Observatório Alviverde

11/02/2011

FELIPÃO NÃO PODE QUERER FAZER DO ATUAL ELENCO DO PALMEIRAS UM TIME COMO O GREMIO DA VIRADA DO SÉCULO!

 

Enquanto o Palmeiras não contratar um nove e um dez, sou convicto de que as nossas chances de vencer o Paulistão existem, mas são remotas.

O centro-avante é fundamental, necessário e imprescindível!

O meia, se Lincoln e Valdívia, voltarem bem, pode ser que vire descarte, embora se saiba que para ter um time equilibrado, há a necessidade premente de canhotos.

Embora lamentemos a contusão de Diney, a sua saída foi providencial e acabou sendo um fator positivo para a afirmação do ataque do Verdão.

As visíveis limitações desse atacante, que vai ficar fora cerca de três meses, poderão ser trocadas por mais velocidade e criatividade, haja vista que Adriano já foi anunciado como seu eventual substituto.

Os mais conservadores, Felipão é um deles, preferem o chamado jogador de referência, teoricamente o papel que imantava Diney ao time principal, mais por obediência tática do que por qualidade.

Eu, particularmente, prefiro um ataque leve com muita velocidade e jogadas pelos flancos contando com o avanço dos lalterais.

Com jogadores dessas características se pode jogar da forma como Scolari mais gosta, explorando os contrataques.

Da mesma forma se joga com ou sem o homem de referência, exatamente como era o Grêmio da virada de século, montado pelo próprio Scolari.

Quem não se lembra de Paulo Nunes vindo de trás e  Jardel enfiado entre os zagueiros.

Se fosse viável o jogo no chão, o Gremio fazia. Se fosse o jogo aéreo, o tanque Jardel chegava e conferia porque o time jogava pra ele.

Aquele timaço do Gremio, dirigido por Felipão, começava com um goleiro louco, mas que comandava o time, Danrley.

Arce e Roger eram laterais que avançavam em perfeita sincronia, ora um, ora outro, e eram perfeitos no cuzamento.

A dupla de zaga se impunha com o paraguaio Rivarola e um zagueiro que foi do SP, Adilson, paulista da cidade de Cruzeiro.

À frente da zaga havia dois jogadores que marcavam muito e ajudavam a cobrir o avanço dos laterais, Dinho e Goiano.

Dinho era um sergipano cascudo e truculento, que impunha respeito e medo nos adversários pela dureza na marcação e, principalmente, pela imposição da violência. Mas ele sabia jogar!

Goiano dava consistência à marcação, cobria bem os avanços dos alas e tinha grande facilidade na saída de bola.

No meio de campo, em revezamento constante, Carlos Miguel e Arilson trabalhavam com arte e destreza as jogadas e eram os grandes abastecedores do ataque gremista.

Carlos Miguel, então, era um garoto ainda imberbe, egresso da base (narrei jogos dele em Suzano pela Copa São Paulo) e Arilson, ex Flamengo,  era aquele atacante fujão, que largou a seleção brasileira no Uruguai, à véspera de um jogo, habilidosíssimo

A velocidade nos passes, nos ataques e contrataques daquele time do Gremio era imposta por Paulo Nunes e o matador era o eficiente Jardel.

Vale notar que Felipão sempre teve equipes montadas com a presença de muitos canhotos. Arilson, Carlos Miguel e Roger era um trio de canhotos quase perfeito, para ninguém botar defeito.

Eu tento projetar aquele time do Grêmio como um modelo no pensamento de Felipão a propósito do Palmeiras.

Para mim, que vi o Gremio e vejo o Palmeiras esboçado por Scolari, as comparações são inevitáveis.

Nossos goleiros, Marcos, Deola e Bruno, são melhores do que Darnley, mas não têm a voz de comando e a liderança em campo do gaúcho,

Cicinho é muito inferior a Arce e de nossos zagueiros atuais, só Danilo disputaria posição naquele Gremio.

Comparar Rivaldo a Róger eu nem me atrevo. Seria muita cara-de-pau.

Em se falando de Dinho e de Goiano e os nossos jogadores não são melhores do que eles foram com a camiseta gremista.

Com exceção de Valdívia, nenhum jogador de nosso atual meio de campo pode ser comparado a Carlos Miguel e Arilson. A bem da verdade, tirante o chileno, ninguém passa nem perto.

Quem de nosso elenco poderia ser comparado a Paulo Nunes em seu auge também com a nossa camisa? Kléber?

Não! Do atual elenco, nem ele ou qualquer outro jogador.

A outra diferença reside na camisa nove. Não temos ninguém para exercer a função. Será que conseguiremos contratar alguém como Jardel daquela época?

Por favor, não venham com essa história de relativizar os tempos e os atletas, sob a alegação de que não se pode comparar as equipes.

Pode-se, sim, na medida em que se estabelece relação entre a qualidade técnica e a categoria dos jogadores.

E nem venham com essa de que hoje corre-se muito mais porque não é verdade. O futebol na virada do século, era tão veloz ou, no caso desse time do Gremio e do Palmeiras da época, até mais pegado do que hoje.

Se Felipão estiver querendo copiar ou relançar o esquema daquele Grêmio usando os jogadores que tem em mãos, pode tirar o cavalo da chuva.

Com o material humano que aí está só vai dar para superar mesmo o Gremio Prudente e olhe lá!

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 11:07 , Anonymous Benê disse...

    Se Luiz Felipe pensa num Palmeiras igual aquele Gremio ele se engana. Não temos peças pra isso. Seria ótimo se a gente tivesse no time o Arilson e Carlos Miguel nos lugares do Rivaldo e do Luan. Melhor do que aquele Gremio do Felipão só o Palmeiras da época, garfado pelo Cerdeira na decisão.

     
  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 12:52 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BENÊ E HIGINO

    REFERENTE O POST ANTERIOR

    Vocês acham realmente que Felipão e o Murtosa não colocam o Miguel e Ramos em cima porque não valorizam a base????

    Companheiros é questão de reflexão.

    Felipão está precisando desesperadamente de um centroavante e um meia e se esses meninos demonstrassem isso em suas observações, certamente já teriam sua chance.

    Não tem como compara se no Santos dá certo e em outros dá ou não dá certo.

    A verdade é que desde quando foi fundada essa copa são paulo, que é a maior reveladora do Brasil de jogadores, o Palmeras nunca foi campeão. NUNCA.

    Tem dois vices, um em 1970 e outro em 2003.

    Por isso no Palmeiras as coisas talvez sejam um pouco diferentes em matéria de sórte ou competência.

    Vamos montar um time titular e DEPOIS vemos com calma a base.

    O Vinícius atacante, está cada vez mais fórte, cada vez mais adaptado ao time de cima, quem sabe daqui mais 1 ano esteja nos cascos. Ele só tem 18 anos. 1,80m e acho que é assim que deve ser.

    Vai criando costume, até um dia virar rotina.

    =====

    SOBRE O ESQUEMA FELIPÃO

    Será bem diferente do Grêmio. E seja qual for, será totalmente ineficiente sem um atacante BÃO. BEM BÃO. Pra jogar com o Kléber.

    Saudações.

     
  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 16:12 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre
    Melhor do que dizer que o Santos é outra história, vamos assumir que se o esquema das categorias de base não dá certo a incompetência é de nosso clube.

    Se dá certo no Santos e em tantos outros clubes é porque tais clubes são mais eficientes e dirigem o clube com muito mais visão e profissionalismo do que o Palmeiras

    Enquanto eles revelam jogadores, sempre têm craques no time, e ganham dinheiro e títulos, o Palmeiras continua comprando bondes nunca tem craques ou destaques e se endivida cada vez mais.

    Até quando será assim? Até quando permanecerá essa mentaslidade derrotista entranhada em nossa torcida.

    Nossa torcida, principalmente a paulistana, não ajuda porque não não se entusiasma com jovens, não acredita neles e só sabe critica-los.

    Sem a predominância da juventude não se forma time campeões. O Palmeiras prova isso a cada ano.

    O Palmeiras já ganhou, sim, a Copa São Paulo e ganhou A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS EDIÇÕES DA COPINHA, em 1995, denominada SUPERCOPA DOS CAMPEÕES da Copa São Paulo, entrando como convidado da FPF que dirigiu e organizou a competição que reuniu todos os clubes campeões da competição até então.

    A imprensa não divulga isso porque prefere continuar criticando e tripudiando contra o clue (ainda tem cara de pau da imprensa que diz que isso é teoria da conspiração.

    Se fossem os bambis ou os gambás os vencedores da super-copa eles iriam falar desse título à exaustão, a toda hora, a vida inteira.

    Na final jogada em em 20 de agosto de 1995, derrotamos os bambis por 1 x 0 em jogo que ficou marcado por uma batalha campal no Pacaembu, que resultou na morte de um torcedor sãopaulino em em ferimentos em mais de 100 torcedores.

    No que tange ao centro-avante, o seu raciocínio está certo, mas ressalvo que assim o considero apenas neste momento, em razão de nossas necessidades mais imediatas.

    Não temos, no momento, um camisa nove de respeito e nem temos ninguém com cacoete para a função em nossa base.

    Por isso a importação de um jogador experiente é muito não apenas aconselhável, mas absloutamente necessária.

    Espero em Deus que Tirone e amigos não tragam mais um baixote, pintor de rodapé, pois jogadores com essa característica já bastam Kléber e outros que temos no elenco.

    Também espero que não chegue outro enfeitador para jogar bonito e não fazer o que o time precisa, os gols.

    Nossa torcida paulistana não gosta de gols, mas,por outro lado, adora show, olé futebol espetáculo e outras perfumarias.

    Se houvesse uma competição de futebol "free-style", o Palmeiras, certamente seria a maior força do futebol brasileiro.

    Por isso entra ano e sai ano e os nossos ataques são débeis, fraquíssimos.

    Precisamos mudar a mentalidade e ter sempre mais atacantes (de qualidade) do que defensores.

    De preferência que tenhamos jogadores altos, fortes, velozes e, é claro, que saibam jogar. Afinal, a melhor defesa é sempre o ataque.

    O Palmeiras há muitos anos só se preocupa com goleiros (para falar com orgulho que tem uma inútil escola), beques, volantes e meias enfeitadores.

     
  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 17:14 , Anonymous SERGIO disse...

    .
    ALCIDES
    e Palestrinos, boa tarde...

    Pedem um 9 que resolva, e surge a notícia que Leandro Damião estaria nos planos.

    Sinceramente, DUVIDO que esse jogador, desse certo aqui (limitadíssimo e fominha - até o TINDURIM, embora que com características diferentes é melhor que ele - obviamente não para agora). Por outro lado o Alecsandro ainda nã resolveu sua vida.

    Quem sabe o Inter não queira o Rivaldo/Tadeu e outros micos que voltaram de empréstimo e ainda não realocados (até parece...).

    Na duvida, ou p/ contratar errado novamente, que sigam com esses mesmos que estão aí (que o Mago seja aproveitado na sua posição de origem na semana que vem e não como 2º atacante). Como dizem, caldo de galinha, juízo e pés no chão, não fazem mal a ninguém.

    NEY =.=.=.=.

    Só ví sua ligação bem depois, mas nos falaremos em breve. Sobre "aquele dia", sem comentários, acenderam todas as velas de macumba encalhadas naquela ocasião, inexplicável. ABRAÇO.

    ..

     
  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 18:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Felipão gosta de LOUCO ABREU !! Seria um indício... É só o Botafogo começar a perder que o LOUCo pode pintar hein ? Não esqueçam que felipão é amigão do Joel Santana. Quem sabe o Palmeiras não troca um jogador (vitor por ex) e dá mais uma grana a troco do LOUCO. Seria sensacional !!!
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/felipao-convive-com-ofertas-de-atacantes-e-revela-sonho-loco-abreu.html

    VERDE E BRANCO

     
  • Às 11 de fevereiro de 2011 às 19:20 , Anonymous Bola disse...

    Tão falando que Roberto Carlos sai da galinhada 5ª feira e vem pro Verdão. Eu quero o RC. Muito mais que o Rivaldo ele faiz.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial