Observatório Alviverde

29/12/2014

O QUE EU VOU DIZER NO BLOG, A MAIORIA NÃO VAI GOSTAR!


UM
 
Tenho lido, visto e ouvido o desespero absurdo e a ânsia incontível de quem pouco sabe de bola, exigindo que o Palmeiras elabore uma lista de dispensas, a que chamam, desprezivelmente, de trem, bonde, barca e outros depreciativos.

Perplexo, percebo que, até, blogs e sites respeitáveis da mídia palestrina aderiram à onda, extremamente prejudicial ao clube, exatamente no tempo em que se verifica a abertura do mercado de compra, venda e empréstimos de jogadores.

Trata-se de um procedimento irresponsável, que revela falta de preparo e imaturidade, à beira da insanidade! Prova irrefutável da ignorância futebolística de tantos, revestida de um amadorismo digno de dó.

Pior é que os dirigentes sentem-se pressionados por esses apedêutas e acabam divulgando listas, desvalorizando a mercadoria de que dispõem para os negócios, reforçando, de graça, outros clubes. Todo o ano é assim! Espero que Mattos corte essa onda pela raiz!

Exemplifico: Um clube qualquer se interessa por Vinicius. O Palmeiras pede 5 milhões. O clube responde: mas, 5 milhões por quem não será aproveitado e faz parte da lista de dispensas?

Meus amigos, lista de dispensas, trens, bondes, barcas que muitos, sadicamente, gostam de pedir, são coisas do passado, altamente prejudiciais ao clube, pois desvalorizam-lhe os ativos. (AD)
---------------------------------------

O que eu vou dizer, agora, não vai agradar aos palmeirenses que estão aborrecidos com a volta de  tantos jogadores emprestados. 

A maior parte dos que estão retornando foi covardemente queimada pelos técnicos com quem trabalharam no Palmeiras, sobretudo, Felipão.

Da mesma forma, outros foram incinerados, depois, por Kleina, Gareca e Júnior, três treinadores abaixo da linha da fraqueza. 

Da lista dos que estão voltando, em meu entendimento, são, perfeitamente, aproveitáveis: 

1) Maicon Leite 
Tem condições de sobra, até, para ser titular. Foi muito bem, no Atlas do México e só retornou, a contragosto, por problemas contratuais.

2)Ayrton 
Tem bola e experiência para ser reintegrado e ir para o banco, embora seu aproveitamento seja pouco provável.
  
3) Tiago Real e 4)Luan 
Também têm bola e experiência para fazer parte do grupo e compor o elenco.
  
5) Vinicius e (6)João Denoni 
Mais maduros, depois dos empréstimos, têm de ser testados. Se não forem serão mais dois jogadores desperdiçados que poderão brilhar em outros clubes.
 
7) Chico 
Jovem, velocista e driblador, atacante agudo, tem de ter novas chances.

Tinga (não o incluo na relação acima pois não o reitegraria) , é um caso à parte, que analiso mais à frente.

Muitos desses jogadores foram esturricados por Felipão, o maior incinerador de jogadores que conheci em 50 anos de observação crítico-profissional de futebol.

Começou queimando Vinicius. 

Muitos hão de dizer: "como, queimando, se ele tirou o garoto da base, o profissionalizou e sempre que pôde o escalou, ainda que fosse por poucos minutos".

Ocorre que Vinicius, habilidoso, bom físico, foi aproveitado precocemente, de maneira imprópria, na contramão da procura do gol, função principal de um atacante.

Viciado em retrancas e esquemas defensivos, preocupado, apenas, com a valorização de seu esquema, a única coisa que Felipão ensinou a Vinicius, foi marcar a saída de bola e os avanços dos defensores.

Se querem saber, mesmo, Felipão deveria mudar de nome e chamar-se Luís Felipe Lorenzetti, pois só sabe atacar com chuveirinhos!  Ele sabe pouco, quase nada, de atacantes e de esquemas ofensivos! 

Vinicius, ótimo e promissor garoto da base, com apenas 16 anos, foi integrado ao elenco, como se fosse ele um fora de série tipo Pelé, Edu, Mazola, Ronaldo, Ronaldinho e outros, saltando etapas importantes de sua vida profissional.

Tinga é o exemplo clássico. Quem entre os palmeirenses não vibrou e gostou da chegada desse jogador, egresso da Ponte, que se afigurava como promissor e de um futuro muito brilhante?

O que fez o queimador de talentos? Simplesmente exigiu que Tinga marcasse o tempo todo e só se preocupasse com isso, fora os esporros incessantes que o garoto levava em campo de minuto em minuto. Como jogar assim? Como ter equilíbrio emocional? Como render? Como se soltar?


Com Patrik, o primeiro, o maior destaque do Palmeiras B, ocorreu a mesma coisa e ele, um jogador de improviso e talento, um dos artilheiros da base, teve de fazer um curso forçado de marcação e nunca mais foi o mesmo!

Patrick Vieira é, entre todos, o maior exemplo. Habilidoso, canhoto, era candidato, fácil, a craque! 

Mas, Felipão, o calcinador de talentos, transformou-o de um atacante perigoso, insinuante, ofensivo, assistente e  driblador, em um réles marcador de zagueiros sem aprimorar-lhe a capacidade de arremate. 

Kleina encarregou-se de continuar o curso de zagueiro que Felipão ministrou a Patrick Vieira e a tantos outros jogadores.

Meus amigos, temos de analisar a volta desses profissionais em um contexto diferente, sob uma ótica diversa daquelas que lhes precipitaram as saídas.

Temos de transportar o mesmo raciocínio, sem preconceitos,  a alguns titulares, entre os quais Diogo, que, agora, é a torcida que está querendo queimar.

É preciso saber se, sob nova direção e em um novo contexto, muitos desses jogadores não vão ressuscitar.

Isso tudo, independentemente da chegada de atacantes, em consonância com as declarações de Oswaldo ao site "Futebol Interior", segundo as quais o time tem de partir, imediatamente, para a contratação de atacantes, a primeira, entre todas as necessidades.

Mas essa é, apenas, a minha opinião!

DEIXE A SUA!

COMENTE COMENTE COMENTE 

















9 Comentários:

  • Às 29 de dezembro de 2014 às 11:31 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Maikon Leite pode ficar.

    A não ser que o Atlas pague e contrate ele.

    Isso pode acontecer porque o time está classificado para Libertadores.

    E ele foi o grande responsável.

    Eu manteria MKL.

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 15:15 , Anonymous Marco disse...

    Não se desvaloriza a própria casa. Nunca se desvaloriza o seu patrimônio.
    Já criei inimizades em blogs por isso. Nunca estive preocupado em fazer média ou agradar ninguém.

    Temos muitos problemas com diretorias e cansamos de apontar isso ao longo do tempo. Criticamos demais a imprensa e vários jornalistas pelo jogo sujo que fazem contra o Palmeiras, mas tanto em relação às nossas diretorias como em relação à imprensa nos esquecemos de certas características de parte da nossa torcida.

    Infelizmente, temos dentro da torcida palmeirense uma parte arrogante, ignorante e FDP.

    Criar intrigas e divisões internas, lançar a desconfiança e acabar com a autoestima é muito fácil contra o Palmeiras.
    Temos uma legião de otários e de formadores de opinião negativa que "se acha" e com as oportunidades da internet tiveram a tarefa de espalhar m.... muito facilitada.

    Vamos começar uma nova temporada e mesmo que o elenco montado seja de qualidade suficiente para disputar e vencer títulos, a imprensa conhecedora da parte ignorante da nossa torcida fará a festa impondo que o time é fraco e o elenco limitado.

    Enquanto até para o Adriano fizeram blindagem para bambis e gambás, o Palmeiras ainda nem contratou esse colombiano e já aparece na imprensa que o jogador pode ter comportamento inadequado.

    Culpa da imprensa ou culpa de um clube ausente e de parte da torcida com limitação mental?
    Em nenhum outro clube brasileiro, diretorias e torcidas permitem que se desvalorize e desmoralize tanto a instituição.

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 16:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Se Cardenas vier será uma Lagosta, não um camarão...

    Cardenas é um Valdívia canhoto, porém com mais faro de gol e chute de fora muito bom.

    Enquanto isso do outro lado do muro...

    http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Sao-Paulo-SP/noticias/2014-12/Sao-Paulo-busca-Cardona-do-Atletico-Nacional-e-acaba-tomando-trote

    Imagina se fosse no Palestra kkk

    Dinho Maniasi

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 16:56 , Anonymous Edson disse...

    Não somos só nós, desse blog, que sentimos o prazer de parte da torcida alviverde em tumultuar, criticar, manter o ambiente ruim.
    Fazer críticas ao Palmeiras, sendo palmeirense, passou a ser fashion... "da hora".

    Vejam só o que escreveu o Catedral de luz.

    http://www.verdao.net/ver_coluna.php?c=757&id=658

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 17:10 , Anonymous Edson disse...

    concordo em 100% com muitas afirmações realizadas pelo Alcides.
    Nossa torcida tem por comportamento ridicularizar nossos jogadores.
    Muitos que aqui passaram e foram expulsos pela parte ignorante da torcida, brilham em outros times, como por exemplo, Leonardo Silva (CAM), Léo(Cruzeiro),Diego Souza(brilhou em vários times), Rodrigo Taddei(Roma), que lembrei de passagem. Talvez os colegas do blog possam lembrar de outros.
    Por isso acho que muitos dos que voltaram estarão em condições de serem agregados ao grupo.
    Osvaldo de Oliveira deve avaliar e decidir, e tem condições para isso.

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 17:36 , Anonymous victor tredenski disse...

    AÍ EDSON

    QUANDO ESSES JOGADORES QUE FORAM ''EXPULSOS'' DA TURIASSU

    JOGAM CONTRA NÓS

    OS CARAS DÃO O SANGUE, A VIDA

    E SEMPRE FAZEM SEUS GOLS CONTRA NÓS

    COMEMORANDO COM RAIVA E ODIO

    É VISIVEL ISSO

    EU NÃO VEJO ESSAS ATITUDES CONTRA OUTROS TIMES

    SO CONTRA O PALMEIRAS

    E COMO DISSE UM AMIGO AI DO BLOG

    AXINCALHAR E CORNETAR O PALMEIRAS VIROU MODA

    É DAORA

    É FASHION

    LAMENTAVEL.........

    E O TAL BOATO QUE O PAULO NOBRE JA BRIGOU COM O CICERO

    É VERDADE OU NÃO

    QUE COISA

     
  • Às 29 de dezembro de 2014 às 22:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Uma coisa boa que o PN fez (ao menos em sua gestão) foi mudar as eleições para dezembro.

    Vejo os curica tendo que aguentar o atual presidente formar o time. Ele até está bem econômico, talvez pelo rombo gerado por um elenco de 10 milhões ao mês (dizem).

    Disse isso pra demonstrar que o Tirone, antes de sair, trouxe Prass e Ayrton a preço de ouro. O goleiro se mostrou uma ótima contratação, já o lateral, me parece limitado.

    Fiquei desanimado pela longa lista de "jogadores voltando". Sinceramente, torço para que me surpreendam. Concordo sobre o Tinga, jogador problemático e xatiadu eu dispenso.

    Acho que todo torcedor deve ter uma lista na mente, como se fosse uma espécie de revanche, vingança. Todo mundo está fulo com o "menino da vila", pelo seu desleixo. Torço que vá para os bambis, e não me importa se vai dar certo ou não. Importa que aqui ele não prestou, está ocupando vaga de gente esforçada.

    No post anterior sobre o Lúcio, eu levantei a plaquinha do "já sabia", sem prazer nenhum, queria estar errado, não deu.

     
  • Às 30 de dezembro de 2014 às 09:12 , Anonymous j.j disse...

    CARAMBA ALCIDES! MUITOS DESTES ATLETAS
    QUE TÃO VOLTANDO DE EMPRÉSTIMO FORAM PÍFIOS NO TIME TITULAR E TIVERAM CHANCE
    TALVEZ ALGUNS POSSAM SER APROVEITADOS!

    ACHO QUE O ELENCO DEVERIA SER REDUZIDO
    DE 44 PRA 24 JOGADORES POIS FICA MELHOR
    PRO TREINADOR TRABALHAR PRECISANDO DE
    JOGADOR PEGA NA BASE.

     
  • Às 30 de dezembro de 2014 às 10:29 , Anonymous Marco disse...

    O Palmeiras não aprende:

    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Palmeiras-Rever-Alexandre-Mattos-intensificar_0_1275472540.html

    Nome de peso para o Palmeiras é de ZAGUEIRO!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial