Observatório Alviverde

02/01/2015

JÁ COMEÇO A DUVIDAR DA PROPALADA CAPACIDADE DE ALEXANDRE MATTOS!


 


Sei, perfeitamente, que ao contratar um gerente e um diretor de futebol mediante salários suficientes para ter um jogador de ponta, o presidente Paulo Nobre agiu profissionalmente, como impõe o "Figurino" a um presidente moderno e atualizado. 

Se acertou ou não, é outra discussão. Sem afirmar peremptoriamente, receio que não, ao menos em relação ao diretor de futebol!

A chegada de Alexandre Mattos, tido e havido, pela mídia paulistana como o exclusivo construtor dos times do Cruzeiro, campeões brasileiros de 2012 e 2013, tem como fator positivo o fato de o presidente reconhecer, publicamente, que sabe pouco de futebol e que, em razão disso, profissionalizou o setor.

Mas, eu, que resido em Belo Horizonte e que acompanho, de perto, o futebol mineiro, posso garantir que, aqui em BH, não existe a valorização desmedida de Mattos, como alardeia a mídia de São Paulo.

Da mesma forma, também não rola qualquer culto a sua personalidade como imaginam alguns setores da torcida do Verdão. Na relação dos que trabalharam nos bastidores e que ajudaram o Cruzeiro ser campeão, sequer citam-lhe o nome!

Quero que vocês prestem a atenção em dois tópicos que vou publicar a respeito do que disse  Mattos em sua última entrevista aqui em BH, a 23 de dezembro pois as respostas vão falar, muito, sobre ele:

Mattos: "Das três revelações do campeonato, o Cruzeiro trouxe duas: Fabiano (lateral da Chapecoense e Joel, o centroavante, camaronês do Coritiba) . Só não trouxe Erik, por causa do alto valor pedido pelo Goiás."
Comentário: Por que, se ele vinha para o Palmeiras, não indicou os dois jogadores ao Verdão, principalmente o atacante, canhoto e muito bom de bola?

Mattos: "Júlio Baptista não foi um erro. O time precisava de um jogador forte, que aguentasse pancada, para os outros jogarem". 
Comentário: Como acreditar em um diretor de futebol que faz um comentário ridículo e desprovido de senso como esse? Isso, não existe! É típico de leigo, de quem não conhece nada em matéria de futebol! 
OBS: O Cruzeiro está louco para se ver livre de Júlio Batista!

E, no entanto, a torcida palmeirense acredita, inocentemente, num diretor de futebol que, até agora, contratou apenas um atacante pouco conhecido e encheu o time de laterais, zagueiros e  volantes, quando a doença crônica do Palmeiras, até as crianças do jardim-da-infância sabem disso, há anos, é a falta de atacantes e de interesse em contratá-los..

Ontem Mattos deu sequência a sua política de inversão de prioridades de contratação, pois a mídia já dá como concluída a vinda do lateral esquerdo João Paulo, que não renovou contrato com o Flamengo, pelo desinteresse completo de Luxa em manter o jogador!

Leiam;

 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2015/01/fora-dos-planos-do-flamengo-joao-paulo-acerta-com-o-palmeiras.html 

A mesma mídia anuncia, agora, como certa a contratação de Rafael Marques, centro-avante, 1,94m, jogador experiente, cuja contratação ironiza, mas que eu, particularmente, aprovo.

O site Wikipédia, além de apresentar o quadro de desempenho de Marques, já o coloca com jogador do Palmeiras. Confiram:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Marques_Mariano

Aprovo essa contratação, não só pela vasta experiência nacional e internacional do jogador, por sua estatura elevada e impositiva, como, também, por ter sido o artilheiro do Botafogo com 19 gols trabalhando com Oswaldo de Oliveira, há dois anos.

Vejam como o portal UOL ironiza a contratação de Marques pelo Palmeiras. Da mesma forma, notem o quanto que a mídia fica frustrada, amuada e aborrecida quando o Palmeiras contrata atacantes.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/31/oswaldo-indica-queridinho-rafael-marques-para-ser-artilheiro-no-palmeiras.htm


O Palmeiras tem de fazer como os bambis, o Cu-rintia e o Santos, isto é, ter fartura de jogadores com capacidade de fazer gols e de decidir os jogos. É isso o que tem faltado ao Verdão no decorrer dos anos.

Pouco adianta encher o elenco de volantes, zagueiros e laterais. jogadores fáceis de serem encontrados, tanto na base quanto no mercado. 

Essa política equivocada de contratações só de defensores, com a valorização e maximização dos slogans "defesa que ninguém passa" e "escola de goleiros" é a razão determinante da ruína do Palmeiras há muitos anos!

Vejam que, até agora, o Verdão contratou três volantes (Amaral, ex-Goiás, Gabriel, ex-Botafogo e Andrei Girotto ex-América-MG) , um lateral direito (Lucas, ex-Botafogo) e um zagueiro (Vitor Hugo, ex-América MG), mas nenhum desses jogadores eram prioridades. 

Entre as nossas prioridades, só contratamos, mesmo, o centro-avante Leandro, ex-Chapecoense e Zé Roberto, ex-Grêmio, se ele vier a jogar como meia armador, não como lateral!

Se Alexandre Mattos não se aviar e contratar atacantes, ao menos mais um centroavante e dois meias avançados, vai ser difícil o Palmeiras montar um time competitivo e vencedor!

COMENTE COMENTE COMENTE 

Adendo
quem se interessar por assuntos que não sejam futebol, entrem no outro blog deste autor: 
www.promotoresdopovo.blogspot.com.br

11 Comentários:

  • Às 2 de janeiro de 2015 às 00:40 , Anonymous Anônimo disse...

    O que me incomoda é ver torcedor dando chilique quando surgiu um boato(?) que esse Mattos não viria porque tinha acabado de brigar com o PN.

    Também não me pareceu honesto da parte dele, caso se concretize, ao trabalhar como agente duplo.

    Depois o Palmeiras não tem dinheiro porque gasta muito mal.

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 07:22 , Anonymous Anônimo disse...

    Taí a diferença de torcedor palmeirense dos demais torcedores de outros clubes... O Diretor de Futebol nem foi apresentado oficialmente e já estão questionando a capacidade do cidadão... Pelo amor de Deus, vamos apoiar até que prove o contrário... Seja torcedor e não zica !!!

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 07:36 , Anonymous verde insuperável disse...

    É hora de apoiar todos os dirigentes do Verdão. Depois que a bola rolar, passados uns 40 dias, vamos criticar, se preciso for. Mas um bom atacante É para ontem! Ricardo Oliveira seria um grande nome!

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 07:56 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Anônimo

    Não censurarei ou retirarei a sua crítica, por ter batido em mim, mas deixe um nick. Fica chato ter que me dirigir a um anônimo

    Então vc quer que todos nós fiquemos quietos e que Mattos encha o time de volantes, laterais e zagueiros como acontece todo ano?

    Sou de Belo Horizonte, o blog é feito aqui e sei o que estou falando.

    A propósito vc está sabendo que o novo diretor, que nem bem assumiu, como diz você, já brigou com Paulo Nobre?

    Interessante é que as pessoas vêm que o trabalho está sendo errado que está havendo inversão de prioridades e acham que devemos ficar quietos.

    Ninguém está apoiando ou "desapoiando" o novo diretor, mas, apenas, manifestando preocupação pela reedição dos erros do passado (AD)

    PS - Fique tranquilo que quando ele acertar haverá reconhecimento e apoio de todos os que escrevem neste pedaço independente da web.

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 08:03 , Anonymous Marco disse...

    Há muitos anos questionamos a mentalidade existente no Palmeiras de priorizar volantes e zagueiros e esquecer atacantes e meias de criação.

    Nenhum critica de momento foi feita. Foi mantida a coerência de quem cobra a mesma política de contratações feitas pelos clubes que têm vencido competições.

    Criticamos sempre e vamos continuar criticando a filosofia de encher o time de volantes e zagueiros, enquanto os concorrentes buscam atacantes e meias de criação que decidem jogos.

    Ficamos com o que sobra no mercado para os setores decisivos de um time.

    Mesmo que os nomes contratados até o momento sejam bons nomes, o questionamento é para a prioridade e não para esses nomes.

    Quem sempre leu este blog sabe que essa opinião sempre foi manifestada por aqui.

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 08:08 , Anonymous Marco disse...

    Mesmo defendendo a prioridade por atacantes, é preciso observar melhor e escolher melhor.
    Existindo a prioridade pelo ataque, as observações devem ser feitas o ano inteiro para o clube sair na frente quando chegar o período de contratações.
    Particularmente não gosto do nome de Raphael Marques, um jogador que nem a torcida do Botafogo, acostumada com refugos aceitava.

    Já o lateral do Flamengo, com 28 anos e que nunca se destacou virá por que?
    Para ocupar a vaga do Matheus Muller, nosso garoto da base que é da seleção brasileira sub-20?

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 08:28 , Anonymous victor tredenski disse...

    CONCORDO COM O MARCO

    RAFAEL MARQUES, AQUELE MESMO QUE JOGOU AQUI E NAO FEZ NADA

    TUDO BEM, TINHA 20, 21 ANOS A EPOCA

    TA COM 31 E CONTINUA NÃO FAZENDO NADA

    ATÉ A TORCIDA DO BOTAFOGO, VEJAM O SENHORES

    QUERIA DEFENESTRA-LO DE LA

    FEZ SEUS GOLZINHOS NO CAMPEONATO CARIOCA

    QUE COM TODO O RESPEITO, ATÉ MINHA TIA FAZ

    E O TAL LATERAL DO FLA-MERDA?

    E O SELECIONAVEL DA BASE DA SELEÇAO MATHEUS MULLER, NÃO PRESTA???



    AO ANONIMO QUE SE MANIFESTOU,

    A QUESTÃO NÃO E SER ZICA

    A QUESTÃO É SER REALISTA, ANALISAR O ''HISTÓRICO''

    UM LATERAL DE 29 ANOS, QUE A MAIORIA NUNCA OUVIU FALAR

    FOI DISPENSADO SEM DÓ NEM PIEDADE PELO FLAMENGO

    PELO FLAMENGO

    TEM CHANCE DE ''VIRAR'' ALGUMA COISA POR AQUI???

    SE TIVER, SÃO POUCAS

    E O TAL DO RAFAEL MARQUES

    NÃO ''CHEIRA'' (SEM TROCADILHO) MAIS UM HENRIQUE DA VIDA NA VIDA DO PALMEIRAS?????

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 08:51 , Anonymous Marco disse...

    Caso seja confirmada a contratação do lateral esquerdo, o Palmeiras completará sua oitava aquisição.
    Um lateral direito, um lateral esquerdo, um zagueiro, três volantes, um lateral segundo volante (Zé Roberto) e um atacante.
    Esse atacante (Leandro) só foi contratado porque o jogador que era prioridade (um volante do Goiás) foi para os bambis.
    Entre as oito contratações, um só atacante e ainda assim por sorte. Precisamos agradecer aos bambis por terem atravessado o negócio do volante.
    Essa é a crítica, à mentalidade, à prioridade, à visão de futebol.
    Vamos esperar que todas as contratações sejam boas e ajudem o time do Palmeiras, mas mesmo que isso aconteça, não modifica a avaliação de que o Palmeiras, há muito tempo, deixou de montar equipes para vencer campeonatos e apenas para se manter na mesma série.
    Quer tem por objetivo conquistar competições direciona sua visão para jogadores que decidem jogos. Sempre foi assim e continua sendo assim.
    Resta esperar que as contrações dos argentinos feitas em 2014 passem a dar resultados agora, considerando a hipótese de que para este ano estejam adaptados ao Palmeiras e ao futebol brasileiro.

    O Palmeiras toma muitos gols porque seu time não domina o meio de campo, não incomoda as defesas contrárias, chama o adversário para cima, mostra fragilidade em campo e com isso encoraja os rivais.
    Um time com meio de campo e ataque forte faz com que o adversário tenha mais atenção, não se aventure tanto, não arrisque tanto, pois se fizer, vai levar gols.
    Vamos melhorar nossa defesa, no meio de marcação, mas continuaremos levando sufoco em campo, pois os nossos times não impõem respeito.
    A chamada dependência do Valdívia é isso. Nosso único jogador que exigem atenção especial e muda a forma dos adversários enfrentar o Palmeiras.

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 08:55 , Anonymous Marco disse...

    Correção:

    A chamada dependência do Valdívia é isso. Nosso único jogador que exige atenção especial e muda a forma do adversário enfrentar o Palmeiras.
    ======================
    Completando:

    E o nome de peso para ser contrato é o Rever (ZAGUEIRO)
    Outro que também será um grande reforço, mas é zagueiro.

    Existe algum nome de peso sendo visto para o ataque ou para o meio?
    Jogador que incomode os adversários e a imprensa?

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 18:50 , Anonymous Carlão -Santos/SP disse...

    Mercado para atacantes esta fraco ou SUPERVALORIZADO para jogadores que tem muita midia mas futebol decadente, o maior exemplo é o FRED a 5 meses atras era o pior dos piores chamado de cone, pois na copa se portou como um atacante pouco participativo, sem qualidades para voltar e sair jogando, hoje para muitos PALMEIRENSES seria a "gloria" te-lo como nosso 9, para mim não.
    Sou favor de procurar um BOM e BARATO como fez o atletico com o LUAN que estava na Ponte Preta, como o cruzeiro com o Ricardo Gulart.

     
  • Às 2 de janeiro de 2015 às 19:20 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Carlão

    Vc disse tudo! Acrescentar o que ao seu comentário? Nada!

    Dos centro-avantes conhecidos disponíveis, o meu preferido (já disse isso muitas vezes), seria o Aloísio, o boi bandido, que o Galo Mineiro está tentando repatriar.

    Como o mercado está escasso, o Palmeiras tinha que pegar uns cinco ou seis jogadores de ataque baratos e de bom potencial, fazer contratos de três a seis meses, com prioridade de compra e testar cada um deles, .

    É assim que fazem os times do nordeste.

    Lembrei-me de outro nome, embora veteraníssimo, perfeitamente aproveitável. Magno Alves do Ceará, que fez 39 gols na temporada passada.

    Jogador sério, enxuto, tipo Zé Roberto, artilheiro nato, capaz de aguentar mais uma temporada.

    Walter, o gordinho do Flu, que eu indiquei antes de ele ir para o Goiás. Com um trabalho específico de emagrecimento, seria um dos melhores da posição no Brasil.

    Há outros jogadores disponíveis, mas se não houver camisas nove de ofício, o Palmeiras poderia partir para contratar meias ofensivos de categoria, pois há muitos por aí e que não são do Botafogo.

    Pimentinha do Sampaio é uma ótima aposta. (AD)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial