Observatório Alviverde

13/09/2020

MAS EU NÃO DISSE QUE LUXA CORRE O RISCO DE MORRER ABRAÇADO COM LUCAS LIMA?

Que mistério é esse, no Palmeiras, em que há um rodízio constante dos times que começam os jogos, mas que nunca passa por Lucas Lima, sempre titularíssimo?

Por que razão esse jogador, sem capacidade para exercer funções de marcações fortes e que do ponto de vista da criatividade não passa de um mediano, só sai mesmo do time como última alternativa?

Reconheço, até, que, sob Luxa, ele melhorou de produção, foi bem no "derby", muito bem contra o Bragantino e cumpriu um primeiro tempo aceitável ontem contra o Sport, embora nada que nos desse a sensação de firmeza e de que o time a partir daí estaria bem servido em sua posição. 

A grande carência do Palmeiras (faz tempo) continua sendo um meia clássico e pensador do jogo, o que Lucas Lima nunca foi e jamais será!

A conclusão a que se chega, após quase quatro anos de tentativas infrutíferas com esse atleta que tem muito mais nome do que bola, é a de que lhe faltam credenciais para ser o dono da posição ou um jogador que decida os jogos para o Palmeiras.

Há quase quatro anos que fico torcendo infrutiferamente para que ele me desminta, mas até agora, nada!  

Da mesma forma, sempre na expectativa de que alguém recupere Lucas Lima, o Palmeiras acaba sempre evitando ou desistindo de adquirir alguém para a posição.

Ontem, aos 15 minutos do 2º tempo, quando o time perdeu Zé Rafael por um erro crasso da arbitragem (teria sido proposital?) e viu-se reduzido a dez jogadores, a primeira providência que Luxemburgo deveria ter tomado seria a de substituir Lucas Lima.

Com Lucas Lima, "tava mais na cara do que suíças", o time, do ponto de vista prático, passava a jogar com nove, mas ele só foi substituído quase aos 30 minutos, quando o Sport, com muito mais vigor físico e disposição já empatara, dominava o jogo e mostrava que estava mais próximo da vitória!

Prevaleceu, mais uma vez, aquele algo misterioso, esotérico, aquela química inexplicável segundo a qual Lucas Lima, por pior que esteja jogando  Luxemburgo não se rende às evidências e não o retira do time nem por um decreto do rei. É coisa de louco, meus amigos, para não dizer de "babaca"! 

Para mim Luxa insiste "narcisisticamente" com Lucas Lima simplesmente para se exibir, para fazer média com o presidente e para bater no peito e dizer bem alto: "eu recuperei esse alto investimento do club,  tirando-o do prejuízo"!

Interessante que Luxa fala em tudo e de tudo, mas nunca fala em sacar seu mais limitado jogador-parceiro. Vejam a que ponto chegou a situação:

Sabedor que Lucas Lima não aguenta o repuxo físico decorrente de um jogo, até posição para que ele corra pouco Luxa conseguiu, transformando (jamais tinha visto isso) um meia de ligação e aproximação em mero assistente de lateral direito. 

Infelizmente, Lucas Lima, por sua lentidão e pelo seu jogo de toques laterais contraria a própria tendência de velocidade e verticalidade, marcas registradas desse novo time palmeirense, provido de tantos jovens.

Luxa está vendo Lucas por um olhar diferente daquele que deveria ver, isto é, considerando apenas algumas coisas boas que ele faz em campo, mas sem considerar o que ele deixa de fazer e que outro atleta, ainda que menos hábil, porém mais forte fisicamente e de um futebol mais prático e pragmático fatalmente faria no lugar dele.

Dizem que ele cruza bem, mas, se mal pergunto me perdoem, ele cruza melhor do que Marcos Rocha? Viram como o time melhorou com a entrada desse imenso lateral?

Alegam que Luca bate faltas magnificamente bem, mas, se mal pergunto me perdoem, quantos gols já fez pelo Palmeiras após ter cobrado tantas faltas?

Quantas assistências já prestou em todos esses jogos dos quais participou? Reconheço que algumas, que não dão para ser contadas pelos dedos de u'a mão. 

Seriam suficientes  em número e qualidade para que ele entrasse no time não por méritos próprios como deveria acontecer mas por vontade, teimosia e imposição de Luxa?

Não, não estou culpabilizando ou penalizando Lucas Lima que, ao menos ultimamente, tem se esforçado e jogado com interesse, vontade e aplicação... 

Na realidade critico o treinador que, pela vaidade de recuperar um jogador que não deu certo, perde tempo e insiste demasiadamente com ele a ponto de estourar os limites da razão.

Há quase quatro anos o Palmeiras, através de todos os técnicos que passaram pelo clube,  tenta recuperar de Lucas Lima, porém sem sucesso! 

No caso específico de Luxa reconhecemos que ele se esforça à exaustão e o faz com tal empenho.dedicaçã  e carinho, como se estivesse recuperando um Alex, um Rivaldo, um Valdívia ou um Ademir da Guia. 

Não há como deixar de reconhecer a inegável melhora de Lucas Lima, mas daí a considerá-lo um jogador desequilibrante cujo talento é muito acima da média, a distância é quilométrica. 

Já chega de ligar a Lucas Lima uma importância que ele jamais terá.

Vamos apoiá-lo, sim, quando entrar no time, incentivá-lo, sim, e torcer por ele, sim, mas quando não render satisfatoriamente ou deixar de ser útil em um jogo, que seja, imediatamente substituído e não preservado, como tem feito Luxemburgo, em detrimento de todo o time!

Distraído e concentrado nessa estupidez, Luxa nem percebe que o tempo passa e ele está colocando em xeque e risco todo o seu trabalho. Ontem aconteceu de novo em relação a esse atleta que, inexplicavelmente, ele tenta proteger. 

Há que se destacar também a outra estupidez que Luxa, tradicionalmente, pratica, justamente aquela de não colocar a garotada da base para entrar de imediato e se tornar dona da posição. 

Ele procedeu exatamente assim sabem com quem? Com Neymar no Santos! Demorou uma eternidade para colocá-lo como titular. Acompanhei bem esse processo!

Neymar acabava com o jogo e Luxa dizia nas entrevistas que "o filé de borboleta" (ele chamava assim o jogador) ainda não estava amadurecido e que tinha de esperar mais. 

Está fazendo o mesmo com Veron que ontem não produziu absolutamente nada, passando-me a impressão de que jogava assustado e com medo de errar.

Outra velha mania de Luxemburgo é aquela de "poupar" jogadores e, como todos que leem este OAV sabem perfeitamente, somos contra. 

Quando, na hora do jogo, soube que ele iria "poupar" Patrick de Paula, pensei cá com meus botões: "vamos ter dificuldades e irá diminuir muito o percentual de vitória do Verdão esta noite contra o Sport". Não deu outra!

COMENTE COMENTE COMENTE 

DESTAQUE FINAL                                                                                                            Tudo o que dissemos a respeito de Luxemburgo com ênfase e força, não significa, absolutamente, que estejamos reivindicando a sua dispensa, mas, somente criticando-o construtivamente!

25 Comentários:

  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:09 , Anonymous Nei disse...

    Ramires morto e o passinho para trás! Se não tirar vai perder de mais.

    Aguentar comentarista pernambucano é o fim..

    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:11 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Quando temos a oportunidade de encostar no inter, a pipoca verde aparece. Eta sina viu.

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:17 , Anonymous Josi disse...

    nei e justo continuem cornetando
    Assim o Palmeiras ganha
    cornetem mais
    Boraa

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:21 , Anonymous Nei disse...

    Golzinho caiu do céu, agora não da mais sopa para o azar, tira logo o Ramires.
    Não está tendo cobertura no lado do Viña, Gomes faz muita falta, V.Hugo péssimo..
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:24 , Anonymous Nei disse...

    O querida Josi, eu não estou cornetando, estou apontando o que está ruim.
    Veja com o o esporte só vem pelo nosso lado esquerdo, tá uma avenida por lá, o time está torto..
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:31 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Josi, a gente comenta de acordo com o que se apresenta. 2x1 pró. Ótimo. Que se mantenha o empenho e qur o time não recue.

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:31 , Anonymous Nei disse...

    Josi,
    Se tirar o Ramires, é consertar a marcação do lado esquerdo, tocar mais rápido, a gente ganha fácil.
    P.Paula urgente, ou o Danillo rapidinho..
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 20:59 , Anonymous Nei disse...

    Josi,
    Vc viu, o Luxa alterou para corrigir o problema, tirou o lento Ramires, colocou Danilo, Zé Rafael vai ajudar o lado esquerdo..
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 21:10 , Anonymous Nei disse...

    O concerto que Luxa fez perdeu efeito com a expulsão.
    Juiz deixou de expulsar no primeiro lance, corrigiu no segundo, fez a média!
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 21:13 , Anonymous Nei disse...

    Jogo fácil, complicaram..
    Luan e V. Hugo é duas piadas..
    O problema do lado esquerdo continua..
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 21:32 , Anonymous Nei disse...

    A expulsão do Zé acabou com o time, Palmeiras continua não sabendo jogar em casa contra retranca.
    Nei

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 21:34 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Se fosse campeonato brasileiro de pontos perdidos, Palmeiras seria líder isolado. Perdeu dois pontos contra o Goiás, dois contra o bahia e agora contra o Sport....

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 22:00 , Anonymous Nei disse...

    Mais dois pontos perdido em casa, não consegue furar retranca, time mal escalado, mexeu muito, quando concertou perdeu Zé Rafael que já devia ter sido expulso no primeiro lance.
    Põe na conta do bruxo, mudou muito um time que tem que qdo mais jogar junto melhor, professor pardal que aparecer mais que a bola.

    Nei.

     
  • Às 13 de setembro de 2020 às 22:09 , Anonymous Milton da Mooca disse...

    Volta pra escola, gambá esquerdopata agitador. Conserto é com ''s''.

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 09:02 , Anonymous Paulo Marba disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 09:08 , Blogger Libertad disse...

    Bom dia Milton da Mooca,
    Rapaz, desculpa ai, realmente vc esta certo, complicado, cabeça quente, no celular, teclas miúdas...

    Mas não sou gamba e muito menos esquerda...

    Boa semana!

    Nei

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 10:42 , Anonymous Milton da Mooca disse...

    Abraço, TB tô puto

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 10:51 , Blogger Libertad disse...

    Cá entre nós, o Willian é gente boa, jogador exemplar, bom menino, MAS O QUE PERDE DE GOL É COISA IMPRESSIONANTE.

    Acho que Lucha deveria investir em treinos de finalizações com ele.

    Nei

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 14:00 , Blogger Libertad disse...

    Alcides!

    Ótima indagação, sera por isso que ele não da a minima atenção ao Scarpa, ao contrario do que ele faz com L. Lima, é outro mistério, sera que uma coisa tem haver com a outra.

    Vocês lembra num jogo que ele tirou Scarpa de campo, e já no banco ele meteu a boca no jogador?

    Nessa historia, Bruxo, L. Lerdo, Scarpa, tem alguma coisa, a tem...

    Nei

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 21:11 , Blogger ester abea disse...

    para variar, estava na roça na hora do jogo...só ouvi, e só um poukinho(o rádio aki é a manivela)

    Mas, espero estar errada, erradíssima

    a. tenho a horrorosa impressao que começamos a nos despedir do Brasileirao justamente nesse horroroso empate

    b. tenho a ainda mais horrorosa impressao que o juizinho nos operou...até a Jovem Pan que é contra o Verdao falou isso
    b.1 mas vai ter um monte de falsos palmeiristas dizendo que nao. Que o juizinho é honestíssimo. Que nao há imprensa marrom. Que ningúem nos persegue. Que as Faculdades Anhanguera formam gênios, até mesmo gente com PhD. E que Lulla é o melhor político do mundo. Vai ter os que acham a xexelenta Moka "bairro chique". E a tenebrosa Maceió "um paraíso".
    b.2 esses pobres de espírito nao conhecem Londres, tampouco York, a original- a velha, 1 bilhao de vezes melhor que a Nova. Pertencem á Moka, ao menos espiritualmente. E quando veem o Museu Britânico criticam a velharia
    b.3 as críticas da pobraiada vao chover na idosa Tia Ester. Tomara apoiassem o Palmeiras com essa vontade...

    b.3 Santantonio!!! Santangela!!! Minha Santamargarida!!!

     
  • Às 14 de setembro de 2020 às 21:12 , Blogger ester abea disse...

    pelo menos o moço da Mooca foi gentil com o Ney...mostrou-se um bom esportista

     
  • Às 15 de setembro de 2020 às 08:02 , Blogger Raphael disse...

    Lucas Lima deve ser uma requisição do presidente para recuperar valor, ou pelo menos não deixa-lo tão desvalorizado. Pelo valor do salário não tem como negociar ele no Brasil. Scarpa vai ser vendido uma hora ou outra, é nítido que o técnico não gosta dele e com certeza deve estar desmotivado.
    BH e Ramires devem ser mais ou menos a mesma coisa(contrato longo e salário alto), estão em declínio em suas carreiras(algo natural).
    Que negócio da china fizeram com alguns jogadores hein? contratos longos, salários altos para jogadores em fim de carreira.
    O Palmeiras tem vários jogadores com o mesmo nível(padrão Matos), porém, o único acima da média deixaram ir embora.
    Para finalizar, este campeonato tinha tudo para nós estarmos na liderança isolada, mas vão conseguir perde-lo. Daqui a pouco o Flamengo se ajeita e não vai ter mais como alcançar.
    Enfim, eu particularmente não acho que é hora de trocar de técnico, até por que vai colocar quem no lugar? Deixa o Luxa aí e vamos passando raiva com Lucas Limas e patota toda até o fim do ano. Quem sabe(acho bem difícil acontecer) o Luxa veja as soluções que estão bem na frente do nariz dele e consiga alcançar uns dos nossos objetivos.
    Para nós resta torcer!



     
  • Às 15 de setembro de 2020 às 09:42 , Anonymous Alcides Drummond disse...


    Prezado Raphael
    Obrigado por postar objetivamente com sobriedade, e escancarar os problemas do Palmeiras com absoluta exatidão. Penso exatamente como você em relação a todos esses assuntos, mas sou um pouco mais otimista e acredito que o time possa melhorar ainda que com tantos jogadores abaixo de uma condição física compatível com as exigências do futebol de hoje. Tecnicamente todos são bons e conhecem o "metier". Creio que,à medida que o tempo passe e com a entrada de tantos garotos no time, a velharia, se se esforçar mais um pouco melhora o condicionamento físico e como todos sabem jogar, pode virar bem a temporada O que não pode é Luxemburgo sentir que não está dando certo e manter Lucas Lima no time o tempo todo. Como o clube não está disposto a gastar, por que não procurar um meia esquerda na base ou (sem dar bola para a parte da torcida metida a elitista que fica exigindo jogador de griffe)garimpar as séries B e C e buscar jogadores aproveitáveis que viriam por um décimo ou menos ainda do que ganha Lucas Lima?
    As soluções são fáceis, estão aí à vista e ao alcance dos nossos dirigentes mas a impressão que fica é a de que eles próprios detestam os negócios que incluem pouco investimento". Há anos é assim! Ou vocês acreditam que o Palmeiras precisava vir a Minas e contratar Mattos para montar um time de futebol?
    Tenho certeza de que Paulo Nobre jamais repetiria o erro crasso que, por absoluto desconhecimento da matéria, acabou cometendo! abs (AD)

     
  • Às 15 de setembro de 2020 às 16:10 , Blogger Libertad disse...

    Raphael e Alcides, é bem isso mesmo, só acho que não temos que ir atrás de um meia, TEMOS QUE COBRAR FORTE, ASSIM COMO COBRAMOS AS ESCALAÇÕES DOS MENINOS DA BASE TEMOS QUE FAZER O MESMO POR SCARPA..!

    Vão acabar jogando um bom jogador fora, que não foi lhe dado as devidas oportunidades, ESSE BRUXO NA OUTRA PASSAGEM FEZ O MESMO COM VALDIVIA..!

    Nei

     
  • Às 15 de setembro de 2020 às 23:56 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Nota

    Faltam 16 dias pra 01 de outubro. Abre-se a janela de novo. Luxa não sei se por vontade ou obrigação esta oferecendo vitrine ao Lucas. Faz parte. O todo poderoso criador do futebol Jorge Jesus, foi desclassificado da terceira fase da Champions Lige. Saudações.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial