Observatório Alviverde

23/01/2013

ATÉ QUANDO VAMOS TREMER EM DECISÕES?




O excelente time sub-20 do Palmeiras perdeu um jogo que, em condições normais, teria ganho, senão com facilidade, com naturalidade.

Não fosse o duelo de ontem contra o Peixe eliminatório e decisivo, o Palmeiras, com certeza, teria imposto a sua técnica mais apurada,  a sua maior experiência e a força de time de melhor conjunto da Copinha.

Querendo ou não os palmeirenses, nossos garotos assustaram-se com a camisa do Santos e com a tradição do adversário na competição, sem que ninguém os lembrasse de que eles vestiam uma camisa muito mais poderosa e muito mais vezes vencedora e consagrada.

Sou convicto de que, por isso, o Palmeiras encolheu-se, apequenou-se e entregou o jogo de bandeja, sem acreditar -nunca- em seu imenso potencial técnico, reconhecidamente superior ao do SFC.

A exemplo do que ocorre em ocasiões de decisão que envolvem o time profissional, o fator psicológico deve ter pesado. 

Os meninos não renderam, sequer, a metade do excelente futebol que vinham praticando desde o início da Copa São Paulo/2013.

A retrospectiva das confrontações entre Palmeiras e Santos, divulgada de maneira insistente e exaustiva pela mídia, também influiu no rendimento da equipe.

O Palmeiras, historicamente, já fora derrotado e eliminado pelo Santos em duas semifinais da Copinha e esta foi a terceira que perdemos, nas mesmas circunstâncias..

Um forte e inexplicável complexo de inferioridade aflora em nossas equipes em partidas decisivas, decorrentes, vamos ser sinceros, da tradição perdedora do Palmeiras, que o próprio Palmeiras vem cultivando, há anos, em múltiplas competições.

Estou convencido de que o time sub-20 santista, foi superavaliado e superdimensionado em sua potencialidade pela garotada alviverde, que enxergou uma caveira de chifres e pensou que era o diabo.

Há muitos anos não tínhamos times sub-20 melhores do que o Santos. Este ano foi diferente. Mesmo eliminado sub-20 do Palmeiras mostrou que é muito superior ao santista. Faltou autoconfiança!

Além do maior poderio técnico e individual, da maior experiência e maturidade, o jovem time do Palmeiras tinha pela frente um Santos mutilado, incompleto, com quatro ausências decorrentes de cartões e contusões.

O Santos teve como 'handicap' dificuldades para escalar o time e até para compor o banco, mas nem assim o Palmeiras soube aproveitar.

Será que não informaram os jogadores do Palmeiras dessa ocorrência, a fim de passar-lhes mais confiança? 

Por que o Palmeiras respeitou tanto o advesário sem impor seu jogo, como houvera feito nas partidas anteriores?

A diferença em campo entre as equipes, caracterizou-se pelo interesse em ganhar, pela postura, pela atitude, pela forma de encarar a decisão, fatores esses evidenciados, exclusivamente, pelo time do Santos.  

Luxemburgo sempre diz, impropriamente, no que é repetido pela mídia, que "o medo de perder tira a vontade de ganhar", mas não é bem assim.

Tendo medo ou não, todos desejam ganhar e têm gana pela vitória. 

O mais correto seria dizer que "medo de perder diminui a possibilidade de vencer"(AD).

Vejam se não foi isso que aconteceu ontem com a nossa equipe sub-20, vítima de um inesperado complexo de inferioridade!

Nunca foi tão fácil conquistar uma Copa São Paulo, e, no entanto, mais uma vez, menos pelos méritos dos adversários e mais pelas nossas deficiências, entregamos o ouro e deixamos de ganhar!

Sinceramente, foi mais uma derrota misteriosa, indeglutível, injustificável. Nem o Dr. Sigmund, vivo estivesse, teria condições de explicar, quanto mais eu! Apenas tento!

De qualquer forma, ao contrário do que disse Felipão, a safra, se não é excepcional é muito boa e estamos revelando inúmeros  jogadores, como nunca conseguimos revelar.

Se vamos ou não aproveitá-los em nosso elenco, como se diz aqui em Minas, "são outros quinhentos"!
 
==================

PALMEIRAS X OESTE




Jogo difícil, mas todos são difíceis.

Local: São José do Rio Preto, o que significa que o Palmeiras joga em casa.

Kleina, conservador, não anuncia novidades, apenas Maicon Leite no lugar de Luan que está pedindo pra sair. Ótimo!

Mas isso deveria ter ocorrido logo no primeiro jogo.

O Palmeiras não é time pequeno.

Tem partir pra cima dos adversários, atacar e procurar fazer gols.

Maicon Leite é a garantia de que vamos jogar ofensivamente.

O provável time:

DEFESA:
Prass, Airton, Ramos, Henrique e Juninho. 
É o melhor que temos!

MEIO CAMPO
Araújo, Souza, Wesley e Patrik Vieira ou Valdívia. 
Com Denoni no lugar de Araújo acertaríamos a marcação e a saída de bola.
Se Valdívia jogar acertaremos o time.

ATAQUE
Maikon Leite e Barcos.
É a nossa melhor alternativa ofensiva.

QUAL SERIA O TIME IDEAL PARA ESTA NOITE?

SERIA BOM QUE ENTRASSE O VALDÍVIA?

QUAIS AS NOSSAS CHANCES DE VENCER O OESTE?


COMENTE COMENTE COMENTE

====================

TELEVISÃO:

Assisti a metade do jogo aqui:
  
A outra metade, aqui!
 

Nem passei por aqui!
 

O PALMEIRAS PERDEU MAS NÃO ME ARREPENDI! 

 
ABAIXO A COBERTURA EXCLUSIVA!

QUEREMOS OPÇÕES PARA PODER MUDAR DE CANAL!  

15 Comentários:

  • Às 23 de janeiro de 2013 às 09:10 , Anonymous Marcelo disse...

    Alcides e Amigos,

    Não tem explicação mesmo, O Palmeiras precisa de uma Reza Forte ou Benzedeira, será que não tem alguma por aí de plantão?

    O time tinha tudo para vencer,time e melhor campanha, mas parece que gosta de consagrar promessas dos outros, o Neilton, se for assim que se escreve, não tinha feito nenhum gol na copinha...

    Na transmissão, aproveito para falar, tenho o Bravoo +, aparelho muito bom que tem recepção até em HD dos canais pagos. Não pago mensalidade e eu mesmo faço as atualizações. À venda nas melhores lojas do Paragua ou em Camelôs da região.
    Eu fiz a minha parte, não pago ppv da série B pra globosta.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 09:58 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    No meu ponto de vista, fomos prejudicados pelo Pênalti mandrake dado ao Santos.

    Isso deixou o time muito nervoso e fora do jogo.

    Naquele momento, tenho certeza de que deve ter passado aquele filme de insucessos do Palmeiras.

    Os jogadores são novos, mas sabem da história.

    No segundo tempo, o time voltou mais calmo e assentando em campo e deu azar no lance em que nosso melhor zagueiro, um dos melhores da competição, me toma um chapéu do filhóte de Neymar.

    Perdemos. Mas não foi feio.

    Pela primeira vez vejo jogadores que podem integrar o profissional e muitos que podem ser vendidos ao exterior por uma grande quantia.

    A contratação de Narciso foi acertada, não tenho dúvidas disso.

    Fernando, Chico, Edilson e João Pedro vão subir de imediato.

    Sabiá, Rato entre outros precisam jogar no interior pra pegar corpo e maturação.

    Vinicius, Dybal e Luis Gustavo, que já são profissionais, talves precisem mais maturação, como aconteceu com Souza Ferrugem que voltou muito bom da estrada.

    O importante a meu ver é que o objetivo foi alcançado que é a revelação de jogadores para o time de cima.

    Saudações.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 10:01 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    MINHA PREOCUPAÇÃO COM ESSA FRASE DE BRUNORO:

    “O nosso foco é o retorno à Série A em 2014. Acho que o Palmeiras tem que pensar grande, e vamos trabalhar para estar na elite no ano do centenário”, complementou.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 10:03 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    O time do Santos realmente não é melhor que o nosso, mas a defesa deles quase não errou enquanto a nossa foi um festival de erros. A começar pelo penalti que é duvidoso, mas que todo Palmeirense desde o sub-15 sabe, contra nós eles marcam mesmo! Se fosse a favor não marcaria...
    Mas o lateral direito é fraco! A zaga parece ainda não estar pronta para subir, apesar de que, para subistituir Maurício Ramos e Leandro Amaro, o Fernanedo consegue!
    Agora temos uma posição carente no time principal, que acredito, podermos utilizar esses garotos da Copinha! A posição de segundo atacante, jogando ao lado do Barcos! Chico, Edilson, João Pedro e Vinícios podem e devem ser utilizados, testados e observados neste Paulistão! Acredito que o Chico e João Pedro são os que tem maior potencial. Abraço do Doente(verdão)

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:06 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...


    Esclarecimento

    ARBITRAGEM

    Não toquei neste assunto na postagem porque diriam que é choro ou desculpa pela desclassificação.

    Por isso esperei, primeiro, as manifestações dos bloguistas-comentaristas deste OAV

    A constatação finaL é a de que os árbitros parecem mancomunados e continuam trabalhando abertamente, descaradamente contra o Palmeiras.

    No jogo anterior em que vencemos o Cruzeiro por 4 x 2 o árbitro Carlos Roberto dos Santos Jr usou as mesmas táticas do árbitro de ontem mas não deu conta de impedir a nossa vitória.

    Tivessemos uma dietoria atuante e o Palmeiras teria metido a boca no mundo, a fim de prevenir a metida de mão no jogo de ontem.

    Mas o Palmeiras continua sendo o "bom moço" do futebol brasileiro e apanha sem reagir. É preciso mudar.

    Vocês falam do pênalti que pode ter ocorrido (pareceu-me que sim), mas que não seria marcado contra nenhum dos outros grandes do futebol paulista, só contra o Palmeiras.

    A arbitragem de Tiago Luis Scarascati (anotem também o nome do incompetente e antipalmeirense) favoreceu descaradamente o Santos, principalmente no 1° tempo em termos de marcação e inversão de faltas.

    Mostrou rigor com os meninos do Palmeiras, tolerância com os santistas e tudo aquilo a que estamos acostumados.

    No final do jogo deu 4 minutos de acréscimo que o Santos, com artmanhas e muita catimba, conseguiu reduzir a menos de dois sem que houvesse nenhum acréscimo aos acréscimos. Uma vergonha!

    Mas como falar em vergonha àqueles que não sabem o significado dessa palavra?

    Os árbitros sabem que não podem errar contra os outros três grandes porque serão cobrados violentamente pela mídia, mas que se errarem contra o Palmeiras terão a simpatia e o apoio midiático.

    Continuamos falando em reforços para o time mas, de fato, estamos precisando nos reforçar nos bastidores.

    De que adianta termos um time melhor se os adversários jogam sempre com 17, isto é, com os 11 que entram mais os seis que decidem e o terceiro árbitro? Ontem foi assim!

    O Palmeiras precisa trabalhar muito os bastidores ou não vai chegar a lugar algum.

    Não se faz mais futebol como se fazia há 50 anos. mas o Palmeiras em tempos de Discovery continua viajando de diligência.

    Será que vamos mudar? (AD)

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:11 , Anonymous Carlão - Santos/SP disse...

    Não acredito que a camisa do santos pesou na mente dos garotos, na minha opinião NÃO FOI PENALTI, portanto mesmo que fosse não justificaria a substituição do garoto Luiz Gustavo, para os que não acompanham os garotos o LG é um dos lideres da equipe, sua substituição não resolveu o problema de marcação talvez uma boa orientação durante a partida poderia corrigir, outra o LG é bom de bola alem de defensor sabe fazer gols, acho que neste ponto o Narciso errou e comprometeu o time, não estou contra o Narciso mas acho que sua atitude mexeu com o elenco.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:21 , Anonymous Descrente disse...

    quotas da globo para o futebol em 2013 é de R$ 192,5 milhões. Praticamante toda a dívida do Palmeiras em 100 anos.



    http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2012/09/17/Futebol-2013-da-Globo-vale-RS-1-155-bilhao.htm

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:25 , Anonymous Alcides Drummond disse...


    Carlão

    Discordâncias nossas à parte, vc lembrou bem o problema da estúpida substituição de LG logo após o pênalti,

    Cabe a diretoria cobrar satisfações a Narciso que errou grosseiramente.

    DE fato uma alteração como essa leva qualquer garoto a pensar: a próxima vítima pode ser eu e vai jogar preocupado o tempo todo (AD)

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:32 , Anonymous Marco disse...

    A lição nunca aprendida.
    Não se ganha campeonatos apenas montando bons times ou tendo bons jogadores. Até o atual Barcelona com seu super time já teve partidas equilibradas decididas nos detalhes. Em uma delas perdeu a chance de ir para a final da Copa dos Campeões para um time bem inferior.
    Claro que sem bom elenco nem se consegue chegar para disputar, mas para ganhar é preciso ter mais atenção fora de campo, até mesmo em competições da base.
    Se foi penalidade ou não, pouco importa. A infração jamais seria marcada contra o Santos, contra o time da Marginal ou contra o time do Jardim Leonor.
    Quem achou que foi penalidade, não acharia se fosse a favor do Palmeiras e encontraria argumentos para justificar.
    No segundo tempo, a entrada do goleiro do Santos sobre o atacante do Palmeiras seria marcada como penalidade para qualquer outro rival. A TV nem mostrou a repetição.
    Claro que todos os aspectos táticos, técnicos e de comportamento analisados são importantes e decisivos, mas esse complemento não pode ser ignorado. Sem ele, por exemplo, o time gambá nem teria se classificado para a Libertadores de 2012 e muito menos teria vencido a competição.
    Espero que o Paulo Nobre e os novos diretores saibam que é muito importante e necessário ter profissionalismo, comando, bom elenco, comprometimento, seriedade, mas que eles nunca se esqueçam de que sem esse detalhe extra o time pode chegar, mas vai morrer na praia.
    Em termos de base, esse time cumpriu seu papel e mostrou alguns valores importantes que podem se juntar ao João Denoni e Patrick Vieira. Parabéns aos garotos que formaram uma equipe competitiva e com vontade.

    Merece citação também a atuação ingênua e infantil da Assessoria de Imprensa do Palmeiras que fez como matéria de abertura do noticiário da Copinha o destaque para o Palmeiras “nunca” ter vencido a competição, ou seja, o próprio Palmeiras alimenta e dá força ao trabalho de pressão sobre os seus garotos. Essa “informação” é repassada em todos os jogos durantes as transmissões, matérias e entrevistas em um verdadeiro condicionamento mental negativo.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 12:50 , Anonymous Marco disse...

    Criou-se uma cultura de pressão em cima do Palmeiras referindo à Copa SP como se essa fosse a única competição da categoria. Não é a primeira boa equipe do Palmeiras que sentiu a pressão imposta em relação a essa competição, pressão que nossos times de base não possuem nos demais torneios. Essa pressão não é exercida sobre outros times.
    Podem alegar que para vencer no futebol é preciso aprender a conviver com adversidades, mas o que é feito contra o Palmeiras passa além da pressão e se torna jogo sujo contra garotos que iniciam uma carreira. Não foi a primeira que aconteceu e espero que a nova direção atue no sentido de neutralizar essa ação, pois ela continuará, com toda certeza.

    O Santos não conquista a Copa SP desde 1984, enquanto o Palmeiras venceu a Super Copa SP de 1995. O Palmeiras venceu duas Copas BH (1998 e 2002), mas conquistas não entram nas retrospectivas da imprensa quando esta vai cobrir os jogos do time. Vencer uma Copa BH para times não Mineiros é uma tarefa muito mais difícil do que ganhar uma Copa SP. As arbitragens são caseiras e a Federação local faz de tudo para que os títulos fiquem por lá.
    Também venceu cinco campeonatos paulistas sub-20, competição longa disputada desde 1969. (1992, 1998, 2002, 2004, 2009). Vários jogadores desse time sub-20 foram campeões paulistas sub-17 e nesse último ano o Palmeiras foi o único grande a colocar as equipes sub-15, sub-17 e sub-20 nas semifinais. O sub-15 foi vice campeão.

    No geral, o trabalho na base do Palmeiras teve resultados superiores em aos demais grandes de SP em 2012.
    A diferença sempre esteve no comando do futebol principal que sempre preferia trazer Rivaldos genéricos, João Vitor e Capixabas ao invés de dar oportunidade para os garotos da base, que em outros clubes subiriam com muito maior facilidade. Espero que essa geração tenha apoio da direção, da comissão técnica e não seja queimada pela parcela ignorante da torcida que crucifica todo e qualquer garoto da base logo no primeiro momento de dificuldade e depois cobra porque o Palmeiras não revela atletas.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 13:10 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    SÓ A SÚMULA DESVENDA O MISTÉRIO

    A ficha técnica da partida que consta em alguns sites não consta cartão amarelo de Luis Gustavo.

    Na Sportv também não foi falado.

    Mas na Rede Vida disse que a substituição aconteceu por causa do cartão.

    E todo mundo sabe que um jogador toma amrelo quando faz pênalti, MESMO QUE na minha opinião não tenha sido.

    Se houve o cartão, Narciso fez certo, porque o volante Lucas Morelatto já tinha um cartão amarelo INJUSTO dado pelo apitador e você não poderia no começo da partida jogador com zagueiro pendurado.

    SOMENTE A SÚMULA PODE DESVENDAR ESSE MISTÉRIO.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 13:19 , Anonymous Edson disse...

    Penalti totalmente mandrake, que não seria dado caso fosse do outro lado.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 13:25 , Anonymous Marco disse...

    Conversei hoje pela manhã com uma pessoa que acompanhou a base do Palmeiras por um bom período e ela me disse que dentro da base todos sabem do corporativismo dos árbitros contra o clube.
    Tem sido rotina em todas as categorias da base o prejuízo com arbitragens e nessa Copa SP também havia ocorrido nos dois últimos jogos.
    A existência do problema é conhecida, não se sabe os motivos, mas o fato é que o Palmeiras precisa acordar e agir junto à FPF para acabar com esse corporativismo.
    O que assistimos na série A de 2012 não foi mero acaso, assim como não foi acaso o que presenciamos nos últimos paulistões.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 18:41 , Anonymous Edson disse...

    Vi o fim do jogo da Ponte Preta e curintia e pude observar o desespero do Luiz Ademar, com o penalti marcado.
    Não só afirmou que não foi, como repetiu inúmeras vezes que não foi e que o curintia foi prejudicado.

    Vergonha e constrangimento, ele deveria ter... mas não tem.
    Amanhã o árbitro vai ser crucificado, podem esperar.

     
  • Às 23 de janeiro de 2013 às 19:28 , Anonymous Colega Plumitivo disse...

    Edson

    Segundo a manjadissima filosofia de Ademar de Barros, digo, Luiz Ademar,

    A carga do corintiano não era "suficiente" para derrubar o jogador da Ponte"

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

    Aliás, nunca é!

    Nem o sãopaulino nem o santista.

    Mas sempre é sufiente se for um esbarrão de qualquer jogador do Palmeiras que sempre é "suficente" para derrubar seja lá quem for.

    Quero dizer a Ademar e a tantos apedêutas da arbitragem que rezam pela cartilha do Arnaldo e o têm como palavra jrisprudencial, que foi este comentarista global que inventou o mwntiroso e infame factóide, completamente fora das leis do jogo.

    Desafio o Arnaldo, o Simon, o Godoy, o Ademar (de Barros), o FHC, o Lula e qualquer outro antipalmeirense a mostrar qualquer inciso na lei ou nas recomendações da Internacional Board que fale sobre isso

    Arnaldo inventou isso para poder fazer comentários políticos de favorecimento aos cluebs que lhe interessa proteger.

    Os outros usam o factóide para fazer o mesmo.

    Os maiores mestres desse factóide no Sportv são o Ademar e o Vilaron torcedores notórios do time dos marginais por mais que desejem esconder ou tentem dissimular.

    Esse Ademar, pasme, é, hoje, o presidente da Aceesp. Dá pra acreditar?

    A Associação já presidida por Ari Silva (ele não sabe nem quem foi), Blota Jr, Geraldo José de Almeida, Enio Rodrigues, Mauro Pinheiro, Milton Camargo, Carlos Aymard, Loureiro Jr, entre os nomes que me vêm à mente,merecia um presidente mais representativo.

    Não tenha vc, Edson, a menor dúvida de que a partir da insistência e da veemência como ele colocou a questão, Luiz Vanderley Martinucio que ousou enfrentar o sistema e apitar contra o time da Globo, irá direto para o ostracismo.

    Da mesma forma que ocorreu com Flávio Rodrigues Guerra que passou a ser considerado pela mídia e pelo coronel Marinho como um árbitro de segunda classe por ter ousado marcar três penaltis escandalosos para o Verdão em um jogo do Palmeiras contra os bambis em Ribeirão Preto.

    Guerra não conseguiu sair, jamais, do segundo escalão da arbitragem?

    A mídia bambi, sempre que pode, coloca defeitos em Guerra e faz campanha subliminar para prejudicá-lo.

    Mas, fazem isso com PCO, o arrogante?

    Aquele que valida gol de mão e diz que "não houve intenção"?

    Ele é o responsável maior por toda a aórdida campanha arbitral contra o Palmeiras e não consegue apitar um jogo sem prejudicar o Verdão?

    Anotem: Luis Vanderley vai seguir o caminho de Guerra, apesar de sua bravura, coragem, conhecimento e aplicação das leis do jogo.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial