Observatório Alviverde

01/06/2018

MANDADO DE SEGURANÇA A SER JULGADO NA SEMANA QUE VEM PODE RECOLOCAR GUSTAVO SCARPA NO PALMEIRAS!


O Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), atendendo a novo recurso de apelação dos advogados de Gustavo Scarpa, intimou o jogador e o Fluminense a comparecer a nova audiência 5ª feira, dia 7 de junho, às 13h30.

A CBF e a Ferj, também foram convocadas, a fim de que participem dessa demanda judicial, que pode ter desdobramentos e novidades já na semana que vem.

Após imensa procrastinação do processo em si, a justiça vai analisar agora um novo mandado de segurança impetrado pelos patronos de Scarpa, que, não sem justa razão, reivindica o sacratíssimo direito de poder exercer sua profissão enquanto o processo transitar em julgado até antes da decisão final.

Se obtiver sucesso na postulação, Scarpa poderá ficar -imediatamente- livre para jogar pelo Palmeiras enquanto perdurar a demanda até a decisão final e, nesse caso, sim, quanto mais demorar, melhor.

Entretanto, caso venha a perder essa terceira apelação, das duas uma: ou Scarpa volta a jogar pelo Flu ou não joga mais em clube algum até que termine seu vínculo contratual com o clube carioca.

Essa demanda, inaugurada em dezembro de 2017, quando o jogador entrou na Justiça cobrando mais de R$ 9 milhões do clube carioca entre salários, férias e 13º atrasados, além de parcelas do FGTS e outras, reivindicando, concomitantemente, o seu imediato desligamento do Flu, parece não ter mais fim.

Isso tudo revela a força e a influência descomunais do clube carioca no meio jurídico brasileiro, em todas os segmentos, aliás, (comum, trabalhista e esportiva), o que lhe vale o epíteto de "Rei do Tapetão"! .

A muitos advogados que aqui escrevem (Insuperável é um deles) eu gostaria que, por favor, esclarecessem se estou certo ou errado no que vou dizer agora, calcado, exclusivamente em minha experiência de vida. 

Aliás, se acharem que estou errado, por favor me corrijam...

Penso assim:

"Um pedido de rescisão indireta motivada por retenção de salários, reflexos e não recolhimento da parte do empregador de outras taxas, FGTS, impostos e obrigações, em qualquer tribunal sério e justo, a julgar-se pelo tempo decorrido, já deveria ter sido, ao menos, encaminhado.

Vou além e digo que já deveria, até, ter sido julgado em primeira instância, com a liberação automática do trabalhador para exercer a sua atividade em qualquer outro lugar, até que o processo passasse por seus trâmites seguintes normais e surgisse a decisão final que encerrasse o caso".

Então eu concluo que fosse esse processo de Scarpa dirigido contra outro clube que não fosse o Fluminense, e o jogador sequer teria parado de atuar e de há muito estaria vestindo ininterruptamente a camisa do Palmeiras ou de qualquer outro clube...

Entretanto, a vergonhosa tradição judicial carioca, em vigor há largos anos, continua perdurando como que abrindo uma capa protetora a um clube faltoso acostumado a transgredir e não é de hoje! Até de ter escapado do descenso com o beneplácito dos tribunais é acusado. Uma vergonha! A Portuguesa de Desportos que o diga! 

Historicamente esse predomínio jurídico esmagador do Flu começou em 1969 quando o clube impetrou uma liminar para liberar o seu atacante e artilheiro Flávio Minuano, a fim de que ele pudesse jogar a decisão do Campeonato Carioca contra o Flamengo, sem cumprir a suspensão automática decorrente de cartões, até então um assunto inédito, daqueles a que chamamos de tabu. Acompanhei os fatos pessoalmente!


Nem é preciso dizer que a ação, idealizada e posta em prática pelo ilustríssimo advogado paraense Dr. José Carlos Vilella Rabello um dos luminares do direito à época, revestiu-se de pleno êxito.

O centroavante gaúcho, respaldado pela ação liminar, não apenas participou daquela final, como fez o gol que deu o título ao tricolor.  A ação impetrada pelo advogado do Fluminense na justiça comum, certamente seria  algo impossível e impensável para qualquer clube brasileiro.

Emitindo o meu ponto de vista, eu, que sempre soube e sei da influência do clube carioca (a situação de Scarpa já é um exemplo do que estou citando) sobre tantos "casos" do futebol, sou reticente e só acredito na concretização do fato (a liberação de Scarpa para jogar)  no momento em que um juiz neutro, justo e independente o determinar.

A justíssima reivindicação do meia contratado pelo Palmeiras em relação a um mau patrão, seguiu por um caminho incomum, diferentemente de milhões de outras ações e, em razão disto, só acreditarei na perspectiva de sucesso da solicitação do atleta quando a vir publicada.

De qualquer modo creio que o Palmeiras deva estar presente nos bastidores dessa demanda representado por seus melhores representantes, dando suporte ao jogador que, humildemente, ainda que de encontro aos seus anseios, teve de continuar ligado ao time caloteiro que tanto o prejudicou.

Você acredita que Scarpa, desta vez (a terceira tentativa dele para livrar-se de um patrão caloteiro) obterá êxito?

COMENTE COMENTE COMENTE

19 Comentários:

  • Às 1 de junho de 2018 às 22:38 , Blogger Duende Verde disse...

    Alcides na minha opinião o Scarpa não vestirá mais a camisa do Palmeiras. A “justiça” brasileira é assim, e quando o Bambi carioca está envolvido é ainda pior.

     
  • Às 1 de junho de 2018 às 23:10 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    A Columbia Pictures na década de 30, 40 e 50 produziu o mítico The Three Stooges, no Brasil, conhecido como Os Três Patetas, protagonizados pelos geniais Moe, Larry e Curly, e posterior o Shemp a partir da morte do irmão protagonista, o Curly.
    No Palmeiras temos o nosso The Three Stooges, com o carequinha presidente, o pantagruélico diretor e a patrocinadora que está palmeirense. Será que os dois primeiros patetas não sabiam do imbróglio jurídico envolvendo o jogador Scarpa? Será que os dois primeiros patetas o contrataram achando que tudo ia se resolver à sorrelfa, assim, rápido e fácil quanto 2+2 são 4? Será que os nossos Moe e Curly não sabiam que Scarpa seria prejudicado e principalmente o Palmeiras nessa história por não contar com o jogador? E a nossa patrocinadora, que quer ser presidente, que dá milhões de dinheiro na mão dessa trupe mais perdida que cego em tiroteio e que não sabe nada de futebol? Coitada...

     
  • Às 1 de junho de 2018 às 23:15 , Anonymous Telugo Alviverde disse...

    A diferença é que Os Três Patetas original nos faziam chorar de rir. Ja o nosso meio mal acabado nos faz morrer de raiva.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 06:42 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Quero esclarecer que o mérito da ação trabalhista ainda não foi julgado. Desse modo, independentemente do resultado que virá da decisão emitida no Mandado de Segurança, ela será precária, mas em caso de provimento (aceitação do pedido de Scarpa), o jogador poderá voltar a jogar no Palmeiras, tão logo ela seja publicada. Assim, esse "decisum" pode trazer, ainda nesta semana que se inicia, Scarpa para o Verdão. Importante salientar que o MPT (Ministério Público do Trabalho), chamado por Lei a se manifestar, deu parecer FAVORÁVEL a liberação, fato esse que normalmente é ratificado na decisão pelo Tribunal. Minha opinião ? Ele será liberado

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 06:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A opinião por mim acima exarada é técnica e jurídica. Mas, evidente, que os justos maus presságios de Alcides podem ocorrer, como um pedido de adiamento do julgamento, pelo tapetense, um julgamento do mérito desfavorável, antes do dia 7/6, e outras situações correlatas, que com alguma frequência ocorrem no meio podre do Futebol.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 06:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mas MAIS engraçado de tudo, é que Mattos, para ter Wewerton, desde o início do ano, pagou cerca de 3 milhoes ao CAP. Para ficar no banco. E, agora, quando estamos precisando dessa jóia que é Gustavo Scarpa, o Palmeiras aguarda, pacientemente, com o Mundo sabendo que o flumerdense quer $$$$$. Será que nesse caso, sendo uma negociação Clube-Clube, NÃO TEM COMISSÃO ? QUEM ADVINHAR A RESPOSTA É BIDU !!!

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 07:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Minha resposta será IMPLÍCITA: FORA, MATTOS !!!!!!!!!!

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 09:35 , Anonymous Arnaldo de Cambé-PR disse...

    Gostaria de dar uma sugestão pra você Alcides, posso?
    O seu blog já tem 10 anos de estrada, amealhando algumas centenas de opinadores, alguns continuam outros não, mas muitos o lê, adquirindo assim uma "couraça" de credibilidade suficiente para continuar seguindo com esse espaço, portanto, seu espaço tem audiência.
    Noves fora as brigas e discussões tolas que ocorreram, leio e percebo que, além de sua pessoa, seus participantes são inteligentes. Pode-se concordar ou não, mas cada qual escreve sua opinião sobre o Palmeiras de forma embasada naquilo que pensa, ou seja, não foge do que realmente acontece.
    E além de opinar sobre o Palmeiras, tem comentaristas aqui que entendem de determinados assuntos: Direito, Cinema, Imprensa, Velejar, Medicina. Podem ter outros que entendam de outros assuntos, então minha sugestão é a seguinte: por que você não abre um espaço no blog para de vez em quando, DE VEZ EM QUANDO, abordar outros assuntos afora o Palmeiras e o futebol, assuntos do tipo que mencionei acima, apenas pra diversificar, deixar mais "cool" e por que não "turbinar" seu blog. Acho que os participantes aqui tem potencial para isso, potencial que não encontrei em outro blog ou site palmeirense.
    Pode reparar, o Palmeiras é abordado sempre com algum assunto que algum participante entende ou domina de forma inteligente e isso é formidável.
    Não pulei de pára quedas aqui no espaço, já escrevi algumas vezes. Um grande abraço.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 10:08 , Blogger Unknown disse...

    Além do suspeitíssimo depósito apontado pelo Insuperável, temos como resultado dessa transação pelo Weverton a perda de um grande talento formado desde menino na base do Palmeiras: Fuzato.

    Um resultado inaceitável e inacreditável.
    Perder assim um goleiro de seleção de base!
    Imaginem onde vai chegar o Fuzato, o potencial que tem!

    Não podemos ter certeza de nada, mas este é mais um caso com indícios muito fortes de que o que move as contratações do Palmeiras são gordas comissões, e não o interesse maior do clube.

    VOLTA, PAULO NOBRE!

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 10:36 , Anonymous Fabiano Calmon disse...

    Bom dia !! Acho esse fuzato bem fraquinho. Pode ser que eu me engane, mas em todos os jogos que vi do sub 20 não vi esse potencial todo não.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 11:12 , Blogger ester abea disse...

    amigos, pitacos Esterísticos

    a. hj o tema abordado pelo Alcides é triste...muito triste. Só mesmo em um país onde a justiça é com j minúsculo o que nosso Camisa 10 falou vem acontecendo desde 1969. Sempre os mesmos favorecidos...ganha um doce quem advinhar por que...

    b. Tomara meu amigo Verde Insuperável esteja certo, e Scarpa "volte" logo

    c. ao amigo Arnaldo, mais um representante da imensa torcida pé-vermelha do Palmeiras: eu também sempre me impressionei com a inteligência e capacidade de nossos amigos do OAV

    d. mas o tema de hoje é um pouquinho triste...

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 11:26 , Anonymous Arnaldo de Cambé-PR disse...

    OAV também é cultura.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 11:48 , Anonymous Cláudio José da Silva disse...

    Se depois de todo aquele "espetáculo" juvenil proporcionado por DUDU, o baixote, após a merecida substituição no Mineirão (naquele jogo TODOS mereciam ser substituídos, desde Jailson a Roger Machado) e ainda assim o "professor" o escalar de titular, decretarei minha opinião formada e irreversível sobre este Treinador: FRACO!

    Em nome da disciplina e da ordem (no momento, da técnica e tática também) Dudu DEVE IR PARA O BANCO hoje.

    O Palmeiras, mesmo com estes tantos desmandos, NÃO é um redevour!

    O Palmeiras e os palmeirenses merecem respeito.

    Dudu dar "xilique" ao ser substituído por MOISÉS?

    Aaahhh, é muita petulância!

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 11:51 , Blogger ester abea disse...

    amigo Telugo Alviverde:

    muito, muitíssimo bem lembrado: o trio mais biruta da tela era excepcional!

    Infelizmente a SEP já teve vários trios de patetas verdes. Um deles, no início dos anos 2000 era composto também pelo incompetente Hugo Palaia, boa pessoa, mas dirigente horroroso. Foi o mesmo que chutou Tite por que teve ataque de estrelismo. E inventou a auto entrevista.
    Nao sei se o incompetente Hugo Palaia está entre nós, tomara esteja. Mas que era péssimo dirigente, era.

    Parece que o gordinho pantagruelico e o carequinha(moço educado, mas incompetente) sao parte de os Tres Patetas verdes atuais. Nao sei se a elegante Tia Leila é, mas nós palmeirenses sempre com diretores fracos...

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 15:24 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Ao Arnaldo, de Cambé, Pr.

    Vamos estudar as suas sugestões. Lembro-me bem de suas participações anteriores, mas já faz tempo, não é mesmo?

    Aos demais participantes, nossos amigos, um abraço e uma grande vitória esta noite contra os Bambis.(AD)

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 15:27 , Blogger Roberio BA disse...

    De fato ha algo errado com a administração dos recursos palmeirense. Ao final de 2016 tinhamot em contrato a possibilidade de comprar um percentual maior do Roger Guedes, campeão brasileiro, jovem promissor, más ao contrário do que deviam ter feito, não exerceram a prioridade, contrataram Yohan, Veiga, Weverton, Deiverson, Luan, Juninho, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Bruno Henrique, Guerra, Borja, Keno, e outros que nem me lembro, qual atleta hoje tem maior destacqu destes?...

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 15:38 , Blogger Roberio BA disse...

    Sobre o treinador que muitos defenderam e defendem, diante do Aliança lima do Peru, lancolo desafio aos atletas para que justificassem porque deveriam ser titular, o Palmeiras arrebentou, Tchê2, yoram, Moisés, Victor Luiz comeram a bola, fora Moisés que iniciou como titular contra o furacaoquem mais teve oportunidades? E como foi o jogo contra o Atlético PR? E porque? Todos estavam ameaçados pelo desempenho dos reservas no jogo anterior, os torcedores cobrariam mal desempenho, porem, após este jogo, vendo que tudo voltou ao que era, pararam de jogar, e o treinador voltou com alguém do jogo no Peru? Nao, manteve todos como titulares novamente, e perdeu o grupo que não acredita no que ele fala, ele promete oportunidade para quem se destaca mas continua com as mesmas convicções de sempre, é um fraco sem condições de liderança, perder Tchê2 jogador moderno que atua em várias posições será outro grande erro desta gestão que só pensa em dinheiro, volta NOBRE.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 17:13 , Blogger Libertad disse...

    Hoje é o jogo para salvar o ano, não como Vitória sobre os bambis, mas com uma derrota, isso mesmo, uma derrota.

    Como diz o velho ditado, que se vai os anéis e que fiquem os dedos.

    O Prancheta não devia, jamais ser contratado, já que foi, passados cinco meses não conseguiu provar do porque, o que imaginávamos está constatado, não vamos ganhar nada com ele no comando, está perdido em todos os quesitos, continuar com ele é muitissimo pior do que dar oportunidade a outro, seja quem for, qualquer coisa pode ser mais benéfico que ele.

    Sou mais de reiniciar vida nova, semana que vem, arrumar um novo comandante é mais fácil do que trocar todos passageiros, para "TENTAR" salvar o ano o momento é agora, uma Vitória Hoje, só vai jogar decepção para frente.

    Depois de tantas decepções, perder hoje pode ser uma Vitória.

    É lamentável, mas é a situação que chegamos, onde temos que pagar muito caro e até com a vergonha por ter uma administração amadora.

    Quero deixar bem claro que não vou torcer para o Palmeiras perder, mas pela oportunidade que se apresenta no momento para tentarmos evitar mais vexames no ano.

    Também sou favorável ao comentário do amigo, o chorão hoje de titular!!!Bom aí pode se jogar a toalha de vez ..! Acabou a hierarquia, acabou o comando, se é que tem..!
    Nei.

     
  • Às 2 de junho de 2018 às 17:34 , Blogger Unknown disse...

    Que tal resolver dois problemas de uma vez só?
    Mandem o Deyverson pra série C em troca da liberação do Scarpa.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial