Observatório Alviverde

19/10/2014

O DUELO VALDÍVIA X ROBINHO E AS FILIGRANAS DESNECESSÁRIAS DA MÍDIA!




Valdívia e Robinho. A bola está com Valdívia!


Aprendi, da profissão, que jornalistas esportivos medíocres cultivam ressuscitar números mortos e vasculhar as estatísticas em busca de coincidências e exotismos, com os quais, posando de sábios, procuram dar-se, a sí próprios, a importância que não têm, e, que, jamais, terão!

É óbvio que os acontecimentos pretéritos, ditos históricos, isto é, a saga dos clubes, têm, respeitados os limites, o seu valor e relevância, embora a tempo e hora adequados, nada mais que isto!

Que um narrador de TV divulgue, "en-passant", os números decorrentes dos enfrentamentos dos times cujo jogo transmite, tudo bem! Mormente quando a bola sai e sua devolução ao campo de jogo está demorando.

Mas, fazer como vêm fazendo muitos narradores televisivos, até o excelente Milton Leite, talento desperdiçado da narração na TV brasileira (ele insiste em ser folclórico e em ingerir nas opiniões e avaliações dos comentaristas), aí já é demais. 

Outro dia Leite apresentou um histórico dos enfrentamentos de dois clubes protagonistas do jogo que narrava (não me lembro mais qual). Até aí, tudo bem, mas, ao pé da letra, desnecessário. 

Não satisfeito com os números inúteis que divulgou nem com o tempo de tv -precioso- que desperdiçou, ML passou a destrinçar a velharia numérica em vários outros capítulos!

Assim, acrescentou à primeira informação o número de vezes em que cada clube se enfrentou, no próprio estádio, na casa do adversário e, até, em estádios neutros, pelo campeonato tal e qual e amistosos. Mas não parou por aí.

Discorreu, longamente, a respeito de quantos gols cada clube marcou e sofreu, introduzindo outros penduricalhos numéricos desinteressantes, desperdiçando, em seu relato, muitos lances, e, poluindo, inutilmente, a sua transmissão. Um verdadeiro pé no saco!

E, no entanto, dissertar sobre os números vivos do campeonato, não rolava, não rolou.

Identificar uma segunda vez, para os retardatários da transmissão quem estava no banco...

Esclarecer quem das equipes tinha o segundo cartão...

Nominar quem estava fora do jogo porque  passava pelo Departamento Médico...

Discorrer sobre as reações das duas torcidas presentes...

Divulgar as novidades sobre o novo estádio e as eleições de 29/11, em se tratando do Palmeiras...

Falar sobre possíveis vendas e contratações de jogadores e outras informações desse gênero e teor, "neca de pitibiriba"! 

Era o que interessava mas nada disso se ouviu! Só abobrinhas, gilós e outros legumes difíceis de deglutir!

Em sã consciência, raciocinem, todos, comigo, o próprio Milton, inclusive, se tiver humildade para tal. Dizem -não o conheço- que não tem! 

O que, de fato, interessa à torcida? 

Números mortos ressuscitados inutilmente, indevidamente, intempestivamente discorrendo sobre o passado remoto de um clube, ao alcance de todos a qualquer hora na Web? 

Ou as noticias atuais do dia a dia das equipes e do próprio jogo que está sendo transmitido? 

Os narradores de TV, em maioria, (Milton é um deles), subvertem os valores das matérias midiáticas, invertem prioridades jornalísticas e poluem as transmissões com inutilidades noticiosas. 

Bem-intencionados, imaginam estar levando ao público fatos relevantes, mas transmitem aos telespectadores o que lhes é mais cômodo e que, apenas, eles próprios e "meia dúzia de três ou quatro", de fato, gostariam de ouvir. Ledo engano!

Isso tudo veio à tona e foi dito, a propósito de uma divulgação exótica de quase toda a denominada grande mídia, envolvendo os grandes portais, sites e jornais, repercutidos pelo rádio e pela televisão!

Todos esses meios de comunicação, conjuntamente falam em "duelos" (como a crônica paulistana adora esta palavra!) preexistentes entre Valdívia e Robinho, as maiores "estrelas" do clássico Palmeiras x Santos desta tarde no Pacaembu.

Segundo a "otoridade jornalística" autêntica "sumidade" em assuntos aleatórios, que pesquisou e propalou tão "relevante" assunto, Robinho, não tem retrospecto positivo em seu histórico de enfrentamentos contra o Palmeiras. 

Já em relação ao "maestro" palmeirense, segundo leio (nem acredito no que leio) , no portal UOL, os números são bons, embora, aqui, haja a prevalência de jogos de seleção, atuando, Robinho, na brasileira e, Valdívia, na chilena.

O que ficou claro e notei da publicação da UOl é que, ao colocar Valdívia em um patamar de disputa com o verdadeiramente craque Robinho, o portal já reconhece, implicitamente, o Mago com "status" de craque!

Entretanto, faz questão de não admitir e publicar, chamando-o, eufemisticamente, de "maestro", o que, no fundo, em futebol, é uma expressão sinônima! 

Fazer o que diante de tanta ignorância e semelhante pequenez espiritual? Será que Tio Juca impediu? É possível, é possível...

É dissimulação e hipocrisia demais para um único jornalista, mas, o que importa é que, com isso, eu me divirto. Muito!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

A simples comparação com Robinho e a nova promoção do Mago, a maestro, escancara, publicamente, que, embora os jornalistas do portal Uol, e, outros, de outros veículos, de uma maneira geral, admitam-lhe a condição, por tudo o que falaram dele e por tudo o que fizeram com ele, não se sentem mais em condições morais de chamá-lo de craque!  

Agora, chamam-no, simplesmente, ironicamente, de maestro! Mas maestro em futebol é sinônimo de que?

E ainda tem gente que se insurge e que não admite quando falamos neste blog, da existência de um cartel jornalístico, invisível, embora tácito e atuante, envolvendo, principalmente, os chamados jornalistas de ponta, detentores dos melhores espaços da maioria dos meios de comunicação.

Voltemos ao duelo!

Robinho enfrentou o Palmeiras seis vezes, mas venceu, apenas, uma. 

Os outros resultados foram três derrotas, dois empates e uma vitória. 

No Brasileiro/2004, foi a única vez em que o craque santista saiu-se vencedor do duelo, quando o Santos venceu o Verdão por 2 a 1 no returno da competição, no Palestra Itália.

Em resumo, Valdívia e Robinho se enfrentaram 6 vezes e a vantagem do palmeirense é arrasadora, em termos de clubes.

Em confronto de seleções, o jogo mais importante entre eles foi o da Copa do Mundo de 2010. O Brasil venceu por fácil, 3 a 0. 

A maior goleada ocorreu em 2007, na vitória do Brasil de Robinho por 6 a 1 na Copa América/2007. 

Nesse mesmo ano, a seleção brasileira ganhou da chilena por 4 a 0 e ambos marcaram presença no amistoso.

Agora, se mal pergunto, o que esses dados têm a ver com o clássico de daqui a pouco? 

Nada vezes nada, pois não passam de minúcias, curiosidades e coincidências estatísticas, nada mais. 

Cada jogo é diferente do anterior e será, sempre, escrito cada vez que se repita, de uma forma diferente por novos protagonistas à medida em que o tempo passa e que os times se renovam.

Para quem gosta dessas tolas excentricidades, aqui vai mais uma...

O único time do trio de ferro contra quem Robinho muito mais perdeu do que venceu, foi o Palmeiras! 

Em seis confrontos, vou repetir, perdeu quatro, ganhou uma e empatou, apenas, uma vez!

Mas, se mal pergunto me perdoem e relevem: o que isso tem a ver ou pode influenciar em relação ao clássico de daqui a pouco -16H- no Pacaembu? 

Noventa e cinco por cento (95%) ou mais dos protagonistas de hoje, do Santos e do Palmeiras, são outros atletas, diferentes daqueles que construíram a estatística negativa de Robinho.

Em razão disso, a história será outra, muito outra e o Palmeiras que se cuide!

Mas se o Verdão jogar o que jogou e como jogou contra o Grêmio, sou convicto de que vai ser "macuco no embornal", ou, melhor, "peixe fresco no samburá" ou se quiserem, "peixe assado"no picuá"!

COMENTE COMENTE COMENTE

13 Comentários:

  • Às 19 de outubro de 2014 às 16:04 , Anonymous Nei Verde disse...

    Termina o primeiro tempo.....

    O Palmeiras perde para ele mesmo, o santos só esperou os erros acontecer..

    Com Lúcio não da já falei, é muito lento, não da...!
    Porque depois da boa partida do menino que estreou domingo tem que por a Merda Oliveira...
    Tivemos a bola do gol, mas esse enganador que só faz de pênalti perdeu...cada canelada desse cara, eu lembro da besteira do Fantoche presidente com A. Kardec.

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 16:20 , Anonymous Nei Verde disse...

    ...Vai esperar tomar goleada, Lucio e Merda Oliveira, não da...!!

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 16:39 , Anonymous Marco disse...

    Willian, comentarista apedeuta, invasor da profissão.
    Comentário aos 22 do segundo tempo sobre o terceiro gol do Santos.
    Você não é apenas um invasor da profissão, você é safado, vagabundo e sem vergonha.

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 17:00 , Anonymous Nei Verde disse...

    Marco, com todo respeito, mas não adianta ficar aqui querendo jogar a culpa nesses nojentos, na verdade é que o Palmeiras perde para eles mesmo, veja ai 41 minutos, o time do santos esta morto, mas o Palmeiras tem jogador que não da.., da sim dó do Valdivia, vai esperar esse Lucio enterrar ate qdo..??
    , se Merda Oliveira fosse de alguma coisa, estava no cruzeiro..., não da...!! o Santos vai e mata, enquanto esse grosso desse Henrique perde um atrás do outro...

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 17:56 , Anonymous Marco disse...

    Nei Verde, não joguei a culpa em ninguém. Não analisei o jogo, não comentei o jogo.
    Fiz uma observação sobre um pilantra, safado e vagabundo que ocupa a posição de jornalista esportivo, pago por mim que sou assinante, assim como é pago por tantos outros assinantes.
    Estamos no Observatório Alviverde, blog que comenta sobre o Palmeiras e a cobertura dada a ele pela imprensa. Blog que nasceu para suceder o Observatório Verde, cujo objetivo era de avaliar a cobertura esportiva sobre o Palmeiras.

    Sobre o jogo, temos muito o que comentar, mas especificamente sobre o gol irregular do Santos que matou a partida no início do segundo tempo. O auxiliar Romano Neto viu que era impedimento e não marcou por má fé. Impedimento muito fácil de marcar.
    Não sei o que iria acontecer daquele momento para frente, mas 2x0 com todo segundo tempo pela frente seria outro jogo, com um clima emocional muito diferente para os dois times.
    Meu objetivo foi registrar a má fé, a desonestidade do comentarista avalizando o erro intencional do auxiliar, comentário que não anula ou restringe qualquer outra observação sobre a atuação do time.

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 19:59 , Anonymous Marco disse...

    Sobre o jogo:

    O Palmeiras dominava a partida. Era mais time do que o Santos. Criou chances claras de gol e não marcou.
    Valdívia colocou os atacantes na cara do gol.
    Depois disso, marcou bobeira e após um chutão da defesa abriu espaço para o Santos inaugurar o placar.
    Em seguida, nova desatenção e gol do Santos.
    Começou o segundo tempo e recebeu o golpe do auxiliar, que viu o impedimento, mas foi desonesto e não quis marcar.
    O resumo de tudo é que falta ao Palmeiras objetividade para não facilitar as coisas para o adversário e abrir a guarda para arbitragens pilantras.

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 22:21 , Blogger Alexandre disse...

    Hoje,domingo, 18 de outubro foi a vigésima edição da Maratona Internacional de São Paulo, como adoro corridas de rua fui para os 42,195m da corrida de baixo de um sol de 32 graus, no mundo as maratonas tem horário e largada às 7 da manhã, mas a rede de esgoto quer às oito, terminei a corrida 3h 14m às 11:15 da manhã, oque teve de corredor xingando era uma barbaridade só.
    Essa emissora só pensa na grade de programação dela e o resto que se dane,quando essa emissora transmite a maratona só passa alguns fleches da corrida e não ela inteira e fica mais preocupada com o bambi do Comentarista Caio que não aguenta correr 5 km em terminar a corrida do que focar no resto da prova.
    Quarta-feira o Palmeiras joga com o Cruzeiro, ela simplesmente joga o Verdão às 19:30,porque,não interessa pra essa merda de emissora o jogo do nosso time.

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 22:34 , Anonymous J.J disse...

    OS VENTOS SOPRARAM A NOSSO FAVOR PELO QUE VI NA TABELA, PORTANTO NÃO HA MOTIVOS PRA PÂNICO.

    NÃO CAIREMOS!

     
  • Às 19 de outubro de 2014 às 23:04 , Anonymous Nei Verde disse...

    Meus amigos,
    É triste, mas infelizmente hoje ninguém quer investir no Palmeiras, o palmeiras hoje disputa campeonato para tentar não cair, e isso, não agrada patrocinador, nos mesmo,torcedores só falamos de passado, não temos presente, e muito menos futuro, é só vexame, contratações de refugos, vejam ai os últimos 50 jogadores que saíram do Palmeiras se são titular em algum time (A), vão ver que somente aqueles em que a nobre diretoria enfiou no c...,
    Barcos, Henrique, A. Kardec, ...
    Não adianta aqui ficar arrumando desculpas na imprensa, na juizada, hoje vendo o jogo, estava na cara, o que iria acontecer, os incompetentes perdendo gol, era evidente, é normal que íamos falhar e tomar, o santos hoje estava morto, jogou no meio da semana, somente ficou esperando os erros, enquanto torcedor ficar se enganando e achar que jogadores tipo Wendel, M. Oliveira, Lucio, Bruno, Egurem, Juninho, Bruno cesar, vitorino, Felipe menezes..., esses caras só compõe elenco no Palmeiras, nem o botafogo não quer umas merdas dessas..., TODOS NOS SABEMOS QUE O PALMEIRAS É PERSEGUIDO POR IMPRENSA, JUIZ LADRÃO, que sempre para ganhar alguma coisa teve que passar por sima de tudo isso,,,e sempre passou, agora com essas merdas que tem no elenco, não vamos arrumar nada.., muito menos patrocinador, futebol é negocio, tem que investir, Cruzeiro, Internacional, Galo Mineiro, etão na cabeça porque investe, e seu fosse patrocinador, iria escolher eles para vender meu produto.., não adianta ficar aqui brigando com globo, com juiz, com tribunal, ficar procurando lance duvidoso, durante o jogo para justificar os erros desses perebas, temos que se revoltar é com essas diretorias, dirigentes FDP, que etão enchendo o bolso e acabando com a nossa historia.., tem que ter time, ter elenco para passar por sima.., sempre foi assim..., onde já se viu um clube que tem essas historia, mais de quinze milhôes de torcedores, um dos maiores vendedores de camisa do mundo, estar numa merda dessas, 99% do elenco é coadjuvante, temos q ter mais artista principal tipo Prass e Valdivia, o resto não ajuda ao contrario só atrapalha, todo jogo tem uma palhaçada, SÓ PARA ILUSTRAR, ESSA MERDA DESSE WENDEL FAZ 20 ANOS QUE VAI E VOLTA, NÃO VIRA NADA, ESTA AI, FICA IMPEDINDO LANÇAMENTO DA BASE COMO O JOÃO PEDRO.., O MESMO DIGO AO BRUNO, JUNINHO, LÚCIO...etc..etc...,
    ou vão esperar o empresario do NATHAN levar ele embora.., como fez com tantos outros,...

     
  • Às 20 de outubro de 2014 às 08:51 , Anonymous Marco disse...

    Procuro analisar tudo de um jogo, incluindo parte técnica, tática, repercussão na imprensa ,arbitragens, etc....
    Não arrumo desculpas, apenas procuro não me omitir, não ignorar os fatos.
    O resultado de um jogo de futebol é reflexo de tudo que envolve a partida. Comento o que vejo e o que interfere no resultado de um jogo.
    Na partida de ontem, tivemos um pouco de tudo, incluindo dois gols irregulares do Santos, um por falta batida com bola em movimento e outro em impedimento.
    Isso não é desculpa, é constatação dos fatos.
    A lentidão do Lúcio não serve de justificativa para a omissão da imprensa.
    Os erros da defesa não inocentam a arbitragem que interferiu no resultado.
    Ou será que alguém duvida que uma partida que começa com 1x0 no segundo tempo é diferente de um jogo que começa com 3x0?
    Caso fosse o Palmeiras o vencedor da partida com dois gols irregulares, como teve esse jogo, hoje o destaque na imprensa seria maior que a repercussão do debate presidencial.
    O jogo com o Santos já passou, mas a mentalidade e a imagem sobre o clube ficam e podem nos prejudicar ainda mais.
    Na dúvida, qualquer interpretação será contra o Palmeiras, pois a pressão externa é grande sobre os apitadores e auxiliares.
    Ontem, tivemos o reflexo do jogo com o Grêmio, onde o time gaúcho foi beneficiado com a não expulsão de Barcos e Felipe Bastos no primeiro tempo, teve uma penalidade inexistente a seu favor e saiu de campo se colocando como vítima, fazendo um carnaval pela imprensa. O Palmeiras, como sempre calado, aceitando a pressão.
    No terceiro gol do Santos, o impedimento era muito fácil de ser marcado, mas o auxiliar optou pelo melhor lado, o dele. Acertou, pois não faltaram Willians para defendê-lo.
    Claro que se o Wesley não perdesse o gol que perdeu, talvez nada disso tivesse acontecido, mas como aconteceu, deve ser analisado.

     
  • Às 20 de outubro de 2014 às 09:20 , Anonymous J.A. disse...

    J.A.
    Longe de mim censurar ou advertir
    quem expressa sua opinião, até porque é um direito constitucional e também gosto de me expressar, vejam o que penso: Não sei a verdade, nem mesmo parte dela, só amo e muito, o Clube que torço, apesar de tudo e todos.Alguns, toda vez que participa lá vem Barcos, Alan Kardec, etc e tal, poxa já foram embora, se certo ou errado, eu não tenho procuração para defendê-los, se é que precisariam, nos resta torcer pelos que aí estão, não sou casado com uma Miss, mas amo minha esposa não sou pai de nem um E.T (gênio), mas amo e muito meus filhos, temos que incentivar e acreditar nos que são nosso. Pelo que criticam e choramingam, o SPFC e o Grêmio tem times muitíssimo superior ao Palmeiras, que de nada serve para muitos, porquê o tal Kardec, Barcos não são artilheiros do torneio (de ponta a ponta?) o caneleiro é, fique claro não o classifico como craque, são só fatos onde não há argumentos. Se o jogador A ou B fossem bons estariam em times este ou àquele, então o F.Prass, Valdívia também não prestam, uma vez que não estão em seus clubes de origem. Patrocinador, se nós mesmos depreciamos tudo que temos, considerando-os pereba e outros adjetivos, como queremos investidor, chegamos a dizer (alguns) que ele próprio não investiria, então está tudo certo. Penso ainda, que se fosse tudo uma lógica coerente, uma ciência exata, ou mesmo ainda possível amealhar só os melhores, os infalíveis, precisariam do meu apoio e incentivo, deixando claro não masoquista. Isto é o que penso, existe e muito, melhores juízos.
    Abraços família Palmeirense.

     
  • Às 20 de outubro de 2014 às 12:36 , Anonymous J.J disse...

    É AMIGOS!... ALGUNS CLUBES TÃO MESMO
    EM SITUAÇÃO FINANCEIRA DIFÍCIL...
    OSWALDO DE OLIVEIRA DEMITIDO DO SANTOS
    DISSE QUE OS SALÁRIOS ESTAVAM SEMPRE
    ATRASADOS E QUE AINDA NÃO RECEBEU O QUE O CLUBE LHE DEVE QUANDO DA SUA SAÍDA.

    PATROCINADOR TA IGUAL CHUVA DIFÍCIL!
    SOU PALMEIRENSE E JÁ VI O PALMEIRAS
    ESNOBAR PATROCINADOR ESPEQUE QUE COM
    ESSA LIÇÃO TENHO MAIS HUMILDADE.

     
  • Às 20 de outubro de 2014 às 12:41 , Anonymous J.J disse...

    VEJAM OS SENHORES QUE ATÉ O LUXA TA
    TRABALHANDO NO FLAMENGO SEM CONTRATO ASSINADO!
    E PENSAR QUE O LUXA SÓ DIRIGIA UM CLUBE
    PRA GANHAR UM CAMINHÃO DE DINHEIRO!

    EU SEMPRE DISSE QUE R$ 200 MIL PAGO A
    UM TREINADOR SÓ S ELE FOR MUITO BOM
    MESMO!...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial