Observatório Alviverde

10/07/2019

PALMEIRAS 1X0 INTER; VERDÃO DÁ O PRIMEIRO PASSO RUMO À CLASSIFICAÇÃO!



Como se previa, o Palmeiras x Inter foi um jogo difícil, pegado, enroscado, e, por incrível que pareça, de pouca catimba.

Exceção feita à algumas reclamações pontuais dos jogadores com o jogo em movimento, pode-se dizer que o único senão nesse aspecto foi a declaração forte de Guerrero, acusando frontalmente o árbitro de ter sido parcial e apitado pró Palmeiras, mas isto não é verdade.
Será que o Tribunal da CBF enquadrará Guerrero?

Conforme previ Wilton Pereira Sampaio não estava disposto a ver desmanchada a sua imagem de árbitro do primeiro time da CBF com direito ao escudo da Fifa. 

Pode-se dizer que ele não foi bem, mas, da mesma forma, não foi mal e atuou dentro das expectativas, isto é, acertando na maioria dos lances mas falhando em muitos. Foi uma arbitragem nota 6.

Em relação aos times o Palmeiras, muito mais técnico, mesmo que ofensivamente ineficiente conseguiu se impor sobre um time alto, forte, razoavelmente técnico e muito bem preparado fisicamente que armou uma forte retranca e, visivelmente, veio a Sampa buscar um empate.

No 1º tempo o Palmeiras só conseguia jogar até a entrada da área do Inter já que não tinha nenhuma profundidade de jogo.

Isso em decorrência de Deyverson ter atuado sempre longe da área, muito mais como um marcador de avanço dos beques do Inter ou na condição de meia armador e preparador de jogadas do que, propriamente, como centroavante, sua real e principal função em campo.

Pode-se dizer que Deyverson, cujas dedicação e eficiência na marcação foram inegáveis, pisou muito pouco no terreno da área adversária.  Em razão disso, além de dar folga à zaga gaúcha, condenou o Palmeiras a jogar sem centroavante.

Na entrevista, ao final do jogo, Felipão confirmou a nossa observação e disse que irá cobrar muito de Deyverson nos próximos treinos porque ele, está entusiasmado e pilhado demais por estar titular.

A rigor, o Palmeiras só chegou com real perigo ao gol do colorado quando Bruno Henrique, solto pelo lado direito, obteve um rebote e cruzou pelo alto na medida para a livre penetração de Zé Rafael em ponto futuro e ele cabeceou forte em lindo giro de pescoço enganando os beques e o goleiro do Internacional. Palmeiras 1 x 0.

A partir daí seguindo o catecismo tático de Felipão o Palmeiras abandonou o jogo de toques e passou a usar a bola comprida.

Deixava o Inter vir tocando até o meio de campo quando iniciava o processo de marcação forte visando a retomada da bola para contra-atacar.

Nesse ínterim, por falta de uma pegada mais forte de Lucas Lima Nico Lopez obteve um espaço e finalizou de longa distância obrigando Weverton  a fazer a única defesa importante do jogo, por volta dos 32 minutos da primeira fase.

Logo em seguida o Palmeiras respondeu com Zé Rafael em chute da entrada da área que passou bem perto do gol de Marcelo Lomba.

Antes do encerramento do 1º tempo o Verdão ainda criou uma boa chance com Dudu aos 40 minutos em lance no qual ele foi "fominha" em face de ter dois companheiros mais bem colocados e livres pelo lado esquerdo, quando arrematou de esquerda no ângulo direito de Lomba e a possa subiu um palmo acima e perdeu-se pela linha de fundo.

Já nos acréscimos da primeira fase, por volta dos 49 minutos Dudu cruzou em direção à área e Luan, livre, cabeceou fraco nas mãos do goleiro do Inter.

No segundo tempo o Palmeiras continuou fechado na defesa e voltou com o mesmo sistema de bolas compridas continuando a jogar em contra-ataques.

Criou chances relativas de gol 
Com Zé Rafael aos 5.
Com Dudu aos 7.
Novamente com Dudu (outra vez fominha pois Zé Rafael esperava livre em melhores condições) Aos 18 em chute longo e forte de Diogo Barbosa por cima, 
Aos 34 em triangulação perfeita entre Deyverson, Zé Rafael e Bruno Henrique que chutou em cima do bloqueio da zaga 
Aos 45 Zé Rafael bateu forte uma falta sobre o travessão, com perigo.

Já o Inter chutou a primeira bola do 2º tempo ao gol do Verdão apenas aos 22, mas Nico Lopez bateu fraco justamente onde estava Weverton que defendeu sem sustos ou dificuldades.

Tentou um ou outro chute de média e longa distância sem, definitivamente, ameaçar o gol palmeirense ou intranquilizar Weverton.

RESUMO DO JOGO:
Vitória apertada do Palmeiras que poderia ter sido mais elástica houvesse o time alternado o sistema táticoe, além da bola comprida, ter feito também com a aproximação ofensiva mediante o toque de bola.

A vitória palmeirense deveu-se à magnífica atuação (mais uma vez) da impecável defesa palmeirense, do trabalho de equipe e do sentido coletivo do time de Scolari.

Pelo que observei em jogos anteriores e confirmei no jogo de hoje, o Palmeiras terá dificuldades para jogar em contra-ataques por vários motivos entre os quais destaco a inexistência de um lançador e, principalmente, de atacantes tipo Keno.

Quem sabe quando William Bigode estiver cem por cento apto o Palmeiras possa tirar proveito desse modo de jogar,  atualmente difícil pela inexistência no elenco de peças capazes de atuar assim.

DADOS TÉCNICOS

Local: Allianz Parque, São Paulo-SP
Data: 4ª feira, 10/07/2019.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
VAR: 

Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG) Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Público: 36.443 pagantes
Renda: R$ 2.414.083,15
Cartão Amarelo: Felipe Melo e Luan (PAL); Víctor Cuesta e Rafael Sóbis (INT)
Gol: Zé Rafael, de cabeça, aos 19 minutos do 1º tempo

ESCALAÇÃO
Internacional: 
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel, Rodrigo Dourado, Edenílson e Nonato (D’Alessandro); Patrick, Nico López (Rafael Sóbis) e Paolo Guerrero (Guilherme Parede)
Técnico: Odair Hellmann

PALMEIRAS, ESCALAÇÃO E NOTAS:
Weverton: Calmo, frio, pouco exigido. NOTA 7

Marcos Rocha: Contrariando seu estilo, defendeu melhor do que atacou. NOTA 7.

Luan: Acabou com Guerrero. Atuação(quase) perfeita. NOTA 8

Gustavo Gómez: Atuação (quase) perfeita. NOTA 8

Diogo Barbosa: Cada dia melhor. Firme, decidido, bom no apoio. NOTA 8.

(Thiago Santos): Jogou pouco tempo. Muito esforçado, apenas isso. NOTA 6.

Bruno Henrique: Deu o passe do gol e quase marcou o dele. Ótimo. NOTA 8.

Lucas Lima: Pouco criativo. Cumpriu ordens e tentou marcar. NOTA 6.

(Raphael Veiga): Correu muito e rendeu pouco. NOTA 6.

Dudu: Esforçado mas sem o brilho de outros jogos. NOTA 7.

(Willian): Voltando de cirurgia jogou 5 minutos para se adaptar. SEM NOTA.

Deyverson: Lutador, marcador, mas ficou o jogo todo longe da área. NOTA 7.

PERSONAGEM DO JOGO: 
Felipe Melo: jogou um bolão e comandou o time como sempre. NOTA 8.

O CRAQUE DO JOGO
Zé Rafael: Fez um golaço de cabeça e foi o jogador mais agudo NOTA 8,5.

Técnico: 
Felipão: NOTA 8,5
Como criticar um técnico campeão brasileiro, que está há tanto tempo invicto e batendo todos os recordes? 
Na entrevista após o jogo ele revelou que Scarpa está contundido há mais de um mês e que só por isto não o tem escalado. Ele pode voltar contra os Bambis.
Com Lucas Lima eu entendo que ele está "tirando leite de pedra", haja vista que esse atleta não tem sido tão nulo quanto há algum tempo.
Ontem Felipão Prometeu, conforme previmos, cinco ou seis alterações para o "choque-rei". É assim que tem de ser, mantendo a base do time.
Pelas características dos jogadores eu preferia o Palmeiras ontem contra o Inter mais tocando do que lançando. Ainda assim creio que, por justiça o Palmeiras deveria ter batido o Inter no mínimo por 2 x 0. . 

Que venham agora os bambis! 

COMENTE COMENTE COMENTE

32 Comentários:

  • Às 10 de julho de 2019 22:32 , Anonymous Alváro Martins disse...


    Jogo menos atraente do que eu esperava. Palmeiras está perfeito na defesa mas limitado no ataque. Defesa toda joga bem. Melhores em campo Marcos Rocha, Zé Rafael e o melhor de todos é o Felipe Melo. O mais esforçado é Deyverson.

     
  • Às 10 de julho de 2019 22:36 , Anonymous amigo do nei disse...


    Um show de bola do Felipe Melo que merece nota mil pela grande atuação. Acho que o time no geral tá muito bem e como destacou o Alváro mostra uma defesa perfeita. O Verdão só precisa acertar um contraataque pra liquidar a fatura.

     
  • Às 10 de julho de 2019 22:54 , Blogger Libertad disse...

    Quanto toca chega facil, porque insiste com bolas longas?

    Nei.

     
  • Às 10 de julho de 2019 22:57 , Anonymous Edir Mais cedo disse...

    Lucas Lima marcha ré. Só toque pra trás. Irritante.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:00 , Anonymous Edir Mais cedo disse...

    Poha da pra matar esse jogo hoje. 2xo hoje ensacola a viola poha.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:04 , Blogger Libertad disse...

    R.Veiga!!!!!
    O que sera que o Scarpa fez para o velhote? Terceira opção, ai tem..

    Um bom time, mas bolas compridas e casquinha é muito pouco.
    Tinha que jogar mais...
    Nei

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:12 , Anonymous Mãe Dina disse...

    Ney
    O véio ofeceu o rabo para o scarpa, esse não quis, o Veiga aceitou a parada.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:14 , Anonymous Edir Mais Cedo disse...

    Chega a ser um crime esse time não matar o jogo e matar os contra ataques. Bola no chão poha. Gaúcho bronco, não muda o time.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:16 , Anonymous Mateus disse...

    Pela mor di deus, tira p Veiga poe luca lima di novo.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:21 , Anonymous Fofocalizando disse...

    Scarpa deve ter falado:
    -gosto de mulher.
    Aí responderam:
    -não vai jogar então.

     
  • Às 10 de julho de 2019 23:30 , Blogger Libertad disse...

    Ridículo, só bola comprida, criatividade zero, o velhote teima com L.Lima ou Veiga, Scarpa seria melhor opção.
    Qualidade do meio campo ruim, pior qdo saiu F.Mello e entrou o trombada, meu deus como essa ingua joga no palmeiras.
    Precisamos de um centravante urgente porque esse Deyverson é o ingua II.
    Nei

     
  • Às 11 de julho de 2019 00:20 , Anonymous Edir Mais Cedo disse...

    Felipão vai morrer abraçado com essa acne chamado deyverson.

     
  • Às 11 de julho de 2019 00:44 , Anonymous Edir Mais Cedo disse...

    Está faltando o arco (Valdivia) e a flecha (matador nove-9), seria o sonho. Valdivia fez:
    -Alex Mineiro artilheiro(2008)
    -fez Barcos vice artilheiro do paulistinha 2012
    -quase fez o grosso, chucro e ruim Henrique Ceifador artilheiro do brasileiro 2014 quando quase caímos.

    Não querem Valdivia, ótimo, tem o Scarpa no time.
    -Scarpa lider de assistências no brasileiro de 2015 e 2016, vice em 2017
    -fez Fred artilheiro do brasileiro de 2016 e
    -Henrique Ceifador em 2017...
    mas o mineiro pança suada e o gaúcho bronco só querem saber de volante, volante, volante. Monta uma uma loja de auto peças logo poha. Vai morrer abraçado e fungando no cangote desse deyverson.

     
  • Às 11 de julho de 2019 10:09 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    A RGT está mudando a forma como trata o Palmeiras? Ou foi só um ponto fora da curva?
    Três. Que eu vi, informações que não se podia fazer – Torcida cantando na hora do hino, Palmeiras..., Informaram a renda do jogo e foi dito o nome do estádio, Allianz Parque. Vamos aguardar.
    Defesa eficientíssima, com todos ajudando. Faltou acertar o último passe e finalizações. O Deyverson ficar dentro da área como Felipão comentou. Poderia ser mais, mas é uma vantagem.

     
  • Às 11 de julho de 2019 10:39 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Não vi ou ouvi o que o Marcelo José disse que ouviu, não por duvidar dele, longe disso, ouvi o jogo pelo rádio, mas eu notei também uma sensível mudança de comportamento da Vênus em relação ao Palmeiras. Galiotte já foi no SporTV ser entrevistado, Crefisa paga uma bala pra Globo fazer seus anúncios no JN, notei uma melhora também nos últimos tempos. Até o filho do Didi mocó no SporTV trata o Palmeiras muito bem no seu programa redação SporTV, Galiotte assistiu ao jogo da final da copamérica junto com o presidente da Conmebol.À conferir o desenrolar.

     
  • Às 11 de julho de 2019 10:41 , Anonymous Alváro Martins disse...


    Defesa perfeita. Meio de campo com Lucas Lima fica difícil. Linha sem centroavante infiltrado facilita pra becada. O resultado foi bom mas poderia ser ótimo. Apesar da vantagem a pressão vai ser grande semana que vem em Porto Alegre. O melhor em campo de novo foi o Felipe Melo mas respeitem o Zé Rafael e o Diogo Barbosa. Um abraço a todos.

     
  • Às 11 de julho de 2019 15:51 , Blogger De Rossi disse...

    Para reforçar mais ainda nosso elenco eu pediria de volta o Arthur que está comendo a bola no Bahea e mandava pra lá o Carlos Eduardo. Só aí já teríamos um bom ganho técnico!

     
  • Às 11 de julho de 2019 15:53 , Anonymous Almir Gabriel disse...

    Felipe Pires praticamente liberado para o Fortaleza.
    Aí eu pergunto: pra que e por que contratou?

     
  • Às 11 de julho de 2019 19:00 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Tia Ester esteve em visita ao Nordeste, onde temos uma grande, enorme, impressionante quantidade de palmeirenses

    a. miraculosamente assisti ao jogo na simpática Aracajú. Eu, que nada assisto. Para variar, concordo com o Camisa 10. Podia ter sido mais.
    a.1 mas esse é o estilo do homi: fazer um, unzinho só e nos deixar proximos ao infarto. Ontem só nao foi pior pela postura segura da defesa...e pela incompetência do adversário, fraco, sem graça e sem futebol

    b. acho que classificaremos
    CONTUDO
    para o nojento SCI vale tudo. Sao capazes de colocar laxantes na comida dos nossos moços...sao capazes de ameaçar a juizada...eu conheço esses caras. Sao os dicks-vigaristas do futebol. Clube nojento e imundo

    c. como estive no agreste nordestino, claro que me lembrei dakele moço másculo e agreste. Nada menos que Tra-tra, que por mais ridículo que seja já domou muito touro a unha, sob aplausos de seu amigo genial(sem contar os olhares calientes que trocam)
    Tudo com sua possante musculatura de braços e ombros viris. Um fortao. Mas que, talqual seu amigo Genio da mídia, tem uma cabecinha fraquinha...

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:06 , Blogger ester abea disse...

    aliás, deixe a Tia Ester cornetar:

    a. como joga bem esse Bruno Henrique

    b. Ze rafael foi uma boa compra

    c. nao consigo ver nada nesse Deyverson...se esforça , corre, mas erra passes decisivos

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:12 , Blogger ester abea disse...

    mais cornetas Esteristicas:

    a. nao sei porquê criticam tanto o L. Lima. É bom jogador, mas tem estilo lento
    a.1 quem aguentou o PEREBA Carlos A. Borges por anos devia ficar aplaudir L. Lima. Mas a imprensa falava que Borges era "muito tecnico", que tinha estilo "refinado", etc. Tudo para ferrar o Palmeiras

    b. F . Melo é perseguido pela juizada venal. Basta chegar perto, num lance mais quente, que já é amarelado. Ou expulso.
    É claro que a imprensa marrom gosta...

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Lucas Lima só me serve se jogar mais adiantado. Do meio para a frente. Assim como era no Santos. LL está regular por conta do posicionamento dado pelo Felipão. Já Deivison é um grosso juramentado. Um maloqueiro que não tem nenhum nível para jogar no Deca. Felipão está percebendo isso. Acordou. Quando LFS admoesta publicamente é porque está de fato resolvido a mudar. Eu poria Borja contra os veados. Estando em forma, o lugar é de Willian. Scarpa ? Depois de Pedrinho, Valdivia, Barrios, Guerra, será que temos um novel "Homem Louça" ?? Sim, TEMOS.

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:43 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Estou vendo o Cruzeiro, nosso próximo adversário se passarmos pelos veados vermelhos do sul e seu artilheiro peruano maloqueiro, todo riscado, tal qual uma prostituta do bairro da Luz. Sabe o que estou sentindo ? Muita meda, os caras são bons. Tem de entrar com o titular, e rezar muito em Aparecida, antes da Porfia. Mano Menezes é um Felipão modernizado. E sem um palhaço ao lado, com aquele fone ridículo e colonizado.

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:54 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipe Pires, Carlos Eduardo, Barrios, Borja, Deivison, Artur Cabral: Com o dinheiro gasto só com esses perebas, trariamos Pedro, ainda recebendo um troco.

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Um expressivo troco. Mas o gordinho sempre tem outros "caminhos". E (in) justificativas. Afinal, Futebol é business.

     
  • Às 11 de julho de 2019 21:58 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão disse ontem que não se mete em contratação. Estranho isso. Normalmente treinador se sente rebaixado quando a contratação não lhe é consultada. Entretanto, depois de Carlos Eduardo, et outros, melhor é tirar o orifício anal da seringa, né, seu Scolari ??

     
  • Às 11 de julho de 2019 22:01 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Todos são iguais. O diferente é ocasional. Nem sempre vinga. Mas sempre pode ser vingado. Ganhar é exceção. Perder é regra. O número das ocorrências de exceção sempre faz a diferença.

     
  • Às 11 de julho de 2019 22:42 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Concordo com o Verde, principalmente no que diz respeito dessa história que Felipão não participou de contratações. Conversa mole, patuscada tremenda, uma pantomima irritante. Como não participou? Então o gaúcho pediu camarões e o mineirinho trouxe o que, jiló com aspargos? Conta outra vai.
    Agora teremos que tolerar deyverson patati patatá, borja-sem-gol, Lucas Lima operador de vídeocassete, só rebobina, só toca pra trás, Carlos Eduardo Príncipe do Egito, Matheus Fernandes que não joga, Arthur Cabral que também não joga e Ramires, ótimo jogador, mas Sabe lá quando jogará. De duas uma: ou só tem incompetente lá dentro para as contratações ou tem louco demais rasgando dinheiro alheio.

     
  • Às 11 de julho de 2019 22:42 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Agora, um apelo: Vamos parar com essa atitude infantil de participar do Blog em Nicks "supostamente" engraçados. Tal como "Edir mais cedo" entre tantos outros chatos que aqui pululam. Nada contra a opinião. Tudo contra a IMBECILIDADE. PALMEIRENSE NUNCA FOI IMBECIL. Ao menos era o que eu sempre pensei. Além de tudo, tudo isso é muito sem graça. Ser moleque é ser moleque. Nunca um IDIOTA E PALHAÇO !!!;

     
  • Às 11 de julho de 2019 23:27 , Anonymous Almir Gabriel disse...

    Alô verde insuperável, dá uma chance a zoeira meu amigo, dá uma chance a criatividade, dá uma chance à irreverência.
    Edir Mais cedo, Fofocalizando, Mãe Diná, Amigo do Nei, nenhum deles ofendeu quaisquer integrante do blog.
    Nem eu, nem você, nem o Alcides, nem ninguém.
    Quando os imbecis ofendem, vocês acham ruim (com total razão), quando o pessoal capricha na criatividade dos nicks sem ofender ninguém vocês reclamam também.
    Dá um tempo na ranhetice.

     
  • Às 11 de julho de 2019 23:44 , Anonymous Juliano disse...

    Almir Gabriel
    Cantor do fuscão preto?

     
  • Às 11 de julho de 2019 23:46 , Anonymous Juliano disse...

    Hoje o Insuperável verde tomou umas.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial