Observatório Alviverde

13/04/2012

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE!

 

Foi ótima esta semana de folga para os jogadores do Palmeiras.

Felipão aumentou a intensidade dos treinos e conversou bastante com o elenco visando à recuperação emocional do grupo, após as derrotas para o CU-ríntia e o Mirassol.

A resposta dos jogadores, pelo que se depreende das entrevistas concedidas por Barcos, Cicinhoi, João Vitor, Juninho e outros, está sendo bastante positiva.

Todos afirmam com ênfase que o grupo está fechado e focado, exclusivamente, no objetivo de ganhar o campeonato.

@@@@@@@@@@

Na verdade, desde as dispensas de Kléber e do antigo gerente de futebol, o vestiário do Palmeiras voltou respirar melhor e a vivenciar paz e tranqüilidade.

Estes eventos foram fundamentais na recuperação da equipe após a temporada turbulenta e a péssima campanha no Brasileirão 2011.

É óbvio que outros fatores também contribuíram para o bom rendimento da equipe em 2012, entre os quais a chegada de César Sampaio como uma espécie de “manager”

Seu temperamento calmo, sua integridade, sua religiosidade e  a sua naturalíssima autoridade, passaram credibilidade ao elenco pois Sampaio cumpriu exemplarmente a sua missão de bombeiro e artífice da paz!.

As ações positivas de Sampaio, restabeleceram a relação de confiança que quase já não existia dentro do elenco.

Eram constantes os atritos de Felipão com Frizzo, que transmitiam uma enorme sensação de  insegurança ao grupo, deixando os jogadores menos experientes assustados, com reflexos negativos visíveis dentro de campo.

A intervenção inteligente de César Sampaio deu um basta nessa situação e, até hoje, ele continua sendo uma espécie de algodão entre cristais na briga entre Felipãpo e Frizzo, dois cidadãos de egos superinflados.

@@@@@@@@@@

Outro fator importante a ser citado foi a chegada do atacante argentino Barcos, contratado junto ao futebol equatoriano que, num primeiro momento parecia ser a solução para o nosso problemas de falta de gols.

Barcos começou muito bem e foi muito importante no estabelecimento da longa série de 22 partidas invictas conseguidas pelo Verdão, mas, de repente parou de fazer gols.

@@@@@@@@@@

Também foi muito bem-vinda a chegada de Juninho, até o momento a nossa melhor contratação, que resolveu o problema crônico de nossa ala  esquerda para defender ou apoiar..

E resolveu não apenas pela qualidade de seu futebol, mas pela sua condição de atleta de excelente preparo físico que joga sempre, mantem a regularidade e não se contunde.

Artur, que veio mais para compor o elenco, a exemplo de Barcos, também teve excelentes atuações logo que chegou ao Verdão.

Chegou a marcar alguns gols, mas perdeu a titularidade para Cicinho e não a recuperou, mas foi sempre uma importante opção de elenco.

Artur também colaborou bastante para a boa fase do Palmeiras, do início do ano a duas semanas atrás.

@@@@@@@@@@

Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de Daniel Carvalho que conseguiu apresentar apenas lampejos de bom futebol.

O problema é que Carvalho não consegue emagrecer suficientemente para melhorar o seu condicionamento físico e render o que sabe dentro de campo!

@@@@@@@@@@

A derrota para o Corinthians, em tese, normal, conquanto anormal pelas circunstâncias do jogo e pela interferência da arbitragem, abateu o ânimo da rapaziada.

As críticas mordazes da maior parte a mídia oportunista, que não reconheceu nunca a capacidade da equipe nem com o penhor da longa série invicta estabelecida, mexeram com o brio e com o emocional dos palmeirenses.

A partir do jogo contra o CU-rintia, o Palmeiras passou a ser um time nervoso, ansioso, aflito e extremamente tenso dentro e campo.

Esse foi, para muitos, o aspecto determinante da queda de rendimento do time, mas compartilho apenas em parte com a tese .

De minha parte, mesmo reconhecendo a importância dos problemas psicológicos e motivacionais, atribuo a queda de rendimento da equipe exclusivamente à ausência de Valdívia.

Valdívia, jogador criativo, diferenciado e craque solitário do time, está fazendo uma falta terrível ao Palmeiras.

A seca de gols de Barcos e as limitações do ataque do Verdão, tem tudo a ver com a ausência do Mago, tanto e quanto a falta de inspiração e de criatividade da equipe.

@@@@@@@@@@

Mas as notícias de hoje, são boas. Muito!

Segundo o Dr. Vinicius Martins, Valdívia dedicou-se de corpó e alma à recuperação.

Falando com o médico, o chileno garantiu que quando voltar a jogar vai jogar ainda mais do que jogou quando de sua primeira passagem pelo Verdão. Tomara!

Valdívia vai iniciar os treinamentos normais na segunda-feira da próxima semana.

@@@@@@@@@@

De quebra, Luan, recuperado da cirurgia nos pés, também volta a treinar, ele que é um jogador especial que aumenta em muito as opções tático-estratégicas de Felipão.

Luan vai ser uma ótima interessante por sua forte pegada e dedicação na marcação.

Além de ajudar demais o meio de campo, sua grande mobilidade  atrai à marcação adversária, proporcionando mais espaços para a infiltração de nossos atacantes..

Como arremata relativamente bem, Luan poderá contribuir bastante para a melhor produtividade de nosso ataque.

@@@@@@@@@@

Valdívia, pelas suas características e por sua condição de craque, vai proporcionar desenvoltura, agilidade, sentido de profundidade e contundência ao nosso ataque.

Eu, particularmente, vejo o Palmeiras muito mais encorpado com o retorno desses dois importantes jogadores.

Sou convicto de que as suas presenças aumentam, enormemente, as nossas possibilidades de vencer as partidas que vão decidir o Paulistão.

E, com Valdívia, temos a certeza absoluta de que o Palmeiras vai sair da mesmice e da vala comum dos times bonzinhos nas quais se atolou desde que o chileno se contundiu.

COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 13 de abril de 2012 às 09:54 , Blogger Flavio Barboni disse...

    Eu sempre falo que vou abandonar, sempre fico triste ao comprar um jornal ou ligar a TV (afinal, a chacina contra o Palmeiras é enorme), mas cá estou novamente.

    E não consigo parar nem de gastar meu dinheiro com coisas do Palestra...

    Só um desabafo hahah

     
  • Às 13 de abril de 2012 às 15:10 , Anonymous TORCEDOR REALISTA disse...

    E o Painel Fc continua a sua saga contra o Palmeiras:

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1075545-painel-fc-palmeiras-atribui-queda-de-rendimento-por-ciumes-a-wesley.shtml

     
  • Às 13 de abril de 2012 às 20:13 , Anonymous Edson disse...

    O Daniel Carvalho é bom de entrevista e reforça a diferença que existe na cobertura da mídia, em relação aos outros times.

    Uma parte da entrevista:
    A pressão de jogar no Palmeiras é maior do que nos outros clubes pelos quais passou?
    Em clube grande vai existir pressão sempre. Aliás, do jeito que o futebol está nivelado, não existe mais moleza, mesmo em clube de menor expressão. Quando cheguei falavam do Palmeiras de uma forma e encontrei um clube diferente daquilo que ouvia. Fui bem tratado por todos e ganhei o carinho da torcida. O clube é organizado e tem uma excelente estrutura. Acho que o assédio e a preocupação da mídia com o clube são maiores, mas isso é normal pela grandeza e a história do Palmeiras.

    Precisamos mesmo de personolidades como essa e como a do Felipão, como também a do Barcos.

    Esses caras têm que ser encarados de frente!
    Tem colunista que nos persegue diariamente e, até na foto, tem cara de Bambi.

    Li no mondo verde, que o Deola foi detonado em reportagem.
    Qual a razão disso, a não ser, repito, instalar o caos?
    Os goleiros do bambi e do gambá são melhores que ele?

    Os palmeirenses têm que aprender a refutar e não ler essas colunas e, ainda mais, a não divulgá-las.

     
  • Às 13 de abril de 2012 às 21:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Boa Noite.

    O bom de ler o blog é que além da abordagem de assuntos de extrema importância, está sempre anotando as manobras da mídia vendida politicamente que não se cansa de detonar a SE Palmeiras, porque esse clube sempre foi e continua sendo a pedra nos sapatos da máfia instalada desde a ditadura, o país ainda que caminhando, vive a democracia, mas o futebol arrastou-se durante esses quarenta e dois anos abdicando da modernidade européia para continuar vivendo sob a custódia corrupta política e econômica, são eles filhotes da ditadura que vivem da oportunidade única e exclusiva da impunidade que o país e seus comandantes oferecem aos amigos, porque aos inimigos resta a forca. É uma pena ver excelentes profissionais dotados de mente capacitada que poderiam mudar a história usarem a profissão à serviço dessa meia dúzia de czares que reinam absolutos, só aqui mesmo para vivenciarmos tamanha impropriedade.

    GJ

     
  • Às 13 de abril de 2012 às 22:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Dilema

    Como podemos exigir das direções do Palmeiras que mudem sua postura em relação à imprensa e às Federações se dentro da coletividade palmeirense convivemos com um número significativo de “torcedores” que julgam inadequadas, exageradas, qualquer tipo de reclamação em relação aos bastidores, arbitragens e imprensa?
    A imprensa se acostumou a vender desgraças sobre o Palmeiras porque sabe que há muitos consumidores. É a lei da oferta e da procura.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 13 de abril de 2012 às 22:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Historicamente, as diretorias do Palmeiras nunca se preocuparam em defender os interesses do clube fora dos limites do Palestra Itália.

    Fraqueza nos bastidores e ausência na defesa da imagem palmeirense sempre foram marcas registradas das nossas direções. O trabalho contrário feito pela imprensa só aconteceu e só acontece porque nunca houve reação, nunca respondemos adequadamente.

    Com o início da era internet, grande parcela da torcida passou a opinar e influenciar na vida do clube. Problemas que antes não eram notados passaram a ser comentados e cobrados. Essa é a esperança de alguma mudança em relação ao Palmeiras: a torcida exigir atitudes mais fortes e concretas da sua direção.

    Entretanto, esse posicionamento da torcida precisaria ser maior, abrangendo a maior parte dos torcedores para que a nossa direção fosse mais ágil e eficiente e, especialmente, tivesse maior presença junto às Federações e veículos de imprensa. Outros clubes mostram essas atitudes quando qualquer situação possa atrapalhar suas vidas.

    Hoje, já é significativo o número de torcedores que se manifestam, que enxergam o que é feito com o Palmeiras, que percebem a realidade, os interesses e a intenção da imprensa tentando nos denegrir ao mesmo tempo em que atua a favor dos seus concorrentes. Porém, ainda existe uma parcela de torcedores que atrapalha essa reação. Trata-se daquela turma que ainda pensa que o futebol se decide dentro das quatro linhas, que para ganhar um campeonato temos apenas que nos preocupar com o esquema tático, com a qualidade dos jogadores, com as opções de banco e outras questões técnicas. Logicamente, tudo isso é importante, mas não mais suficiente para tornar um time campeão.

    Basta citar uma arbitragem em um jogo do Palmeiras que logo aparecem o “torcedor sensor”, “indignado” com os comentários porque isso vai parecer desculpa. Enquanto centralizamos fogo diário contra o treinador, o clube vizinho de muro treinado pelo democrático e simpático Emerson Leão se arruma na CBF com o novo presidente e o time da marginal comandado pelo moderno e ofensivo Tite coleciona vitórias e títulos com equipes comuns, mas com ampla ajuda externa, tanto do pessoal do apito quanto da blindagem da imprensa esportiva.

    O Palmeiras, além dos problemas naturais de um clube, precisa viver em vigília. A cada dia um novo problema é plantado para desestabilizar o seu ambiente. Problemas que encontram em parte da torcida campo fértil para ser cultivado.
    Quando o Palmeiras e os palmeirenses entenderem que ficando quieto para parecer o “bonzinho” não resolverá a sua vida, poderá mudar seu destino.

    Provavelmente, caso haja alguma resposta contrária a esse comentário, deverá ser naquele estilo ingênuo e limitado: “primeiro temos que ganhar títulos para depois exigir respeito”. Já li isso por diversas vezes e considerei a argumentação mais estúpida que alguém pudesse dar para justificar a continuidade na omissão.

    Para ganhar títulos será preciso ganhar o primeiro? Então, o problema passa ser como ganhar esse primeiro título sem combater essa estratégia montada contra nosso time! Será que o primeiro título cairia do céu?
    Em 2008 ganhamos o Paulistão, que foi tratado como Paulistinha e já no campeonato seguinte o título não significou nada em termos de imagem.

    O Palmeiras precisa de mais atitude e de pessoas mais atentas para entender o que acontece com ele, não se influenciar, ao mesmo tempo ter reações concretas para mudar sua imagem e sua vida.

    Mudamos a forma de agir e de pensar ou continuaremos assistindo Bambis, Gambás e Urubus ganhando títulos, se acertando com Globo, Zé Maria Marin, FPF, CBF, tribunais, Folhas e Lances e nós ficaremos aqui discutindo Felipão, Luan, Deola, esquema com três volantes, ou seja, perdendo tempo e fazendo papel de otários.

    E ainda, esquecendo que as denuncias do Gutemberg Fonseca foram arquivadas!

    Marcelo Luiz

     
  • Às 14 de abril de 2012 às 07:37 , Anonymous Edson disse...

    A postagem do Marcelo Luiz é ampla e real.
    Tenho visto e blogs da mídia palestrina, manifestações nesse sentido.
    Em um deles, chegam a ter duzentos comentários, geradas por poucos participantes que ficam repetindo a ladaínha de técnico, comissão técnica, goleiro, centroavante e etc...
    Concordo que existam problemas técnicos, mas que a visão é mais ampla, não há dúvida alguma.
    Times de menor expressão, do ponto de vista representativo, com torcidas menores e com menos títulos e tradição, são mais bem tratados e menos prejudicados que o Palmeiras pelas entidades do futebol, pela juizada e pela imprensa.
    Alguns torcedores tentam levantar o tema, mas são prontamente chamados de chorões e alentadores da teoria da conspiração, por outros palmeirenses.
    Se a mídia palmeirense, através das nossas opiniões, pudesse despertar na diretoria, a necessidade de combater essa tendencia, seria muito melhor do que falar só do campo de jogo.

     
  • Às 14 de abril de 2012 às 10:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Edson,

    Na semana passada conversei com o responsável por um dos portais de maior acesso da Mídia Palestrina.
    Ele me disse que recebeu dezenas de criticas e reclamações tanto pelo portal quanto pelo twitter devido a ter colocado após o jogo contra o CUrintia que a arbitragem tinha prejudicado o Palmeiras e influenciado no resultado.
    As manifestações foram todas de palmeirenses que não aceitaram a publicação do texto porque se tratava de uma desculpa pelo resultado.
    Essa conversa reforçou as observações feitas há muito tempo.
    Como podemos cobrar alguma da nossa diretoria em termos de ação se dentro da nossa torcida encontramos tantos obstáculos quando tentamos defender o nosso lado? O palmeirense se acostumou e aceita naturalmente ser pisado e passado para trás e ainda se julga esclarecido. Nos tornamos uma torcida massa de manobra ao mesmo tempo que somos arrogantes achando que vamos ganhar alguma coisa nesse mundo atual do futebol ficando quietos.
    Ninguém pede para ser beneficiado, apenas para ser respeitado e mesmo assim uma grande parte não atende e ainda atrapalha.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 14 de abril de 2012 às 15:51 , Anonymous Dono da Cantina disse...

    Desculpe mas apostar em Valdivia e Luan nas retas fiansi é demais para mim. Valdivia, que de craque não tem nada, sempre pipocou em jogos decisivos e não vai ser agora que vai resolver algo.
    O semestre está perdido, diretoria acorda.
    Só uma revolução salvará o Palmeiras !!!

     
  • Às 14 de abril de 2012 às 15:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Na página do Palmeiras da Gazeta.net tem a foto do técnico Leão e do meia Jadson, como se fossem do verdão.

    É falta de atenção ou descaso mesmo?

    Dinho Maniasi

     
  • Às 14 de abril de 2012 às 16:55 , Anonymous Edson disse...

    Eu não aposto nos jogadores, mas aposto que se não formos operados, temos chances.
    Concordo com o acorda diretoria!!!!!!!!!
    Se o Valdívia fosse jogador dos nossos adversários, estaria sendo elogiado e colocado como craque.
    - Acorda dono da cantina!!!!.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial