Observatório Alviverde

04/03/2020

TIGRE 0X2 PALMEIRAS. FOI UMA BOA ESTRÉIA DO VERDÃO NA LIBERTADORES/2020!


 FALANDO SOBRE O JOGO: 

O Palmeiras foi à Argentina e matou o Tigre por 2 x 0, ainda que sem exibir (nem de longe) o futebol dos meus sonhos.

Mas, se isso é verdade, não é menos verdade que o time também não jogou o futebol dos meus pesadelos. 

Em resumo, foi uma apresentação daquelas a que chamamos na gíria da bola de "meia-boca", mas suficiente para proporcionar uma grande largada ao time que Luxa tenta moldar e não consegue, sobretudo pela falta de um meia criativo e eficiente.

Tentando ser maximamente sucinto eu lhes digo que o time do Palmeiras, do ano da graça de 2020,  parece-me pronto apenas do meio de campo para trás.

Da cabeça da grande área para a frente é, muito mais do que desentrosado, uma balbúrdia, uma miscelânea, uma autêntica babel. 

Em meu entendimento há uma grande confusão na cabeça de Luxemburgo que, mesmo com toda a sua vivência, experiência e tantas horas de rodagem e de voo, ele anda perdendo o siso e mais indeciso do que  o Narciso, com as mãos à cabeça pra não perder o juízo!

Sou convicto, porém, que ele conhece a raiz do problema, ligada ao fato de não possuir em seu elenco um camisa dez de ofício mas apenas "quebra-galhos" que estão bem longe da exigência da marca Palmeiras.

Desconfio que, ao assumir o elenco, Luxa tenha dito ao presidente "que não necessitaria contratar um armador pois havia jogadores para o exercício da função dentro do próprio elenco".

Assim como Mano Menezes, também deve ter garantido que recuperaria Lucas Lima e mencionado situações que, ao menos por tudo o que se viu após esse jogador ser contratado, jamais aconteceram.

Todas as experiências realizadas por Luxa, Felipão, Mano e demais antecessores, no sentido de solucionar o grave problema da meia esquerda a partir da recuperação de Lucas Lima,  deram chabu e não redundaram em nada prático para o time.

Eu, particularmente, imaginei que com treinamento e insistência, Dudu poderia transformar-se nesse jogador, mas convenceu-me o meu irmão, com quem falei ontem após o jogo, que seria um desperdício a transferência do principal atacante palmeirense para uma função que ele nunca predispôs-se a exercer.

E foi mais além, afirmando que ele entende que o Palmeiras, ao menos neste momento, não parece preocupado em contratar nenhum atleta para a posição.

Para não dizer que perdi, completamente, a esperança nesse sentido, volto as minhas vistas para Scarpa, que várias vezes funcionou como armador realizando boas partidas.

Diferentemente de quando passou pelo Flu, Scarpa parece não ter dado certo no Palmeiras, onde sempre foi tratado como mais um, sem qualquer deferência especial. Teria sido por isso que a estrela de Scarpa ainda não brilhou em sua passagem pelo Verdão?


Alguém sabe ou pode informar por quê entra jogador sai jogador e Scarpa nunca é escalado? 

Estaria, ele, contundido? Teria se desentendido com Luxa ou com alguém da comissão técnica?

Em relação ao time escalado para começar (ontem) o jogo na Argentina, não há críticas a fazer. 

Com uma ou outra exceção, Luxa escalou os que considerava melhores e acertou:

DEFESA: 
Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Matias Viña; 
No momento são os cinco melhores com que pode contar o treinador para formar a defesa que, apesar de algumas pequenas falhas, não está levando gols.

MEIO DE CAMPO
Bruno Henrique, Ramires (Luan) e Dudu; 

Bruno Henrique esteve sacrificado para ajudar Gabriel e o Palmeiras perdeu um meio-campista de excelente chegada, com recursos para distribuir o jogo, promover assistências e fazer gols.

Ramires teve altos e baixos decorrentes de estar ainda procurando melhorar fisicamente. Aqui eu discordo de Luxa pois escalaria -de cara- Zé Rafael, de melhor técnica e mais mobilidade.

Dudu: a partir de agora, que volte a atuar pelos lados do campo. Para se dedicar à função de armador precisaria de muito treino e persistência! 

ATAQUE
Rony, Willian (Zé Rafael) e Luiz Adriano (Gabriel Veron)
Tecnicamente todos eles são jogadores acima da média mas como não existe esquema tático definido e nem um meio-campista que arme o time, conclui-se que:

1) Rôny se esforçou, esteve bem, mas poderia render muito mais do que o futebol apenas razoável que apresentou, embora melhor do que no jogo anterior.

2) Luiz Adriano fez o belíssimo gol  de abertura de placar, mostrando visão, categoria e conhecimento da posição, mas mão teve mobilidade e esteve quase sempre muito mal posicionado, escondido atrás dos beques. Com toda a razão, foi substituído por Luxa. Conforme escrevi ontem, apesar de considerá-lo individualmente muito bom jogador em meu time ideal ele ainda ficaria no banco por algum tempo!

3) Gabriel Veron está sendo muito mal lançado no time. Luxa (fez o mesmo com Neymar em seu tempo no Santos) não deu estabilidade ao garoto no time principal ( Veron contava com isso e estava pronto para isso) retirando-lhe um pouco do moral  e muitíssimo da autoconfiança. Será preciso alterar essa política pois, em caso contrário, o Palmeiras vai usar muito pouco do imenso repertório futebolístico desse jogador de tão grande potencial.

4) William, outra vez, mais uma vez deu provas contundentes de que, na atual conjuntura, o ataque do Palmeiras tem de ser formado com ele na condição de titular. Ele e Dudu. Os demais, sim, é que teriam de passar pelo processo de escolha. Foi o melhor em campo ontem contra o Tigre.

Deixo agora os demais aspectos do jogo para serem analisados por vocês...

Eu só quero dizer que a partir do momento em que resolver o problema da armação (dentro ou fora de casa), o Palmeiras terá todas as condições de montar uma equipe altamente competitiva visando as demandas deste insosso (ao menos até agora) ano de 2020!

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 4 de março de 2020 às 18:35 , Anonymous Discípulo do Nei disse...

    Pouco me importa quem vai jogar ou o esquema tático usado. Estarei de olho na POSTURA do time.
    Por ora acabou a desculpa que o "Paulista iremos testar esse e aquele blá blá blá"
    POSTURA. ESTAREI DE OLHO.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Não existe na face da Terra, e mesmo fora da Terra, no Sol e na Lua, em Netuno, ou Saturno, algum narrador mais chato do que Téo José.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:16 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Segue o fluxo !!! Palhaço.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:29 , Anonymous Olivar disse...

    Pior não é isso, pior é ele fala que tal jogador é danadinho.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:32 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Categoria de Luiz Adriano.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:39 , Anonymous Olivar disse...

    É incrível como o Palmeiras quando faz 1 a 0 toma sufoco desnecessário. Com cuca, com Roger e com Felipão já era assim.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 19:49 , Anonymous Olivar disse...

    Da uma raiva isso. Pqp.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 22:17 , Blogger Unknown disse...

    Desliguei o som da fox Brasil e vi o jogo com som ambiente.
    Só torcida. Que maravilha.
    Téo José não dá.
    Fala muito, num tom cansativo e é muito chato.
    É O NARRADOR DO JOGO SO CARANGUEIJO.
    Pelamor de Deus.

     
  • Às 4 de março de 2020 às 22:18 , Anonymous Juliano disse...

    Acima.
    Juliano.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 08:39 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Gostei muito de Felipe Mello na volancia. Deu robustez ao setor. E o ataque, vai dar o que falar, com Dudu na dele. Sempre. Tentem Scarpa. Se não der certo, a contratação de um 10 de ofício, é medida irreprochavel, que se impõe. Sem um arco competente, nem Messi joga.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 08:41 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Todos os esforços na efetivação de um armador. De dentro ou vindo de fora. Só resta Scarpa. Com um maestro, esse time rápido e instigante, vai chegar ao cume.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 08:55 , Anonymous ADAURI disse...

    Sem dúvida, precisaria dar uma sequência de jogos ao Scarpa, como foi dado ao LL e ao RV, para sabermos se ele é ou não o nosso armador.

    Aí se não certo com ele porquê não formar um meio com 3 segundos volantes?

    Com bom passe, com bom lançamento, com mobilidade, chegada ao ataque e com algum poder de marcação, que aumentaria em razão dopovoamento do setor.

    ADAURI

     
  • Às 5 de março de 2020 às 09:08 , Anonymous Cleiton disse...

    Robinho pedalada, ex santos, chegando no verdão. Podem me cobrar depois.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 09:40 , Anonymous Tilico disse...

    Com esse timinho safado não passaremos das oitavas.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 10:09 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Penso que o Robinho, com vontade, seria uma boa pedida.

     
  • Às 5 de março de 2020 às 11:29 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Tia Ester, que nao tem o poderio economico dos palmeirenses daki(só os bons) nao conseguiu assistir á magnifica vitória. Mas infiro que um meia esquerda é uma carência eterna na SEP...

    a. por causa do gordo de cabelo sujo repudiaram o palmeirense e craque Valdívia...hoje temos que nos virar, e parece que os testes até agora nao deram em nada. Valdívia municiava qualquer pereba e o transformava em artilheiro...o moço sabia jogar. Só tinha 2 defeitos: ser fraco fisicamente e peitar a imprensa marrom, destruindo os manés com ironias.

    b. detesto o torneyo paraguayo...
    b.1 mas torço pelo Palmeiras até em par-ou-impar infantil...

     
  • Às 5 de março de 2020 às 21:28 , Anonymous Pt nunca mais disse...

    Puts, a Dilma fez o PIB descer 6,8% em dois anos!!! 1,1% para o primeiro ano está ótimo!!!

     
  • Às 5 de março de 2020 às 21:59 , Anonymous Direita hipoglós achando que o Bozo ia acabar com a corrupção kkkkkk disse...

    Professor Villa comendo o cu do bozo ao vivo no YouTube.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial