Observatório Alviverde

08/05/2010

PALMEIRAS 1 X 0 VITÓRIA. ESTA É A MINHA ANÁLISE. DEIXE, VOCÊ, TAMBÉM, O SEU COMENTÁRIO SOBRE O TRIUNFO DO VERDÃO.

O JOGO
1 X 0 não refletiu a superioridade palmeirense sobre o Vitória, mas fez justiça ao time que se comportou melhor dentro de campo.
O PALMEIRAS, TATICAMENTE
O Palmeiras adotou um 4-4-2. Conseguiu se resguardar defensivamente, e dominar a meia-cancha, mas, mesmo escalando seus atacantes mais experientes não conseguiu impor o jogo ofensivo. Usou muito as laterais do campo no trabalho de apoio dos alas. No primeiro tempo jogou mais com Vitor e no segundo, mais com Pablo Armero.
O VITÓRIA, TATICAMENTE
O Vitória armou um time bem defensivo. Montou duas linhas de quatro e só teve à frente Júnior e Élson, que também recuavam para marcar. Foi uma tática idêntica a usada pelo Palmeiras contra o Atlético em Goiânia e o vitória também perdeu por 1 x 0.
SITUAÇÕES DE GOL DO VITÓRIA
O Vitória criou, apenas, duas ou tres situações ofensivas de perigo, apenas no primeiro tempo. A principal delas foi uma cabeçada de Júnior magnificamente defendida por Marcos. Além desse lance, Júnior fez duas tabelas com Elkeson mas em ambas as oportunidades arrematou para fora.
SITUAÇÕES DE GOL DO PALMEIRAS
O Palmeiras teve chances aos 8 do primeiro tempo, cabeçada de Lincoln para fora, aos 20 numa cabeçada de Léo que passou raspando. Depois disso só voltou a apertar o adversário no segundo tempo quando Robert perdeu um gol incrível por volta dos 10 minutos que o abalou pelo resto do jogo, obrigando Zago a substituí-lo. Aos 15 Ewerthon sofreu penalti e Zago pediu para Robert cobrar a fim de recuperá-lo psicologicamente. Ele o fez corretamente e bateu muito forte, mas Viáfara defendeu espetacularmente. O gol salvador só foi marcado aos 33 minutos quando Cleiton Xavier lançou Lincoln que invadiu pela meia esquerda e arrematou de primeira quase que na pequena área, na antecipação, batendo fraco, mas o suficiente para tirar a bola do alcance de Viáfara e manda-la para as redes. O Vitória teve o seu zagueiro Wallace expulso no lance do penalti e passou a jogar com dez.
NO FIM DO JOGO, VERDÃO SÓ TOCOU BOLA
Com o final do jogo se aproximando e com o placar favorável, o Palmeiras, como sempre acontece, passou a tocar a bola para os lados, não atacou mais e abdicou de jogar, embora com um homem a mais. O velho filme se repetiu, embora desta vez até se justificasse pela necessidade da manutenção do 1 x 0 contra um time muito perigoso e difícil de ser batido.
O PONTO ALTO DO TIME
A defesa, hoje, de longe, é o ponto alto do time do Palmeiras. Talvez pelo fato de ter sido um grande zagueiro, se há um setor que Zago conseguiu encaixar é a defesa. Muito bem postada, muito bem posicionada, com um bom senso de cobertura, a defesa tem cumprido bem o seu papel no decorrer dos últimos jogos e tomado pouquíssimos gols. Ontem pela primeira vez jogávamos sem Danilo e, ainda assim, o time portou-se muito bem mesmo com a ausência daquele que era o principal jogador do setor. Se há um setor pronto no Palmeiras, certamente é a defesa.
INDIVIDUALMENTE
Marcos foi o São Marcos de sempre e quando foi exigido, salvou o time. Vitor, o estreante, mostrou qualidades ofensivas mas está sem ritmo de jogo. Léo, ótimo. Edinho, ótimo. Armero o melhor da defesa e um dos melhores em campo.
O MEIO-CAMPO
O setor, como um todo, funcionou muito bem, sobretudo do ponto de vista defensivo. Pierre, no ritmo de sempre, foi bom, no desarme. Desta vez maneirou nas faltas e não levou cartão-amarelo. Márcio Araújo ótimo, não errou passes. Cadenciou o jogo e foi sempre um homem de desafogo em seu setor. Cleiton Xavier, bem, embora longe de ser o grande jogador que conhecemos. Ainda assim criou as nossas melhores jogadas ofensivas e lançou a bola para Lincoln fazer o gol. Lincoln é craque, mas não aguenta correr o tempo inteiro. Tem de ser usado mais em função da inteligência do que da força. É assim que ele, devagarinho, jogo a jogo, vai se recondicionando. Mais uma vez, foi decisivo. Com Lincoln em campo. ninguém lembrou de Diego Souza.
O ATAQUE
Ewerthon esteve apagado no primeiro tempo e foi brilhante no segundo, tabelando constantemente, penetrando e se deslocando pelo flanco direito para abrir a zaga baiana. Robert esteve mal, sem auto-confiança. Perdeu um gol incrível embaixo das traves livres e como consequencia psicológica perdeu um penalti em que bateu bem na bola, porém telegrafando o lado. Não deveria ter cobrado a penalidade.
OS QUE ENTRARAM
Paulo Henrique entrou aos 24 do segundo tempo no lugar de Robert. Embora não tenha sido brilhante, sua entrada fez Ewerthon subir muito de produção. Paulo Henrique ficou mais dentro da área e Ewerthon pode então procurar jogadas e tabelas vindo de trás, como é a sua característica. Vinicius entrou aos 31 do 2º tempo e, como sempre, pouco ou nada fez. Melhor que ele, sem qualquer dúvida, é Bruno Paulo, que, não se sabe porquê, sequer é relacionado para os jogos. Vinicius, prata da casa, muito novo, tem de ser aproveitado aos poucos no time principal, mas há outros jogadores que também merecem oportunidades. Marcos Assunção entrou aos 43 para ganhar o bicho integral e para permitir que Lincoln fosse aplaudido em sua saída de campo. Não teve tempo para aparecer.
ARBITRAGEM
O árbitro Péricles Bassols, carioca, da Fifa, esteve bem na condução do jogo, incorrendo em alguns erros de inversões de faltas, sendo excessivamente rigoroso na aplicação do cartão amarelo a Edinho. O bandeirinha Ediney Mascarenhas que correu em frente a arquibancada coberta, assinalou dois impedimentos inexistentes do ataque do Palmeiras que poderiam ter redundado em gol e foi o destaque negativo do jogo.
MORAL DO JOGO O Palmeiras dominou, territorialmente, e foi melhor do que o Vitória. Criou muito mais situações de gol, perdeu um penalti, mas sofreu muito para conquistar a vitória magra por 1 X 0, porque não tem atacantes decisivos e nem grandes chutadores. Se não melhorarmos a nossa produtividade ofensiva ou encontrarmos atacantes que façam a diferença vamos cumprir, apenas, uma campanha mediana neste Brasileirão.

8 Comentários:

  • Às 8 de maio de 2010 às 23:09 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES...

    DIFICULDADE? vc achou mesmo???

    Olha, acabo de ver os melhores momentos...

    São 13 chances do Palmeiras contra 2 do Vitória.

    Do Robert, nem falo nada...

    Foi uma vitória justíssima.

    Estrear com o pé direito, em meio a tantas coisas "tortas", faz bem p/ "saúde" rssss.

    Grande abraço, boa noite.
    ..

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 03:30 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Sérgio
    Sei que dominamos e controlamos o jogo em 70% ou mais das ações.
    A dificuldade residiu no fato de não chutarmos em gol ou, quando chutamos o fizemos muito mal Centro-avante de há muito nós não temos. O Palmeiras não tem ataque. Os meias chegam pouco e não arrematam bem. Não temos nenhum chutador que pegue forte e meta medo no adversário. A defesa é boa, o meio de campo razoável, mas o ataque, com todo o respeito ao seu ponto de vista, é muito fraco.
    abs Alcides

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 11:37 , Anonymous SERGIO disse...

    Alcides meu amigo, acima eu falei sobre o Robert (péssimo), portanto concordamos. Já o Ewerthon jogou MUITO BEM, na minha opinião. E é certo que, se não vierem reforços nesse setor carente, a coisa pode ficar pior, Abraço - aproveitando p/ mandar um ÓTIMO dia para todas as mamães deste mundão afora.

    Bom Domingo a todos...

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 12:04 , Anonymous SERGIO disse...

    ..
    MESTRE DOS MAGOS

    http://tiraamaodemim.wordpress.com/2010/05/07/a-bocha-palestrina-e-a-causa-dos-atrasos/

    POR FAVOR, quando possível veja esse link, e dê sua opinião (que aliás está dentro sa sua área de atuação).

    Valeu amigão!!!
    ..

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 20:09 , Anonymous Edson disse...

    Essa rodada do brasileirão mostrou a má vontade da imprensa com o verdão. É realmente difícil para os jogadores e para a torcida suportar tanta parcialidade.
    Antes do jogo começar, Vanderlei Nogueira, ao dar a escalação do time soltou a seguinte pérola: com esse time e com muiiita esperança, o Palmeiras começa o campeonato brasileiro.
    Terminada a rodada, já ouví: o Palmeiras ganhou do Vitória com as calças na mão; no sufoco o Pslmeiras ganha do Vitória e outras.
    O Atlético Goianiense empata com o Grêmio no Rio Grande do Sul e a manchete é: Vitor ganha um ponto para o Grêmio; O Palmeiras bate o Vitória e a manchete é: Lincoln salva o Palmeiras. É realmente revoltante. O Grêmio não ganhou do time goianiense, mas tudo bem... o Corinthias ganhou no apito do Atlético Paranaense, mas tudo bem... Dois times que o Palmeiras enfrentou pela copa do Brasil e teve dificuldades, mas parece que só para o verdão estão guardados os comentário pejorativos.
    A transmissão do PFC, no jogo Palmeiras e Vitória foi um festival
    de comentários com cunho depreciativo, realizados pela dupla de transmissão. Não sou contra as críticas ao time, mas muitas são indevidas e pré-concebidas.
    É realmente de revoltar.

     
  • Às 9 de maio de 2010 às 20:28 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo e justiça seja feita: li agora a análise do jogo pela gazeta.net e a análise da partida está refletindo o que foi o jogo. Nenhum primor e nenhuma trajédia.

    Alcides, a sua análise é perfeita.

     
  • Às 10 de maio de 2010 às 11:52 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    MEU AMIGO SÉRGIO

    Meu amigo, a coisa talvez seja mais grave do que eu penso, porque primeiramente não existe CONTADOR NO CLUBE.

    Se existe tem que ser demitido se esse BALANÇO for VERDADEIRO.

    Isso é muito fácil verificar se você pegar a coluna DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS e somá-la.

    Abaixo transcrevo a soma correta:

    8.247.346,00
    6.989.098,00
    287.676,00
    2.316.497,00
    4.485.339,00
    776.132,00
    35.846,00

    23.137.934,00

    O VALOR QUE CONSTA NOA DEMONSTRAÇÃO DE DÉFCIT É DE R$ 22.850.258,00.

    PRA MIM NÃO IMPORTA SE A DIFERENÇA PODE SER CAUSADA PELO FATO "IRRESPONSÁVEL" DO CONTADOR TER ESQUECIDO DE SOMAR O ITEM "TRIBUTÁRIAS" NO VALOR DE 287.676,00.

    É UM ERRO IMPERDOÁVEL PARA UM TIME QUE ADMINISTRA MAIS DE 100 MILHÕES DE REAIS DE RECEITAS POR ANO NÃO É VERDADE???

    NÃO TEM CABIMENTO UM BALANÇO IR À VOTAÇÃO COM UM ERRO TÃO IMBECIL E IRRESPONSÁVEL DESSE JEITO.

    PIOR QUE ISSO, SER PUBLICADO NO IMESP, ISSO NÃO TEM CABIMENTO.

    ISSO ME DEIXA COM UMA GRANDE CERTEZA DE QUE AS COISAS POR LÁ SÃO FEITAS "NAS COXAS" E FICA DIFÍCIL ACREDITAR NA VERACIDADE DE TODAS AS DESPESAS QUE CONSTAM DESTE DEMONSTRATIVO.

    A PARTE SOCIAL, PELO QUE CONSTA SUPORTA SIM E COM LUCRO DE 4.466.487,00 OS PÊLOS DE BUNDA GORDA DA BÓCHA E OS DEMAIS ESPORTES QUE SÓ DÃO PREJUÍZO AO CLUBE, COM EXCESSÃO DO BILHAR.

    A PARTE SOCIAL, CONSEGUIU INCLUSIVE COBRIR ATÉ O DÉFICIT DO FUTEBOL, QUE CUSTOU PRATICAMENTE QUASE 8,5 MILHÕES DE REAIS AO MÊS DURANTE 2009.

    MAS COMO DISSE, NÃO DÁ PARA ACREDITAR NAS PESSOAS QUE CONDUZEM O CLUBE, VISTO QUE EXISTE ERRO EM DEMONSTRATIVO, QUE AO QUE PARECE É OFICIAL, A NÃO SER QUE SEJA MONTAGEM DE ALGUÉM.

    VERIFICA-SE TAMBÉM PROVAVELMENTE QUE O CLUBE PAGOU MAIS DE 1 MILHÃO DE JUROS BANCÁRIOS AO MÊS, DEMONSTRADO NA CONTA RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO.

    "ITENS EXTRAORDINÁRIOS" ENTÃO, NEM QUERO IMAGINAR O QUE SEJA (AS MULTAS RESCISÓRIAS?), UMA VEZ QUE NÃO EXISTIAM EM 2008 E APARECERAM COM ESSA DESCRIMINAÇÃO SEM PÉ E SEM CABEÇA.

    DESPESAS GERAIS NA CASA DE 4.485.339,00 É MUITO FÚTIL E NADA SIGNIFICATIVO PARA UM CLUBE QUE FATURA MAIS DE 100 MILHÕES POR ANO, PRECISANDO DE UMA ANÁLISE MAIS SEVERA DO RAZÃO DESSA CONTA.

    O GASTO COM PESSOAL E TERCEIROS ME PARECE A ÚNICA COISA CONDIZENTE COM UM CLUBE COMO O PALMEIRAS, MAS É PRECISO SABER DETALHADAMENTE OS CUSTOS COM O DESPORTO PROFISSIONAL, POIS SE OS SALÁRIOS DOS "COLABORADORES" SAVÉRIOS, GENAROS E AFINS ESTIVEREM ALÍ, ENTÃO O CUSTO COM PESSOAL E TERCEIRO JÁ COMEÇA A SER PREOCUPANTE E FRUTO TAMBÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO MAIS PROFUNDA, POIS PODEREMOS ACHAR MUITOS "PARENTES" ENFIADOS EM CARGOS FANTASMAS.

    ISSO É SUPOSIÇÃO MINHA, VISTO QUE POR ESSE ÚNICO ERRO DE R$ 287.676,00 (duzentos e oitenta e sete mil seiscentos e setenta e seis centavos) NUM DEMONSTRATIVO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA, ME INDUZ A TER.

    SEM MAIS.

    GRANDE ABRAÇO A TODOS.

    ** EM TEMPO, DEMONSTRATIVOS SÃO MUITO SUPERFICIAIS, AINDA MAIS QUANDO CONTÉM ERRO GROTESCO.

    ** DE QUALQUER FORMA OS NÚMEROS SÃO DE INGERÊNCIA ADMINSITRATIVA E NÃO CONDIZ COM UM GRANDE ECONOMISTA.

     
  • Às 10 de maio de 2010 às 19:28 , Anonymous SERGIO disse...

    MESTRE DOS MAGOS...

    OBRIGADO PELO RETORNO MEU AMIGO!!!

    Vc é o cara preparado aqui p/ ver isso, minha área é a jurídica como vc bem sabe.

    PUTZ. Vc tem toda razão. Publicar um Balancete desses na IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO, com erro GRAVE é demais.

    Achei bom que isso veio à tona, haja vista que o Palmeiras tem que cumprir a lei publicando periodicamente suas receitas e despesas entre outros.

    Resumindo o que este leigo aqui entendeu: Se não vier um patrocínio de respeito - estão desviando dinheiro de outras fontes de arrecadão para o setor social - (não é á toa que estão correndo atrás da FIAT), a coisa pode piorar. Esses atrasos de salários são justificáveis no ponto de vista econômico-contábil, mas INJUSTIFICÁVEIS no ponto de vista ético, moral e trabalhista.

    MUITÍSSIMO OBRIGADO.

    ABRAÇO!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial