Observatório Alviverde

18/11/2010

O PALMEIRAS GANHA DO GOIÁS E GARANTE A VANTAGEM PARA JOGO DE VOLTA, 4ª FEIRA QUE VEM NO PACAEMBU. MAIS UMA VITÓRIA A LA FELIPÃO, COM MUITA LUTA, ESFORÇO E SOFRIMENTO. UMA VITÓRIA DAQUELAS QUE A GENTE CHAMA DE VITÓRIA COM SOFREGUIDÃO.O FAVORITISMO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, NÃO A GARANTIA DA CLASSIFICAÇÃO! TODO O CUIDADO É POUCO! DE QUALQUER FORMA, O PALMEIRAS VAI PODER JOGAR EM CIMA DO RESULTADO SEM DAR CHANCES AO GOIÁS DE JOGAR COMO MAIS GOSTA, À BASE DE CONTRATAQUES!

 

1) Você sabe o que significa sofreguidão? Armando Nogueira usava muito essa palavra. Hoje, lembrei-me do mestre e também vou usá-la .

 

2) Sofreguidão é qualquer coisa que nos causa pressa e impaciência, que queremos terminar logo e sofremos muito até conseguir.

 

3) Embora o dicionário não defina sofreguidão como sofrimento, sofreguidão pressupõe sofrimento como explicou, um dia, Armando, na TV.

 

4) Pois não foi isso que vivenciamos no jogo de hoje com o Goiás? Exatamente igual já ocorrera contra o Vitória e o Galo Mineiro?

 

5) Saibam todos que esse é o estilo de Felipão. Foi assim, é assim, e será, sempre, assim, conforme frase já usada em postagens anteriores.

 

6) Embora sempre bem mais perto da vitória, sofremos "deemaaais"  para derrotar o Goiás.

 

7) Outro dia eu falava, figurativamente, que Felipão estava querendo inventar a vitória sem gols.

 

8) Não era, porém, uma crítica, mas uma imagem de constatação da ineficiência de nosso ataque.

 

9) Defensivamente não creio que exista nenhum time melhor que o Palmeiras, Nem Corinthians, nem Flu, nem SP, nem Botafogo, ninguém!

 

10) A começar por um goleiro espetacular cujas atuações dispensam comentários. Deola, ontem, foi, simplesmente, perfeito!

 

11) Entretanto, do ponto de vista ofensivo, realizamos, como de hábito, sempre muito pouco. Contra o Goiás, ontem,  foi assim.

 

12) Desfrutamos de poucas oportunidades de gol. Vivemos da "bola-parada" em faltas ou chutes à distância  sempre com Marcos Assunção.

 

13) Se nosso meio-campo é bom para defender, para encostar e apoiar as jogadas ofensivas é fraco. Falta-nos um camisa 10 de qualidade.

 

14) Kléber continua isolado à frente, sempre bem marcado. Volta muito para buscar o jogo e ficamos sem um homem de área. Ontem Kléber não jogou nada.

 

15) Não driblou, não tabelou, não penetrou, jogou longe da área e só conseguiu chutar a gol aos 38 do 2º tempo desperdiçando boa chance.

 

16) O que dizer, então de quem tinha a obrigação de fazer o link defesa –ataque, Lincoln?

 

17) Quem não viu que o Palmeiras jogou com dez? Lincoln passeou em campo. Sua produtividade foi zero! À esquerda, claro!

 

18) E o nosso setor direito, a dobradinha Marcio Araújo-Tinga?  Só existiu defensivamente.

 

19) E a outra dobradinha pelo lado esquerdo, Gabriel-Luan? Foi um setor lúcido de nosso time e a nossa válvula de escape.

 

20) Dizem que Edinho jogou muito. Não, é diferente! Ele defendeu muito! Apoio ao ataque, nenhum! Mas cumpriu importante papel tático.

 

21) Agora eu não sei porquê criticam tanto a dupla Maurício Ramos e Danilo. Poucos times têm uma zaga tão efetiva quanto a nossa.

 

22) Estão longe de Djalma Dias-Carabina, de Luiz Pereira-Alfredo Mostarda de  de Klébão e Roque Jr, mas se constituem em uma boa dupla.

 

23) Jogaram muito bem ontem contra  o Goiás e estiveram insuperáveis e intransponíveis no jogo aéreo usado com insistência pelos goianos.

 

24) Muitas vezes critica-se um jogador sem saber qual a incumbência tática que lhe foi atribuída. Será que podemos criticar Márcio Araújo?

 

23) O então mais regular entre os atletas do Palmeiras ontem esteve, mais que irregular, irregularíssimo.

 

24) Não quero nem me ater a sua falta total de apoio pela direita, mas aos passes errados, às falhas de marcação e de cobertura.

 

25) Interessante é que o Goiás quase não explorou esse lado vulnerável da defesa palmeirense .

 

26) Quero falar, agora,  algo interessante a respeito de Tinga, a quem chamam de quase craque. Está faltando muito para que ele chegue lá.

 

27) Corre muito, sua a camisa, se esforça, mas não consegue render um terço do que rendia com a camisa da Ponte.

 

28) Está sempre se enrolando com a bola, abusa do individualismo mais parecendo um peladeiro. Precisa amadurecer!

 

29) Pierre entrou no lugar de Lincoln apenas aos 34 do segundo tempo. Felipão queria (e conseguiu) garantir o resultado.

 

30) Entendo, porém, que Felipão não deveria ter seguido com o inútil Lincoln no decorrer de tanto tempo. Que saudade do Valdívia!

 

31) Da mesma forma, entendo que a entrada de Pierre para jogar atrás, atraiu todo o time do Goiás sobre a nossa defesa.

 

32) Mesmo paradão entre a meia direita ofensiva e o meio campo, a presença quase inútil de Lincoln impedia o avanço da zaga do Goiás.

 

33) Tinga, teoricamente, deveria avançar e ocupar o setor, mas seguiu em campo restrito às mesmas funções de marcação.

 

34) Essa foi a razão maior do sufoco que sofremos. Felipão deveria entrar com um jogador capaz de puxar contraques e tentar contragolpear.

 

35) Optou por marcar e confirmou que queria jogar pelo resultado quando, logo em seguida,  colocou Leandro Amaro em lugar do próprio Tinga.

 

36) Não seria injusto se o Goiás empatasse o jogo,  em função de ter tido mais posse de bola e domínio territorial no segundo tempo.

 

37) O Goiás até empatou no apagar das luzes mas de forma irregular em um lance de duplo impedimento.

 

38) Evandro Roman que cumpria um trabalho razoável, foi salvo do mico pelo bandeira Marcio Santiago, que anulou a jogada irregular.

 

39) Foi uma atitude corajosa, incomum, aliás, na maioria dos poltrões e caseiros que compõem a arbitragem tupiniquim.

 

40) A cobertura televisiva para Belo Horizonte restringiu-se à Band (TV Aberta) e Sportv (TV por assinatura). A Globo não transmitiu.

 

41) Quem desconhece o desprezo da Globo por qualquer clube diferente de Flamengo, Bambis e Gambás? Foi melhor! A Globo traz peso!

 

42) Assisti à transmissão com o controle remoto à mão, zapeando entre a Band e o Sportv. O Milton trouxe mais sorte! Desculpem-me, mas sou supersticioso.

 

43) Brincadeiras à parte, quando você tem dois narradores de qualidade, Luciano e Milton, você escolhe pode escolher entre os melhores.

 

44) Apesar de ser um invasor da profissão, gostei da sensatez do Edmundo e me diverti, como sempre, com o Neto, o incoerente.

 

45) É óbvio que, também, acompanhei o sempre correto e competente Maurício Noriega, a melhor opinião do Sportv.

 

46) Veja como foi o golaço do Marcos Assunção, narrado pelo Milton Leite.

 

47) Antes do gol, cá entre nós, vocês se lembram quando eu disse, ontem, que o mapa da mina seria explorar a baixa estatura do Harley?

 

48) Analise bem a jogada do gol e raciocine comigo: Fosse em um goleiro de dois metros de altura essa bola teria entrado?

 

49) Pode ser que sim,  mas é mais provável que não!

 

50) O Palmeiras precisa explorar essa deficiência do goleiro do Goiás, quarta-feira no Pacaembu, se quiser ganhar mais facilmente!

 

DEIXE A SUA OPINIÃO

12 Comentários:

  • Às 18 de novembro de 2010 às 09:10 , Anonymous Ney Verde disse...

    Alcides;

    Perfeito sua leitura do jogo, somente uma oservação no item 29
    "Como esse Pierre é ruim"não deve mais entrar para segurar resultados, ontem quase entrega o resultado, tenho comentado aqui sempre.., jogador muito faltoso, não acerta um passe de meio metro, é outro Correia.....

    No restante parabens a todos, pela luta pelo empenho, e a defesa esta realmente perfeita....

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 11:00 , Anonymous Alvaro Martins - Salvador - Bahia disse...

    Alcides
    Você só não disse que o Assunção foi o melhor em campo. Acho que agora ninguém segura mais o Verdão de ir pra final. Alvaro Martins-Salvador-Bahia.

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 11:13 , Anonymous Porcão disse...

    Vitoria de raça do Verdão. Grande atuação de Marcio Araújo. Ele foi o nosso melhor atacante. Que chutaço aquele, hen? Nem o Rogério Veni e nem São Marcos pegava aquela bola. Concordo com a sua análise e se o Valdívias não voltar a gente vai ficar na mão nessas finais na Argentina ou no Equador.

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 12:49 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    O gol foi uma pintura.

    Não acredito que nenhum goleiro conseguisse evitar, o que foi uma surpresa.

    Ninguém, nem mesmo os que estavam narrando anteviram o canhão, só hora que foi mesmo e entrou.

    Mas para mim o jogador que fez uma super partida foi o Edinho.

    Edinho foi esteio da defesa e muitas vezes saiu com a bola dominada desafogando o time.

    Não é atoa que Fluminense queria, Internacional voltou a querer, mas aposto um radinho na cabeça que Felipão não vai largar, hehehehe.

    A não ser por muita $$$$$$

    Saudações.

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 15:07 , Anonymous Marcelo disse...

    Holá Palestrinos,

    Vibrei muito com o verdão ontem, assisti pela Band, ótima narração do Luciano, só quero dizer que:
    Aquele Fernandinho Fern.... vai ser agourento no inferno, primeiro só estava secando o verdão, dizendo que se for o Independiente a segunda partida será na Argentina e daí a coisa complica, é verdade mas...
    Depois disse que o Goiás joga melhor fora de casa, é verdade mas...
    Para finalizar estava entrevistando o Felipão e gravaram a celularzada que o Big phil levou, vá ser pé frio lá na marginal sem número.

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 15:34 , Anonymous Bola disse...

    O time tá bom bom mas não é o suficiente a torcida ficar tranquila Falta linha a gente não tem linha e o Gladiador sozinho não resolve a parada. Se Valdivia não voltar se o Asunção não puder jogar como é que a gente vai ganhar.

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 15:36 , Anonymous Bola disse...

    corrigindo
    O time tá bom. Bom mas não é o suficiente pra torcida ficar tranquila. obrigado

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 18:40 , Anonymous Edson disse...

    Partida superlativa da defesa, exceto do Márcio Araújo, que estava mesmo em noite sem inspiração, embora não tenha comprometido.
    Edinho foi o nome do jogo em raça e disposição
    Deola bem; Marcos Assunção, a melhor contratação do Palmeiras na temporada. Veio de graça e é o grande responsável pot termos chegado onde já chegamos, na sulamericana.
    Tinga parece ser bom de bola, mas é imaturo e joga para ele.
    Ontem o Cléber não jogou nada. Ressalte-se a sua costumeira disposição.
    Lincoln, dormiu em campo. Parecia ter comido uma feijoada ou uma rabada, daquelas bem gordurosas.

    O árbitro foi mal no aspecto disciplinar. Deixou o Goiás matar as jogadas à vontade e não amarelou ninguém.
    A transmissão do Milton Leite foi como sempre boa, assim como o Noriega, embora tenha perdoado demais o árbitro ao dizer que aquele(não amarelar o Goiás)era um jeito de levar o jogo com experiência e "um estilo". Não concordo, pois a função do comentarista não é justificar o árbitro e sim dizer que a sua conduta não estava correta. No mais, tudo normal e correto.

    saudações

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 19:40 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES..

    BOA NOITE...

    Não sei se vc viu, pois eu estava fora estes dias, e portanto não lí nenhum comentário por aqui pertinente ao link abaixo, mas o NORIEGA elogiou seu blog. Se vc já tinha visto, perdão. Caso contrário, por favor leia estes relatos:

    http://www.verdao.net/entrevista.php?e=13


    De qualquer forma, meus parabéns. Os elogios são mais que justos, e a mídia em geral começa a visualizar seu ótimo trabalho!!!

    Para quarta-feira "já estou na fila dos ingresso" rsss e p/ final de semana, o que vier é lucro, acredito que quem entrar se doará ao máximo para não perder p/ Galo.

    Por fim, ainda virá a SP neste ano???

    Grande Abraço, e saudações à nação palestrina.

    ..

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 20:15 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Sérgio

    Fico feliz com a sua volta ao Blog.
    Se você tivesse lido a postagem de ontem, veria que eu não só destaquei a entrevista do Nori como a disponinilizei para quem não leu no PTD. Serjão: Vou passar por Sampa agora no fim do mês e vamos nos encontrar para almoçarmos juntos e falarmos sobre o Verdão. Na véspera da viagem, lhe telefono. Se o número mudou, e-mail-me. Um abraço

    NEY VERDE O Pierre é palmeirense e um reserva muito útil. Tenha paciência com ele. Um abraço.

    Alvaro: O Assunção e o Deola vêm sendo os melhores há muito tempo.

    Porcão. Você é o Walter ou outro Porco?
    Você não estava querendo dizer Marcos Assunção e não Márcio Araújo? Ontem o Marcio Araújo não foi bem.

    Mestre dos Magos:
    Edinho, TATICAMENTE, foi ótimo. Apoiou pouco, porém, EM MEU ENTENDIMENTO. Fez o que Felipão mandou. É normal que, discordando do post, voce conteste. Não sou o "dono da verdade". Entendo e acho ótimo a gente polêmizar. Vc é um dos grandes comentaristas deste OAV. Eu o respeito muito por seus conhecimentos de futebol e do Palmeiras.

    Marcelo; Participe sempre. Já vi muitos comentários seus no blog do Noriega. Sempre brilhantes!

    Bola: concordo com tudo o que vc escreveu, mas quando errar não precisa corrigir.Só se vc quiser.

    Edson: Parece que estou sozinho na parada. A exemplo do Mestre vc também elege Edinho como o melhor.

    Pra mim, Assunção, que decidiu, foi a figura superlativa. Mas o Deola jogou muito bem e Danilo e Ramos, idem.

    Gabriel e Luan foram ótimos e se entrosam cada vez mais. 90% de nossas jogadas ofensivas foram criadas ou originadas pelo setor esquerdo, nossa zona de desafogo.

    O Márcio Araújo, o Tinga e o Kléber foram esforçados e fracos.

    Lincoln apenas entrou em campo e só fez passear.

    Pierre e o Leandro Amaro jogaram pouco mas lutaram muito.

    Sem Valdívia, somos apenas um time de operários com alguns destaques.
    Valeu, gente...

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 20:58 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    Alcides, grato pelo retorno, ví agora. O e-mail e o fone são os mesmos sim. Aguardo seu contato.

    Ah, vou aproveitar p/ dar uma espiada em LDU x Independiente, que irá começar já já...

    Até breve!!!

     
  • Às 18 de novembro de 2010 às 21:55 , Anonymous Aversa disse...

    Vamos ganhar de 2 a 1 do Goiás.
    Vamos ficar com 1 a 0 até uns 30 do segundo tempo, o Goiás vai empatar, vamos tomar uns 10 minutos de pressão onde o gol do Goiás nos elimina e aos 40 ou 41, faremos 2 a 1. Bem à Felipão.
    E contra o Flu, digo novamente, deveríamos jogar em Juiz de Fora com ingressos a 50 reais na arquibancada. Arrancaríamos um milhão dos tricolores.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial