Observatório Alviverde

12/02/2011

PALMEIRAS 1 X 0 AMERICANA. NÃO FOI UMA VITÓRIA QUALQUER, MAS QUALQUER UM SABE QUE NÃO PRECISAVA SER TÃO SOFRIDA!

 

Todos conhecem o meu ponto de vista. Quero ganhar sempre, nem que seja por meio a zero.

Felipão também é assim.

Embora haja convergência em nossa visão de que o mais importante é o resultado, há profundas discrepâncias quanto aos nossos métodos de chegar a esse resultado.

Felipão parte sempre da premissa de que a melhor defesa é a defesa mesmo. Tal e qual Muricy Ramalho, seu seguidor, só sabe jogar assim.

Por isso, não hesita em abdicar de ofensividade para garantir um resultado, ainda que seja um frágil e reversível 1 x 0 estabelecido até contra times sem nenhuma expressão.

Antagonicamente ao pensamento de Felipão, parto do princípio diverso que ter em campo um time equilibrado, mas com predominância de ofensividade é muito mais producente, mesmo quando se trata de mera administração de resultados.

Um time forte na frente acua o adversário desencorajando-o de atacar ou de contratacar em massa.

Entretanto, mesmo nessa hipótese, terá facilitado o trabalho de buscar os gols decisivos, pois terá pela frente a defesa adversária completamente fragilizada e desmobilizada.

Quero ser sucinto na abordagem da vitória palmeirense sobre o time do Americana, enumerando, apenas, o que gostei e o que não gostei.

GOSTEI;

Da disposição espiritual do time após a dolorida derrota para os gambás.

Da forma e da disposição do time que jogou com muita entrega e disposição.

De como todos correram, marcaram, e se empenharam, sem dar chances ou espaços ao adversário que não conseguiu arrematar ao nosso gol sequer uma única vez.

Do ótimo preparo físico da equipe. Hoje, até Marcos Assunção esteve ao nível físico dos demais companheiros.

Dos três pontos muito sofridos que conseguimos arrancar de uma boa equipe, competitiva e muito bem treinada.

NÃO GOSTEI:

Do posicionamento essencialmente defensivista adotado pelo Palmeiras, jogando dentro de casa.

Do isolacionismo tático de Kléber, que continua sendo constante em nossos jogos, gerando falta de poder ofensivo e escassez de gols.

Da conduta (como sempre) apagada de Rivaldo, muito bom para marcar, correr e retomar a bola, mas um fracasso na saída para o jogo, errando a maior parte dos passes, dos lançamentos e dos cruzamentos.

Com a volta de Gabriel Silva, Rivaldo dificilmente será titular, embora se saiba que ele é um jogador essencialmente de grupo.

Na verdade, está colaborando taticamente com Felipão, já que sua posição de origem é a meia-esquerda.

Também não gostei da falta de ousadia de Felipão, mantendo em campo, sem alterações, um time que dominava territorialmente, mas que não tinha nenhum poder de penetração e que arrematava pouco ao gol.

Com atacantes rápidos no banco, ele optou por defender o resultado do que procurar a folga no marcador.

Só aos trinta e quatro do segundo tempo mexeu no time, sacando um jogador ofensivo, Tinga, e colocando em campo um volante-de-conteção. João Vitor.

A essa altura do jogo, como o adversário partia para cima, ele deveria ter colocado em campo Adriano ou Max para puxar contrataques e partir para o gol da confirmação e da consolidação da vitória,

Novamente o tradicional sentido de preservação de resultados de Felipão prevaleceu sobre o bom-senso. Ele tirou Luan e promoveu a estréia de outro homem de contenção, Chico, sem recorrer à terceira alteração para tentar um “plus” ofensivo.

Os dez mil pagantes do Pacaembu e os milhões de pessoas que assistiam ao jogo pela TV, ficaram, então, com o coração aos saltos e sobressaltos, angustiados até o apito final.

A torcida palmeirense passou a temer por outro dos rotineiros fracassos de final de jogo aos quais estamos tão acostumados, concedendo empates ou vitória aos adversários, no chamado “apagar das luzes” de cada jogo.

Mas, desta vez, afortunadamente, felizmente, conseguimos manter o resultado que nos recoloca à frente da tabela, na liderança absoluta deste paulistão 2011.

E VOCÊ, GOSTOU DO TIME, DO RESULTADO, DA LIDERANÇA?

OU, COMO EU, CONSIDERA QUE PODERÍAMOS TER EVITADO TANTO SOFRIMENTO?

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE

Sportv – Transmissão excelente de Odiney Ribeiro, em cima da jogada e sem perder muito tempo com perfumarias. Carlos Eduardo Lino, conquanto discordemos em muitos conceitos (é normal) esteve muito bem! Parabéns!

 

 

Mais do que isso,

13 Comentários:

  • Às 13 de fevereiro de 2011 às 02:08 , Blogger Unknown disse...

    Olá Alcides, recém chegado da balada, não pude deixar de entrar e ver o novo post...

    Vamos por parte, vou discordar de você neste momento e concordar mais para frente...

    Antes de tudo, gostaria de expor o que o site lancenet.com.br, expôs logo após a partida, http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Scolari-descarta-Miguel-profissional-Palmeiras_0_425957565.html, então discussão encerrada sobre esse assunto em minha opinião...


    Com relação ao time Alcides, discordo de você quando diz que o palmeiras deveria ter uma postura mais atacante do que defensiva, todos do mundo do futebol sabem que antes de marcarmos um gol precisamos não TOMAR um gol, depois do resultado contra, correr atrás é complicado meu amigo.
    Por isso acho a maneira com que Felipão tem montado a equipe, privilegiando não tomar gol, é corretíssima, quando não tomamos gol, podemos ir arriscando aos pouco e ai sim, poder fazer o seu gol e matar o jogo....

    Agora vou concordar com você, quanto aos jogos, especificamente. Felipão após estarmos na frente do placar, tem uma mania de fazer substituições para recuar a equipe, empatando ou ganhando a partida.
    Isso sim me irrita, no jogo de hoje ele tirou um homem habilidoso, com qualidade no passe, driblador que pode colocar um adversário na cara do gol muito fácil, para tentar adaptar um volante na posição dele (Alcides, João vitor não é volante de contenção e sim segundo volante), e logo após tirou um homem de frente (Luan) para colocar mais um homem de defesa, passando a jogar assim com três zagueiros.
    Resultado apertado, é complicado chamar para cima uma equipe de qualidade, que não é atoa que está em terceiro lugar no campeonato, isso faz passar sufoco o jogo todo, ficar correndo sem a bola é desgastante demais.
    As substituições em minha modesta opinião foram equivocadas, não precisava colocar o time para cima dos caras, mas também não chamar eles para cima do palmeiras, a entrada de jogadores rápidos na frente também faria com que o advesário não se expusesse demais, e o palmeiras poderia jogar no contra-ataque, com mais alguem (com sangue novo) para ajudar o tão isolado Kleber. Adriano e/ou Max eram opções melhores do que a entrada do Chico no lugar do Luan e a entrada do João vitor no lugar de Tinga, essa para mim foi ridícula (durante a transmissão ouvi o mesmo dizer que era para o João vitor fazer a função de meia, apesar de ser SEGUNDO VOLANTE, ele não tem qualidade para isso, e postei isso no post anterior na hora da substituição).
    Era essa a opinião que eu queria dar com relação a duas coisas diferente quem tem acontecido no palmeiras e muita gente vem reclamando do Felipão, temos que reclamar sim, porem também elogiar, hoje somos a melhor defesa do campeonato com apenas 3 gols tomados, mérito dele, que postou bem a equipe, porém suas substituições não fazem o time crescer e melhorar os resultados em jogos que poderiam ter sido melhor aproveitados...

    Espero ter sido claro no que quis dizer aqui...

    Abraço a todos...

     
  • Às 13 de fevereiro de 2011 às 09:16 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 13 de fevereiro de 2011 às 09:28 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Olá Higino. Com a vitória de ontem, certamente a sua balada deve ter sido muito mais gostosa.

    Com referência ao seu comentário, vc não discordou de mim, em nada. Só corroborou Veja:

    Não estou discordando do "modus operandi", da forma de Felipão que tem em mãos um elenco limitado. Estou falando de minha preferência pessoal. As críticas a FDelipão referem-se a sua forma de atuar sobretudo quando o time abre uma vantagem mínima e ele fica administrando o frágil resultado. A
    derrota para o Goiás e a desclassificação para a sul-americana ocorreu assim. Vc se lembra?

    Se vc ler outros aqui comentários no OAV da época em que ele assumiu o time verá que eu já previa e antecipara que ganharíamos, sim, mas que com sofreguidão. Quem não se lembra da última passagem de Felipe pelo Palmeiras?

    1 x 0 para ele é uma grande goleada. Entretnto, campeonatos e classificações, muitas vezes, são decididos pelo número de gols.

    Além de falar sobre a minha preferência, a de um time UM POUCO mais arrojado e ousado na frente, as minhas observações foram centradas exclusivamente no jogo de ontem, a partir de quando passamos, suicidamente, a administrar a vantagem mínima, exatamente como ocorreu contra i Goiás.

    Quando eu falei sobre João Vitor, falei sobre o seu papel específico no jogo de contenção no jogo ontem. Com a saída de Edinho acho que só Chico será da contenção, pois não temos jogadores dessa característica, a não ser o contundido Pierre

    Quando você diz (sic)"não precisava colocar o time para cima dos caras, mas também não chamar eles para cima do palmeiras, a entrada de jogadores rápidos na frente também faria com que o advesário não se expusesse demais, e o palmeiras poderia jogar no contra-ataque", você sintetizou tudo o que eu disse e queria transmitir.
    Então, como você vê, concordamos em tudo, mas se não concordássemos estaria tudo bem porque a finalidade do blog é mesmo a de promover a discussão sadia sobre os grandes temas do Palmeiras.
    Um abraço(AD)

    13 de fevereiro de 2011 09:16

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 09:10 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    TAÍ ALCIDES E DEMAIS COMPANHEIROS

    ESSA É NOSSA BASE.

    LEMBRAM O QUE FALEI DE MIGUEL E RAMOS?

    http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/felipao-x-miguel-bianconi

    SEM CONTAR O MALDITO TIME B QUE INVIABILIZA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER JOGADOR DESSA MERDA.

    O FELIPÃO QUERIA O LATERAL ESQUERDO, MAS ELE JÁ JOGOU PELO TIME B E NÃO PODE MAIS ATUAR PELO A.

    FALAR MAIS O QUE?

    SAUDAÇÕES.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 10:40 , Anonymous Anônimo disse...

    O empresário do Miguel é o Vagner Ribeiro.
    O Palmeiras deve tomar muito cuidado para não cair em armadilha.
    Antes de criticar o jogador é preciso saber se ele sabia do que estava acontecendo. Será mesmo que o garoto não queria mesmo ter sua chance? Estranho!
    ////////////////////////
    O lateral Andrade jogou pelo time e não pode jogar no paulistão, mas pode jogar na Copa do Brasil e no Brasileiro. É preciso ter mais calma para analisar. O titular da posição é o Gabriel Silva, que volta da seleção. No Palmeiras temos sempre muito barulho por nada. Problemas fáceis de serem contornado se transformam em casos de guerra.
    ////////////////////////
    O elenco do Palmeiras para o Brasileiro é esse que está na liderança do Paulistão após oito rodadas e contará ainda com os reforços de Gabriel Silva, Pierre, Chico, Lincoln e Valdívia. Além desses, no sábado não jogaram Maurício Ramos e Marcos. Todo mundo parece esquecer que o elenco atual não conta com jogadores importantes para o restante da temporada. Ainda falta o centro avante, mas o clube já sinalizou que sabe disso e vai atrás. Times com problemas reais são poupados nos noticiários e o foco vai somente para o Palmeiras. Prova que o trabalho está sendo bem feito.
    ////////////////////////
    O time B, neste ano de 2011 passou a adotar a política que todos queriam, ser a extensão do sub-20, aproveitando o pessoal que estourou a idade. Tem muita gente criticando sem ter informações adequadas. O time acaba de mudar de treinador, pois a contratação do Ladeira, que veio com nome, não deu certo. Ontem, o time já mudou, empatando com o time mais forte da chave.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 13:30 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    O time B do Palmeiras está em nono lugar, na zona de reabaixamento com 6 pontos.

    Empatou com o terceiro colocado XV Piracicaba que tem agora 19 pontos.

    O líder Atlético de Sorocaba, com 20 pontos é o próximo adversário do Palmeirinha B.

    O segundo colocado é o Guarani, também com 20 pontos.

    E tome teimosia.

    E tome dinheiro gasto.

    O jogo de Vagner Dinheiro no caso Miguel só mostra mais uma vez qual poderá ser, não só seu destino como de outros que o mesmo empresário agencia, caso de Romarinho por exemplo.

    Será que tá difícil enxergar porque nossa categoria de base não vai para frente?

    Não seria esse um dos motivos, ou talvez o principal?

    Existe diferença entre nosso modelo e o modelo Santos.

    ATACANTE

    Não me venham com churumélas. O Palmeiras precisa sim e urgente de um atacante de nível altíssimo para dar o peso que ainda falta ao time.

    Valdívia volta e o Palmeiras vai melhorar a parte de criação em 1000%.

    Mas daqui a pouco o Kléber estoura os músculos de tanto esforço e daí bau bau.

    Gente, não é só um centroavante, mas pelo menos mais dois, um titutlar e outro suplente.

    No caso Miguel, eu acredito no Felipão.

    FELIPÃO FALOU QUE O PALMEIRAS ENTROU EM CONTATO COM MIGUEL E A RESPOSTA FOI NEGATIVA.

    Então é caso encerrado.

    Que continue nessa porcaria de time B mesmo.

    Pra mim é porcaria mesmo. Se ficar campeão e revelar alguém de fato, mudo meu conceito, porque a prova do investimento certo é o título, é ser campeão. O Resto é dinheiro jogado fora.

    O NETO DA BAND ESTÁ BANCANDO A VINDA DE LUIS FABIANO VIA APÓRTE FINANCEIRO DA TRAFFIC. O PALMEIRAS TEM ATÉ 140 MIL PARA PODER PAGAR PARTE DO SALÁRIO DE UM BOM ATACANTE SEGUNDO O PRESIDENTE TIRONE.

    MAS É O NETO NÉ.....

    Saudações.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 13:37 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    POR FALAR EM PORCARIA

    Onde anda o bonéco ventríloquo do Cippulo e Cia chamado PAULO NOBRE???

    Perdeu a eleição e sumiu, só para variar.

    Não faz bósta nenhuma pelo Palmeiras e depois aparece de para-quédas em época de eleição pra enganar um monte de desiludido.

    Enquanto isso, patrocínio do ITAÚ que é bom nada...

    Bonécão de Rali.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 13:56 , Anonymous Benê disse...

    Se time B desse lucro os bambis estariam disputando as competições dessa categoria. Se o Vagner Ribeiro manda no Miguel e não quer que ele jogue no Palmeiras, por que é que o Palmeiras faz negocio com ele. Não dá pra entender. O Palmeiras tem que mandar esse indivíduo embora e não fazer mais nenhum negócio com ele. O centro avante que a gente precisa tem que ter experiência. Na base nós não temos ninguém pronto, nem mesmo esse Miguel fujão.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 14:56 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    MEIA CANHOTO ESQUECIDO

    MOLINA EX-SANTOS


    http://www.youtube.com/watch?v=7IuPpcRYzzo&feature=fvw

    Foi campeão da Liga dos Campões da Asia 2010, que o credenciou a disputar o Mundial de Clubes 2010.

    Foi o melhor jogador do time coreano e ainda de quebra foi artilheiro do Mundial de Clubes 2010.

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 17:08 , Anonymous Benê disse...

    Mestre dos Magos foi boa a sua lembrança. Esse Molina é o bicho e resolvia o nosso problema. Abs.Benê

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 21:11 , Anonymous DA GHIA disse...

    14/02/2011
    Ex-presidente do Palmeiras diz que rescindir contrato com WTorre é o ideal

    Recebi um telefonema do ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, que me pediu espaço para rebater comentários feitos na semana passada no blog pelo também ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Como Mustafá foi citado na ocasião, concedi o espaço. A seguir, suas declarações.

    Arena

    O Belluzzo disse que a WTorre nunca deixou de entregar uma obra. Não estou com medo de ela não construir o estádio. É o contrário. Vou ficar preocupado se ela construir. Temos que torcer para ela não conseguir completar a obra porque o negócio é muito ruim para o Palmeiras. Uma prova disso é que vamos receber R$ 38 milhões em receitas geradas pelo estádio em cinco anos. São 5% de receitas diretas e 20% de indiretas. Fazendo a proporção, em cinco anos a WTorre vai arrecadar cerca de R$ 360 milhões. Ela vai ter um lucro de R$ 100 milhões nesse período. Temos que examinar os contratos e ver se há alguma brecha para rescindirmos e não entregarmos nosso patrimônio para eles. O seguro com o Palmeiras como beneficiário foi entregue depois do prazo. Não discuto se o estádio vai ser bom ou não. O negócio é muito ruim para o Palmeiras, nosso patrimônio vai ser explorado por 30 anos.

    Rescisão com a Samsung. A empresa acionou o clube

    Isso começou porque o Belluzzo queria antecipar receitas e a Samsung não aceitou. Ele arrumou o contrato com a Fiat, que deu R$ 7 milhões para o Palmeiras pagar a multa contratual. Mas o Belluzzo não pagou. Colocou o dinheiro no caixa do clube e quitou outras dívidas. Não fez um provisionamento. Ele diz que o contrato da Fiat é muito melhor porque gera R$ 26 milhões. Mas não é bem assim. São R$ 26 milhões em 19 meses. A Samsung pagava R$ 15,5 milhões anuais. Por ano, o da Fiat é só um pouco melhor. Mas nós temos uma multa para pagar. Então, o negócio foi ruim para o Palmeiras. Dizer que um contrato é muito melhor do que o outro é enganar as pessoas, e ele vive enganando o palmeirense.

    Impostos

    Belluzzo diz que fez acordos com a prefeitura e conseguiu reduzir a dívida relativa ao IPTU. Não foi assim. Tínhamos uma discussão antiga. As chances eram boas de a gente ganhar. Mas um dia, houve uma penhora de R$ 1,8 milhão. O Belluzzo tinha pressa porque precisava das certidões para a arena. Ele foi lá e confessou uma dívida de R$ 30 milhões por causa de R$ 1,8 milhão. Fez um acordo para pagar de 1989 a 2004 e deixou o resto em aberto. Tivemos 88% de desconto porque era nosso direito. E se não pagarmos o acordo a prefeitura vai cobrar os R$ 30 milhões. Falar que a redução do valor foi obra da negociação dele é a maior das mentiras.

    Pressão

    Eu não pressiono o atual presidente como ele diz. Eu espero que o Arnaldo Tirone consiga sanear o clube. Se conseguir, vou aplaudi-lo. Se não conseguir, vou criticá-lo.

    Tags: arena, Palmeiras

    por Perrone às 21:08

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 21:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Amigos vejam só o desfecho do caso Miguel Vs Felipão, por Alex Miler:

    MIGUEL: DE RENEGADO A PROMOVIDO0
    Uma frase feita que sempre ouvimos ao longo da vida pode ser perfeitamente utilizada neste momento sobre o jovem atacante Miguel: "Nada melhor do que um dia depois do outro".

    Após destacarmos uma esquisita polêmica aqui no KIGOL entre Felipão e Miguel Bianconi, em que o treinador descartou o atleta por ter tirado férias em vez de se colocar à disposição do time de cima, a situação teve uma reviravolta rápida e feliz para o jogador.

    Nesta segunda-feira, após voltar de viagem da folga de fim de semana, Felipão reconheceu que houve um mal entendido a respeito deste caso e, inclusive, já avisou o jogador que ele passará a fazer parte do elenco principal a partir desta quarta-feira.

    Até pela carência de centroavantes no grupo de atletas do Verdão e a dificuldade de se contratar, Miguel passaria a ser o jogador com mais características de homem de referência de todo o elenco, o que fará com que ele receba até uma atenção especial por parte de Felipão e Murtosa para ser lapidado e aproveitado no time principal.

    Portanto, conforme eu suspeitava, teve boi na linha neste caso e é sempre motivo de satisfação quando a verdade não só parece como também prevalece e vence.

    Só espero que esse "boi"que entrou na linha seja identificado e marcado com ferro em brasa para que não haja sequer o risco de uma injustiça acontecer no futuro.

    E fazendo a "conversão" de boi para ser humano, se houver alguém de má fé nas categorias de base do clube, que seja estirpado imediatamente. E se eu descobrir que houve sacanagem de alguém, virei a público para falar quem é.

    Melhor assim, não é mesmo?
    Um abraço a todos!
    Dinho Maniasi

     
  • Às 14 de fevereiro de 2011 às 22:42 , Blogger Unknown disse...

    Boooooooa, Dinho, Maniasi, felizmente um final feliz para o jogador que como nós é palmeirense de coração e tudo que ele queria era estar no elenco principal do verdão... Boa sorte para miguel, que corresponda a nossa expectativa...
    E é claro que temos que arrancar esse vagabundo, safado que fica plantando esse tipo de noticia no palmeiras, alguem pelo amor de Deus faça alguma coisa, não dá mais para esse tipo de coisa acontecer...
    abraço a todos...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial