Observatório Alviverde

29/02/2012

WESLEY CHEGOU! VAMOS RECONHECER OS MÉRITOS DE TIRONE!


Tirone erra?
Errou, erra e ainda vai errar muito na função de presidente do Palmeiras.

Mas, registre-se, Tirone também acerta, e, ultimamente, tem, muito mais, acertado.

Esse caso de Wesley é exemplar. Creio que Tirone está acertando. Bem no centro do alvo, na mosca!

Tenho lido barbaridades de gente que pouco entende de futebol e malha qualquer ação que foge à sua compreensão.

Li, por exemplo "como é que o Palmeiras pode pagar tanto dinheiro por um simples volante".

Primeiro respondo que Wesley não é volante, na acepção de hoje, na acepção de hoje, repito, na acepção de hoje, mas um misto de volante e meia, uma espécie de híbrido que, muitas vezes, até em atacante se transforma e faz gols.

Afirmo, sem medo de errar que Wesley, a julgar pelo jogou no Santos, é o melhor jogador entre os desta geração embora sem a habilidade pessoal de Neymar e sua capacidade de improviso.

Vale, nessa analogia, o que disse o técnico argentino Fossati no mundial de clubes estabelecendo uma comparação entre Messi e Neymar:

" Neymar é o solista, o virtuose instrumental individual.  Messi é o primeiro violino de uma grande orquestra  sinfônica".

Sem pretender comparar Wesley a Méssi, eu diria que Wesley está para Neymar, quase que nas mesmas proporções, sobretudo as funcionais, exceto as individuais.

Aqueles que têm sensibilidade perceberam que o declínio técnico do Santos foi amplo, quase total, a partir da saída intempestiva de Wesley.

Nem Neymar e, muito menos, Ganso conseguiram voltar a jogar bem, ou, mesmo, ao nível do que apresentavam em campo no tempo em formavam o tripé ofensivo com Wesley.

Interessante é que a mídia só tinha os olhos voltados para Neymar e Ganso que, no frigir dos ovos, mostraram que são ótimos, mas muito longe do ideário de craques insuperáveis que os jornalistas queriam e ainda querem projetar.

Dos dois, só, agora, já na plenitude do ano da graça de 2012 é que eu ouso afirmar. Neymar, sim, é um cracasso e pode se consagrar mundialmente a partir da chegada da maturidade e de um time de ponta do futebol europeu.

Quanto a Ganso, que melhorou muito nos dois ou três últimos jogos , ainda tenho as minhas dúvidas, posto que é um jogador que só joga com a bola no pé e, de uns tempos a esta parte, se tornou extremamente lerdo, lento e preguiçoso.

Aliás, quero perguntar, de passagem, onde estão os críticos de Dunga (99% da mídia paulistana) que o perturbaram, censuraram e execraram pela não convocação dos imaturos jogadores santistas na última copa?

Agora eles, convenientemente, se acoelham e se aquietam sob a guante da verdade nua e crua do declínio de dois atletas promissores os quais a própria mídia atrapalhou com mimos excessivos e paparicos desnecessários.

O "Messi (as)" daquele meio de campo que sempre reconheci e reconheço" espetacular, sempre esteve longe de ser os "queridinhos da mídia Maria-vai-com-as-outras" Ganso e Neymar, mas Wesley!

Na realidade, sempre foi Wesley que corria por sí  e por Ganso e que conseguia acompanhar a genialidade de Neymar!

Não, não estou falando isto agora, mas já falei em outras oportunidades neste blog, em um tempo no qual o Palmeiras nem cogitava em contratar esse estupendo jogador. Procurem nos arquivos!

Muita gente tem condenado o presidente Tirone por  ter colocado uma conta à disposição da torcida para colaborar e ajudar na compra de Wesley.

As críticas. via mídia, já papocam, ainda que de forma enrustida, leve e indireta.

Não, não é, efetivamente, definitivamente, o mesmo tratamento dispensado pelos jornalistas paulistanos ao São Paulo e ao Corinthians quando intentaram ações assim, mas isso já se esperava.

Quem desconhece que qualquer ação de marketing do Palmeiras será censurada, criticada, depreciada, e desmoralizada, sempre, pela mídia da capital, a pior e a mais reacionária do país.

Muitos dos nossos pegam essa pilha, criticam o presidente e asseveram que a torcida é sempre sacrificada, pois, além de pagar o maior preço de ingresso entre todos os grandes brasileiros, é a maior compradora de material esportivo do país.

Eu, particularmente, não penso assim. Acredito firmemente, que Wesley já esteja garantido e contratado. Em outra circunstância não teriam protocolado a sua inscrição na FPF.

Penso, porém, que a diretoria tem todo o direito de pedir ajuda a torcida. Se houver uma arrecadação substancial, as coisas melhoram muito para a SE Palmeiras e isso encorajará novos investimentos.

Wesley de, apenas, 24 anos, não teve e nem tem contusões graves estando no auge de suas condições físicas e atléticas.

Trata-se de jogador, diferentemente de quase todos os repatriados, com idade e possibilidade de ser revendido ao exterior.

Para aqueles que leram ou estudaram Darwin, em "A Origem das Espécies" ele fala de uma raça que teria existido e que, se fosse descoberta, comprovaria que o homem, de fato tem a sua origem nos macacos! A essa raça que falta para a comprovação da teoria, ele chama de "elo perdido".

Pedindo desculpas aos amigos do blog por tão distante e complexa comparação, vou di\zer mais:

Wesley representa esse "elo perdido", justamente o jogador moderno, que, a exemplo dos meias de antigamente, tipo Leivinha, Fedato, Jorge Mendonça, Ademir da Guia e outros, tinha o poder de amalgamar o time, ligando o meio de campo ao ataque, dando consistência de marcação à equipe e capacidade para chegar ao gol adversário.

Justamente TUDO o que tem nos faltado! Lembremo-nos que a raça dos organizadores de meio de campo, de há muito está extinta.

LEMBRE-SE:
O Palmeiras não está obrigando ninguém a colaborar! O Palmeiras, apenas, pede!

Se não puder fazê-lo, não o faça, mas não reclame e nem critique porque a imprensa paulistana sabe cumprir, melhor do que todos, esse papel.

Eu vou colaborar com a quota mínima, embora creia que existam ações de marketing mais eficientes do que um pedido de ajuda sem reciprocidade por parte da equipe.

Aliás, para ser bem objetivo, sou partidário da promoção de jogadores da base e da contratação das revelações de times de menor expressão, embora essa filosofia não pressuponha o abandono de uma ou outra contratação de vulto .Esse seria o melhor caminho para o nosso Palmeiras.

DE QUALQUER FORMA, COLABORE!
QUEM PUDER, É CLARO!

SE NÃO PUDER, NÃO TORÇA E NEM TRABALHE CONTRA!

@@@@@@@@@@@@@@@@


DEIXE TAMBÉM O SEU COMENTÁRIO PARA O PALMEIRAS X LINENSE DESTA NOITE, JOGO NO QUAL ATUAREMOS, NOVAMENTE, SEM VALDÍVIA!

COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS A PARTIDA, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!

COMENTE COMENTE COMENTE




































13 Comentários:

  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 13:50 , Blogger Unknown disse...

    Não entendo porque todo esse alvoroço com relação a ajuda que o palmeiras pede ao seu torcedor...

    Vamos lembrar de algumas coisas, alguém aqui lembra que os gambás tentaram fazer isso com o "ÍDOLO" marcelinho carioca e não conseguiram nada e a FPF teve que bancar o restante para contratar novamente o jogador?
    Alguém se lembra que tentaram fazer isso para trazer recentemente o cristian e não conseguiram nada????

    Outra coisa, por favor imprensa BURRA, BURRA, BURRA, isso mesmo BURRA, quem vai inscrever um atleta se ele não estiver legalizado??????

    Um ótimo jogador que irá melhorar muito nossa equipe, só espero que ele estreie logo...

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 13:52 , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo plenamente com tudo o que vc disse, possivelmente o dinheiro que alguns veiculos de imprensa dizem que será devolvido caso não bata a meta, por mim, que fique de bom grado, isso posto em virtude da contração (ajuda) de Wesley. O diferencial da nossa torcida, é acreditar, mesmo quando tudo parece "acabado" estamos até o fim, diferentemente de uma torcidinha ai que se diz fiel, e outra q é de modinha, nos somos e estamos, parte de nossa torcida que se diz organizada, irá estar junto nessa? não se dizem tão ou mais Palmeirenses que qualquer um.
    EU ACREDITO.

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 15:17 , Anonymous Reporter com Duvida disse...

    Mas tchê, como o Guardiola deixa um volante como esse escapar?

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 16:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Ao reporter com duvidas....

    O guardiola já tem um grande time e um grande banco, o Wesley seria apenas mais um no elenco, agora nós temos Chico, tinga, JVitor, Marcio A., MAssunção.

    Já fiz a minha comprei apenas uma cota, não vou ficar mais pobre do que já sou.

    SEJA BEM VINDO WESLEY....

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 16:25 , Anonymous Reporter com Duvida disse...

    Tudo bem Anônimo.

    Mas pela minha experiência jornalística, acho que se o Palmeiras contratasse um atacante como o Jonas que o Valência pagou Mil duzentos e cinquenta euros, algo em torno de 3 milhões de reais, ou contratasse o atacante Taison que foi vendido por 13 milhões de reais, seria muito melhor para esse time do Palmeiras que ainda tem como ponto mais fraco o ataque, pois o Maikon Leite só pode ser mais um e não o titular.

    Para se ter uma idéia, 16 milhões de reais foi o que custou Jonas e Taison aos times que os compraram.

    Será mesmo que o Palmeiras está fazendo a coisa certa?

     
  • Às 29 de fevereiro de 2012 às 22:03 , Blogger Miguel disse...

    É isso aí Alcides! Já fiz a minha parte também ! ao invés de ficar apena me lamentando e xingando esses incompetentes, resolvi agir e também comprei a cota mínima, como o colega disse não vou ficar mais pobre. Mas vou ficar mais alegre se o verdão pagar este e outros craques com a nossa ajuda. Os mesmos burros que criticam essa iniciativa, foram os que criticaram o Palmeiras-Parmalat, o Novo estádio e a publicidade da Kia. Bando de corinthianos enrustidos, nós somos pioneiros e vamos ganhar!

     
  • Às 1 de março de 2012 às 01:21 , Anonymous Thiago Ramos disse...

    Foi um dos melhores jogos do Palmeiras neste ano e para os críticos de plantão o Barcos fez um gol belíssimo. Espero que seja reconhecido pela mídia e pela própria torcida. Como é bom ter este atacante no nosso time. O Juninho também fez um ótimo cruzamento para o gol do Daniel. Parabéns ao time do Palmeiras por esta ótima atuação, com domínio do jogo e mostrando que a contragosto da mídia daqui de São Paulo, nós não estamos sofrendo de Assunção-dependência.

     
  • Às 1 de março de 2012 às 09:34 , Anonymous JJ disse...

    OS GAMBÁS ESTÃO NA LIDERANÇA DO PAULISTA SIM! MÁS ROUBANDO!meteram a mão no linense que tá reclamando até hoje e logo no inicio do paulista também. NOS FOMOS A LINS GANHAMOS DELES E NÃO HOUVE RECLAMAÇÃO.
    QUER SABER! MORALMENTE NÓS QUE SOMOS LIDER, GANHAMOS SEM ROUBAR NOSSOS ADVERSÁRIOS.

     
  • Às 1 de março de 2012 às 09:36 , Anonymous Marcelo disse...

    Parabens ao Palmeiras, está jogando muito bem.
    Vocês lembram quando comentei no começo do ano passado para o Palmeiras contratar argentinos? Está ai! Barcos belo jogador, escola argentina, de garra e talento.
    Precisamos elogiar também o trabalho do Cezar Sampaio, depois que ele chegou a casa ficou em ordem, é isso aí, dar exemplo para a boleirada.
    Há coisas a melhorar mas o início do Verdão está promissor.

    Abraços,

     
  • Às 1 de março de 2012 às 09:37 , Anonymous JJ disse...

    NESTES ANOS DE JEJUM DO PALMEIRAS SEM CONQUISTAS PRESENCIEI O CÚRINTIA E O TIME DO JD.LEONOR GANHAREM VÁRIOS CAMPEONATOS E A MAIORIA NO APITO.

     
  • Às 1 de março de 2012 às 09:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu me lembro de uma campanha lançada pelos Bambis em conjunto com FPF na década de 90, cujo objetivo era arrecadar dinheiro dos torcedores para a reforma do Panetone. Teve apoio maciço de emissoras de tv ,rádios e jornais.
    O slogan era: " Morumbi, o estádio de todas as torcidas."
    Eu me lembro quando a FPF arrecadou fundos juntos aos torcedores de diversas equipes para comprar e repassar o passe do M. Carioca ao time da marginal sem número.
    Agora deixo 2 links recentes onde 2 clubes quiseram fazer o mesmo que o Palmeiras está fazendo, e teve apoio maciço da imprensa

    paulihttp://marcabrasil.ig.com.br/corinthians/html/2012/1/corinthians_acha_cristian_caro_e_aprova_vaquinha_por_seu_retorno_30207.htmlsta/paulistana.

    http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebol/2012/01/spfc-pode-recorrer-a-vaquinha-para-ter-nilmar.html

    Portanto... vou ajudar o meu Palmeiras.E como voce bem disse, AD: " SE NÃO PUDER, NÃO TORÇA E NEM TRABALHE CONTRA!"
    Roberto.

     
  • Às 1 de março de 2012 às 09:44 , Anonymous Flavio disse...

    Vou só copiar e colar o mesmo comentário que fiz ontem sobre o Wesley e o MOP:

    A iniciativa de usar o MOP para arrecadar verba tem o intuito de mostrar o valor da nossa torcida, seu poder de compra e capacidade de mobilização.

    Gaviões da Fiel/Corinthians perceberam isso há tempos e, por esse fator, atualmente é o time que mais cresce em termos mercadológicos no Brasil. E a imprensa, assim como qualquer negócio, segue as leis de mercado.

    É óbvio que, se formos parar para pensar, não faz muito sentido dar 100 reais para o Palmeiras assim, de mão beijada. A agência de marketing que cuida da conta do Palmeiras percebeu isso e já oferece recompensas aos doadores, começando por ingressos para a apresentação do Wesley.

    E quando reclamam da mobilização tamanha por um volante, vale lembrar que o maior ídolo de uma das grandes potências do futebol é o líbero Beckenbauer, e entre nossos maiores ídolos temos pelo menos três ou quatro goleiros...
    Posição não quer dizer nada sobre a relevância de uma contratação.

    Eu apoio a iniciativa de mobilização da torcida e acho que isso também mostrará para os dinossauros do Palestra o King Kong com quem eles estão brincando!

    Sobre a partida de ontem, Juninho cruzou, marcou, correu, apoiou o ataque; Artur ficou um pouco mais recuado, mas com a mesma importância; nosso "trio" de ataque foi fantástico no primeiro tempo. Só digo que se o Palmeiras não tivesse dormido no segundo tempo, teria ganhado por muito mais!

    Para o domingo já estou preparando meu tapa-olho!

     
  • Às 1 de março de 2012 às 10:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Torcedor com dúvida perguntando ao repórter com dúvida.

    Pela sua grande atenção ao futebol, não seria melhor que a imprensa se preocupasse com a apuração das denuncias feitas pelo árbitro Gutemberg Fonseca? Pela sua larga experiência com o futebol não acha importante que um caso desse tipo tenha que ser esclarecido para que essas discussões sobre contratar volantes ou atacantes não se tornem secundárias?

    Para que contratar jogadores se o resultado final estaria definido por fora, caso as denuncias se confirmem?

    Por que a imprensa finge que nada acontece e segue a vida em frente sem nenhuma preocupação?

    Por que a imprensa, sempre tão atenta aos problemas do Palmeiras, preocupada se um direito de imagem atrasa dois dias, não mostra a mesma força de vontade para explorar temas como essa denuncia? Ou será que seu patrão não quer que o caso siga em frente para que conclusões nada agradáveis ao seu time favorito não sejam obtidas?

    O Palmeiras age abertamente fazendo campanha para arrecadar dinheiro para concluir a negociação. Como ficam os times que dão calotes em atletas e em outros clubes? Por que esses clubes não despertam a atenção da imprensa atenta? Mas a preocupação é se devemos trazer um volante ou um atacante, dúvida que abalará as estruturas do futebol nacional!

    Use essa sua ironia de questionar uma contratação para tratar de fatos relevantes ao futebol brasileiro. Não pergunte ao Guardiola, mas ao Mano Menezes e ao empresário dele se não temos jogadores melhores, esquema de jogo melhor para colocar na seleção brasileira e não caminhar para o fracasso em casa em 2014!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial