Observatório Alviverde

04/06/2018

A MAIOR PARTE DA TCHURMA DO SPORTV NÃO CONSEGUE MESMO SER IMPARCIAL EM JOGOS DO PALMEIRAS!


Quando o notório sãopaulino Gustavo Vilani iniciou a transmissão de Palmeiras x Bambis tentando conter sua tendência de "narrar pro bambis", eu pensei, cá com os meus botões: até quando ele aguenta?

Após meia hora de narração justa e isenta, deu para perceber (daí em diante) o quanto ele torcia por seu time de coração.

Parecia Paulo Soares, o amigão, coincidentemente um fanático Bambi, que quando narrava um "choque-rei" pelo rádio, fazia figa com a mão que não segurava o microfone quando o Palmeiras atacava e secava o Verdão com toda a fé,  a fim de que o gol não saísse.

Da mesma forma mantinha os dedos em figa quando os bambis atacavam, a fim de que o gol deles contra o Palmeiras visse a acontecer. 

Estas são duas pequenas amostras de que há anos é assim, não apenas em relação à estes mas a tantos outros profissionais, sem que o torcedor que os acompanha em rádio ou TV imagine ou dê conta. 

Por isto, à frente da TV eu tinha certeza absoluta de que a transmissão isenta de Vilani não perduraria pelo jogo todo. 

Por essa razão não causou-me nenhuma espécie quando constatei que o relato justo houvera durado apenas e tão somente uns trinta minutos, findo os quais ele recaiu na vala comum do antigo parcialismo bambi que o contém, de outro narrador pretensamente imparcial.

Foi notória a tristeza Vilani, digna de dó mesmo, quando o Palmeiras (muito mais time e ele não disse isto em nenhum momento do relato) empatou o jogo, de pronto virou o placar, até chegar ao gol que consolidou a predominância tática, técnica e completa do time mais bem dotado, estruturado, talentoso e poderoso, sem qualquer dúvida, o Verdão!.

Mas muito mais do que a tristeza de Vilani (outro locutor palrador da pior escola do decadente Galvão, que hoje faz rádio em TV) foi a sua enorme revolta quando a arbitragem, correta e acertadamente, validou o segundo gol palmeirense.

Incontido e incontível em sua revolta, Vilani passou o tempo todo do jogo abordando insistentemente o assunto como se houvesse sido aquele gol e não a melhor performance e rendimento palmeirense, os fatores determinante e desencadeante da derrota "bambina"! 

Ele nem se deu ao trabalho de consultar quem conhece arbitragem mais do que ele, preferindo "bostejar" incessantemente do momento do gol ao final da trasnsmissão com uma insistência difícil de ser tolerada.

De fato, reconheço que William, ao receber a bola perto da pequena área, ostentava posição irregular. 

Em jogada normal de ataque, isto é, fosse ele lançado ou habilitado por um companheiro de equipe e o gol seria irregular. Nessa circunstância, de fato, ele estaria impedido.

O que Vilani e o comentarista que o acompanhou (bom, em meu entendimento), que tanto e tantas vezes criticaram o árbitro e o bandeirinha após o gol, não sabiam, não sabem mas deveriam saber, é que a bola chegou aleatoriamente aos pés de William que não foi lançado por ninguém de sua equipe.

A bola, impulsionada por um zagueiro Bambi que tentou esvaziar sua área, tirou qualquer cogitação de impedimento de William, conquanto o narrador Vilani, tenha alegado que a bola roçou -antes- em um jogador palmeirense, fato esse que as reprises, na TV, também não deixaram claro ou elucidaram.

No entanto, se o roçar ou o tocar em um jogador palmeirense leva dúvidas a Vilani, sinto muito em ter de dizer ao insigne narrador bambi que ainda que ocorresse "o roçado", o resvalo e até a "carimbada" no zagueiro, o que valia mesmo era o chute de desafogo desferido pelo jogador sãopaulino que, de acordo com as regras centenárias do ludopédio, porém ainda vigentes, impedem que o bandeira e o árbitro assinalem a "banheira"!

Vejam que não foi apenas o árbitro central que validou o gol em atitude solitária e autocrática. Ele consultou, antes, o auxiliar de área e em seguidade o bandeirinha que sequer registrou a irregularidade. 

Imagino, quem sabe, que tenha trocado olhares até com outro árbitro escondido no meio dos mais de 30 mil palmeirenses que estiveram no Allianz,  ocorrendo, então, a convergência e a unanimidade de opiniões.  

Ao Vilani (uma festa em seu rádio hahahahahhaa) que ainda faz rádio em TV e até imita meu amigo Jorge Curi quando fala em TV sobre "a última volta do ponteiro" em tempos digitais, alguns conselhos: 

1) Pare de fazer rádio na TV e de querer aparecer o jogo inteiro com números de jogos pretéritos e outras bobagens históricas que não interessam, senão a muito poucos e que desagradam a maioria.

2) Não torça, senão para você mesmo. Não deixe transparecer -nunca- o time pelo qual torce, principalmente quando transmitir os jogos dele.

3) Evite o excesso de opinião (os narradores de hoje também querem ser comentaristas) e deixe sempre a missão da análise para o comentarista, a não ser que esteja sozinho na transmissão.

3) Seja diferente dos outros locutores em atividade e pare de enganar o torcedor o tempo todo com estatísticas e informações inúteis que não agregam nada ao presente e nem interessam a ninguém.
Este, o maior defeito da geração atual, infelizmente foi absorvido também por alguns locutores de mais idade, Jota Júnior inclusive, este que, apesar de cumprir as melhores performances e de há muito tempo, constituir-se como o melhor de todos, infelizmente adota esse equívoco em detrimento de seu trabalho.

PS - Perguntem se Walter Abrahão, Milton Cólen, Geraldo José de Almeida, Fernando Solera, Peirão de Castro, Térsio de Lima, Luís Noriega, José Italiano e até Galvão Bueno (quando jovem) entravam nessa chatice de ligar importância a números frios que, quem quiser e na hora em que quiser, tem a sua disposição na Internet?

Precisam de informações para algumas situações que exigem "encher linguiça"? Falem sobre público, renda, transferências, sobre os reservas que podem entrar e outros assuntos do momento esportivo ou que digam respeito ao jogo que estão transmitindo.

Em relação a confrontos pretéritos só mesmo aquela informação básica e tão simples acerca de (tantos) jogos, (tantas) vitórias, (tantos) empates e (tantas) derrotas, nada mais que isto. É maçante ter de ouvir que em mil novecentos e rascunho da bíblia, ou em outra data remota aconteceu isto ou aquilo!

4) Não entre naquilo que a estupidez dos narradores (ou seria a máscara e a vontade de aparecer?) de hoje não os deixa perceber: quem assiste na TV ao jogo de seu time de coração ou de qualquer outro, só quer saber mesmo de aspectos concernentes ao jogo que está sendo transmitido e, principalmente, identificar e saber quem está com a bola. Nada mais que isso! O resto, é resto!

O Vilani por seu potencial vocal, pela desenvoltura de seu improviso radiofônico, pelo bom português e até por seu vocabulário um pouco mais rico do que a média geral dos locutores de TV, é um bom narrador.

Não obstante seu "tricolinismo exacerbado" que ostenta com orgulho até nos programas de estúdio e de todas as suas qualidades, precisa saber que ainda está bem longe de ser um excepcional locutor de TV. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

23 Comentários:

  • Às 4 de junho de 2018 às 23:55 , Anonymous Ademir disse...

    O mais importante meus amigos... ninguem na imprensa qq que seja comentou o fato... no gol de empate do Palmeiras o "narrador: groselha milani gritouuuu: "gooooooollll do sammmmmpauloooooo!!!!"... ridículo!!!

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 07:36 , Anonymous Darth disse...

    Tv em rádio, muita opinião, muitos jargões e, principalmemte, muita indignação porque o time Bambi perdia.
    Péssimo.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 07:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom dia a todos. Mais uma vez tenho que dizer que não quero combates, apenas abrir uma reflexão. Encerrando a rodada ontem, o FluC de Abelão perdeu para o Paraná, que obteve sua primeira vitória no campeonato. Muitos que comentam nesse espaço o querem no lugar do Roger. Me digam como seriam os comentários em caso de derrota do Palmeiras para o Paraná acerca de seu técnico? O que quero dizer mais uma vez é simplesmente para termos mais paciência e aguardarmos em vez de trocar tudo ao primeiro tropeço. Abraços.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 07:54 , Anonymous Darth palestra disse...

    22:21
    Justiça seja feita.
    Após declaração do Andres que o Palmeiras tem que parar com o chororô, o comentarista Sormani caiu de pau no presidente curicano.
    "muito fácil falar em chororô porque foi beneficiado".
    Disse que o Palmeiras está certo em seguir em frente, no que foi seguido pelo Paschoal e pelo Fábio Gomes.
    Benja defendeu o curica, seu time de coração com unhas e dentes, e o PVC,"Grande palmeirense", ficou em cima do muro.


     
  • Às 5 de junho de 2018 às 08:45 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    Cantei essa pedra no pré jogo sobre a desavergonhada torcida pró - frutas silvestres por parte desse tal Vilani.
    Só ver lá e estará lá o comentário a respeito. Falando em jornalista-torcedor, agora o mais novo invasor da profissão, ops, contratado pelo Sportv é o Ricardinho, aquele que jogou nos gambas, aquele que felipão quis levar pra copa de 2002 e aquele que a imprensa dizia que era muuuito melhor que o Alex.Esta ele lá comentando jogos dos times paranaenses quando jogam com quaisquer outros times e participando do bem amigos.
    É o que eu digo: pra trabalhar na Globo, basta ter jogado nos galinhas, nos molambos e nos bambis, ou ser jornalista-torcedor de algum desses times.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 09:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    parece ser ponto pacífico(ou pacificado como diriam os amigos advogados):

    a. o narrador bambi gritou: "gol do SP", enquanto a bola entrava no gol do SPFW. Freud explica...

    b. TODOS , narradores, comentaristas, etc. sao CONTRA o Palmeiras. Detestam o Verdao.

    c. quem se diz palmeirense é pusilânime. Vide PVC, o cano de esgoto de onde só saem estatísticas irrelevantes

    d. Sao TODOS torcedores, de nível questionável. Vêm da imprensa marrom, cujo ramo esportivo é dirigido (com brilho) por 2 machoes. Ganha um doce quem advinhar...

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 09:57 , Blogger ester abea disse...

    e nosso Alcides recordou grandes jornalistas. Muitos deles tinham seus times, mas nao torciam durante o jogo...

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:01 , Blogger ester abea disse...

    até o ridículo Sormani admitiu que o SCCP foi beneficiado, ajudado, guiado, guindado, na Final da Infâmia...

    bem lembrado pelos amigos e por Darth.
    já Telugo relembra que até tipos como Ricardinho farao seus comentários...e eu acrescento, se até o moço de CAM x Globofla em Goias-81, o jogo mais roubado da História, é chamado de "comentarista de arbitragem", o que nao farao com outros...

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:04 , Blogger ester abea disse...

    e ficamos com o Cerro na proxima fase...

    Concluo:

    a. quem quer ganhar ATÉ torneio paraguayo tem que:

    a.1 aprender a hablar Español, para saber o regulamento
    a.2 nao escolher adversário
    a.3 aprender que o jogo segue até que o Estudiantes vire, vide 1968 onde o roubo já era institucionalizado

    para mim, Deca e CdB valem muito mais

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:07 , Blogger ester abea disse...

    erro de "Ester Abea""


    o jogo mais roubado da História ERA CAM X Globofla em Goiás

    Mas a Final da Infâmia foi mais roubada ainda!

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:15 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Alcides, gostaria de sua retratação acerca do ocorrido no blog anterior.

    Pedi com educação a você que retirasse a primeira postagem onde um ENERGÚMRNO escreveu em meu nome.

    Pois bem, entro no blog e verifico que, além de suprimir minhas postagens, manteve a do canalha copiador no espaço.

    Que tristeza desse blog!

    Já disse certa vez que iria parar de escrever por aqui, mas o caráter, as amizades e o alto grau de palmeirismo me fez voltar aqui.

    Mas agora é definitivo.

    Não é possível uma pessoa como eu, com 5 décadas vividas, E BEM VIVIDAS, de forma correta, honesta e proba.

    Passe por humilhações de canalhas, vagabundos e ordinários sem que haja uma atitude para tal.

    O blog pra mim já deu.

    Não por causa de você Alcides e demais amigos.

    E sim por causa desses ESTÚPIDOS que se enraizaram por aqui.

    Ordinários.

    Fiquem a vontade, se deleitem. Biltres.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:19 , Anonymous Claudio de MG disse...

    (Às 25 de maio de 2018 09:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Quem pegar o Colo Colo na próxima fase está feito. Que time HORRÍVEL!!

    Valdivia, uma pena, é um ex jogador em atividade. Substituído aos 32 do primeiro tempo sem ser por lesão.

    Gostaria muito que o Verdao desse a sorte de pegar este Colo Colo, más, pelo histórico de "sorte", quem deve pegá-los será CURICA ou Grêmio.

    Como a "sorte" sempre procura o Palmeiras, acredito que pegaremos Cerro Portenho (O MELHOR segundo colocado e que com seus 13 pontos seria líder em 6 dos 8 grupos). Que faze! Diria aquele narrador, kkk.

    Se não for o Cerro, talvez a "sorte" nos brinde com um Racing, Estudiantes ou Cheirinho.

    Dos citados por mim, o que tenho menos receio é o cheirinho, porque eles também ADORAM dar umas amareladas.

    Cláudio de MG)


    No dia 25/05 eu postei este comentário aí acima (podem conferir lá no histórico).
    No sorteio de ontem à noite, pegamos exatamente o Cerro Portenho e os cretinos Gambás o Colo Colo. Que fase a minha! (kkkkk)

    Tô ficando até animado a arriscar um palpitezinho na Mega Sena ou na Loteca. kkk

    Brincadeira à parte, o Cerro é um adversário perigoso (foi o MELHOR segundo colocado). Vamos focar neste embaçado adversário e deixar esta bobagem de Derby na Liberta por conta dos retardados lá de Itaquera. Eles que cantem vitória antes da hora, nós não!

    Aliás, quem sabe damos a sorte de ver de novo o grande Valdívia jogando no Allianz outra vez, só que agora contra o Verdão?

    Os curicas já estão pensando em Derby (segundo o próprio presidente deles), más eles precisam combinar antes com o Clube chileno, o qual terão 02 jogos a fazer na próxima fase.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 10:24 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Alcides e companheiros corretos deste espaço, esta postagem feita às 10:15 não é de minha autoria. Solicito ao Alcides que delete.

    O que leva um ser humano a um nível tão baixo, a ponto de tentar se passar por outra pessoa?

    Sinto vergonha alheia deste infeliz!

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 11:08 , Anonymous Roberto disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 12:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 12:41 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Meus amigos:

    Como eu vou saber se o primeiro Cláudio não é o segundo e vice-versa?

    Ao segundo Cláudio eu informo que deletei suas postagens pelo elevado número de palavrões que continham.

    Ou estou exagerando e mentindo?

    Tenho o maior prazer em ler e aprender com todos, cada qual defendendo suas teses, mas, por favor, vamos ter um pouco mais de condescendência um com o outro.

    Se alguém usar seu nick e você não gostar, registre em sua participação e pronto.

    Como eu posso saber se o primeiro ou o segundo Cláudio é o original?

    Minha sugestão é no sentido de que o Cláudio Mineiro, o original, envie-me a postagem por fax.

    Abs a todos. Paz e alegria! (AD)

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 12:52 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O PVC é o muro em pessoa. Sujeito detestável. É Palmeirense, mas um absoluto fazedor de média. Sua vaidade é egocêntrica. Aliás, nesse ponto, idêntico ao seu grande amigo, Juca Kfouri.
    Os dois pensam que são as estrelas do jornalismo, autênticos pavões emplumados, e não querem ficar de mal com a grande torcida, especialmente o decoreba PVC.
    Já Paschoal sempre opina com honestidade e competência, verificando-se que jamais persegue Palmeiras.
    Um grande jornalista. Eu o tenho mais Palmeirense do que Noriega e o tal do PVC.
    O mesmo digo de Casagrande, curicano (será ?), mas justo.
    Igualmente quanto ao chato Caio.
    Vilani é bambi até nas pregas, mas é honesto por não ter medo de se declarar.
    Na minha opinião, digo, minha opinião, repito, minha opinião, Galvão (quando apenas narra e não comenta, o que é difícil...), Jota Junior, Vilani e Luiz Carlos Junior, nesta ordem, são os melhores, disparados, do Brasil.
    Na ESPN tem um ou dois ótimos, inclusive o bambi Amigão, mas longe dos precitados.
    Igualmente a FOX, com o excelente João Guilherme.
    E o Sportv, com o simpático Odinei Ribeiro.
    Os piores ? O gritão Teo José, o sem graça Milton Leite, o chatíssimo Linhares, o insuportável, ridículo, estapafúrdio e caricato André Henning, o nojento, parcial e asqueroso Cléber Machado, entre vários outros.
    O pior, MUITAS LÉGUAS A FRENTE DE QUALQUER UM: O HISTÉRICO, ENJOATIVO, MACARRÔNICO E INTRAGÁVEL NIVALDO PRIETO !!!!
    Emito essa opinião como um simples leigo que sou, sem, é claro, possuir o estofo técnico/profissional exarado pela pena de ouro do Mestre Alcides.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 13:32 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    tema palpitante...

    a. concordo com meu amigo Verde Insuperável. Casagrande se diz corinthiano, mas procura ser correto quanto á SEP

    b. PVC é um decoreba cano de esgoto. palmeirense falso e chato

    c. Cleber Machado é bem ridículo. Lembro-me da Copa 90, onde havia um jogador dos EUA chamado Rocky. E o CM: amigos, Rocky Balboa. E imediatamente: desculpem

    d. nao gosto de Kfouri. Cabecinha fraca. Mas com um físico inacreditável. Que músculos!

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 13:34 , Blogger ester abea disse...

    ao meu amigo Claudio MG

    Todos querem que vc permaneça aqui!
    Quem nao quer é certamente bambi, que cansadinha de dar o rádio agora veio encher, e irritar grandes Palmeirenses como vc
    Deixa estar!

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 15:42 , Anonymous Roberto Lopes disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 16:07 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 5 de junho de 2018 às 16:09 , Anonymous Martelo de Nietzsche disse...

    Respeitar
    ahhhh o respeito, tanto em falta nos dias de hoje..
    Respeitar a opinião dos outros sob ou sobre qualquer aspecto e situação,é uma das maiores virtudes que um ser humano poder ter
    Virtudes...
    que tal praticarmos?
    Não cansa
    não queima calorias
    apenas engrandece.
    As pessoas são diferentes
    agem diferente
    pensam diferente.
    Nunca julgue, apenas compreenda.

     
  • Às 9 de junho de 2018 às 11:35 , Anonymous Anônimo disse...

    Permitam uma correção.
    Sou de Marilia e amigo de Villani.
    Ele é palmeirense.
    Corrijam aí, a bem da justiça.

    abelardo grismann

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial