Observatório Alviverde

03/12/2013

CHEGA DE VETERANOS! XÔ FEBEAPA!



A torcida palmeirense que se manifesta via Internet está repleta de "sabichões", gente se arvora em conhecer futebol mais do que qualquer técnico, em que pese a maioria jamais ter calçado uma chuteira e participado, sequer, de um jogo oficial nem em campeonato de colégio.

É por isso que se assiste pela web, diariamente, a um desfile monumental de estultícias, imbecilidades, excentricidades, opiniões estúpidas e estapafúrdias de gente que, talvez, não saiba nem porque a bola rola.

É óbvio que, também, existe o outro lado, aquele em que se assiste a opiniões sensatas, inteligentes e, muitas vezes, surpreendentes, melhores do que as de qualquer cronista.

Do alto dos meus mais de quarenta anos de observação profissional do futebol, fico surpreso e admirado com algumas dessas opiniões e, muitas vezes, paro para refletir sobre elas, falando para mim, mesmo: 

"Como é que eu pude não ver ou perceber isso?" 
"Por que não raciocinei da mesma forma"? 
" Era tão fácil e estava tão na cara e eu não enxerguei"!

Isso, simplesmente, evidencia que em um esporte no qual nem sempre a lógica prevalece, nunca existirá o chamado "dono da verdade" ou o conhecedor supremo da matéria!

A vetusta e surrada expressão dos locutores pioneiros do rádio, segundo a qual "o futebol é uma caixinha de surpresas", prevalece até hoje e, muitas vezes se confirma. 

Porém não se pode caracterizar resultados inesperados como regra geral.

Conclui-se, então, que existe uma linha de coerência e equilíbrio no futebol que, obedecida à risca, conduz os clubes, na maioria das vezes, às boas campanhas, aos bons resultados e aos títulos.

Porém o torcedor comum não está nem aí para o bom-senso ou para o equilíbrio. No afã de ver seu time campeão rasga o verbo desbragadamente, sem se importar se está ou não ferindo a lógica ou proferindo disparates.

Os absurdos que se tem visto e lido, da torcida do Palmeiras em relação ao time, pode-se defini-los mais adequadamente, adaptando-se a eles uma expressão do imortal de Stanislaw Ponte Preta o maior cronista social da história deste país, quando cunhou o abreviador FEBEAPA, isto é, o "festival de besteiras que assola o país".

Volto ao assunto porque já falei acerca disto certa vez. É só chegar o final de temporada, na chamada entresafra, que o fenômeno volta ao Palmeiras, cada vez mais, com muito mais força e virulência.

Não será preciso, sequer, parafrasear ou mudar letras, porque a expressão é justa e cai como uma luva para caracterizar aquela que é a mais "cricri" (parece-me que esta também é do Lalaw) entre todas as torcidas do país, a torcida paulistana do Palmeiras em sua maior parte!

FEBEAPA, podemos definir, também,  como "festival de besteiras que assola o Palmeiras". 

Fazem parte dele não apenas essa parte -desavisada e inconsequente- da torcida do Verdão, como a maior parte da mídia e de muitos de nossos dirigentes demodês.

O FEBEAPA do acesso começou com a campanha sórdida e mesquinha direcionada a Márcio Araújo, o jogador mais regular do Palmeiras e líder do time na competição.

O FEBEAPA continuou quando alguns paus mandados que não queriam Kleina, iniciaram um "lobby"  a fim de exigir o retorno de Leão como técnico do Palmeiras.

Esses torcedores têm memória curta e parece que já se esqueceram dos péssimos trabalhos desse treinador em todas as vezes que passou pelo Palmeiras.

Também se esqueceram que Leão, pseudo palmeirense, deu títulos ao Cu-rintia como jogador, tendo aceitado jogar lá mesmo sendo considerado "persona non grata" pela torcida e pelos jogadores da "bebocracia curintiana"!

Leão foi o responsável único e exclusivo pela dispensa de Neto jogador consagrado contratado por uma fortuna pelo Palmeiras.

Sem levar em consideração o alto investimento do clube e a categoria do jogador, Emerson Leão, um poço de orgulho, vaidade e ostentação trocou-o, de forma humilhante, pelo desconhecido Ribamar. 

Pela inexplicável besteira e pela atitude impensada de  Leão, Neto, na qualidade de jogador decisivo, deu dois títulos nacionais ao nosso maior adversário.

Quem, senão ele, depois, humilhou Zetti, obrigando-o a mudar para os bambis? 

O que representou o desprezado e rejeitado Zetti no time deles? Quantos títulos ganhou? É preciso dizer mais?

Mas os caras do FEBEAPA não se contiveram e pediram Leão que, a exemplo de Luxemburgo, jamais deveria ser cogitado para dirigir nem o time "chupetinha" do Palmeiras.

O FEBEAPA - festival de besteiras que assola o Palmeiras - continua com a campanha de grande parte da torcida pela contratação de veteranos gastos e ultrapassados. Brincadeira!

Estão pedindo Alex que pouco fez com a camisa do coxa neste Brasileirão -o time briga para não cair- e, na relação custo-benefício está devendo ao time paranaense.

Como é que podem querer impor a contratação de "um ex´-jogador na ativa" que há bem pouco tempo "esnobou" o Palmeiras, clube que o projetou no cenário do futebol nacional e internacional, e o primeiro a procurá-lo em seu "apagar das luzes melancólico" na Turquia?

Como é que podem elogiar um jogador -ressalvada a sua grande intimidade e classe com a bola- que não marca ninguém e atua parado esperando a bola o tempo todo, sem condição física suficiente para um pique de dez metros?

O FEBEAPA  teve sequência com os louvores imerecidos a Elano, que não consegue ser titular nem no razoável time do Grêmio.

Ele poderia vir, talvez, pelos seus dotes na bola parada, mas o que fazer se ele também para em campo e já não é o mesmo jogador de alguns anos atrás?

Eu, particularmente, não gostaria que Elano vestisse, n-u-n-c-a  a nossa camisa, por tê-lo visto e ouvido tripudiar sobre o Palmeiras, há algum tempo, em um programa do Sportv. Enojou-me!

Ele, que não teve respeito, também não tem DNA compatível para vestir nossa camisa!

Interessante é que não tenho ouvido tantas loas ao zagueiro Lúcio e nem muitos pedidos para que o Palmeiras o contrate.

Encostado no SPFC, os bambis querem livrar-se dele em decorrência de seu altíssimos salário.

O tal (Ái) Jesus, Lopes, grosseiro e arrogante, já disse que não divide o salário do atleta com o Palmeiras.

De todos os veteranos oferecidos, Lúcio é aquele mais enxuto e em melhores condições físicas.

Trata-se de profissional sério, dedicado e disciplinado que, além de sua incontestável categoria, consegue agregar uma liderança ao time, muito mais forte e eficaz do que a atual, exercida pelo modestíssimo Márcio Araújo.

Entendo que Lúcio pode, ainda, jogar mais dois ou três anos através de um esquema de sobra (líbero atrás da zaga) e ser muito útil ao Palmeiras.

Mas, para que não digam que eu, também, estou aderindo ou incluido no FEBEAPA, confesso-lhes que, com todo o estrelismo e com todas as exigências, ainda sou mais pela renovação de Vilson!

COMENTE COMENTE COMENTE

4 Comentários:

  • Às 3 de dezembro de 2013 às 10:50 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Alcides

    Brilhante.

    Lúcio também acho uma boa alternativa, em relação ao que o Vilson anda pedindo ao Palmeiras.

    2 milhões de luvas? o loco.

    =====

    Mas dando mais um pitaco, acho que se formos buscar um zagueiro, deveríamos ir atrás de Danilo, que quase acertou esse ano com um time do Rio.

    Danilo tem a vantagem de saber o que é o Palmeiras.

    Mas acho que o Thiago que veio e se machucou é um bom zagueiro também.

    Assim como acho que o Palmeiras deveria bater na tecla Cleiton Xavier, outro que esteve recentemente em nosso CT e também sabe o que é Palmeiras. Cleiton inclusive recentemente retirou um processo judicial contra o Palmeiras.

    Mas acho que o que mais precisamos certamente são atacantes.

    Saudações.

     
  • Às 3 de dezembro de 2013 às 12:21 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Pedir a contratação de Leão neste momento é algo absurdo e sem explicação!

    Este técnico, que conseguiu as façanhas( bem lembradas pelo Alcides) de trocar Neto por Ribamar e enxotar Zetti para os Bambis, serviria apenas( teria que pensar bastante)em um momento de desespero( como no ano passado) para tentar livrar o time do rebaixamento, porém, com um contrato curto e apenas para esta finalidade. Terminou o campeonato, salvando o clube ou não, um abraço e obrigado.

    Mas de nada adianta técnico, jogadores, contratações, planejamento, se a política "intestina" do Palmeiras não mudar.

    Ontem,em mais um vergonhoso capítulo da nossa historia, seis conselheiros vitalícios foram eleitos( Faustino Caputo; Eduardo Oliva; Gianfranco Gianelli; Domingos Cangiano; Mateus Lupo; Hélio Tamura)

    Tutti buona gente!!

    Mais seis sanguesugas a vampirizar o clube e obedecer as ordens do capo di tutti il capi, DOM MUMU!

    Em paralelo, somos obrigados a ouvir uma declaração de um certo ex diretor da "indigestão Tirone" o Sr. Piraci de Oliveira, criticar a atual gestão, fazendo piadinhas sobre quantos pontos temos que somar!! Justo quem!! Eles não tem simancol ou senso de rídiculo!Este senhor era diretor juridico do clube, perdeu todas as batalhas judiciais em que o Palmeiras foi envolvido,foi humilhado pela CBF e STJD, deixou impunemente que as arbitragens tirassem 14 pontos na mão grande do clube, gostava de fazer piadinhas por rede social,fora outros absurdos!

    E ele ainda tem a coragem de se manifestar! Um dos principais culpados do rebaixamento, junto ao Sr. Frizzo e Tirone!

    Esse é o grande mal, a grande doença do PALMEIRAS!

    Nosso maior inimigo é interno! Junto com a tal "torcida desorganizada de carnaval" que, somente para tumultuar, espalha manifestações pelo interior do Brasil, contra a atual gestão!

    Enquanto não se resolver esta questão, não vamos nunca nos reerguer!

    A solução é o golpe branco, com a quebra do estatuto antigo, e a eliminação do quadro de conselheiros,principalmente do capo Dom Mumu, com a criação de novo estatuto( mais ou menos como o gambá Sanchez fez no Curintians)

    Mas ninguem tem colhões para fazer isso, muito menos o Sr. Paulo Nobre!

     
  • Às 3 de dezembro de 2013 às 18:52 , Anonymous Marco disse...

    Jogadores da base – Emprestando para times menores ou usando mais os atletas da base no Campeonato Paulista, o Palmeiras terá condição de verificar em casa quem pode entrar no time, já no campeonato brasileiro. Os garotos da base que treinam na equipe principal têm idade suficiente para jogar no time de cima. Em outros clubes, jogadores até mais novos sobem para a equipe principal. No Palmeiras, jogador com 22, 23 anos é considerado inexperiente para ser titular.

    Fábio (goleiro) – 11/05/1990 – 23 anos
    Bruno Oliveira (LD) – 11/01/1993 – 20 anos
    Vitor Luís (LE) – 23/06/1993 – 20 anos
    Tiago Martins ( Z ) – 17/03/1995 – 18 anos
    Renatinho ( V ) – 29/01/1992 – 21 anos
    Bruno Dybal ( SV ) – 03/03/1994 – 19 anos
    Edilson (MA) – 25/03/1993 – 20 anos

     
  • Às 3 de dezembro de 2013 às 18:54 , Anonymous Marco disse...

    Globoesporte.com dando destaque e divulgação manifestação de organizada pelo país!!!
    Mas não e a imprensa que se posiciona sempre contra as organizadas? Quando é notícia negativa sobre o Palmeiras, até manifesto de organizada serve?

    =======
    O Vitória quer a manutenção do Ayrton, LE, mas ele quer voltar.
    Se o jogador foi bem na série A por um time que brigou por vaga na Libertadores, pode tentar novamente no Palmeiras em um elenco mais qualificado!
    Patrick Vieira também vai voltar. Esse é outro que volta com maior experiência e pode ser útil.
    São duas contratações que deixam de ser feitas e o Palmeiras pode optar pela qualidade nas aquisições restantes ao invés da quantidade. Quanto menor o número de contratações necessárias, maior a condição de trazer atletas de maior potencial.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial