Observatório Alviverde

07/03/2012

WESLEY: COLABORE QUEM QUISER!


Não entendo a indignação de tantos palmeirenses em face da campanha que visa a angariar fundos para a contratação de Wesley.
Na verdade o Palmeiras não está colocando faca na garganta de ninguém e qualquer colaboração para a compra desse atleta é espontânea.
É óbvio que havia e há maneiras muito mais inteligentes de reivindicar-se a ajuda da torcida.
Todas elas passam, necessariamente, por uma contraprestação por parte do clube, a fim de que não se restrinja ao, como se diz,  “venha a nós e ao vosso reino, nada”.
Um velho adágio diz, não sem razão, que “qualquer negócio, para ser bom e compensador, tem de proporcionar vantagem a todas as partes envolvidas”.
No caso em epígrafe parece que o clube leva todas as vantagens materiais decorrentes do negócio e o torcedor as sentimentais, imponderáveis.
Aquelas vantagens materiais de que tomei conhecimento, prometidas em contraprestação às colaborações financeiras, parecem-me pouco ou nada interessantes.
De minha parte, nada tenho contra a campanha, absolutamente idônea e voluntária, a qual apoio, garantindo-lhes que já colaborei na proporção de minhas conta bancária e possibilidades.
Não tiro a razão daqueles que vão ao estádio, que compram os pacotes pay-per-view, que adquirem objetos estampados com a marca Palmeiras, principalmente as camisas, que não vierem a colaborar.
Aliás, é mister que se registre que, de acordo com divulgação oficial da Adidas ocorrida esta semana, o Palmeiras é um dos cinco clubes do planeta que mais vendem camisas.
Isso mostra a força imensurável de nossa torcida, sua gigantesca participação no mercado e o seu imenso poder de compra que, infantilmente, a mídia faz tudo para ignorar, mormente a Globo, Sportv, Globosat e a Band, para que se fale, apenas, dos principais.
A divulgação desses dados, através da Adidas, a maior de todas as indústrias de material esportivo expõe com clareza a burrice em que incorrem os “cronistas” detratores da SE Palmeiras que vêm fazendo tudo para desmoralizar, denegrir  e diminuir a instituição.
O pior é que muitos de nossos torcedores, parte ponderável, por sinal, embarca em notícias e comentários negativos dessa mídia safada e inútil, ressaltadas as exceções, considerando verdade verdadeira tudo o que dizem e comentam repórteres e comentaristas sabidamente antipalmeirenses.
Vejam:
Hoje pela manhã, transportado pelo meu cunhado corintiano de minha Pederneiras até a rodoviária de Bauru, ELE ouvia a facciosíssima JOVEM PUM, digo, PAN.
Ao iniciar o noticiário esportivo, rolaram os noticiários do CU-RINTIA, espaço latifundiário na programação, seguido pelos noticiários do SANTOS, do INTER e, em seguida, dos BAMBIS.
E o noticiário do Palmeiras?
Simplesmente, não houve, sequer, a pronúncia do nome Palmeiras.
Como acreditar em um veículo de comunicação como esse, burro, faccioso, parcialíssimo?
E, no entanto, tem gente que acredita!
A mídia está fazendo de tudo para atrapalhar a promoção pela compra de Wesley.
Vejam que eles não param de acompanhar e de divulgar o quanto o Palmeiras arrecadou a cada dia.
Nossa diretoria de amadores os municia com informações, usadas, ao menos até aqui tem sido assim, para desmoralizar a promoção, a torcida e o próprio clube.
No segundo dia de campanha o que mais se viu na mídia foram frases negativas, como se a cronistada estivesse torcendo contra o sucesso da operação que visa a compra de Wesley.
É um procedimento que a mídia não teve quando o “todo poderoso” HAHA HAHAHA tentou trazer de volta aquele volante que está na Turquia, nem quando o São Paulo fez mutirão financeiro por Nilmar.
Por que esses energúmenos só falam em fracassos do Palmeiras cuja campanha segue seu curso e omitem ou desconsideram os fracassos seguidos dos bambis e gambás e, por extensão até das sardinhas?
Alguém falou um “a” ou escreveu uma vírgula sobre o fracasso da contratação de Luiz Fabiano?
Alguém tocou no assunto que o tal Jadson é muito mais fama e propaganda do que bola?
Por que não admitem que Lucas não é nada daquilo que tentaram vender, açodadamente, precipitadamente ao povo?
Qual cronista veio a público dizer que o tal Ganso só joga com a bola no pé e que vinha enterrando o Santos ultimamente?
Por que elaboram vídeos e ficam dizendo que há uma caçada a Neymar, mas nem se importaram quando caçavam o Judas ao tempo em que atuava no Palmeiras e, hoje, quando caçam Valdívia, que recebe, disparadamente,  muito mais faltas do que Neymar?
Alguém tem visto, lido ou ouvido alguma crítica ao time galinha preta pelo fracasso que representou a contratação de Adriano que, com toda a fama, está fora dos jogos da Libertadores?
Para que não se fale mais em nada disso, já imaginaram se fosse o Palmeiras que trouxesse um jogador chines?
Infelizmente torcedores existem, entre os nossos, que entram nessa pilha e fazem coro com as críticas contra a campanha do Palmeiras pela aquisição de Wesley.
Meus amigos, já basta de sermos vaquinhas de presépio e escravos da vontade dos algozes do Palmeiras. Vamos refletir e reagir!
Quem não puder colaborar para a contratação de Wesley e nem quiser colaborar, faça o favor de fechar a boca. Ao menos, isso!
O Palmeiras, de uma forma honesta, está, apenas e tão somente, reivindicando, pedindo a colaboração de todos, não está exigindo nada de ninguém!
Se você não puder e nem quiser colaborar, por favor, ao menos não critique, não atrapalhe! Repito, a colaboração é espontânea. Faz a doação quem quiser, quem não quiser não dá!
Ademais, sou convicto de que Wesley já está contratado.Se não estivesse, você acredita que o Palmeiras permitiria que ele se apresentasse em público vestindo a nossa camisa?
Não, amigo palmeirense, não faça o jogo da mídia que visa somente, repito, a  desmoralizar e a destruir a SE Palmeiras.
COMENTE COMENTE COMENTE
PS – Meu abraço ao Edson, ao Paulo Edson e a toda a turma de Pederneiras. Muito obrigado pela acolhida! Foi um prazer estar com vocês!

17 Comentários:

  • Às 7 de março de 2012 às 21:59 , Anonymous Roger disse...

    Sinceramente, considero muito inocente a sua defesa em relacao a vaquinha.
    Nao ha como ficar indignado com a total falta de transparencia quando dizem que o cara so sera contratado se a torcida colaborar, sendo que ele ja esta no elenco.
    Sou apaixonado sim, mas, mesmo apaixonado nao colaboro com oportunistas e incompetentes (diretoria) que sempre se beneficiam nas transacoes com jogadores.
    Condeno quem explora a boa feh das pessoas e vou condenar ate a morte.
    Realmente eh legitimo pedir, mas pedir com inteligencia, planejamento e transparencia eh mais ainda.
    Sei o quanto vale cada centavo suado que eu ganho para doar para gente suja.
    Cansei de ler e ouvir o potencial de faturamento de um grande clube de futebol como o nosso. Hoje os incompetentes nao chegam nem perto de 30% desse potencial.
    Por isso, antes de ajudar na campanha, quero ver algo novo, serio e transparente.
    Abr

     
  • Às 7 de março de 2012 às 22:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Roger,

    Então não colabore, ninguém está te obrigando.

    Por outro lado, qual sua intenção, o que pretende fazendo campanha contra?
    Qual o resultado prático da sua ação? Uma campanha contra ajudará o Palmeiras em que sentido? Será que inocência não seria isso?
    Quer ver algo transparente, muito bem, mas a campanha pelo Wesley impede de que forma os apelos da torcida por processos mais claros e pela democracia no clube? Não será o fracasso de uma campanha que irá livrar o clube de administração ou gestão ruim. Ela pelo menos é transparente e voluntária.
    Em termos de ação da torcida não seria o contrário: ajudando na campanha haveria muito mais argumentos para cobrar as mudanças necessárias no clube, tanto de postura como de organização interna?

     
  • Às 7 de março de 2012 às 22:25 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Prezado Roger

    Questionar, como vc faz, sim!

    Rejeitar e censurar, não! É fazer o jogo da mídia antipalmeirense.

    Apesar de defender a transação (Wesley vale um esforço extra) veja que eu também questiono a contraprestação que se dá a torcida. Nennhuma!

    Considero que há formas muito mais inteligentes de se realizar campanhas dessa natureza, explorando o imenso potencial de marketing do Palmeiras e não a torcida.

    Sou convicto de que qualquer palmeirense tem de duas a três proposições e sugestões a fazer com relação ao tema, muito mais inteligentes e criativas do que esta apresentada.

    Sou contra, (ainda que considerando todas as suas colocações e concordando com a maioria delas), o esvaziamento da ação por ser esta uma campanha voluntária para a qual colabora quem quer.

    Se colabora quem quer, não há nenhuma inocência em defender a iniciativa.

    Valeu, pela opinião inteligente que representa um ângulo, diferente do meu e de tantos sob o qual o problema pode ser analisado (AD).

     
  • Às 7 de março de 2012 às 22:30 , Blogger Miguel disse...

    Eu também não entendo a indignação de alguns contra a campanha. Quanto custa uma entrada de jogo de futebol? Eu colaborei de forma espontânea com uma modesta cota de R$100,00 e não fui obrigado a isso, apenas quis colaborar. Acho que no futuro TODOS os clubes vão pedir apoio das suas torcidas, esta iniciativa pioneira deverá gerar muitas críticas pela novidade, mas se fosse mesmo o Corinthians o pioneiro, a mesma mídia estaria elogiando como uma avançada iniciativa de marketing, eles seriam os grandes gênios e nós os bobos que não conseguem nada. Quem deseja ajudar, não deve desanimar e partir para uma iniciativa nova, vamos arriscar !

     
  • Às 7 de março de 2012 às 23:29 , Anonymous Roger disse...

    Anonimo,
    Nao se trata de alguem obrigar ou nao.
    Tambem nao se trata de fazer campanha contra ou a favor.
    O meu questionamento eh em relacao a exploracao de nossa paixao por um suposto auxilio para concretizar uma bela contratacao. Nao da pra acreditar nesses dirigentes (sabiamente inconpetentes e gananciosos em beneficio proprio).
    Eu desejo um Palmeiras forte, moderno, pioneiro, mas nao vou colaborar com doacoes para quem simplesmente quer arrecadar e nao mostra um caminho promissor.
    Pedir dinheiro nao eh ser moderno.
    O Edir Macedo fez um imperio com dizimos e doacoes de seguidores. Nem vou julgar a exploracao da boa fe dos doadores, mas vou ressaltar o merito dele em se tornar poderoso, coisa que os arcaicos membros vitalicios mumias do cof mustafento, estao bem longe de chegar perto dele.
    Resumindo...
    Nem com doacoes esses caras vao se dar bem, muito menos nosso Verdao.
    Respeito quem deu dinheiro, mas nao concordo que contribuir sera a solucao, muito menos dizer que da forma como esta sendo feito eh algo inovador.
    Abr

     
  • Às 7 de março de 2012 às 23:35 , Anonymous Roger disse...

    Alcides,
    Sou leitor fiel do blog.
    Parabens pela iniciativa e carinho com que vc mantem vivo o espaco, sempre com muita inteligencia e senso critico.
    Infelizmente nao concordo com esse modelo estabelecido para arrecadar.
    Nos sabemos que existem outras formas muito mais interessantes e atrativas para conseguir apoio financeiro de nossa imensa torcida!
    Grande abraco!

     
  • Às 8 de março de 2012 às 00:00 , Anonymous Roger disse...

    Parabens Miguel!
    Legal que vc pode doar com a melhor da intencoes e paixao.
    Sinceramente eu sou mais pagar uma entrada pra ver o Verdao e vivenciar a emocao de granhar dos gambas, bambis e outros timecos do que apertar o enter e fazer a alegria de supostos administradores inovadores.
    Se tivesse 100 paus sobrando doaria para uma entidade seria, com gente seria que realmente vai fazer bom uso...tipo a Santa Casa de Misericordia.
    Ja dizia aquele pedinte da rua:
    To pedindo um dinheiro ai... poderia estar roubando, neh...
    Fica a reflexao sobre a cara de pau de quem tem uma marca vencedora com quase 100 anos de gloria, com potencial imenso de arrecadacao via mkt e outros e vem pedir doacao pra quem trabalha duro.

     
  • Às 8 de março de 2012 às 00:11 , Blogger Miguel disse...

    Caro Roger, por mais nefasto que o Edir Macedo seja, ele criou uma TV capaz de rivalizar com a poderosa Globo, com o singelo apoio do dízimo. Quando eu era sócio da SEP pagava uma mensalidade religiosamente. Devo pensar que todo o dinheiro arrecadado dos sócios foi roubado e perdido? Para alguma coisa ele serviu, tanto que o clube está a pleno funcionamento. Se o clube precisa do nosso apoio, então nós temos que ajudar. Pedir não é feio, pior é roubar, e esta diretoria por mais ineficiente que seja, deseja reforçar o time e partiu para uma alternativa: a nossa participação. Eu quero o meu time forte, e se eu puder ajudar, eu ajudarei. Pode ser uma utopia, mas se der certo eu vou gostar muito de ver a cara dos bambis convencidos que falam muito e não fazem nada, e também da cara dos gambás que ganham estádio de presente, isso sim é uma ajuda feia e desonesta com os nossos impostos.

     
  • Às 8 de março de 2012 às 09:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Roger,

    O seu posicionamento, em termos práticos, é campanha contra.
    Mesmo apresentando argumentação coerente e com fundamentos, sua postura assim como a de muitos palmeirenses, é campanha contra.
    Você expressa opiniões corretas, mas em momento errado. Em termos concretos, trazer essa discussão durante a campanha terá como consequência apenas a propaganda contrária.
    Teremos todo tempo do mundo após a finalização da campanha para levantar as questões que você coloca.
    Por esses motivos repito a pergunta: qual seu objetivo imediato, apenas atrapalhar a iniciativa do Palmeiras de solicitar colaboração voluntária dos torcedores?

     
  • Às 8 de março de 2012 às 09:29 , Anonymous J.A. disse...

    Oh Roger...
    Mesmo tendo sido dito: se não quizer, não colabore, mas não desencorage quem está a fim de faze-lo, pelo visto, você nem adquiri a marca do clube, se o fizer ótimo, pelo ingresso, você paga pelo espetáculo, não é bem uma colaboração, falamos tanto em intelegência e transparencia, mas será que na prática somos de fato o que pregamos, só estou enfatizando e não julgando, muito menos condenando, mas nós torcedores, não estamos na pele dos dirigentes, autoridades, políticos, portanto, não sabemos, suficientemente, o grau de difilcudades REAIS que cada cargo apresenta e oferece, pois existe vaidades, interêsses, hipocrisias, etc, etc... em jogo, sempre sendo colocado à frente de cada decisão e nem sempre são os executores que os coloca, reflitamos com calma, generosidade, humildade e companheirísmo. Já disse aqui uma vez, tudo depende do ponto de vista, mas podemos mudar o ponto e ver por outro ângulo.
    SÓMENTE uma opinião, talvês estúpida e ignorante, mas você Pode e Deve emitir o que pensa e isto é sagrado, pois falar é fazer juízo e silenciar significa ter julgado.
    Abraços palmeirenses (mas colaborem)

     
  • Às 8 de março de 2012 às 09:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Enquanto os “puristas” ficam tão preocupados com a “ética” da campanha para a aquisição do jogador Wesley, esquecem do que acontece do outro lado da cidade.
    Vejam a coluna do Cláudio Batista Jr. publicada no 3VV


    http://www.3vv.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=5788:arenas-–-licitação-direcionada-pé-no-traseiro-nova-arena-na-copa-e-outras-no-estilo-drops&Itemid=22


    Por que a imprensa joga tudo isso para debaixo do tapete?

     
  • Às 8 de março de 2012 às 10:35 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Oba, dessa discussão quero participar.

    Penso o seguinte: Doe quem quiser.

    Mas sou CONTRA.

    Sou CONTRA porque quando a diretoria contratou o Luan por 7 milhões, ninguém veio pedir a opinião da torcida.

    Pediram a opinião do técnico não é mesmo?

    E até o presente momento, o próprio técnico não deu um tostão se quer.

    Então é aquela coisa, pra torrar dinheiro atoa, 7 milhãozinho pelo Luan, não temos nada com isso.

    Mas pra contratar o Wesley, então temos que doar sem olhar pra tráz.

    Por que não envolver o Luan na negociação ????

    Outra coisa, se Wesley custava 13 milhões de reais a serem pagos sem juros em 3 parcelas anuais, por que agora o valor subiu pra quase 22 milhões ?

    Essa diferença até hoje, não foi explicada.

    Já fiz as contas e mesmo com a comissão do MOP e os impostos a quantia não bate e nem chega perto.

    NÃO TEM TRANSPARÊNCIA.

    E QUEREM SABER UMA COISA ?

    Pra mim isso é blêfe da diretoria pra ganhar tempo, pois acredito que o jogador já está contratado faz tempo.

    Não vou dar um tostão .

    Só de titulo de capitalização É GOL em nome do verdão já dei 100 conto com folga cedendo minha parte ao clube, mas sabendo que em contraproposta concorrí a prêmios.

    RESUMO DA ÓPERA:

    Quem quiser doar que doe.

    Eu não dou um tostão por esse tipo de ação.

    E tenho 100% de certeza que o Wesley já está contratado.

    ** Mas se a vaquinha fosse para mandar o Felipão embora.....

    Hummmm, talvez eu até contrariasse meus principios, rsrsrsrsrs.

    Saudações.

     
  • Às 8 de março de 2012 às 12:13 , Anonymous Flavio disse...

    Mestre dos Magos, o que a diretoria alegou é que os valores extras (além dos 13 milhões) se referem ao pagamento de luvas e salários do Wesley por três anos + comissão de 10% do MOP (site que realiza a campanha).

    Nesse caso eu concordo com o AD, em gênero, número e grau. E não há porque a torcida ficar brava ou torcer contra...


    Agora uma resposta ao JJ, no post anterior:

    Oi JJ! Minha dúvida sobre o Palmeiras ter a terceira ou quarta maior torcida uma dúvida "branca". Até porque, mesmo as pesquisas mais conceituadas nisso apontam que a nossa diferença para os bambis está dentro da margem de erro. Assim, podemos ser a terceira maior torcida mesmo pelas pesquisas mais suspeitas!

    E outra, vamos ser sinceros. A torcida são-paulina, em sua maioria, é volúvel. Eu mesmo tenho uma amiga que se diz são-paulina, mas teve sua primeira experiência de ir a um estádio no jogo Palmeiras x São Caetano.

    Seu cunhado é palestrino, e já converteu sua irmã. Ela voltou do estádio toda apaixonadinha pelo Palestra, apesar de ainda se dizer são-paulina. Ou seja, é questão de tempo.

    Outras duas amigas me diziam que eram são-paulinas e hoje as duas são palmeirenses (uma virou por causa do Lenny hahaha) e a outra porque é de família palestrina e é minha companheira de estádio!

    Na maioria dos casos, as mulheres torcem para um time por motivos diferentes dos homens (que costumam ver a parte técnica, o futebol apresentado, etc). Muitas são são-paulinas por causa do Raí, Leonardo, Kaká, por exemplo...
    Mas o que vejo é que as palmeirenses costumam se manter, e as são-paulinas ficam no meio termo (quase pra virar a casaca).

    Enfim, é isso, se as são-paulinas forem em jogos do Palmeiras e verem nosso charme palestrino, não resistirão hahahha

    Brincadeiras a parte, parabéns às mulheres, especialmente pelo dia de hoje!

     
  • Às 8 de março de 2012 às 12:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Existe um equívoco muito grande nessa discussão.
    Não está em questão se os torcedores são contra ou a favor.
    Os argumentos de quem é contra são muito claros e corretos.

    A discussão é outra: Quem é contra tem o direito de atrapalhar?

    Qual a justificativa, quais os motivos para atrapalhar a campanha? Qual o benefício ao clube e a torcida que a campanha contra proporciona?

    Porém, o mais interessante em parte da torcida do Palmeiras, quando se manifesta dessa forma é a disposição demonstrada para defender suas teses quando algum prejuízo ao clube pode ser alcançado.

    Por outro lado, situações gravíssimas para o Palmeiras e para o futebol brasileiro não despertam o interesse e a disposição para colocar o debate.

    Recentemente tivemos a grave denuncia do árbitro Gutemberg Fonseca contra a chefia da comissão de arbitragem da CBF, denuncias que se comprovadas serviriam para abalar as estruturas do nosso futebol.
    O tema não despertou o interesse da maioria dos torcedores, com exceção de alguns “gatos pingados” pela internet.

    Temos também esse caso do Itaquerão, onde diversas irregularidades são apontadas no formato da execução do projeto e da construção. Outro caso onde não se observa a atenção necessária de quem gosta de procedimentos transparentes.

    Entretanto a campanha pelo Wesley se torna um caso de “segurança nacional” por quem considera a iniciativa do Palmeiras uma “afronta” aos torcedores.

    Realmente, a imprensa está certa em tripudiar em cima do Palmeiras, nossa torcida gosta de ver sempre a desgraça e o noticiário negativo sobre tudo que envolve o clube.

     
  • Às 8 de março de 2012 às 20:27 , Anonymous Roger disse...

    Resposta a sua pergunta:
    Se vc concorda com os argumentos, da razao aos questionamentos, e tambem concorda comigo, eu eh que nao entendo a sua contradicao em apoiar essa arrecadacao para enganar mais gente.
    Cada um da o que quer, quanto quiser e quando achar que deve.
    Se vc acredita nesses diretores, se acredita q a contratacao depende dessa arrecadacao, se acha que isso eh ser moderno e que nao ha outro meio mais inteligente de conseguir dinheiro, encerro por aqui.
    Penso que meus argumentos nao se resumem a campanha contra, mas uma forma de usarmos a cabeca e forcar pelo menos uma mentira mais inteligente da direcao para arrancar nosso dinheiro.

     
  • Às 9 de março de 2012 às 12:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Mais uma vez o blogueiro dicerta com muita clarividência e dá a dica da campanha pró Wesley e estou totalmente de acordo com aqueles que participaram, estive em São Paulo, Lins e Prudente (e vi muito progresso) além de me proporcionei uma alegria enorme vendo o Verdão em campo, penso que com o Wesley ficaremos melhor ainda então porque não um esforcinho a mais.


    Parabéns Drummond.

     
  • Às 10 de março de 2012 às 09:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Caro Roger,
    Não existe incoerência em perceber os problemas do clube, mas se negar a trabalhar contra ele.
    Os problemas administrativos e políticos devem ser resolvidos sem a necessidade de sabotar uma iniciativa válida é VOLUNTÁRIA.
    Ninguém é obrigado a colaborar, nem você. As doações são voluntárias e não sairão do seu bolso.
    O que foi discutido aqui é o direito de trabalhar contra, atitude que o palmeirense combate em relação aos conselheiros que não estando no poder fazem de tudo para que o Palmeiras fracasse.
    Não será o fracasso da campanha para o Wesley que irá resolver os problemas politicos e administrativos do Palmeiras.
    Quanto à transparência necessária de projetos seriam muito mais útil que o torcedor palmeirense e de outros clubes, tão preocupado com as intenções de quem organiza uma campanha, tivesse a mesma energia, mesma disposição, mesma iniciativa para exigir das autoridades explicações e atitudes corretas no projeto de construção do Itaquerão onde as doações por parte da população são obrigatórias e não voluntárias como é a campanha para o Wesley.
    Quem se manifestou de forma tão ardente pela internet contra a campanha de arrecadação para a compra dos direitos do Wesley teve o mesmo papel em relação à construção do Itaquerão? Foi à internet manifestar sua insatisfação, cobrar responsabilidades? Escreveu para jornais, autoridades e jornalistas a respeito?
    Aqui está o motivo principal em defender a campanha voluntária. O Palmeiras não fez nada ilegal e forçado, por mais erros que tenha em sua administração, mas despertou muita rejeição, ao contrário do estádio construído a base de todo tipo de favorecimento, favorecimento ignorado por imprensa, autoridades e público.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial