Observatório Alviverde

18/10/2010

ATÉ QUANDO, FELIPÃO, VAMOS JOGAR COMO TIME PEQUENO. ESSE EMPATE EU COLOCO EM SUA CONTA!

Tentarei ser sucinto, (sei que não vou conseguir) eu que sempre sou tão prolixo quando o assunto é Palmeiras.

Começo dizendo que continuamos queimando no purgatório existencial advindo da incompetência de Cipullo e da inexplicável omissão, cumplicidade e leniência de Belluzzo, cujo maior pecado como administrador foi o de não ter destituído ou demitido esse ineficiente diretor.
Muito longe disso,  por razões que fogem ao senso, à lógica e à razão, Belluzzo sempre  endossou prontamente, cegamente, todas as atitudes de Cippullo, ainda que errôneas, ilógicas, irracionais, mesmo que viessem DE encontro, isto é, contrárias, aos interesses do próprio clube.
Em resumo, jamais tivemos em nossa história diretor de futebol mais perdulário e incompetente do que Cipullo.

Hoje, sofremos as conseqüências de tudo isso, porque:
1º) Temos a saldar mensalmente uma folha de pagamento brutal, seguramente, a maior do país, engrossada substancialmente pelas tantas indenizações pagas, desnecessariamente, a técnicos e profissionais demitidos com ou sem razão. Resultado disso, salários atrasados e completo descontrole administrativo.
2º) Queda acentuada de nosso fluxo de caixa, necessidade de trabalhar no vermelho, contração de empréstimos, antecipação de receitas futuras e o endividamento brutal do clube com o pagamento de juros muito acima das taxas normais de mercado.

Tudo isso seria compreensível e contornável, tivéssemos um elenco forte e jogadores para vender e fazer caixa.
Não temos uma coisa e nem outra.
O que vem acontecendo não é causa, é simples consequência da má gestão em nosso futebol profissional.

Palaia não tem culpa. Pelo contrário. Procedeu com correção demitindo Cipullo e todo o depto de futebol, embora pecando por precipitação, gerando mais um foco de descontentamento dentro de nosso conturbado clube.
De qualquer forma mostrou, ao contrário de Belluzzo, que ele gosta menos de Cipullo e muito mais do Palmeiras. Isso é muito bom, pois o novo presidente mostra, claramente, que não quer ter, do ponto de vista político, o rabo preso com ninguém.

O EMPATE COM O CEARÁ
Reconheço que as contusões e as ausências de muitos jogadores, principalmente de Kléber e Valdívia, colaboraram muito para o desfecho do resultado desfavorável, imprevisível...
Mas, se saímos na frente, se temos jogadores teoricamente melhores, se jogamos em nosso reduto com o apoio de nossa torcida, como é que poderíamos ceder o empate?

O GRANDE CULPADO
Mais, muito mais do que Márcio Araújo que cometeu um penalti desnecessário e infantil, o grande culpado do empate de ontem foi Scolari.
Jogou o jogo inteiro com duas figuras decorativas, Diney e, principalmente, Lincoln, sem coragem suficiente para substituí-las.
Que não alegue pobreza de banco pois qualquer jogador que entrasse faria melhor que os dois.
As atuações desses atletas foram pífias, patéticas, estéreis, irritantes…

JOGO COVARDE
O recuo do time para compor uma covarde e inconcebível retranca contra um time modesto e limitado como o Ceará é imperdoável para um técnico da rodagem e do cartel de Felipão.
Chegar três ou quatro vezes ao gol adversário em 90 minutos e, por cima, ser ameaçado a toda hora é, simplesmente, vergonhoso.

SUICÍDIO TÁTICO
Jogar no contrataque como (?), se  o Palmeiras não tinha e não tem  jogadores de velocidade para essa modalidade de jogo ?
Como acertar o time e sair do sufoco, retirando o único meio campista com capacidade para a boa saída de bola, Marcos Assunção?
Como é que um técnico de nomeada como Scolari permite que sua equipe tome o abafa de um time frágil como o Ceará, e assista a tudo impassivelmente sem tirar os jogadores nulos, despreparados fisicamente, como Lincoln e Diney ou exigir um postura ofensiva da equipe pela própria necessidade da vitória?
A pressão dos minutos finais em busca da vitória, mostraram, claramente, que se o Palmeiras não se acomodasse na defesa, não teria deixado de ganhar os pontos preciosos de que tanto precisava para melhorar o posicionamento da equipe na tábua de classificação.

A NOVA REALIDADE
É certo que se pense no Sucre e na sul-americana, mas se o Palmeiras vencesse o Ceará poderia pensar também na vaga da Libertadores via Brasileirão.
Mas, agora, vários times como Bambis e Grêmio  já saltaram a nossa frente e as nossas chances de classificação via libertadores diminuíram drasticamente.

QUE VENHAM OS GAMBÁS
Sem os alas (Araújo e Gabriel levaram o terceiro amarelo), sem Valdívia e com outras contusões e impedimentos que venham ocorrer no jogo contra o Sucre,  como vamos armar o time para o clássico contra os gambás? 
Improvisando Pierre pela direita para ficarmos sem apoio pelo setor direito?
Ou vamos jogar com três zagueiros, voltando Fabrício para compor a zaga, fazendo a dobra com Rivaldo na ala esquerda?
Lincoln vai jogar a bolinha miúda que jogou hoje contra os cearenses?
Vai demarcar terreno e atuar só em uma estreita fsixa como fez ontem?                                        
Ou Valdívia está guardado no bolso do colete e irá para o jogo?

CONCLUINDO
Enfim, o que será de nosso Verdão nessa fase final de Sul-Americana e Brasileirão com esse elenco fraco e sem alternativas?
Com diz um querido sobrinho meu, palmeirense por DNA, sofrido como todo o jovem que ousa torcer pelo Palmeiras, "quando a gente espera que vai, não vai e quando a gente espera que não vai, vai!"
Se a coisa funciona, realmente, assim, não esperemos mais nada daqui em diante…

DEIXE A SUA OPINIÃO

ATENÇÃO: QUEM QUISER POSTAR SOBRE POLÍTICA PODE ENTRAR EM MEU OUTRO BLOG:   http://www.promotoresdopovo.blogspot.com/

14 Comentários:

  • Às 18 de outubro de 2010 às 02:41 , Anonymous Sergio disse...

    Anônimo SERGIO disse...

    ..
    É ALCIDES...

    FOI IRRITANTE VER o Rivaldo (que perdeu 2 gols feitos no 1º tempo) pedindo para sair aos 30 min. do 2º tempo. Pois então, tomamos o gol aos 38 min. e Felipão resolveu colocar o Tadeu somente aos 41 min. Sinceramente, apesar dos desfalques, o Palmeiras tinha que vencer. Deu espaço p/ adversário, pediu p/ empatar (mais um na conta do TÉCNICO).

    TIME REMENDADO (sem o Mago) p/ pegar o Sucre, e mais remendado ainda p/ pegar os gambás.

    Agora sim a Copa NISSAN Sulamericana é o único caminho viável p/ chegar à Libertadores.
    MAS NÃO SERÁ NADA, NADA FÁCIL.

    Boa noite

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 10:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Alcides,

    Seu texto, sempre correto, retrata o momento do Palmeiras, um time que vem tentando ser erguer em razão de nossa péssima administração. Senão fosse a volta do Felipão, sabe lá se não estaríamos lutando para fugir do rebaixamento. Fui um dos maiores criticos quando da volta do Valdivia, mas o chileno, aos poucos, vem jogando um futebol ousado. Kléber, se não é um gênio, é um centroavante acima da média, que incomoda o jogo inteiro. Porém, sem esses dois jogadores ficamos totalmente dependente de uma única jogada: as faltas cobradas pelo Marcos Assunção. É muito pouco para uma equipe. Mas, com esse paralelo entre a administração e o futebol, traçado nesse brilhante post, temos que erguer as mãos para o céu, pois poderia ser muito pior!!!

    Abraço
    Enzo Martinelli

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 10:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom falar oque desse merda do FELIPÃO retranqueiro do caralho oque ele fez pelo Palmeiras? ficou no banco em 99? só craque de bola em campo que ganhou aquele titulo foram, SÃO MARCOS, ARCE, ALEX, E CIA, ai o cara fica 8 /9 anos fora e arrumou oque?ai vem para o brasil para jogar com essa retranca do caralho pq será que o mago se machucou em sucre? será se tivesse mais um meia no jogo ñ podiam revesar sobe 1 e depois outro mas não o MAGO sim veste a camisa do palmeiras e o kleber coitado só la na frente esses dois são idolos para mim mas eu queria mais ver tabelas, jogadas e muito mais gols deles mas o CAPITÃO NASCIMENTO ñ quer isso, contra o BOTAFOGO, SUCRE(UNITED) CEARA AFF, 1 atacante e 1 meia quero ver domingo contra os GAMBAS 2 goleiros, 8 zagueiros e 1 volante me poupe como quero que leve uma surra do CURINTIA, E tem mais o jogo na vila contra o santos o jogo sobre controle o MARQUINHOS se contundio ai sai o 10 dos caras em vez de colocar o LINCON e dominar o meio campo não ele vai e corre p debaixo da cama e ontem CARPEGIANE mete logo 3 homens de frente resultado vitoria das MENINAS.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 11:42 , Anonymous Alvaro Martins - Salkvador - Bahia disse...

    VTNC FILIPÃO RETRANQUEIRO.
    Retranca contra o Ceará já é demais. Ele parece que tem ímã pra jogador ruim. Porque que esse Rivaldo não sai do time? É panelinha? Todu o mundo sai menos ele.Rivaldo só corre corre e naum rende nada. Como é que o Palmeiras gastou tanto dinheiro com um jogador desses. Lincoln ficou parado o jogo inteiro. Diney pelo o menos correu. Domingo a gente vai ter que jogar lá atrás também contra os gambás. Isso é uma vergonha. A vantagem é que o Gladiador joga e vai incomodar a defesa deles.Alvaro Martins - Salvador - Bahia

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 12:43 , Anonymous TIRIRICA VERDE disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 13:07 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    NOTA DO BLOG.
    ESTE BLOG NÃO TEM CONOTAÇÕES POLÍTICAS.RESPEITA DILMA, SERRA ASSIM COMO QUALQUER CANDIDATO E ACHA QUE CADA QUAL VOTA EM QUEM QUISER, NO CANDIDATO QUE ACHAR O MELHOR.
    O EDITOR DO BLOG, HÁ 20 ANOS NÃO VOTA EM NINGUÉM E NÃO VAI FAZÊ-LO, NOVAMENTE, POR QUESTÕES QUE NÃO VAI EXPOR AQUI. SÃO EXTEMPORÂNEAS AS MANIFESTAÇÕES DESSE TEOR ATRAVÉS DESTE OAV. JÁ RETIREI VÁRIOS COMENTÁRIOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS AOS DOIS CANDIDATOS. EM RAZÃO DISSO VOU RETIRAR TAMBÉM A MANIFESTAÇÃO DO NICK TIRIRICA VERDE POR CONTER UMA MANIFESTAÇÃO POLÍTICA. NÃO SE TRATA DE CENSURA (ESTE BLOG NUNCA TEVE MODERAÇÃO), MAS DE COERÊNCIA AOS PRINCÍPIOS QUE DEVEM NORTEAR ESTE ESPAÇO. QUANTO ÀS ELEIÇÕES QUE VENÇA SEMPRE A DEMOCRACIA.(AD)

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 13:13 , Blogger Alcides Drummond disse...

    AO TIRIRICA VERDE E A QUEM QUISER POSTAR SOBRE POLÍTICA, VOU DISPONIBILIZAR O MEU BLOG
    www.promotoresdopovo.blogspot.com
    para que cada um que queira falar sobre as eleições possa fazê-lo, livremente, guardados e respeitados os princípios de ética e do bom senso. Está aberta a postagem para os comentários de quem quiser manifestar-se politicamente.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 13:27 , Anonymous vladimir rizzetto disse...

    O Palmeiras, definitivamente se tornou um time pequeno.
    Joga como tal, se comporta como tal nos bastidores e aceita passivamente os ataques da imprensa.
    Mas, afinal, qual é a diferença de um time grande e um time pequeno?

    TIME GRANDE
    Um time grande entra em campo sabendo que a derrota e o empate é a mesma coisa, portanto, estufa o peito, levanta a fronte e busca a vitória com valentia e determinação até o apito final. Se ganhar, ótimo, terá toda sua garra e suor recompensados, porém, se perder, resta-lhe a manutenção do seu orgulho e grandeza.
    Exemplo: SPFW.
    A imprensa ajuda, a arbitragem faz vistas grossas e etc., porém, todo jogador que enverga aquele manto maldito, o faz com altivez sempre na busca pelo maior dos objetivos, ou seja, eles fazem a parte que lhes cabem. Resultado? Títulos, títulos, crescimento de torcida e respeito internacional.

    TIME PEQUENO
    O pequeno sabe que tem que ganhar ou ganhar, entretanto, seus jogadores entram em campo com os calções borrados de merda, aceitam humilhações dos adversários de cabeça baixa, abdicam de buscar o gol, saudam um empate ridículo contra Botafogo e Barcelona, ops, digo... Ceará, como se fosse a conquista de uma Copa do Mundo e depois do jogo, ainda servem de massa de manobra para a imprensa.
    Para mim, essa é a diferença brutal entre o grande e o pequeno medíocre. Portanto, os louros aos grandes e a vergonha aos pequenos.
    Rezo fervorosamente a Deus para que a 4ª vaga da libertadores não seja liberada, pois, caso contrário, os bambis a conquistarão. Isso se eles não abocanharem a 3ª... Do jeito que está o campeonato, eu não duvido.
    Palmeiras, o Guarani da capital.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 14:02 , Anonymous TIRIRICA VERDE disse...

    CALMA

    FELIPÃO VÊ SE NÃO ERRA.

    TIRA SÓ O RIVALDO QUE VOCÊ ACERTA.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 14:05 , Anonymous Walter Porcão disse...

    Rizeto e companheiros
    A postagem foi boa. Mostrou que a gente tá pagando pelos pecados do Cipulo. Como fazer omelete sem ovo? Felipão faz o possível e o impossível.Se ele não fechasse o time a gente ia brigar para não cair. Pense nisso. Mas eu concordo que é um exagero jogar na retranca contra o Ceará. Não fale do Guarani porque o time deles joga de maneira muito ofensiva. O nosso não. Um abraço.

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 14:58 , Anonymous vladimir rizzetto disse...

    Você tem razão, Walter Porcão...
    Sobre a análise tática, nem me meto a fazer isso, pois, o Esmeraldino já a "destrinchou".
    Abraço

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 18:54 , Anonymous Marcelo disse...

    Conmebol volta atrás, e G-3 do Brasileirão passa a ser outra vez G-4.
    Estamos a dois pontos do CAP, mas o time vai render?
    Abraços,

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 19:04 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    O meu sobrinho escreveu certo:
    "quando a gente espera que vai, não vai e quando a gente espera que não vai, vai!"
    Como todos agora esperamos que não vai, acho que vamos. Mas quem é que vai segurar os bambis?(AD)

     
  • Às 18 de outubro de 2010 às 21:56 , Anonymous SERGIO disse...

    ..
    ALCIDES...

    COMO PREVISTO, G-3 virou + ou - G-4.
    Ou seja, duas chances p/ PALMEIRAS decolar em 2011.

    Vamos torcer p/ ver no que dá. Sigo acreditando, apesar de tantas dificuldades e circunstâncias inesperadas.

    POR FIM, sobre política, mais uma vez vc está corretíssimo ao retirar essas postagens descabidas e inapropriadas em um site deste nível, e com esse objetivo distinto. Esse cidadão com NICK DE PALHAÇO (Tiririca)está completamente cego, para defender seu ponto de vista irredutível, prefere perder seus amigos, do que uma "eleição". LAMENTÁVEL, como a gente se engana.

    PALMEIRAS ACIMA DE TUDO. E DE TODOS.

    BOA NOITE.
    ..

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial