Observatório Alviverde

05/12/2010

A APRESENTAÇÃO DOS GAROTOS DO PALMEIRAS CONSAGRA A MINHA TESE. SEM TIMES FORTES, FISICAMENTE, NÃO SE SE CHEGA A LUGAR ALGUM. NOSSO TIME SUB 21, REFORÇADO POR ALGUNS PROFISSIONAIS, JOGOU DE IGUAL PARA IGUAL CONTRA O VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO. MEUS AMIGOS, ISSO PROVA, COMPROVA E RATIFICA QUE EWERTHONS, LINCOLNS, E ASSEMELHADOS TÊM DE SER BANIDOS DA VIDA DO PALMEIRAS. TIMES BASICAMENTE DE VETERANOS NÃO GANHAM NADA, MAS A NOSSA TORCIDA E OS NOSSOS DIRIGENTES NÃO APRENDEM MESMO. TEMOS DE NOS REFORÇAR A PARTIR DA BASE E DO QUE FOR MELHOR NO MERCADO NACIONAL. CHEGA DE CHUPINS NO PALMEIRAS! CHEGA DE SERVIR DE INSS PRA BOLEIROS QUE TERMINAM SUAS TEMPORADAS NA EUROPA! ESTOU CANSADO DE TIMES CANSADOS! PRECISAMOS QUE OS ARES DA RENOVAÇÃO E DA JUVENTUDE SOPREM SOBRE O PALMEIRAS. É PRECISO QUE CIPULLO E OS ENTUSIASTAS DE CONTRATAÇÕES DE VELHOS E DE JOGADORES DE NOME, SUMAM DEFINITIVAMENTE DO PALMEIRAS. A NOSSA CAMISA TEM PODER SUFICIENTE PARA REVELAR GRANDES JOGADORES. MUITOS NÃO ACREDITAM, MAS É PRECISO ACREDITAR. AQUELE TIME JOVEM QUE DISPUTOU A COPA SÃO PAULO, REFORÇADO POR QUATRO PROFISSIONAIS EXPERIENTES, TERIA BRIGADO PELO TÍTULO BRASILEIRO! A IMPRENSA FAZ CAMPANHA DECLARADA CONTRA A RENOVAÇÃO NO PALMEIRAS E OS "ZIOS" ISTO É, OS TIOS DE NOSSA DIRETORIA ACREDITAM NESSA ESTUPIDEZ QUE A NOSSA CAMISA PESA. O QUE PESA MESMO É A CRÍTICA INTERMINÁVEL E A INTOLERÂNCIA DE NOSSO TORCEDOR. NINGUÉM QUER JOGADORES DA BASE NEM O BOM E BARATO QUE SÃO A ÚNICA SAÍDA PARA QUALQUER TIME DO FUTEBOL BRASILEIRO. POR NÃO INVESTIR ASSIM O PALMEIRAS ESTÁ SEMPRE CHEIO DE VETERANOS QUE JÁ DEIXARAM A JUVENTUDE E A CONDIÇÃO FÍSICA EM OUTROS CLUBES E A GENTE NÃO CONSEGUE TER CRAQUES (QUE SE FORMA EM CASA OU EM CONTRATAÇÕES SIMPLES) PORQUE ESTAMOS SEMPRE TENTANDO TRABALHAR COM AS SOBRAS DE OUTRAS EQUIPES. POR QUE O PALMEIRENSE É TÃO TEIMOSO EM EXIGIR NOMES? NÓS NÃO SOMOS O REAL MADRID NEM O BARCELONA, NEM QUALQUER CLUBE EUROPEU QUE PODE TRABALHAR ASSIM PORQUE TEM MUITO DINHEIRO! QUANDO É QUE OS NOSSOS DIRIGENTES APEDÊUTAS E OS CAPIAUS DA TORCIDA PAULISTANA DO PALMEIRAS VÃO ENTENDER ISSO? OU ELES VÃO CONTINUAR BURROS PARA SEMPRE?.

escrever texto aqui
escrever texto aqui

8 Comentários:

  • Às 5 de dezembro de 2010 às 19:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides
    Quero que a diretoria leia o seu recado. Mais vão ler mesmo? Duvido.
    Alvaro Martins - Salvador- Bahia

     
  • Às 5 de dezembro de 2010 às 20:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Vc não respondeu meu comentario do post anterior, então eu me permiti postá-la novamente:

    Alcides, permita-me discordar:
    I) Djalma Santos, Djalma Dias, Luiz Pereira, Zeca, Nei, Edu, Carlos Alberto Borges, Muller, Amaral, Marcos Assunção, Flavio Conceição, Djalminha, Rivaldo, Jorge Mendonça, Vava, Rinaldo, Rodrigues, Zinho, Gerson Caçapa, Edilson, Asprilla, Pires, Oseias, Wagner Bacharel, Escurinho, Roberto Carlos, Cesar Maluco, Cesar(Bonsucesso), Cesar Sampaio, Alex, Kleber, Denilson, Roque Jr. e muitos outris não eram negros ou morenos?

    II) Na era pós Ademir da Guia, e pós fila - (leia-se era Parmalat), sempre teve jogadores que sabiam jogar, que tinham em sua alta qualidade técnica seu fator de desequilíbrio e não na correria e força condições que fizessem com que o time ganhasse. E o time ganhava. O time de 93/94 e o de 96 era assim.
    O time de 98/99 era mais forte mas se baseava no futebol exuberante da dupla Alex e Zinho no meio campo e de um ataque rápido e de artilharia impiedosa que resolvia as partidas.

    Ainda acho Lincolm um jogador que deve ser melhor aproveitado. Deve-se fazer um trabalho de recuperação e condicionamento físico que lhe devolva a condição de jogar. Não podemos esquecer que ele participou desses jogos com uma contusão na coxa que não foi curada pelo DM do Palmeiras, mas não se ausentou das partidas. Não jogou o que se esperava, mas tbem não fugiu do pau.

    III) Vc fala do Assunção, mas qtass vezes vimos o mesmo acontecer com o Pierre e até mesmo com o Tinga e com o Edinho?
    Vc não acha que a culpa pode ser da disposição tática e da distibuição dos jogadores em campo?

    Acho que são coisas que devemos pensar também, além de elegermos um (ou dois) culpado pelo resultado ruim.

    Um abraço

    Dinho Maniasi

     
  • Às 6 de dezembro de 2010 às 20:18 , Anonymous a disse...

    Dinho
    Respondi, sim, ao seu questionamento. Ocorre que usei um laptop ou notebook, não sei bem qual o nome,de terceiros e na hora de lançar o comentário apagou tudo. Desisti. Estava respondendo não apenas a você mas a todos os que haviam postado. As duas postagens de hoje foram feitas também de computador alheio e as fiz em menos de cinco minutos.
    Você forneceu uma lista que julga imensa de negros que vestiram a nossa camisa, mas a sua lista é pequena demais, reduzidíssima para um clube prester a alcançar o seu centenário, decorridos tantos anos de futebol. O primeiro mulato que vi vestir a nossa camisa foi Liminha, na década de 50. Veja as fotos dos times do Palmeiras a partir de 50 até 58 e veja quantos negros vestiram, nesse período, a nossa camisa. O primeiro negro retinto a vestir a camisa palmeirense não foi Djalma Santos, mas Paulinho, contratado junto ao Flamengo que logo na estréia em clássicos fez dois gols em cima dos gambás. Paulinho fazia parte de uma nova geração do Flamengo quer tinha Moacir, Henrique Frade, Dida, Babá, Duca, Milton Copolilo e outros jovens jogadores. Posteriormente foi para o Flamengo onde formou um ataque espetacular com Maurinho, Paulinho, Valdo,Telê Santana e Escurinho. Estava vendo o programa do Galvão esta semana entrevistando Djalma Santos. Vc assistiu ao programa? Ao relatar que Julinho Botelho (o maior ponta direita da história do futebol brasileiro de sua época) contemporâneo de Djalma na Portuguesa o convidou para vestir a camisa do Palmeiras ele respondeu a Julinho."Gostaria muito, mas eles não aceitam negros". Isso foi dito por Djalma, não por mim e retrata o início da década de 60. Foi a partir da contratação de Djalma que o Palmeiras instituiu subliminarmente a quota para negros
    Esse foi o start para outras contratações feitas inicialmente com muita parcimônia até que os italianos daquela época, muito mais evoluídos do que os seus descendentes atuais, começaram a abrir mais espaços para outras contratações. A lista que você publica tem nomes de jogadores que não eram negros, muitos dos quais conheci pessoalmente: Vavá, Rinaldo, Roberto Carlos, César Lemos e Zinho. Para que você não se zangue comigo acrescento a sua lista Servílio, Swing, Jair Bala, Copeu, Dario Alegria, Ademar Pantera. Duvido que você faça uma lista pequena como a que fez, se se dispuser a somar os jogadores negros de 50 até hoje no Corinthians, no SP ou no Santos.
    Mão adianta querer tapar o sol com a peneira. O Palmeiras do passado também teve um Og Moreira, um Valdemar de Brito e quem mais? O Palmeiras de hoje, só a partir de 60 começou a admitir, com muita parcimônia jogadores de cor. Quer que eu lhe conte outra? Veja se algum técnico brasileiro trabalhou com tão poucos negros como Telê?
    Ele não é a grande referência da mídia? Só o é, aliás, porque treinou o SP. Enquanto esteve no Palmeiras o chamavam de "reclamão" e chorão. Pois Telê só veio a ganhar títulos no final de carreira, quando passou a valorizar o futebolista de cor. Para encerrar. Muitos dos negros que o Palmeiras contratou foi no tempo da Parmalat, quando o clube tinha pouca ingerência sobre o futebol profissional e a impresa contratava livremente. Você fala em Jorge Mendonça. Sabia que ele veio de contrapeso em uma negociação feita com um outro meia-atacante chamado Vasconcelos?
    Sei que as coisas mudaram mas se houver uma dúvida entre um negro e um braco, o Palmeiras contrata o último.(AD)

     
  • Às 6 de dezembro de 2010 às 20:21 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Errata
    Maurinho, Paulinho, Valdo, Telê e Escurinho foi o ataque do Fluminense, atual campeão brasileirom, no início da década de 60, e não do Flamengo como escrevi.
    Paulinho apenas foi revelado pelo Fla

     
  • Às 6 de dezembro de 2010 às 20:35 , Anonymous Marcelo disse...

    Sergio,

    Acho que você não entendeu o que postei sobre a imprensa da Santa e Bela Catarina.
    O PALMEIRAS deve seguir o exemplo e contratar argentinos, uruguaios e afins, são aguerridos, fortes e técnicos.
    Parabéns Santa Catarina com dois times ns 1ª divisão!!!

     
  • Às 6 de dezembro de 2010 às 22:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, tinha certeza que vc responderia, pois te acompanho a muito tempo. Minha lista foi feita de cabeça enquanto digitsava a resposta e acrescentei Vavá, Rinaldo, Roberto Carlos, César Lemos e Zinho porque eram morenos e não por outra razão. Sei que vc tem razão, mas dos tempos em que acompanho o palestra vi muitos negros jogando e honrando a camisa alvi-verde. Vi sim o programa em que o grande Djalma dos Santos foi entrevistado pelo Galvão, achei fantástico. Tele era conhecido como pé frio, não só pela campanha em 82 e 86 mas muito também pelo campeonato de 79 que graças a uma jogada de mestre do Vicente Matheus jogou a final para o ano seguinte e Tele se "livrou" de Jorge Mendonça e Leão e o Palmeiras perdeu para o Corinthians com um gol de canela do Biro-Biro, lembra? Alcides, foi o Tele quem inventou o Mococa com a camisa 10?
    Vasconcelos veio do Náutico depois de um grande campeonato brasileiro, mas como ele jogaria se a posição dele era a mesma do Divino? Ele era muito bom jogador, mas Jojo Maravilha era um craque desde que apareceu no Bangu ainda em 72. Ah! Eu ainda acho que o Lincoln pode sim jogar pelo time desde que o DM faça o seu trabalho e o recupere e de condições para que ele não jogue no sacrifício como foram suas últimas partidas pela SA. Acho que não devemos nos esquecer que ele não correu do pau.
    Um grande abraço, meu amigo!
    Dinho Maniasi

     
  • Às 7 de dezembro de 2010 às 16:33 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Dinho

    É claro que os negros honraram a camisa do Verdão.
    Servílio era filho de Servílio, um dos maiores ídolos corintianos de todos os tempos.
    Ele cansou de fazer gols nos gambás e nunca deixou de festeja-los.
    Já falei de Paulinho, que logo no primeiro clássico marcou dois contra eles.
    Aliás há anos falo da necessidade de parar essa discriminação dissimulada e vejo que, aos poucos isso vai se extinguindo.
    Entretanto, percebe-se no ar que ainda há um certo ranço e continua a insistência em contratações de jogadores de pouca raça e disposição só porque têm uma certa condição técnica. Lincoln é um dos exemplos. De que adianta ele bater de calcanhar, fazer uma ou duas tabelas e enfiar uma ou duas bolas em 90 minutos? O que ele deixou de fazer em termos de marcação, de opção tática, de opção para as jogadas de deslocamentos, de tornar o ritmo de jogo da equipe lento e o time com menos pegada, ñão conta? Anote aí em seu caderninho. O Corinthians só não foi campeão porque Ronaldo entrou no time. Você e muitos vão responder que ele participou de jogadas decisivas nos jogos em que participou, máximo de duas e o mínimo de uma situação. Mas se o Corinthians tivesse escalado um outro jogador teria criado cinco ou seis chances em um jogo e não perderia o domínio e a marcação. Ronaldo está para o Corinthians assim como Romário esteve para o Vasco antes dos mil gols. Tomara que eles continuem escalando esse jogador. A exemplo do Vasco, não vão ganhar nada. O que me causa perplexidade é o modismo da imprensa que parece combinar para elogiar um jogador de tão pouca produtividade.
    Você falou em Mateus e me deu uma baita saudade desse dirigente. As antas que dirigiram o Palmeiras no decorrer de tantos anos, deveriam ter feito um estágio com ele para aprender simplicidade, simpatia, cavalheirismo, respeito a imprensa
    liderança e trabalho de bastidores.
    Se Mateus não tivesse existido os gambás não teriam o poder que ostentam nos dias de hoje. Para encerrar: o programa do Galvão escancarou o antipalmeirismo do apresentador. Ao abordar a passagem de Djalma pelo Palmeiras
    Galvão limitou-se a três perguntas e não deu à nossa primeira academia, um time só comparável ao Santos de sua época, o estatus e o destaque que merecia. Um abração
    Alcides

     
  • Às 8 de dezembro de 2010 às 10:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Pois é Alcides, enquanto os "jornalistas" de rádio e tv que torcem por outras agremiações não fazem o mínimo esforço pra esconder a antipatia que sentem pelo palestra os seus colegas palmeirenses fazem das tripas coração pra não deixar transparecer essa condição, além de se esforçarem muito pra agradar às outras torcidas e desandam a criticar e desqualificar o verdão. Qual o objetivo? Segurar o emprego ou atrair mais leitores e/ou leitores para seus blogs? Não sei dizer, mas que isso é chato, é! Ainda acho que Linconl não correu da forma que vc gostaria por conta de sua contusão mal curada. Senão vejamos: qual jogador que veio de fora que estava tanto tempo sem atuar não teve contusões em sua primeira temporada? Acho que no p´róximo ano poderemos ver um Lincoln muito melhor e participativo, pois era essa a forma que ele atuava qdo foi eleito o melhor jogador da Bundesliga,isto é, desde que o DM faça a sua parte. E o Valdívia? Será que vão resolver o problema da "fibrose"? Tenho sérias dúvidas qto a isso.
    Um abraço!
    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial