Observatório Alviverde

29/07/2020

PALMEIRAS 2X0 SANTO ANDRÉ, SERÁ QUE VÃO DIZER NOVAMENTE QUE FALTOU RAÇA?


Antes de criticar o time devemos considerar que:

1) O Palmeiras enfrentou o time mais forte do Paulistinha até o início da pandemia. O Santo André, esteve líder do Paulistinha da primeira à última rodada até ter de se desfazer de vários jogadores. Ainda assim o time andreense provou ter um elenco muito forte e competitivo! Tanto é verdade que obteve 20 pontos na fase classificatória da competição Isso valoriza muitíssimo a vitória palmeirense.

2) O desentrosado time palmeirense, que pouco ou nada treinara até a semana retrasada, teve pela frente um time muito mais bem entrosado do que ele. Isso porque, ao contrário do Verdão, o Santo André  não se isolou e seguiu treinando, mesmo nos piores dias da praga chinesa no estado de São Paulo.

3) O Palmeiras está jogando sem Dudu,  principal jogador do time há anos, sobre quem estava baseada, moldada e lastreada até quinze dias atrás  a sua tática de jogo e maneira de atuar.  O time  não dispõe em seus quadros, de um jogador que o substitua à altura  e, em razão disso, Luxa tateia e procura compensar com vários moldes e modelos o seu modo de jogar, mas sem sucesso até agora.

4) Que a arbitragem, à primeira vista perfeita, muito mais prejudicou o Palmeiras do que o Santo André. Houve muitos erros e inversões de faltas contra o Verdão, tanto e quanto algumas delas assinaladas pró Verdão, com o propósito de impedir que o time atacasse com velocidade. Não sei você, mas eu, tantas vezes prejudicado, prefiro que o irmão de PCO esteja fora dos próximos jogos do Verdão. O Palmeiras não pode correr esse risco!

5) Que ontem Luxa não colocou o time mal escalado pra começar o jogo, como ocorrera nos jogos contra o Curica e o Agua Santa. Entrou em campo reforçado pelas ausências de Raphael Veiga e de Lucas Lima como titulares. Isso fez com que o time ganhasse em força, disposição e movimentação.

OBS - Lucas Lima voltou ao time em um outro contexto entrando na etapa complementar. 
Apesar de ter se esforçado e de não ter comprometido, ainda está longe de ser o meia ideal.
O Palmeiras, se não encontrar logo um substituto para Dudu, tem de encontrar uma fórmula de jogo que compense a ausência de seu ex-craque. Tive a informação de que, embora em sigilo, esse reforço estará chegando já nos próximos dias. Tomara!

6) Quero dizer, finalmente, que, de um modo geral, ontem contra o Santo André, a defesa esteve bem, o meio de campo razoável e o ataque, como tem acontecido, foi pouco produtivo. 

A minha análise individual do time, respeitando, evidentemente, a sua é esta:

Weverton pode não ser um Prass mas foi um dos destaques do time.  Razoavelmente exigido, teve uma boa performance,

Gostei do retorno de Gomez que dá mais firmeza e confiança à zaga e ajuda (muito mais do que Vitor Hugo) o time a sair jogando.

Diego Barbosa defendeu e atacou bem se portando com garra e eficiência. Boa atuação!

O bom mas inexperiente Gabriel Menino esteve razoável e ganhou mais casca, mesmo saindo no intervalo.

Patrick de Paula foi bem no desarme, mas precisa ser menos afobado, menos preocupado na entrega de bola e aprimorar o passe.

Ramirez não é sombra do jogador diferenciado que foi no passado, mas tem melhorado muito.

Roni não é assistente ou jogador para armar, mas para ser lançado e ele, sim, partir em direção ao gol. Luxa precisa elaborar uma estratégia em que aproveite melhor esse atacante, bem acima da média.

Willian -como sempre- lutou muito, mas, além de perder um gol feito, esteve longe do atacante decisivo que é! Prefiro que jogue vindo de trás se deslocando, ocupando os espaços, tabelando, servindo e sendo servido, do que enfiado como um centroavante especial com pouca mobilidade posto que se trata de um atleta franzino que tem dificuldades para atuar entre os beques .

Luis Adriano, a exemplo de Rôni, não tem quem o municie e, por isto, não rende o que sabe e pode. Será preciso, também, um esquema que habilite Adriano, mas sem Dudu, está difícil!

AGORA, DOS MELHORES EM CAMPO:

A personagem do jogo foi, outra vez, mais uma vez  Marcos Rocha. 
Eu que conheço esse jogador desde quando atuava pelo Galo, fico irritado quando vejo palmeirenses falando em tirá-lo do time principal e na contratação de um "reforço" que o substitua. 
Será muito difícil encontrar um lateral como ele, pois se trata de um jogador diferenciado e decisivo, cuja única deficiência reside no jogo aéreo, em face de sua pequena estatura.
Não sei, porém, se na América do Sul, tirante o corintiano Fágner existe algum lateral da categoria de Rocha que a torcida insiste em malhar, achincalhar e pedir a saída dele do time principal. 
Aliás, como já disse, não sei se o Curica teria derrotado o Palmeiras há uma semana se Marcos Rocha houvesse participado do derby. Nota 7

Felipe Melo mesmo sem ter sido perfeito (falhou algumas vezes) foi o craque do jogo!
Melo leva uma nota 8 (oito)  não apenas por ter decidido o confronto, como por ter jogado demais tanto como zagueiro, como meio-campista e até como atacante. Além de tudo o que defendeu como zagueiro ou volante de contenção, além do municiamento constante ao ataque e da liderança em campo, foi ele quem marcou o gol que abriu caminho para a vitória a poucos minutos do final. 
O interessante é que, assim como Marcos Rocha , Melo é outro jogador que imbecis da torcida querem mandar embora. Assim como ocorria com Prass, há que se considerar Melo uma liderança sólida dentro do elenco e jogadores com essa capacidade de comando aglutinação dos companheiros, o chamado líder positivo,  são aqueles que resolvem os jogos e ajudam o time a ganhar os campeonatos. Prass, anteontem, já ajudou o Ceará Sporting, com muito menos time que o Fortaleza e a maioria dos outros que disputam a Copa Nordeste a chegar às finais da competição.

Luxa esteve muito bem ontem ao entrar com um time diferente sem Veiga e sem Lucas Lima juntos, tornando a equipe mais competitiva como exigia um adversário perigoso como o Santo André. No segundo tempo tentou um esquema diferente com Lucas Lima, já com o adversário mais cansado e, surpreendentemente a alteração deu certo .

Embora esteja longe de ser o meia dos sonhos da torcida palmeirense, Lima ao menos correu, lutou e se esforçou, deixando de ser aquela inconha, aquele jogador amorfo, acomodado e burocrático que tem sido através de todos estes anos em que veste a camisa palmeirense .  

COMENTE COMENTE COMENTE

24 Comentários:

  • Às 29 de julho de 2020 às 22:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Parece que estamos ganhando. Otimo.

     
  • Às 29 de julho de 2020 às 23:03 , Anonymous MestredosMagos disse...

    O único que não tem medo de ficar com a bola é o Felipe Melo.

     
  • Às 29 de julho de 2020 às 23:14 , Anonymous MestredosMagos disse...

    A espera de um milagre...

     
  • Às 29 de julho de 2020 às 23:21 , Anonymous MestredosMagos disse...

    O Mestre um dia aprende. O único ligado no jogo. Jogando de volante. Milagre.

     
  • Às 29 de julho de 2020 às 23:28 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Estou muito feliz. Boa noite pessoal. Criticas? Deixa pra outro dia.

     
  • Às 29 de julho de 2020 às 23:36 , Blogger Libertad disse...

    Menção honrosa ao Scarpa, entrou, correu, tentou, errou, acertou, movimentou, mudou de lado, procurou espaço, quer jogar e mostrou vontade.
    Acorda Luxemburgo.
    Nei

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 09:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Já disse aqui por várias vezes: o Palmeiras é Felipe Mello e Dudu, mais 9. Agora é Felipe Mello, mais 10.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 09:49 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Wewerton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomes e Vina. Felipe Mello, Scarpa e Lucas Lima. Willian, Luiz Adriano e Rony. Não existe escalação melhor. Quando Veron retornar, sai qualquer um do ataque, e até Lucas Lima.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 09:52 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Não quero a demissão de Luxa, ainda. Mas Cuca não está descartado dos meus sonhos mediatos.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 09:52 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ele faria Rony jogar.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 09:53 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Hoje é secar o curica, para pegarmos o Mirassol.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 10:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Sorte que ainda estamos vivos. Já os cervideos, mais uma eliminação em Mata-Mata. Se fosse um Troca-Troca, estariam na semifinal. O maior inimigo do PALMEIRAS merece tudo de ruim.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 12:31 , Anonymous Enzo palestrino disse...

    Enzo palestrino disse...
    Pensava que o time que eu mais tinha raiva era o Curica mas é o bambiVibrei demais com a desclassificação deles muito mais do que até com a classificação do Verdão.
    hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
    não consigo parar de rir
    hahahahahahaha.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 14:50 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Os bambis são inimigos mortais. Os curicas são adversários mortais.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 14:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Claro que, ambos, têm minha mais absoluta REPULSA.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 15:13 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    Alvíssaras!

    além da classificaçao , temos boas, ótimas, espetaculares novidades:

    a. a volta , o retorno, a revinda dos grandes amigos Verde Insuperável e Claudio MG

    b. o re-inicio das actividades normais do futebol, e portanto do OAV

    c. a derrota humilhante, acachapante, aviltante, afrontosa sofrida pelo nojento SPFW, time que costuma tomar carraspanas em TODOS os campeonatos que participa. Libertadores, paulistinha, Brasileirao, cuspe a distância infantil, torneio da fome. TODOS.
    c.1 mas isso nao é nenhuma novidade. Isso é normal, comum, corriqueiro.

    d. e Tia Ester gargalha feito teen:
    huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua!!!!

    e. ver o SPFW na lama é uma satisfaçao, um prazer inebriante!!!

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 15:21 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    esqueci de registrar o triunfal retorno do meu amigo Ney Verde, o moço que representa a enorme torcida pé-vermelha da SEP

    também Mestre dos Magos, desde que seja o original. Pois seu nick foi adotado recentemente por uma bicha louca e aloprada. Nao que Tia Ester desrespeite o boiolismo. No Brasil do PT, aplaudir os gays é obrigaçao. Se nao: cadeia. Mas apesar de respeitar, nao acho natural...

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 15:22 , Blogger ester abea disse...

    se esqueci mais sobrinhos do OAV, me desculpem...

    aos 102 aninhos Tia Ester esquece tudo.

    Mas que alegria o retorno dos bons comentaristas

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 15:57 , Anonymous Divinhão disse...


    Até quando o blog vai rolar sem briga? Só sei que daqui uns dias isto vai ficar que nem briga de cachorro e gato e o blogueiro quadradão vai ficar desesperado perdido igual cego em tiroteio e cortando a rapaziada.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 16:01 , Blogger Raphael disse...


    Passamos!!!! Que venha o curintia. É hora desses jogadores darem a resposta que estamos esperando a tempos contra eles.
    Só uma coisa Willian e Roni não podem perder um gol daqueles. Willian tira mais um pouquinho o gol tava livre. E Roni pra que chutar em cima do zagueiro? atacante tem que ter calma, era só um corte pra dentro e o gol ficava livre.

    No mais tudo certo, se jogar assim e ganhar os campeonatos pra mim não tem importância.

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 17:15 , Blogger ester abea disse...

    até o Globoesporte publicou a lista abaixo, para gargalhadas de Tia Ester

    VEZES EM QUE O SPFW FOI DEFENESTRADO, HUMILHADO, AFRONTADO, AVILTADO:

    2011

    Santos (semifinal do Paulistão)
    Libertad-PAR (oitavas da Copa Sul-Americana)
    Avaí (quartas da Copa do Brasil)
    2012

    Santos (semifinal do Paulistão)
    Coritiba (semifinal da Copa do Brasil)
    2013

    Corinthians (semifinal do Paulistão)
    Atlético-MG (oitavas da Copa Libertadores)
    Ponte Preta (semifinal da Copa Sul-Americana)
    2014

    Penapolense (quartas do Paulistão)
    Bragantino (terceira fase da Copa do Brasil)
    Atlético Nacional (semifinal da Copa Sul-Americana)
    2015

    Santos (semifinal do Paulistão)
    Santos (semifinal da Copa do Brasil)
    Cruzeiro (oitavas da Libertadores)
    2016

    Audax (quartas do Paulistão)
    Juventude (oitavas da Copa do Brasil)
    Atlético Nacional (semifinal da Libertadores)
    2017

    Corinthians (semifinal do Paulistão)
    Defensa y Justicia-ARG (primeira fase da Copa Sul-Americana)
    Cruzeiro (quartas da Copa do Brasil)
    2018

    Corinthians (semifinal do Paulistão)
    Athletico (quartas da Copa do Brasil)
    Colón-ARG (segunda fase da Copa Sul-Americana)
    2019

    Talleres-ARG (segunda fase da Libertadores)
    Bahia (oitavas da Copa do Brasil)

     
  • Às 30 de julho de 2020 às 20:37 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Curica tetra do fácil, fácil...

     
  • Às 31 de julho de 2020 às 00:36 , Anonymous AD disse...

    A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória (FCX)

     
  • Às 31 de julho de 2020 às 20:12 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    jogaremos contra a AAPP

    CONTUDO

    o paulistinha hoje é um torneio apequenado, sem credibilidade. Desonrado. Infelizmente.
    Em 1993, 1974, 1959 tudo era grandioso. Confiável. Épico.
    Hoje é uma pataquada, determinada aprioristicamente pela inconfiável FPF.

    Nao acredito mais nos resultados, ajustados pelos apitos nojentos de meia duzia de burloes.
    Nao acho que vamos ganhar. Mesmo com um time melhor do que todos os outros, inclusive o SCCP, sei que na hora H vao colocar um juizinho desonrado, matreiro, desacreditado. Um poltrao. Um maganao.

    Pelo menos este paulistinha serviu para mais uma humilhaçao do SPFW, fundador do Clube dos Cafajestes. O SFC, clube de bom caráter, também foi defenestrado. Pelo menos deu para rir muito.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial