Observatório Alviverde

06/06/2018

MESMO DESFALCADO PALMEIRAS FOI AO SUL EM BUSCA DO GRUPO DOS PRIMEIROS COLOCADOS!



O que me preocupa em relação ao enigmático clássico desta noite  em Porto Alegre diante do respeitável Grêmio de Renato, não é o poderio dos gaúchos, mas -por incrível que pareça- a limitação do elenco palmeirense sem jogadores à altura para algumas impositivas substituições.

O ideal seria montar o time substituindo todos os ausentes por seus reservas imediatos, mas em razão da completa falta de discernimento e visão do negociante mineiro que montou e comanda o futebol palmeirense, Róger Machado para conseguir colocar em campo um time competitivo, terá de, forçosamente, alterar seu esquema e recorrer às improvisações.

Keno, por exemplo, não joga, em face de um problema no músculo posterior da coxa direita. 

Quem será seu substituto? 

Provavelmente Hyoran que além de não inspirar , ainda, plena confiança à torcida não é um atacante de lado de campo, mas uma espécie de armador.

Diogo Barbosa é ausência certa na lateral esquerda em razão de uma contusão semelhante à de Keno. 

Seu substituto será Vitor Luís e embora Diogo marque melhor, a opção por Vitor não fará com que o time sinta tanto.

Antonio Carlos é ausência oficial em face do terceiro cartão-amarelo. 

Há, neste momento no elenco palmeirense, algum zagueiro à altura de Antônio Carlos, Dracena incluso? 

ENE , A, O, TIL, NÃO! 

Antonio Carlos, atualmente, é o único zagueiro de área (falo apenas por mim)  que me inspira uma certa confiança em face das últimas "domingadas" de Dracena.

A ausência forçada de Antonio Carlos pressupõe uma improvisação na zaga, com o aproveitamento de Thiago Martins na zaga interior esquerda e o forçoso deslocamento de Dracena para o lado direito.

Apesar do tempo e dos jogos decorridos, há que se considerar -ainda- a ausência de Borja outro jogador que, considerando-se o futebol primário exibido até hoje por seu eventual substituto, Deyverson, exigirá de Róger Machado, improvisações, deslocamentos e manobras táticas para a definição de um esquema ofensivo. 

Duvido que Róger Machado tomará qualquer iniciativa ou atitude no sentido de escalar Deyverson logo de cara, em razão dos fiascos que têm sido as apresentações desse atleta.

Apesar de haver custado uma fortuna e de sempre se esforçar bastante em campo, Deyverson, a julgarmos por tudo o que fez até agora, tem desenvolvido um futebol incipiente, primário e muito longe das necessidades de um clube da importância e grandeza do Palmeiras.

No que respeita aos retornos, se Róger Machado mantiver a palavra e a coerência, Marcos Rocha (titular) deve retornar ao time, embora Mayke esteja me agradando muito mais por sua responsabilidade tática, por marcar forte e só avançar mediante cobertura suficiente no setor.

Marcos Rocha, no apoio, é melhor, mas, considerando-se que os adversários sabem que, em razão disso, o lado direito da defesa palmeirense é muito vulnerável (até com Antonio Carlos), que a cobertura de Bruno Henrique no setor é deficiente e se Keno que acompanha o lateral não vai jogar, imaginem se não atuarão explorando o lado teoricamente mais deficiente e vulnerável do time palmeirense?

Excepcionalmente hoje, em razão do jogo fora de casa diante de um time muito qualificado eu entraria com Mike, repito, por sua condição de melhor defensor.

Será que a mídia e alguns torcedores desavisados ainda vão continuar insistindo em dizer, indevida e impropriamente, que o elenco do Palmeiras é um dos melhores do país? 

Se dissesse que o elenco é farto e tem algumas opções de qualidade, eu, certamente concordaria, mas esse incenso todo dirigido ao time através do turíbulo da falsidade de muitos foi, é, está e será determinante para que a diretoria se acomode e não contrate os dois ou três reforços que se fazem necessários para ajustar o elenco e proporcionar-lhe opções de substituições (como hoje) nas emergências.

Quando me refiro ao tema, fique bem claro que não estou afirmando ou insinuando que o elenco palmeirense seja ruim, mas, com certeza, o considero sumamente desequilibrado! 

Azar de um, sorte do outro, Renato gaúcho, coincidentemente, vai contar com os retornos do veterano Léo Moura, do excelente meio-campista Arthur e de seu melhor atacante, Luan e, a rigor, só Ramiro fica fora do jogo.

O lado positivo de todos esses problemas apresentados pelo Palmeiras é que o time vai entrar muito ligado, respeitando o adversário e sem aquele excesso de confiança, extremamente deletério.

Da mesma forma ficaremos sabendo mais e melhor da capacidade profissional de Róger Machado, posto que, é sempre nas emergências que se passa a conhecer os recursos, a capacidade, o poder de improviso e a verdadeira capacitação de um técnico de futebol profissional. (AD)   
 
FICHA TÉCNICA MAIS PROVÁVEL DE:
GRÊMIO X PALMEIRAS
Data: 4ª feira, 06/06/2018 às 21,45.  Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: 
Rafael Traci
Assistentes: 
Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta

GRÊMIO: 
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; 
Maicon, Arthur, Lima (Ramiro), Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

PALMEIRAS: 
Jailson; Marcos Rocha, Edu Dracena, Thiago Martins e Victor Luis; 
Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; 
Hyoran, Dudu e Willian.
Técnico: Roger Machado

Apesar dos desfalques, creio que, com raça e aplicação em campo o Palmeiras tem todas as condições de enfrentar o excelente time gremista de igual para igual em sua própria arena.

FALE DE SUA EXPECTATIVA SOBRE O CLÁSSICO...

COMENTE COMENTE COMENTE 

 

11 Comentários:

  • Às 6 de junho de 2018 às 09:35 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    Pois é, o pantagruélico diretor de futebol, juntamente com a imprensa, nos deu uma falsa (mais falsa do que nota de 3 merréis) sensação de elenco farto.
    Não escrevi aqui mas em outros nichos da mídia palestrina que o Palmeiras não tem elenco farto e vistoso nem aqui, nem em Uruguaiana e nem na China.
    Fui desancado de cima a baixo. Agora está aí o resultado: se um determinado jogador machuca, tem que improvisar outro. IMPROVISAR. Se um determinado jogador está suspenso, não tem quem por no lugar. Aliás até tem, mas não inspira confiança em ninguém.
    De tão trágico que até rimou.
    Quando um determinado jogador está em alguma seleção (Borja), recorre-se diretamente a jogadores com Q.I futebolístico, Q.I FUTEBOLISTICO, beirando 2.
    E em face disso tudo, dá-lhe improviso aqui, remendo ali, deslocamentos forçosos lá, seja que Deus quiser acolá....
    Isso é elenco farto? Ou super elenco? Ou o melhor elenco do Brasil, como diz a imprensa? A imprensa fala tanto de "super elenco que aí o palmeirense acredita e quando cai na real e vê que não é nada disso fica aí, numa "deprê", triste, xingando tudo e a todos.
    E pensar que o diretor comilão foi chamado e entoado de "Alexandre Mittos". Eeeee Palmeiras, quando é que vai deixar de ser trouxa hein?
    Ah, sobre o jogo: Palmeiras X Grêmio nunca decidiram um título sequer, mas em compensação é o duelo interclubes que mais decidiu mata-mata no futebol brasileiro. Jogaço.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 09:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Vitor Luiz esta bem melhor que Diogo.
    Mayke esta melhor que Marcos Rocha que falha constantemente na defesa.
    Daria uma chance a Hyoran ou Artur que jogou muito bem ano passado na serie B.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 10:43 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O time que provavelmente vai jogar, tem condições de vencer o grêmio, lá e aqui.
    Basta ter profissionalismo, audácia, vontade, coragem, sangue nos olhos e faca nos dentes.
    Basta querer ser campeão.
    E basta o Roger não atrapalhar.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 10:49 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O gordinho (o sujeito INEPTO que contratou Fabiano, Deivison, Leandro Almeida, Erick, Fabricio, Barrios, ET CATERVA) adora ouvir que NÃO temos o melhor elenco, e que precisamos de reposições.
    Afinal, ele está lá para i$$o.
    Vamos às compras !!
    Pobre Palmeiras.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 10:50 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Onde anda Jean ?
    Já estamos no meio do ano e esse cidadão continua no come-dorme.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 12:23 , Anonymous Palmeirense Sincero disse...

    Jean come-dorme? Jean faz um mês que está recuperado, já está a disposição e já está sendo relacionado para os jogos, ficando no banco de reservas.
    Ao passo que Jean não se auto-escala. Tem um técnico que comanda e escala o time, logo...
    Se informe melhor antes de falar que sujeito é come-dorme.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 12:50 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se um jogador NÃO ESTÁ JOGANDO, para mim, continua COME-DORME.
    Cada qual com sua própria hermenêutica dos fatos.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 13:19 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Palmeiras sai na frente, na decisão do MUNDIAL. 1X0.

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 14:42 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    PALMEIRAS, CAMPEÃO MUNDIAL !!!!

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 14:51 , Anonymous Zielony Nesuperebla disse...

    Taça São Paulo????
    Não... Campeão mundial sobre o Real Madrid.
    Fim do ano o duelo será entre os times principais.
    Parabéns Palmeiras!!!

     
  • Às 6 de junho de 2018 às 17:19 , Blogger Alexandre disse...

    Parabéns ao sub 17 do Palmeiras pelo título, isso mostra que as categorias de base do Palmeiras está no caminho certo .

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial