléber, mas teremos Tadeu que, absolvido pelo STJD,  vai poder ter uma sequência de jogos que possam proporcionar-lhe a aquisição da imprescindível auto-confiança.

16) Para encerrar: não posso dizer que vai ser  melhor sem Kléber, mas, seguramente, posso afirmar que também é muito bom com Tadeu que do alto de seus quase dois metros de altura, vai nos proporcionar, finalmente, a possibilidade da exploração do jogo aéreo como mais uma estratégia para vencer o rubro-negro de Goiânia.

16) Mas, melhor do que tudo, vamos contar no banco com a presença de nosso comandante-em-chefe, Luiz Felipe Scolari. Absolvido pelo STJD, Felipão marcará presença em campo,  de onde a sua liderança se irradiará como um fogo santo e motivador sobre o ânimo e o caráter de todos os jogadores. Por tudo isso e, sobretudo pelo fato de jogar em casa, eu nunca estive tão convicto de uma vitória.

DEIXE A SUA OPINIÃO


















 

7 Comentários:

  • Às 26 de agosto de 2010 às 11:07 , Anonymous Alvaro Martins - Salvador - Bahia disse...

    Muito boa a sua análise. Como vc disse agora vai. Mas na Sulamericana pq no braileirão só vai dar no maximo para brigar pela Libertadores. O consolo é que os inimigos estão perdendo.
    Alvaro Martins - Salvador - BAHIA

     
  • Às 26 de agosto de 2010 às 11:09 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Bom dia Alvicides e companheiros.

    Alcides, o Fabrício é muito bom mesmo.

    E parece que tem contrato até dezembro de 2010.

    83 183874 FABRICIO SILVA DORNELLAS SP SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS CT. SP2010001910 de 09/08/2010 a 31/12/2010

    Será que a diretoria já se movimenta para estender o vínculo???

    Sobre Rivaldo Cover, continuo achando que contratamos o jogador errado do Avaí.

    A meu ver, o acerto defensivo pela esquerda se deu muito mais a presença do Fabrício, no esquema 3 zagueiros.

    O Palmeiras definitivamente se achou com 3 zagueiros.

    Diziamos que Mauricio Ramos era nosso melhor zagueiros, desde o ano passado e não o Danilo, como tantos outros acham.

    Os dois "se casam" e com Fabrício, a defesa fica muito boa.

    Minha implicância com Rivaldo veio mais em função do jogo contra o Guarani do que outros jogos.

    Achei que o Fabricio jamais deveria ter saído, pois era dono da esquerda e o apoiador era o Rivaldo, que estava muito mau, motivo pelo qual, achava que Valdívia teria que ter entrado em sua posição como meia.

    Fabrício então ficaria com a lateral.

    E sobre a perda do título brasileirod e 2009, existem uma série e motivos, mas no meu enender o principal foi a diretoria que não contratou, quando Muricy ainda tinha o time inteiro, mais um zagueiro, um meia canhoto e um volante.

    O tempo mostrou que ele estava certo, pois quebraram um zagueiro, o Pierre que estava bem na marcação e depois o Cleiton Pinga Xavier.

    Nem vou falar do Cachaceiro de Minas, pois a posição do Galo, fala por ele.

    A diretoria errou.

    E HOJE, continua errando.

    Muito menos, é bem verdade.

    Mas HOJE, falta a cereja do bolo Alcides.

    O que é a cereja do bolo???

    Mais um atacante de peso capitão.

    Um atacante que possa formar um ataque mortal, seja com Kléber, seja com quem for.

    A diretoria perdeu o Ricardo Oliveira e disse que o Felipão vetou.

    Vetou mesmo, mas porque disseram a ele que tinham outro e ele aceitou.

    O outro não veio ainda.

    Não sei se o Deivid vai acertar no Flamengo.

    Mas o Diogo ex-Portuguesa, na mão do Felipão, eu aposto todas fichas que daria certo ao lado de Kléber.

    Torço para que nem Diogo e nem Deivid joguem bola.

    Tomara que sintam uma fisgada cada um e fiquem até 2011 sem jogar.

    Ou que pelo menos, se percam na noite carióca.

    Tudo isso, só pra me dar o gosto de dizer: - UFA, AINDA BEM QUE NÃO VIERAM.

    A cereja do bola capitão.

    Essa é a questão.

    Por mais que seja nosso querido Felipão, chegará uma hora que estaremos no limite técnico e este, no meu ver, não é suficiente para ganhar a SULAMERICANA.

    PARECE QUE TODO MUNDO ESQUECE QUE ESSE O CAMPOENATO A SER VENCIDO.

    PARECE QUE TODO MUNDO ESQUECE QUE NELES ESTÃO RIVER PLATE, BOCA JRS, ENTRE OUTROS QUE CREDENCIAM ESSA COMPETIÇÃO A SER UMA EDIÇÃO DE LIBERTADORES PELA VAGA QUE PROPORCIONA A MESMA E INCLUSIVE A VAGA PARA DISPUTA DA RECOPA E DO MUNDILAITO SURUGA BANK NO JAPÃO.

    ESTÃO PENSANDO SÓ EM BRASILEIRO E BRASILEIRO, NÃO DÁ MAIS.

    VÍ ONTEM O JOGO DO FLUMINENSE.
    O FLUMINENSE SOBRA EM CAMPO, NÃO POR TER UM FUTEBOL VISTOSO DE ENCHER OS OLHOS.

    MAS SOBRA, POR TER ELENCO, COM O LUXO DE NEM CONTAR COM FRED E MARIANO AINDA.

    O FLUMINENSE SÓ PERDE ESSE TÍTULO, SE QUEBRAREM AS PERNAS DO CONCA, QUE É DISPARADO O MELHOR JOGADOR DO BRASIL EM ATIVIDADE.

    PRETENDIDO, QUERIDO E IMPLORADO POR MURICY, QUANDO ESTE ESTAVA AQUI.

    Bom é isso.

    SULAMERICANA PRECISA TIME FÓRTE.

    PODEMOS INSCREVER JOGADOR PARA A PRÓXIMA FASE.

    MAS AINDA NÃO O FIZEMOS.

    ERRO DA DIRETORIA.

    Saudações.

     
  • Às 26 de agosto de 2010 às 11:47 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre
    Concordando com 95% de sua peroração
    (gostou?) devo dizer que, respaldados pela defesa forte que temos, com oajuste que já se procesa no trabalho pelo meio do campo e com Valdívia enfiando a última bola (até Lincoln em última instância) esse centro-avante que você tanto pede poderá ser o próprio Tadeu. Eu já disse aqui que o Rivaldo genérico só foi contratado por extrema necessidade. O jogador do Avaí a ser contratado é Roberto, o atacante de maior velocidade no atual futebol brasileiro, uma espécie de Euler dos dias de hoje. Os gambás já estão em tratativas para ficar com ele e com Vandinho para o ano que vem. Nós, infelizmente, continuaremos a nossa sina de ir atrás de zagueiros e meio-campistas. Um abraço e muito obrigado por ajudar a manter vivo este NOSSO espaço.

     
  • Às 26 de agosto de 2010 às 15:41 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    95% hehehe.

    Tá de bom grado, rsrsrsrs.

    Espero que Tadeu dê conta do reacado.

    Mas pra mim, por enquanto "Tamedando" calafrios, de pensar que temos uma Sulamericana pela frente e precisamos de reforçar nosso elenco no quesito atacante.

    Saudações Companheiro.

     
  • Às 26 de agosto de 2010 às 15:45 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Esmeraldino, Ricardo Oliveira está com tendinite.

    (que seja até o fim do ano por sinal).

    Só por curiosidade, vamos observar e ver quanto tempo ele vai demorar pra voltar em campo.....

    Abraço.

     
  • Às 26 de agosto de 2010 às 20:21 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES - BOA NOITE...

    O PALMEIRAS MERECE EStE PRESENTE HJ!

    VITÓRIA!!!! 3 PTS!!! E APROXIMAÇÃO EFETIVA DO G-4 por tabela!!!

    Vamos Aguardar...

    PARABÉNS A TODOS - PARABÉNS PALESTRA!!!

    Até.
    .

     
  • Às 27 de agosto de 2010 às 09:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, vc cometeu um engano ao criticar Milton pelo termo do locutor João Guilherme....

    Não é INACREDITÁVEL, mas sim QUE DESAGRADÁVEL....o que o Guulherme usa nas transmissões.

    jorge miguel

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial