Observatório Alviverde

11/05/2012

MAZINHO OU LUAN? POR QUEM FELIPÃO VAI OPTAR?

 

O assunto Felipão é nitroglicerina pura,

A prova disto foi a grande participação da torcida aqui no OAV,comentando a postagem de ontem, provocando debates inflamados entre todos os comentaristas prós e contra Felipão.

Nossa postagem, aparentemente inoportuna, apenas repercutiu o fervilhar dos bastidores.

Inoportuno foi o próprio Felipão que, jamais, poderia ter se manifestado publicamente da forma como o fez.

Foi um desabafo intempestivo para o clube mas muito pertinente aos interesses de Felipão.

@@

Quem não lê no semblante do “Homão” que ele está incomodado pela situação “sui-gêneris” de tantas derrotas que vive no Palmeiras?

Quem não percebe que ele está desmotivado, de saco cheio e que tenta encontrar uma saída que satisfaça plenamente o seu imensurável ego e não colida com a sua imensa vaidade profissional 

Pelo que depreendo da situação, Scolari adoraria sair, mas algumas coisas o impedem de fazê-lo.

Intimamente, sabe que fracassou, mas não quer admitir, publicamente, que tem uma grande parcela de culpa no processo.

Estou convencido de que o seu pronunciamento destemperado, agressivo e extemporâneo após o jogo contra o Paraná não passou de uma tentativa de preservação da própria imagem e da projeção da culpa toda à diretoria.

@@

Meus amigos, vocês não têm idéia do jogo sujo de interesses que rola solto nos bastidores, entre técnicos, empresários e dirigentes.

Não estou insinuando ou assacando nada contra ninguém, mas tenho fundadas suspeitas de que o Palmeiras, há anos, vem servindo de balcão de negócios lucrativos para muita gente inescrupulosa.

Concluo, sem medo de errar, que este seja o nosso maior problema, pois até dinheiro some, misteriosamente, do caixa..

Outro dia, no blog de um associado, provavelmente da oposição, tive a oportunidade de ler diversas matérias discorrendo sobre pagamento de comissões em transferências de jogadores, em captação de publicidade e em outros segmentos de negócio do clube.

Fiquei estupefato com tudo o que li!  É de arrepiar,

O blog é este:

http://www.nossopalmeiras.com.br/home0.asp

Pagar comissão, todo mundo paga, mas múltiplas comissões sobre um mesmo negócio, como o blog denunciou, eu nunca vi nada igual.

@@

Felipão criticou a diretoria porque não contratou nenhum jogador da lista que ele apresentou.

Disse, em outras palavras, que os jogadores que estão chegando não são aqueles que ele gostaria de ter.

É um “ótimo” estímulo para os jovens que estão chegando, principalmente para Mazinho…

Ironia à parte, trata-se de despreparo e de uma inabilidade gritante e imperdoável para quem comanda um grupo.

Esse tipo de comentário ele só poderia pronunciar internamente, sobretudo no momento em que o time se reabilitou e se motivou.

Por que criar novas crises e tumultuar ainda mais um ambiente frequentemente tumultuado?

Para se livrar da culpa pelas derrotas?

Para passar toda “a responsa” à diretoria?

Para que a diretoria contrate melhor e lhe proporcione melhores condições de trabalho?

Para provocar uma demissão com indenização?

Quem é que sabe?

@@

Agora eu pergunto:

Quem indicou todos os pernas-de-pau que passaram pelo Palmeiras nos últimos dois anos?

@@

Essa conversa de que Felipão pediu lebres e vieram gatos não cola nem com superbonder. È, simplesmente, conversa pra boi dormir!

Ele não aceitou os jogadores? Não os colocou para jogar? Não concedeu-lhes a titularidade? Se achava que não serviam por que não vetou as contratações?

Nenhum dos jogadores que Felipão indicou são melhores, por exemplo, do que Wendel, que ele não aceitou no elenco e nem concedeu a esse jogador , jamais, nenhuma chance.

Por que insistiu tanto com Tinga?

Por que, um dia, após implicar ou brigar com os empresários deste jogador o apartou por algum tempo do elenco?

Há algum interesse paralelo ou injunções administrativas que imponham escalações ou afastamento deste ou daquele jogador?

@@

O Palmeiras, ano passado, estava com a corda no pescoço, correndo riscos de ser rebaixado.

Gabriel Silva, sem jogar “neca de pitibiriba” era mantido misteriosamente no time principal sob o pretexto de que precisava ficar na vitrine para poder ser negociado com o futebol italiano.

Sendo Felipão um técnico vivido, que afirma não sofrer influências ou ingerências em seu trabalho, como explicar uma situação como esta?

@@

Agora temos uma situação nova a ser resolvida, a definição da titularidade entre Luan e Mazinho.

Luan é jogador de esquema que corre o tempo todo e ajuda muito na marcação, no desarme e na cobertura.

Em compensação seu repertório ofensivo é por demais pequeno e insignificante.

Mazinho é um jogador diferente, vibrante, pulsante, driblador, agressivo, com raro faro de gol.

Ele proporciona agudeza, profundidade  e força ao ataque, apesar da  nossa tática eminentemente defensivista que está isolando Barcos, tornando-o, essencialmente, uma peça decorativa, sub-aproveitada, e desligada do conjunto.

Entre Luan e Mazinho, nas circunstâncias de hoje, é óbvio que Mazinho tem de ser o titular, mas, ao que tudo indica, Luan deve voltar.

@@

Qual, dos dois, deveria começar jogando contra o Atlético PR?

COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 11 de maio de 2012 às 08:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides.

    Hoje discordo do seu post sempre muito bem pautado, direcionado e conclusivo, mas se o problema do Palmeiras fosse técnico já teríamos a solução no passado.

    O ruim e barato está de volta (assim como o grande CAPO através da pessoa do Piraci), e um ou ou outro jogador vai se revelar em meio a tantas contratações inerentes a essa política. E eu tenho a mais absoluta certeza que o Felipão aceitou porque não tinha outra opção. Que ele também tem a sua parcela de culpa, também não tenho dúvidas, mas quando o time estava quase inteiro eles ficaram mais de 20 partidas invictos.

    Luan ou Mazinho? Vão jogar os dois, na minha opinião.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 10:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Ontem, fiz questão de assistir o jogo dos bambis.
    Não passei do primeiro tempo após ver a “entrega” de jogo que a Ponte proporcionou.
    Talvez o fantasma de 77 ainda estivesse presente no mesmo estádio.
    O São Paulo tem um time horrível, não tem banco, não tem elenco, não tem jogadas.
    Vive da esperança de jogada individual do endeusado Lucas, que em outra equipe seria apenas um bom jogador em começo de carreira, ou que o Luís Fabiano jogue como fazia na década passada.
    A transmissão do Sportv é outra situação a ser notada. A diferença de postura do narrador Milton Leite é notória em relação a jogos do Palmeiras.
    Assistir um jogo do São Paulo deveria ser tarefa obrigatória para todo palmeirense, especialmente aqueles especializados em espalhar o negativismo e o terrorismo pela internet.
    Quem sabe, grande parte da nossa torcida se conscientizasse que é usada como massa de manobra pela imprensa esportiva que se empenha ano após ano em diminuir o Palmeiras.
    Estamos com esse clima com o time e o elenco que temos, mas se tivéssemos o elenco do São Paulo estariam todos cometendo suicídio.
    A diferença é que os setoristas do Palmeiras, que não receberam “kit” de celular de presente não pautam suas matérias e suas entrevistas como se fosse Assessores de Imprensa do clube.
    Dentro da realidade do futebol brasileiro, considerando o verdadeiro nível técnico dos times, basta que o Palmeiras pare de perder para si mesmo dentro do clube e que sua torcida acorde e pare de perturbar todo mundo achando que ninguém serve e que ninguém presta, que o time poderá obter melhores resultados.
    Hoje, o Palmeiras tem a falta de um primeiro volante de verdade, tem apenas segundos volantes no elenco, mas no restante o time apresenta dois jogadores por posição, inclusive centro avante se tiver coragem para usar o garoto Caio. Também, se tiver coragem poderá subir garotos da base que darão conta do recado, muito melhor do que os nomes que foram dispensados.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 11:04 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    Vou mostrar um pedaço do que escrevei ontem que bate exatamente com boa parte que você postou.

    O cara que ganha 700 mil por mês deveria ter vergonha de falar sem resultados.

    Não estou falando só de hoje.

    Estou falando de Goais rebaixado, de Coritiba 6x0, e de vários outros campeonatos que o mesmo fracassou sem se quer chegar a uma final.

    ==>>Ele tá irritado porque Valdívia voltou a jogar bem e confirmou que aquela história que ele queria que se confirmasse, caiu por terra depois de um exame clínico específico.

    ==>> Ele tá irritado porque o time está solto com a entrada de Mazinho e ele vai ter que brigar com o mundo pra colocar a MERDA DE lUAN DE NOVO NO TIME.

    ==>>Ele tá irritado porque a Diretoria deu jogadores bons para ele como Mazinho e Felipe a custo zero e ele só indicou só MERDA, que a diretoria fez bem em dispensar.

    ==>>Ele tá irritado porque está perdendo o braço de ferro com a diretoria que não tráz os seus indicados e então ele não pode ganhar comissão, como Adriano e Ronaldinho que ele tanto queria.

    ==>>Felipão está irritadíssimo porque o Palmeiras mandou "os seus" jogadores embora e a diretoria até agora vem acertando sem ele ter a possibilidade de ganhar nada.

    ==>>Felipão pode ser tudo, santo ou demônio, mas uma coisa ele não é: BURRO.

    ==>>Ele está forçando uma situação aproveitando uma vitória que daria tranquilidade ao grupo.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 11:12 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    O PALMEIRAS TEM UM TIME MUITO BOM.

    NOSSO TIME TITULAR É MUITO BOM E NÃO DEIXA NADA A DESEJAR PRA NENHUM TIME.

    É UMA PENA QUE ALGUNS ACHEM QUE O PALMEIRAS TEM UM ELENCO APENAS RUIM E BARATO, QUANDO NÃO SÃO.

    RUIM É TER QUE ACEITAR QUE O FRED GANHA 460 MIL REAIS E O RAFAÉL SÓBIS GANHAM 300 MIL REAIS.

    DOIS JOGADORES PELO PREÇO DE UM TÉCNICO.

    ABEL BRAGA, FRED E RAFAEL SÓBIS, CUSTAM 1,2 MILHÕES

    FELIPÃO E MURTOSA TAMBÉM CUSTAM.

    TENHO UMA DIFICULDADE ENORME DE ENTENDER MESMO A SITUAÇÃO.

    VOLTAREI AO MOBRAL, QUEM SABE APRENDO UM DIA.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 11:29 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    QUEM É O JUQUINHA? O MAZINHO?

    "Apresentei uma lista com seis, sete nomes, e não contrataram nenhum. Não tem dinheiro, então a diretoria tem que ter hombridade de falar que não tem dinheiro. O Borges está na minha lista. Então, mais uma vez, para ajudar o Palmeiras, eu vou trabalhar com o que me derem", reclamou Scolari.

    "Atuo apenas como técnico. Passo a lista e eles contratam. Na reunião dois dias atrás, me foi dito que não tem dinheiro. Estou contente com meu grupo. Só quero ter uma ou outra alternativa. Depois não venham passar para torcida que eu contratei Juquinha. Tem que assumir esta merda!", completou.

    Entre os reforços pedidos por Scolari estão os atacantes de Borges (Santos), Éder Luís (Vasco), Thiago Ribeiro (Cagliari) e Obina, que está no Shandong Luneng, da China, além do volante Fellipe Bastos, do Vasco.

    BORGES?
    Quem disse que o Santos libera?

    ÉDER LUÍS?
    Quem disse que o Vasco não exerce direito de compra?

    FELIPE BASTOS?
    Mais um volante?

    THIAGO RIBEIRO e OBINA?
    Bons nomes. Mas precisa fazer escândalo para procurar esses dois?

    O primeiro com contrato acabando, sendo Juan Figer seu empresário. Mas agora, todo mundo já está sabendo.

    O segundo doido pra para voltar ao Brasil e parar de comer grilo frito. Que agora todo mundo também está sabendo.

    Ah vá te catar Felipão.

    Enquanto isso o "Juquinha" que a diretoria contratou, simplesmente não pode mais perder a vaga no time, principalmente para o Homem de 7 milhões Luan.

    Sai fora Luisinho.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 11:39 , Anonymous Borges já era disse...

    BORGES

    Mas, se depender de Muricy, Felipão pode ir atrás de outro camisa 9. "Infelizmente Borges não é possível (ir para o Palmeiras). Sei do interesse e Felipão é parceiro, mas não deu para ajudar ele", disse o treinador santista.

    Após a goleada por 8 a 0 contra o Bolivar, quinta-feira à noite, na Vila Belmiro, que colocou o Santos nas quartas de final da Libertadores, Muricy repetiu uma de suas frases preferidas, dizendo que não desiste de bom jogador, ao comentar a recuperação de Elano, que jogou bem e fez dois, e aproveitou para também falar de Borges. "Ele fez gol e está voltando ao normal".

    O treinador sabe que o Campeonato Brasileiro é longo e que vai precisar do artilheiro, principalmente se Alan Kardec tiver que se reapresentar ao Benfica no encerramento do empréstimo ao Santos, no dia 30 de junho.

    Se depender do comandante o Santos não vende e nem empresta mais nenhum jogador. Até com relação a Ibson, trocado pelo zagueiro David Braz e o lateral-direito Galhardo, Muricy deixa claro que aceitou a contragosto. "Não concordei, mas no futebol existem outras coisas e se leva muito na ponta da caneta".

    O técnico refere-se aos interesses financeiros do clube, que deixará de pagar ao Spartak Moscou a última parcela da compra de Ibson, no valor de um milhão de euros (mais R$ 2,5 milhões), dívida que foi repassada ao Flamengo, além de se livrar de um salário mensal de R$ 300 mil, alto demais para um reserva.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 12:26 , Anonymous Carlos Marques ( www.centralpalestrina.com.br ) disse...

    Alcides, mais um ótimo texto.

    O site que você mencionou é, sim, de um associado. mas não qualquer associado...

    O proprietário do site é o sr. Gilto Avallone, famoso por ter seu nome escrito em um cartaz colocado recentemente no vestiário. Ele também é conhecido por ser, a fonte das babaquices sobre o Palmeiras que o "jornalista" Ricardo Perrone publica em seu blog.

    Abraço

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 13:10 , Anonymous Edson disse...

    Assino embaixo e apoio o que escreveu Marcelo Luiz.

    Quando escrevi, no post anterior, que o achava inoportuno, não foi pelas críticas ao Felipão, e sim pela conjectura que estaria forçando a sua ida para o S. Paulo. Acho que ainda não há elementos para essa conclusão.
    Pode ficar a impressão de que quero eximir o Felipão de culpa, mas isso não é verdade. Reconheço, como todos, o fracasso do seu trabalho até o presente instante, porém achei que a sua manifestação foi oportuna, para forçar a barra para melhores contratações visando o brasileirão.
    Ficou claro que as contratações feitas nesses anos anteriores não foram satisfatórias. Quem não gostaria de contratar o Neymar? O Ganso? O Fred? Todos, inclusive o Felipão, que como nós, sabe quem é bom.
    Imagino que se ele deve ter concordado com a política de pouco gasto em contratações e feito indicações de jogadores "bons" que não conseguiram se firmar, com a promessa de melhores negociações no futuro. Se foi isso, tem também culpa no cartório e está tentando se redimir agora.
    Quanto a querer fugir da responsabilidade, acho pertinente a análise realizada. Agindo assim, pelo menos divide a a responsabilidade pelo possível fracasso.
    Quanto ao Mazinho e Luan, vejo qualidades nos dois.
    O Mazinho é mais agressivo, chuta melhor, tem mais velocidade e é o meu preferido.
    O Luan é lutador, finaliza pior, mas corre e defende muito. Acho que é o perfil que o nosso técnico gosta mais, por ser retranqueiro.
    Eu tiraria um dos volantes e colocaria o Luan e o Mazinho.

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 13:36 , Anonymous Anônimo disse...

    O Palmeiras sempre abusou do número de volantes no seu elenco, mas hoje a situação é oposta.
    Temos no elenco apenas três segundos volantes e nenhum primeiro.
    Esse primeiro que faz tanta falta e obriga a escalação dos três segundos foi dado de graça ao Atlético.
    Jogamos com dois alas que apresentam certa dificuldade de cobertura e não temos o volante de marcação mais forte.
    Então, antes de opinar de forma tradicional, lembrando do passado recente, deve-se considerar que hoje falta esse volante no elenco.
    Quem sabe os dois garotos da base possa suprir essa carência, mais séria do que a do centro avante, que pode ser preenchida pelo Caio da base.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 13:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Mais um ponto, jogando com um primeiro volante de fato, o time poderá contar com dois meias.
    Marcelo Luiz

     
  • Às 11 de maio de 2012 às 14:12 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Dá pra se montar esse time e ter um alto rendimento, mudando apenas a filosofia de trabalho do Retrancão.

    Nunca ninguém reparou na maneira do Román jogar?

    O cara tá mais que preparado para ser testado de volante frente a defesa do Palmeiras.

    Tem muita percepção de jogo, mas não é alto suficiente para ser zagueiro em meu modo de ver.

    Mas é forte e mais rápido que os outros zagueiros que temos.

    A rapidez e força o credenciam a ser uma ótima opção de volante.

    Quer dizer que se aparece um cara de 1 metro e meio dizendo que é goleiro, tenho que treiná-lo e colocá-lo no jogo como goleiro até o fim da vida?

    Não é assim gente.

    Tem exemplo de jogador que saiu do Brasil como zagueiro e virou atacante na europa.

    O próprio Arthur que temos começou como zagueiro e hoje é lateral.

    O Palmerias tem bons jogadores e com capacidade de exercer dupla função.

    A segunda, quem sabe até melhor que a principal.

    Neste Blog eu e o Alcides já falamos sobre testar Cicinho de meia ofensivo, na falta de um.

    Marcos Assunção jogou de zagueiro, praticamente como um líbero contra o Paraná clube.

    Não tendo que correr muito fez um bom trabalho na função. Não quer dizer que tenha que efetivá-lo alí, mas é opção, porque não?

    Portanto é preciso mudar a fisolofia.

    Na verdade tem que mudar esse técnico xarope de retranca.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial