Observatório Alviverde

26/02/2012

PALMEIRAS X BAMBIS TERMINOU 3 X 3, MAS FOI UM CLÁSSICO QUE NÃO ME SATISFEZ!


Não fosse um fanático torcedor do Palmeiras ou se estivesse, ainda, na ativa como cronista esportivo eu diria: Palmeiras x São Paulo fizeram o melhor jogo deste Paulistão!

Mas como nominar o clássico dessa forma após tudo o que vi no "choque rei prudentino? 

Olho para o meu time e vejo que, apesar do esforço, do espírito de luta, da tenacidade, da força de vontade, do empenho e da superação dos jogadores, ainda não temos um desenho tático delineado que nos proporcione desenvolver um futebol de qualidade e, menos ainda, um time que inspire total confiança.

Sair à frente do adversário por três vezes, teoricamente, é excelente, mas, sofrer três gols e levar sufoco em um jogo no qual o time teve tudo para vencer, é absolutamente ilógico e incompreensível.

Em suma, recuar demasiadamente o time e entregar todo o espaço do meio de campo para uma equipe de jogadores leves, lisos, habilidosos, de grande capacidade técnica e individual com grande poder de fogo como o São Paulo, é, no mínimo, falta de visão e de previsão!

Quando, pergunto,  tivemos nos pés a iniciativa das jogadas? 

Raríssimas vezes, exclusivamente no primeiro tempo. 

No segundo tempo parecíamos time pequeno, jogando exclusivamente em contrataques isolando Barcos que mostrou, mais uma vez, que tem qualidade e frieza para fazer gols. Mesmo jogando em circunstâncias tão adversas, conseguiu balançar a rede duas vezes.

Faltou pegada ao nosso meio de campo, em decorrência de dois aspectos conjugados: a veteranice de Assunção, aliada à falta de condicionamento atlético de Daniel Carvalho. 

Com dois jogadores menos bem preparados fisicamente, como é que iriamos nos impor na zona de raciocínio e criação? 

Felipão só enxergou isso aos 25 do primeiro tempo quando, tardiamente, retirou Daniel Carvalho que se arrastava em campo.

Mais uma vez o nosso treinador não arriscou, nada, absolutamente nada como é de seu feitio. 

Só mexeu no time aos 43 e aos 45 minutos do segundo tempo quando retirou João Vitor e Maicon Leite, colocando em campo, respectivamente, Chico e Ricardo Bueno.

Mas tais alterações foram processadas, exclusivamente, para melhorar a marcação, ajudar a passar o tempo e segurar o resultado, como sói sempre acontecer.

Em suma, ao menos para este blogueiro, foi um empate com sabor de derrota, haja vista que o resultado negativo esteve sempre muito próximo de acontecer em vários arremates contra o nosso gol e em jogadas de alto teor de perigo como aquela em que Willian José penetrou livre e não conseguiu arredondar a bola para o arremate.

Sempre fui partidário do otimismo na avaliação de nossos jogos e de nosso time mas lhes digo que, apesar dos três gols e das três vantagens obtidas no marcador, continuamos sem força ofensiva e sem contundência, sobrevivendo das chamadas jogadas de "bola parada", praticamente a nossa única forma e fonte de chegar ao gol adversário.

Como é que poderemos chegar ao título sem contundência ofensiva e sem vocação para as vitórias?

Num jogo em que Deola esteve bem, Cicinho muito mal, Amaro bem, Henrique super bem e Juninho discretíssimo e tímido no apoio, apesar da boa articulação no terceiro gol, devo dizer que o meio de campo, por falta de folego e pernas foi o nosso calcanhar-de-aquiles. 

Araújo lutou, como sempre, João Vitor se superou mas Assunção e Carvalho sentiram o peso, respectivamente, da idade e do calor prudentino, só atuando a contento na primeira fase do clássico.

Maicon Leite e Barcos se entrosam a cada jogo, mas ficam muito isolados pela falta da chegada do meio de campo como opção de qualidade e apoio.

Barcos, certamente, foi a personagem do jogo, atuando com eficiência  e autoridade, tendo marcado um gol por oportunismo e frieza e outro em linda jogada individual. 

Enfim, parece que já temos um matador!

COMENTE COMENTE COMENTE 

23 Comentários:

  • Às 26 de fevereiro de 2012 às 21:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Realmente vc tem razao.
    O Assuncao nao aguuentou o calor e o ritimo. Eh otimo jogador, rei da falta, mas tem que ter mais folego ou ser substituido quando cansa.
    Ja na nossa lateral direita, o Cicinho deveria receber um apoio extra ou ser substituido por nosso lateral artilheiro. Os bambis fizeram a festa naquele setor.
    Desculpe, mas discordo que nossa zaga esteve bem. Amaro eh sofrivel e Henrique nao ta inspirando confianca e erra muito.
    Mesmo assim acredito que os outros nao estao muito distantes de nos.
    Esse time vai evoluir, ser reforcado e nos dara alegrias nesse ano!
    Fale alguma coisa sobre as cotas para comprar o Wesley. Confesso que, mesmo amando o Verdao, nao sou papai noel para por dinheiro sem ter algum retorno.
    Abracos

     
  • Às 26 de fevereiro de 2012 às 23:08 , Anonymous Doente(verdao) disse...

    Alcides
    Nao tinha mesmo como manter a postura do primeiro tempo(otima apresentacao), pois O Daniel C. cansou tanto que nao achava nem o ar para respirar aos 40 min do primeiro tempo. O Assuncao eh o de sempre, nao consegue marcar mais que 35 min. Sem um banco a altura, estavamos fadados a cair de producao. Nao tem milagre! Quem sabe com Valdivia e Wesley a disposicao possamos manter essa qualidade por mais tempo. Mudando de assunto, o Felipao foi muito inteligente ao nao dar entrevistas, pois realmente foi falta do Fernandinho em Assuncao(identica a falta do penal) no lance que originou o terceiro gol do SPFW e assim ele conseguiu chamar a devida atencao ao fato que ia passando desapercebido por todos da imprensa.

     
  • Às 26 de fevereiro de 2012 às 23:19 , Anonymous Edson disse...

    Eu gostei da postura do Palmeiras.
    O primeiro tempo foi muito bom e mostrou que o nosso time tem jogadores para disputar um bom campeonato paulista.
    Finalmente temos um centroavante capaz de arrematar com os dois pés e com muita presença de área.
    Apesar da velocidade que possui o M Leite não consegue ver a melhor jogada e sempre arremata para o gol. Arriscar é uma qualidade, mas meter a bola também o é, e essa, infelizmente ele não tem.
    O Deola teve boa participação. Fosse mais alto, talvez pegasse o chute do Fernandinho.
    Cicinho mal, miolo de zaga bom, Juninho bem.
    Márcio Araújo bem como sempre na marcação e ruim para puxar um contra ataque.
    João Vitor bem.
    Marcos Assunção tem minha admiração:corre bastante, tem categoria, boa bola parada, mas não tem mais velocidade. O time ficaria melhor com mais velocidade na cabeça de área.
    Daniel Carvalho é bom jogador, mas cansa rápido e deveria ter saído antes.
    O Felipão deveria ter mudado o Assunção quando estava 3x2.
    Por último, o Seneme nos prejudicou ao não assinalar a falta sobre o Assunção. Tão clara que eu percebi na hora, pela TV. Também o Muller falou em cima do lance.
    Enfim, temos um bom time, apesar do Rizek insistir que o time do são paulo tem muitos mais talentos que o do Palmeiras. Não sei a que time do bambi ele se refere. Talvez da época de Gerson e Toninho Guerreiro.
    Atualmente o nosso time é bem melhor.
    Com o Wesley e o Valdívia, teremos um time para ser campeão.
    Só precisamos cuidar, também, dos bastidores.

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 09:40 , Anonymous ney verde disse...

    Se tivessemos um técnico com principios de trabalhos atuais, ontem a gente tinha metido uma goleada nos bambis.
    Ele escalou ate bem o time, mas mais uma vez foi cacão nas substituiçoes, quando tirou Daniel Carcalho (cançado), tinha que ter colocado o Pedro Camona, jogador leve e que sabe lançar, ele preferiu Patrique para marcar, porque não tem coragem e nem visão para tirar M. AssunÇão, que estava morto, e deixou o lado esquerdo dos Bambis (Cortez e Fernandinho) vir para cima do Cicinho.
    O Leão no segundo tempo, fez o obvio, colocou os caras rapidos para cima do cicinho, já cansado, e do M.Assunção Morto.
    Porque o Jumento, não abriu o M.Leite pela direira para segurar as avançadas do Cortez, e Porque não substituiu o Cicinho pelo Arthur.
    Porque..., Porque???? Porque é Jumento 10000 X Jumento....

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 10:10 , Anonymous Ombudsman Palestrino disse...

    Deola = inseguro, precisa melhorar 6
    cicinho = péssima fase, cometeu mais um penalti besta 2
    Leandro Amaro = faz o que pode 5
    Henrique = espera mais ontem 6
    Juninho = não avançou muito, mas em boa fase 8
    Marcio Araujo = Jogador de esquema tactico, sempre faz o arroz com feijão (as vezes como cicinho comete penaltis bestas) 6
    Marcos Assunção = não jogou nada ontem 5
    Joao vitor = jogador que pode ser util, lembra o Kleberson na seleção ? - 7,5
    Daniel Carvalho - enquanto aguetou esteve esteve bem - 8
    Maicon Leite - corre muito, põe fogo no jogo, mas é péssimo finalizador - paredão nele 8
    Barcos - mostrou para que veio e calou a boca de muita gente 9,5
    Patrick - sem nota
    Chico - sem nota
    ricardo Bueno - sem nota
    Felipão - que tal reclamar menos e dar uma dura nos jogadores que cometem penaltis infantis hein ? Se fosse ousado, colocado o time para atacar os bambis teria matado o jogo no 1º tempo e ganho facilmente a partida.6,5

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 10:37 , Anonymous Thiago Ramos disse...

    Fiquei satisfeito com a apresentação do Palmeiras. Quando pegávamos na bola sentia seguranção nos jogadores do meio de campo. O fato é que os mesmos se cansaram muito rápido. Talvez fosse a hora de colocar-mos os mais jovens. De qualquer maneira, o terceiro gol dos Bambis não deveria ter acontecido, pois no momento do lançe eu vi o falta que foi feita no Assunção e o juiz estava do lado da jogada. Deveria ter parado o lance...

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 11:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Juiz ladrão e técnico teimoso, besta, jumento.

    Marcos Assunção e Daniel Carvalho juntos não pode. É jumentice.

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 15:18 , Anonymous Flavio disse...

    Tem que subir uns seis moleques do time da Copinha. O Palmeiras precisa mostrar pro mundo que ter um bom time não significa investimentos multibilionários, até porque o mercado brasileiro tá inflacionando muito rápido. Jogadores bons estão sendo vendidos a preço de Zidane... A imprensa nem comenta isso...

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 15:25 , Anonymous Edson disse...

    Flávio, a própria imprensa, sabe-se lá porque, transforma jogadores comuns em Zidane.
    O exemplo maior é o Lucas, jogador prá lá de comum, endeusado pela imprensa, sem exceção.
    Outro exemplo é o ganso, que há tempos joga como um pato, mas é sempre referência de grande craque, e aqui entre nós, não engraxa a chuteira do Alex 10, que enquanto jogava no Palmeiras era taxado de sonolento.

    O cara é craque de acordo com o time que joga ou de acordo com o empresário que tem.

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 16:25 , Anonymous Flavio disse...

    Essa parte do empresário acho que tem um peso ainda maior!

    E é sempre bom relembrar que, apesar das críticas ao Felipão que tanto fazemos, o cara é o mesmo há mil anos:
    http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/em-1998-placar-traca-perfil-de-luiz-felipe-scolari

     
  • Às 27 de fevereiro de 2012 às 19:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Esquecimento estranho de toda a imprensa.


    A reclamação do Felipão foi sobre duas situações.

    1 - A penalidade do Cicinho seria marcada contra o SPFC ou contra o SCCP?

    2 - No terceiro gol do SPFC, o árbitro em excelente colocação, não utilizou o mesmo critério para marcar a falta do Fernandinho sobre o Marcos Assunção. Uma infração muito mais forte, pois o empurrão foi com os dois braços, jogando Marcos Assunção ao chão. Seneme viu, não quis marcar, não mantendo o critério que há instantes ele mesmo tinha estabelecido.



    Por que Seneme usa um critério para o Palmeiras e outro para os adversários? A expulsão de Valdívia no último jogo de 2011 e a nenhuma punição ao Jorge Henrique parece não ter sido caso isolado. Lance para no máximo cartão amarelo aos dois jogadores foi punido com severidade para o palmeirense e ignorado para o corintiano. Essa diferença visível de critérios é que não aparece na cobertura esportiva. A falta sobre Assunção foi minimizada ou sumiu toda e qualquer reportagem sobre o jogo e matérias de internet e jornais. Os boatos de que o Seneme é corintiano, que detesta o Palmeiras e leva para dentro de campo essa condição pessoal seriam verdadeiros?

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 17:27 , Anonymous Anônimo disse...

    que vergonha pedir esmola pra contratar um volante.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 19:38 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Anonimo

    Por favor, crie um nick.
    Suas ponderações são corretíssimas.
    Seneme é corintiano.
    Seus amigos de SÃO Carlos dizem que ele sempre odiou o Palmeiras.
    Não seria agora, na condição de árbitro que ele mudaria esse conceito
    Sempre que puder ele arranjará uma forma de prejudicar Verdão.
    O que vc disse da expulsão do Valdívia e da proteção ao pilantríssimo Jorge Henrique é verdadeiro.
    Mas fique sabendo que Wesley é o melhor volante d0 atual futebol brasileiro e vale a pena qualquer sacrifício que se faça para contratá-lo.
    O time do Santos, literalmente, perdeu a força com a saída de Wesley e Neymar e Ganso, principalmente Ganso, jamais voltaram a jogar como jogavam ao tempo dele.(AD)

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:13 , Anonymous JJ disse...

    QUEREM CONTRATAR O WESLEY MÁS A GRANA TÁ CURTA!
    então dá um pé na bumba do felipão que só faz lambança e ganha muito e com o salário do DEMITIDO PAGA O SALARIO DO WESLEY, JÁ É UM INÍCIO!
    PRÁ TREINADOR CONTRATA HÉLIO DOS ANJOS OU JORGINHO DO FIGUEIRA, OU JORGINHO DA LUSA PAGANDO R$+-100.000 que já tá muito.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:21 , Anonymous JJ disse...

    OUTRO DIA EM ENTREVISTA RIVALDO EX PALMEIRAS DISSE: O TREINADOR É APENAS 20% do time E É VERDADE MESMO PROVA DISSEO É QUE O LUXA CHEGOU NO GREMIO COM TODA POMPA E JÁ FOI ELIMINADO, OUTRO BABACA É O MURICI SÊ FOSSE TÃO BOM ASSIM TERIA GANHO DO BARÇA E O FELIPÃO QUANDO NÃO TEM BONS JOGADORES EM MÃO NÃO CONQUISTA NADA, TEM QUE SER CAMARÃO! QUE IDIOTA!

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:30 , Anonymous JJ disse...

    NOS ÚLTIMOS ANOS O QUE O PALMEIRAS PAGOU DE MULTA RECISÓRIA PRÁ TREINADORES COMO:LUXA E MURICI DARIA PRÁ "COMPRAR" 2 WESLEYS SE A PROBABILIDADE DO TREINADOR NÕAO DÁ CERTO E GRANDE ENTÃO PORQUE ESSA TAL MULTA RECISÓRIA JÁ NÃO BASTA O PRÓPRIO SALÁRIO QUE JÁ É UMA FORTUNA AINDA TEM A TAL MULTA.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:34 , Anonymous JJ disse...

    EXISTE BONS TREINADORES FAZENDO BOM TRABALHO EM TIMES MENORES QUE GOSTARIAM DE DIRIGIR O PALMEIRAS, MÁS ESSES DIRIGENTES IDIOTAS SÓ ENXERGAM:FELIPÃO, MURICI, LUXEMBURGO, LEÃO E OUTRAS FIGURAS MANJADAS.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:41 , Anonymous JJ disse...

    GASTAM UMA GRANA VERDE COM TREINA-DOR ULTRAPASSADO, INCOMPETENTE, ARROGANTE,CHATO MAU-HUMORADO, QUE NÃO SABE SE EXPRESSAR NAS ENTRTEVISTAS QUANDO A PERGUNTA NÃO LHE AGRADA CHINGA OS REPORTERES E POR AÍ VAI.
    EU SENDO PATROCINADOR DO CLUBE NÃO COLOCARIA A MINHA MARCA PRÁ ESSE IDOTA DIVULGAR NEM A PAU.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:47 , Anonymous JJ disse...

    SE "NOSSO TREINADOR" NÃO ATRAPALHAR O ELENCO COM SUAS INCOERENCIAS NAS TROCAS E ESCALAÇÔES SEREMOS CAMPEÕES PAULISTA PELO MENOS, NÃO POR MÉRITO DESSE IDOTA QUE SE DIZ TREINADOR,E SIM PELA QUALIDADE DO ELENCO.

     
  • Às 28 de fevereiro de 2012 às 21:52 , Blogger Miguel disse...

    Caro Alcides, eu tenho usado esse espaço democrático do Observatorio para soltar o verbo na nossa diretoria de asnos. Não canso de descer a lenha e não poupo esses infames da diretoria e as múmias paralíticas do COF nem por um segundo. Mas agora eu vou dizer aos colegas : O Pituca foi ousado! Ela já contratou o Wesley, mas está criando um clima dramático para amolecer os nossos corações de pão-duro e doar uma graninha através de um site com o intuito de colaborar para a contratação. O objetivo disso é buscar um dinheiro a uma taxa de juros quase inexistente face aos juros escorchantas dos bancos nacionais ou internacionais. Se fosse o depto de marketing dos gambás, a imprensa diria que foi uma jogada de mestre, uma saída criativa para vencer a falta de recursos, afinal eles são os queridinhos da mídia e nós somos os idiotas. Eu estava ouvindo a rádio Bandeirantes e o repórter Alexandre Praetzel, o qual eu admiro pelo profissionalismo, questionou até a honestidade do Tirone. Ele pode ser um banana, mas desonesto tenho certeza que não é. Fiquei muito chateado por mais essa perseguição da mídia, se não bastasse o estádio que será o mais bonito de S Paulo, e o bom contrato de publicidade das camisas, que os bambis criticaram e estão sem publicidade até agora, agora eles vem falando mal dessa iniciativa pioneira e até corajosa do Tirone. Me enchi de brios penissulares, entrei no site e fiz uma doaçãozinha de 100 paus. Pode ser que não dê em nada, mas se der certo todos vão partir para o mesmo lado, e eu quero que dê certo pois estou cansado de ver os imbecis do SCCP cantar aos quatro ventos enquanto a gente só reclama.

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 11:35 , Anonymous Flavio disse...

    Concordo com o Miguel 100%. A iniciativa de usar o MOP para arrecadar verba tem o intuito de mostrar o valor da nossa torcida, seu poder de compra e capacidade de mobilização.

    Gaviões da Fiel/Corinthians perceberam isso há tempos e, por esse fator, atualmente é o time que mais cresce em termos mercadológicos no Brasil. E a imprensa, assim como qualquer negócio, segue as leis de mercado.

    É óbvio que, se formos parar para pensar, não faz muito sentido dar 100 reais para o Palmeiras assim, de mão beijada. A agência de marketing que cuida da conta do Palmeiras percebeu isso e já oferece recompensas aos doadores, começando por ingressos para a apresentação do Wesley.

    E quando reclamam da mobilização tamanha por um volante, vale lembrar que o maior ídolo de uma das grandes potências do futebol é o líbero Beckenbauer, e entre nossos maiores ídolos temos pelo menos três ou quatro goleiros...
    Posição não quer dizer nada sobre a relevância de uma contratação.

    Eu apoio a iniciativa de mobilização da torcida e acho que isso também mostrará para os dinossauros do Palestra o King Kong com quem eles estão brincando!

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 11:37 , Anonymous Flavio disse...

    Ainda falando sobre mobilização e a NECESSIDADE de mais respeito por parte da imprensa:

    Galera, eu sei que o boicote à grande imprensa é imperativo aos palestrinos, mas acho que - ainda assim - seria muito válido se nossa torcida fizesse valer nossas alegações de termos a terceira maior torcida do país também no Torcidômetro.

    http://globoesporte.globo.com/...

    A Globo não usa esse torcidômetro com fins científicos, porém, serve de referência para os destaques na página principal e até para o tom que os jornalistas vão tratar nosso time (já que não se joga a terceira maior torcida do país no lixo assim...)

    Divulguem para outros palestrinos, vamos fazer uma corrente para receber o tratamento digno e adequado a nossa história e prestígio! E vamos começar pelo maior conglomerado de comunicação e mídia do país.

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 11:38 , Anonymous Flavio disse...

    Desculpem, amigos palestrinos. O link falhou:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/torcidometro.html

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial