Observatório Alviverde

18/09/2010

TEMOS TUDO PARA VENCER OS BAMBIS, MAS VAI DEPENDER MUITO DA CORREÇÃO DA ARBITRAGEM. ELES JÁ SE ACOSTUMARAM A NOS DERROTAR COM O AUXÍLIO VERGONHOSO DOS ÁRBITROS QUE SÓ SERÃO CRITICADOS SE ERRAREM CONTRA O SPFW, O SOBERANO DOS BASTIDORES E DOS FAVORECIMENTOS.

Tem sido assim. O Palmeiras ganha do Corinthians, que ganha do São Paulo, que ganha do Palmeiras.
Muito longe de ser uma ciência exata, os duelos entre o "trio de ferro" têm terminado mais ou menos dessa maneira nos últimos anos.
Coincidência ou tendência? Eu diria que ambas as coisas.
É bem verdade que o São Paulo, como diz Luís Melodia,  tem encontrado sempre "o auxílio luxuoso" mas sempre vergonhoso das arbitragens quase sempre que enfrenta o Verdão.
Algumas vezes de forma quase imperceptível nas inversões de faltas, laterais, escanteios, na tolerância com o rodízio de faltas e na economia explicita e notória da aplicação de cartões aos bambis.

Quem não se lembra?
1) Do gol de mão de Adriano validado absurdamente por uma bandeirinha apedêuta, com o respaldo de um árbitro sobejamente conhecido pela coincidência e viciosidade de errar sempre contra o Palmeiras, Paulo César de Oliveira.
Na época, em vez de reconhecer o erro, fez o mesmo que Simon,  quando o finório gaúcho  invalidou o gol legítimo de Obina contra o Flu, que detonou a nossa crise do ano passado.
Sem qualquer pejo, vergonha ou embaraço, criou um factóide, um simulacro da verdade.
Para salvar a banda da bandeirinha apedêuta, certamente muito mais do que uma simples colega de profissão, sustentou, pela mídia,  que o toque de Adriano não fora intencional e que, assim, não houvera a falta, justificando,  com a maior desfaçatez e cara-de-pau, o injustificável.
E a imprensa, como era de esperar, pois o lance era contra o Palmeiras, não apenas aceitou, ratificou e convalidou o soprador de apito,  assim como aprovou e adotou a nova e exótica  interpretação da regra, oportunisticamente colocada por Paulo Sérgio, em propria causa.do trio que comandava.
Então quer dizer que se eu salto pelo alto, erro a cabeçada e, com a mão empurro, sem querer,  a bola para o gol , o gol vale porque eu não tive a intenção de fazê-lo?
Por que, então,  quando um beque, ainda que sem intencionalidade, abre os braços e toca na bola dentro da área os árbitros dizem que ele aumentou o volume do corpo para obter vantagem no lance e dão penalti?
O tal aumento de volume para obtenção de vantagem vale só para zagueiros?
Que árbitro no mundo validaria un gol desses que PCO validou? Nenhum!
Mas se for ao rés do chão, então vale?
Claro que não deveria valer e, no entanto, valeu.
A bandeirinha e PCO de há muito já sabem que um gol do "soberano" não deve ser anulado, sob pena pena de severíssimas sanções das confederações, federações e respectivos departamentos de árbitros.
Como se isso não bastasse, ficam a mercê de vituperinas críticas da imprensa que tanto os atrapalharm na carreira arbitral...               
OBS: Em ambos os casos os árbitros, apesar de errados, tiveram o apoio integral de 90% da mídia.
Esses lances marcaram a minha decepção com o invasor de profissão Júnior a quem imaginava um cidadão inatacável, consciente e isento, mas que tem se revelado quando em ação, um inimigo ferrenho do Palmeiras..
Seria represália àquele 4 x 0 em pleno Maracanã, no final da década de 80, quando o Flamerda colocou Beijoca em campo apenas para agredir os jogadores do Palmeiras?  Derrotas acachapantes assim são traumáticas e deixam grandes ressentimentos, mas esse é um assunto para outro dia.
2) Do gol anulado de Max, sob a alegação de que ele houvera cometido a infração denominada, há anos, pelo saudoso comentarista Mário Morais, como "perigo de gol"? Aliás os árbitros, via de regra,  só assinatlam o tal "perigo de gol" quando favorece o SPFW.
3) Daquele gol do Cacá que empurrou o zagueiro Palmeirense sob as vistas grossas do árbitro e do auxiliar, entrando livre na área fazendo o gol?
4) Daquele jogo pela Libertadores apitado por um dos piores árbitros da história do futebol brasileiro, o pernambucano Wilson Mendonça?
Além de marcar um penalti que só ele viu, do Cristian, contra o Palmeiras, não expulsou Rogério Ceni que fez o que quis, e não deixou mais ter jogo a partir dos 30  minutos do segundo tempo?.
Foi uma explícita, acintosa , desrespeitosa  e irritante cera. O pior: Mendonça não acrescentou mais do que três minutos em um jogo que deveria ter, no mínimo mais dez. Se não me falha a memória, os bambis estavam com um jogador a menos.
E a imprensa? A maior parte dela não só ignorou e omitiu os fatos como elogiou o faccioso Mendonça, enalteceu a inteligência de Ceni  e festejou a vitória dos bambis.
Eu tinha anotados todos os dados de favorecimento ao "soberano" mas eram tantos, que desisti de publicá-los.
Soberano com o vergonhoso e vilipendioso auxílio constante e incessante das arbitragens? Assim,  até o Ibis!
A omissão da imprensa, principalmente quando trabalha no Morumbi, é vergonhosa. Os caras parece que morrem de medo da diretoria bambi que, segundo disse em pleno ar o Pascoal, tem o péssimo hábito de telefonar para a direção das emissoras e reclamar, quando é criticada ou se tem seus interesses contrariados por qualquer profissional que ousa  ir de encontro, isto é, enfrentar e desafiar o "status quo" vigente de proteção e blindagem ao "soberano". Soberano?  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !
Não fossem os súditos das arbitragens e os amestrados e vassalos da imprensa, com poucas exceções,  o "soberano" seria, simplesmente, um bom time do futebol brasileiro, como todos os outros. Por que ninguém diz isso?
Eu mencionei esses episódios porque o que mais me preocupa nesse clássico de amanhã, em que temos tudo para vencer, é, justamente, a conduta da arbitragem.
Aqui  a escala da CBF

image
Os árbitros são todos da FPF e é aí que mora o perigo. Sofrem influências diretas ou indiretas do presidente da entidade que é palmeirense, sim, mas da oposição e quer ver a caveira de Belluzzo.
Além disso, o diretor de árbitros da FPF que também exerce lidernça e influência sobre eles, é sãopaulino. Ademais, os árbitros paulistas já sabem que errar contra o Palmeiras é tolerável e pode, porque  as consequências são mínimas.
Nessas ocasiões a mídia desconversa, não sempre cita-lhes os erros ecoloca panos quentes. Quando o faz não reitera, não repete e fica só na citação. As raríssimas críticas são apenas pontuais ou en-passant, jamais repetidas.
Mas se errarem contra o São Paulo os árbitros sabem que as consequências são graves.
Além das críticas longas e reiteradas nos programas de TV com reprise incessante, à exaustão, das imagens, correm sempre o risco de suspensões pela ação forte da diretoria do "soberano" que, nos bastidores, consegue jogar e render sempre mais do que o time dentro de campo.
Na comparação, time por time, hoje, eles tem melhores atacantes, mas, neste momento, a nossa defesa é melhor e temos melhores  meio-campistas.
Além disso, a crise deles é muito pior do que a nossa, apesar de a imprensa esconder o fato e dizer que apenas nós estamos em crise,
E depois vêm meia dúzia de três ou quatro tentar me convencer de que a mídia é totalmente isenta, unanimemente honesta e que trata com isonomia as duas equipes. Contem outra!
Se vamos vencer os bambis? Temos todas as condições, mas vai depender muito de uma arbitragem correta e imparcial, sem os costumeiros favores e favorecimentos ao adversário,
DEIXE A SUA OPINIÃO

9 Comentários:

  • Às 18 de setembro de 2010 às 15:51 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    SÓ PASSEI PRA DIZER

    Que nosso time mantendo praticamente a mesma base que vem atuando, terá essa vantagem sobre os bambis.

    Os bambis entrarão com uma formação que não estava teinando ultimamente.

    Essa é a nossa vantagem.

    Felipão tem que "agredir" a zaga deles, até para aproveitar o tempo de inatividade que estava o Pirulito, que não estará com 100% com tempo de bola.

    Apesar de que no são paulo, nego corta um braço e nasce outro rapidinho e as vezes até melhor. Estão a nossa frente nesse quesito com certeza.

    Portanto acho que não deveríamos ter medo, mas sium coragem, vontade de vencer essa porra de são paulo (como disse uma vez Felipão sobre o curintia).

    O maior perigo é tomar cuidado com a Marta Suplicy.

    E da nossa parte nem vou perder tempo em dizer que eles nos atacarão em cima do ponto fraco que é o Rivaldo. Todos tem feito isso. Até porque é fácil demais ver.

    Bom é isso.

    Grande abraço a todos e mais uma vez boa sórte Sérginho (serverde).

    Grande abraço.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 15:59 , Anonymous Aversa disse...

    Brilhante texto. É exatamente assim que acontece com o são paulo há muito tempo, desde a década de 70. É verdade que a diretoria são paulina costumava ser mais profissional que as outras e isso servia para encobrir a safadeza.
    Mas sinto uma mudança desde 2005. Embora sempre que algum árbitro tomasse uma decisão que o são paulo entendesse erradades, o mesmo misteriosamente sumia dos quadros de arbitragem, depois da safadeza de 2005 em que os gambás desmoralizaram até mesmo os pontos corridos, o são paulo parece ter perdido o medo. A partir daí, além das arbitragens favoráveis e da imprensa dócil que se limitava a emitir os pre releases que saíam de dentro do morumbi, o são paulo passou a atuar nas procuradorias não só livrando a cara dos seus jogadores e perseguindo seus adversários. Aliás existe até um procurador que parece ser exclusivo para procurar maneiras de punir os jogos do Palmeiras. E ainda mantem a "suposta" briga com FPF e CBF para dizer que é perseguido. O são paulo não passa de um retrato de como as coisas se fazem no Brasil.
    O Palmeiras tem muitos problemas internos. Muita gente sabotando mesmo. Mas mesmo com isso, se tivessemos contra nós os mesmo critérios de arbitragem e julgamentos que o são paulo tem, mesmo com a imprensa contra teríamos muitos mais títulos.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 17:30 , Anonymous vladimir rizzetto disse...

    A mídia palestrina relata, indica, denuncia há tempos a manipulação das arbitragens pró-bambi, mas, o que foi feito de prático até agora pela diretoria do Palmeiras?
    NÃO NOS ILUDAMOS, OS BAMBIS TEM QUE VENCER AMANHÃ, DE QUALQUER JEITO, CASO CONTRÁRIO, ELES AFUNDARÃO PARA A ZONA DO REBAIXAMENTO.
    Quem acredita que, dados todos os vícios em prol dos sodomitas, o Palmeiras com um time sofrível possa vencer o clássico?
    E tem mais, estamos colocando todas nossas esperanças num jogador que está em PÉSSIMA fase técnica e física, o Valdívia.
    E quem são nossos atacantes? Vamos alimentar falsas esperanças em Luan, Tadeu e Ewerton?
    Amanhã enfrentaremos um inimigo, que não tem um grande time, mas, sua defesa é melhor postada que a nossa, seu meio é bem razoável e seu ataque é muitíssimo melhor que o nosso, além, de contar com toda benevolência da arbitragem.
    E o Palmeiras? Não tem representatividade alguma nos bastidores e arbitragem e pior, sempre que é prejudicado sai quieto e cabisbaixo como um cordeirinho a caminho do abate!
    Odeio os bambis com todas as minhas forças, mas, não me dou ao luxo de me iludir, portanto, se o Palmeiras não perder amanhã, me darei por satisfeito, aliás, essa tem sido a sina do palmeirense: se contentar com pouco.
    Obrigado diretoria.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 18:50 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    MESTRE Nosso momento é melhor, mas não temos ataque. Temos de agredir sim, mas como fazê-lo se não teremos nem o Kléber? PRA MIM ELE PIPOCOU porque não queria se queimar. Ele deu um jeito de sair do clássico. Vc se lembra da entrada que ele deu em no beque do Gremio logo no início do jogo? Vc contou quanta vezes ele reclamou até receber o cartão? Pra mim ele fugiu sim do clássico. Ele não é burro e só burro age da forma como ele agiu.
    AVERSA
    Que ótimo tê-lo de volta no OAV, vc que é um grande palestrino,tem ótimas idéias e belíssimo texto. Acrescentar o que às suas palavras depois que vc acrescentou tanto à postagem?
    RIZZETTO
    Será difícil, mas se a arbitragem não interferir eles tem tudo pra ir pra rabeira.
    A defesa deles não anda bem e é uma pena que o nosso ataque esteja sem Kléber e ainda não tenha engrenado. Quem sabe engrene a partir de amanhã com o Tadeu que é do tamanho do Miranda e do Pirulito e vai incomodar. Pirulito é grande, mas não é dois. Como disse o Mestre ele deve voltar sem ritmo de jogo e sem tempo de bola. É um handicap para eles vestiresm com vantagem para o Palmeiras. Neste Brasileirão a defesa deles é uma das mais vasadas. Sofreu 30 gols, seis a mais que o Palmeiras que sofreu 24.
    Eles têm uma das defesas mais vasadas da competição, 14º lugar, Estão à frente apenas do Goias (39), Galo (37) Atlético Goianiense (33) e Avaí (33), com um saldo negativo de dois. A defesa deles tem jogado muito pior do que a nossa e a esperança de recuperação está toda depositada na volta do Alex Silva. Sem o Junior César, então, eles vão ter que mudar completamente o esquema atrás e ficam bem mais vulneráveis porque sai justamente o jogador que os tira do sufoco e peuxa os contrataqaues. Sem Ricardo Oliveira e Kléber, ótimos finalizadores e dotados de bom chute, a coisa fica mais difícil para eles. Vão ficar na dependência do Dagoberto (é só marcar a perna direita dele que acaba o jogador) e dos cruzamentos do Jorge Vagner. Teria de ter marcação pessoal sobre esse jogador que pode decidir já que é o melhor cruzador do Brasil. Na verdade, somos os favoritos e temos tudo para vencer, mas clássico é sempre clássico e tudo pode acontecer.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 20:40 , Anonymous Edson disse...

    A imprensa não contrata, não escala, não apita e etc... , como gostam de dizer os cronistas, mas faz tudo isso aí que foi relatado. E muito mais... Lembro duas situações interessantes, as duas, por coincidência em jogos contra o "soberano" da arbritragem: Palmeiras entra em campo, jogo importante contra o S. Paulo, e o sr. Luciano do Vale mandou o reporter perguntar ao Sérgio, se era verdade que o Palmeiras estava contratando outro goleiro (será que havia a intenção deixar o goleiro inseguro?).
    Em outra oportunidade, jogo importante contra a bambinagem, num domingo, e a edição do Lance fez uma reportagem de primeira página falando sobre a esposa do Valdívia (será que para atrapalhar?). Esse papo de imparcialidade que alguns apregoam, até aqui nesse blog, não cola, basta ter memória.

    Alcides, nesse jogo da libertadores que o Wilson operou o Palmeiras, a sua memória não falhou não, pois o Leandro havia sido expulso ao fazer falta no Edmundo que ia livre para o gol. No lance com o Rogério, o FDP ainda expulsou o Paulo Baier,

    O seu texto sintetizou, de forma clara, o nosso momento e a nossa relação imprensa/arbitragem.
    Parabéns!

    Estarei no pacaembu ao lado do meu pequeno filho, que é verde até o osso.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 21:39 , Anonymous Marcelo disse...

    Belo Comentário Alcides,

    É esse o sentimento que há quando somos surrupiados e ninguem na imprensa sequer faz uma refencia à má arbitragem e perseguição do STJD.

    Como eu queria que o Marcos, o Lincol e Kleber estivessem no jogo e entrosados.

    Apenas um recado se alguem da diretoria ler esse pequeno comentário: Paguem logo o que devem ao Lincol, se é assim que se escreve. Deixam escapar bons jogadores por falha da diretoria.

    Boa sorte ao Dinei e que ele seja o nosso nove tão almejado.

    Abraços alviverdes.

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 22:31 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Valeu , Edson
    Os amigos do blog sempre complementam espetacularmente o que eu digo nas postagens. Aquela do Trairão com o Sérgio serve para os cronistas sérios e ingênuos que às vezes postam aqui e acreditam que todos os colegas são tão honestos como eles, Virm como o que se diz aqui é sempre a verdade? Fic como lição!
    O jornal "o Lance faz parte do quinteto da imprensa que há anos persegue o Palmeiras em gráu ousado e abusivo: ESPN, Lance, Rádio Jovem-Pan, A Folha, ESPN, TV Band(ida). Nos demais órgãos há perseguição, também, porém de forma mais discreta como um noticiário curto e reduzido, a ausência de cobertura nos eventos do clube, a maximização de crises, denúncias baratas, tentativa de "aportuguesamento" do Palmeiras e a diminuição da importância do clube campanhas em curso há várias décadas. Como o Palmeiras continua sendo dirigido por amadores, continuamos sofrendo as consequencias porque eles têm medo de brigar com os nossos perseguidores. Bom jogo pra vc e para o seu filho. Pelo jeito vc vai tranquilo para o jogo porque terá um guarda-costa!
    Marcelo
    As atitudes do Lincoln e sua postura têm sido anti-profissionais
    Essa de que ele tem de recuperar toda a condição antes de entrar na equipe é lenda. Ele poderia fazer como o Valdívia, que tecnicamente e fisicamente é muito melhor do que ele e que se presdispõe a entrar em campo e colaborar mesmo fora de forma, Ao contrário de Lincoln chinelinho para ajudar o clube a sair da situação ruim em que está inserido Valdívia "foi para o pau". Profissionalismo é isso, o resto é manhã ou fome por dinheiro.
    Lincoln, na verdade, parece estar querendo mais mamar que trabalhar. E há quem culpe o Depto Médico por isso. Quando o cara não quer, não tem jeito mesmo!

     
  • Às 19 de setembro de 2010 às 00:09 , Anonymous Edson disse...

    Alcides, esse seu excelente texto está colado no blog mondo Palmeiras.
    A iniciativa foi do Marco, que deu os devidos créditos a você. Isso prova que não só nós, que escrevemos, gostamos da realidade do mesmo.
    Saudações!

     
  • Às 19 de setembro de 2010 às 01:59 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Edson
    Seria possível destacar o endereço do blog e em que sessão se encontra?
    Tentei por mais de meia hora e não consegui localizar. É sempre ótimo quando repercutem o nosso blog. Sinal evidente de que as nossas idéias (as minhas e as de todos os comentaristas) estão fluindo e atingindo os nossos objetivos de um Palmeiras cada vez mais forte. Valeu.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial